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- O papel do storytelling na ativação da comunicação intergeracional : geração de confiança e criação de conhecimentoPublication . Guerreiro, Ana Duarte; Seruya, José Manuel MenanoNeste estudo propomo-nos a compreender o papel do storytelling na geração de confiança e criação de conhecimento para ativação da comunicação intergeracional. Esta última, nem sempre facilitada, devido a diferenças de valores, perspetivas, objetivos, fases de vida, e por vezes juízos de valores pré-concebidos entre os seus membros, pode ter impacto na produtividade organizacional. Isto porque, se considerarmos a economia dos nossos dias, altamente assente no valor do conhecimento, entendemos como este último precisa ser constantemente renovado, partilhado e criado, para que não se torne obsoleto. Contudo, se os colaboradores não confiarem nos seus colegas, independentemente de pertencerem ou não à mesma geração, a partilha e criação do conhecimento entre si pode ficar afetada com repercussões para a organização. Quando se confia partilha-se e ao partilhar-se, a informação e o conhecimento multiplicam-se, dando lugar à inovação. O storytelling, como uma ferramenta de comunicação, que se encontra entre nós desde tempos imemoriais, através de uma forma natural, simples e emotiva de transmitir uma mensagem, sela ela qual for, revelou-se como um meio passível, por nós, de investigação, para entender a sua influência numa comunicação mais envolvente, aberta e humanizada entre colegas de diferentes gerações, num mercado em mudança. Suportados numa análise qualitativa realizámos entrevistas semiestruturadas a profissionais integrados no mercado laboral, nas áreas de Comunicação Organizacional, Recursos Humanos e Consultoria. Pretendemos, assim, compreender na perspetiva de quem lida diariamente com a gestão de pessoas, a sua comunicação e formas de a melhorar, como encaram o relacionamento interpessoal entre colaboradores de diferentes gerações, seja na sua organização seja nas realidades que acompanham, bem como descobrir o que tem vindo a ser desenvolvido nesse sentido. Adicionalmente, desenvolvemos uma análise documental a conteúdos publicados em revistas on-line de Recursos Humanos, para entender como tem vindo a ser divulgada a ferramenta de storytelling em contexto laboral, para que fins, e com que resultados.
- O retrato de D. Frei António de Sousa, Bispo do Porto : 1758 – 1766 : sistema de tensão de suporte têxtilPublication . Dias, Alfredo Manuel Ramos; Aguiar, Maria Cunha Matos Lopes Pinto Leão; Silva, Arlindo Jorge Henriques daO presente trabalho é o resultado do estudo e da intervenção de conservação e restauro da pintura a óleo sobre tela, datada entre finais do século XVIII e inícios do século XIX, representando o bispo do Porto, D. Frei António de Sousa. Inserida num conjunto de pinturas de retratos de bispos da diocese do Porto, encontra-se exposta na Galeria dos Bispos, do Paço do Bispo do Porto, presentemente na sala Antecâmara da Capela. A obra apresentava patologias essencialmente associadas às constantes flutuações de humidade relativa (HR) do ar, como pasmados, estalados e deformações estruturais. Estas últimas estavam evidenciadas por desigualdades de tensão ao longo da pintura, marcas da grade e sistema inadequado de cravação. Durante a intervenção, com o processo de limpeza do verniz de protecção foi possível identificar elementos e cores da composição até então imperceptíveis ou mal interpretados e com a construção de uma câmara de humidade foi possível planificar o suporte têxtil, com o apoio de um bastidor temporário de trabalho. Desafiados pela dificuldade de controlo das condições ambientais, que propicia problemas de conservação comuns a todas as pinturas que se encontram neste edifício e em muitas outras instituições semelhantes pelas características arquitectónicas e/ou dificuldades orçamentais, propusemo-nos desenvolver um sistema de tensão de suportes têxteis, que minimizasse os efeitos negativos na obra. Idealizado para ser acessível a todos, de baixo custo e apto a ser usado em qualquer oficina de conservação e restauro, capaz de responder às necessidades de alterações das tensões dos têxteis, por acção da humidade e com apresentação permanente do valor real das forças exercidas na obra, em N (newtons). O protótipo final foi fruto de vários ensaios com diferentes modelos, que permitiram avaliar e melhorar o sistema que permite tensionar uma tela sem pontos de cravação fixos, com baixos valores de tensão e garantindo que esta é constante. Não obstante a contribuição desinteressada, a todos quantos queiram utilizar esta solução de construção em oficina, foi desenvolvido um desenho técnico para a produção em série de um modelo final, na expectativa de se obter financiamento para o registo da patente, produção de matrizes e comercialização do produto. Esta produção poderá ser concretizada com recurso à extrusão metalúrgica ou, numa nova abordagem que pretendemos continuar a desenvolver, através da impressão 3D. Procura-se, assim, dotar o mercado com alguma solução O Retrato de D. Frei António de Sousa, Bispo do Porto (1758 – 1766): Sistema de Tensão de Suporte Têxtil IV capaz de dar resposta à maior parte das obras e sem necessidade de o conservador-restaurador se submeter a pedidos e tempos de produção por encomenda.
- Storytelling como principal estratégia de diferenciação no self-branding : tatuadores na era digitalPublication . Pereira, Inês Isabel Duarte Melo Serôdio; Jorge, Ana Margarida Ferreira RatoNos dias que correm, as redes sociais funcionam como um portefólio para artistas das mais diversas áreas. O tatuador encontra-se em ascensão no mercado de trabalho, tendo a sua atividade profissional vindo a ganhar relevo na sociedade, ao ponto de se tornarem criadores de conteúdos com redes de influência consideravelmente envolventes. Deste modo, tornou-se essencial a avaliação dos benefícios do desenvolvimento de uma estratégia de self-branding por tatuadores nas redes sociais. Por outro lado, surge o conceito de storytelling, o qual concebemos como o pináculo da diferenciação, ferramenta que permite aos que a utilizam a criação de maior relação com a audiência, fidelizando-a. Esta dissertação analisa a influência positiva do storytelling, como técnica de marketing pessoal, na diversificação de um tatuador no Instagram e tem como finalidade identificar as mais-valias da sua aplicação na criação de vantagem competitiva. Foi empregue uma estratégia de métodos mistos, de forma a atingir tanto o lado do profissional como o do consumidor. Implementaram-se as técnicas de entrevista a tatuadores, análise de conteúdo aos perfis de Instagram destes e um inquérito por questionário a consumidores e não consumidores de tatuagens, bem como a consumidores e não consumidores de conteúdo de tatuadores. A partilha de conteúdo com tatuagens foi considerada como principal motivação para seguir um tatuador no Instagram. No entanto, os profissionais da área declararam um maior engagement com a audiência a partir de publicações de cariz pessoal, nomeadamente, o seu estilo de vida, animais de estimação e passatempos. Contudo, foi fracamente identificada a prática de storytelling apesar de na sua presença existir maior engagement e número de seguidores em perfis de tatuadores. Conclui-se que a adoção de uma estratégia de self-branding é um fator de sucesso em tatuadores portugueses, permitindo maior ascensão profissional e expandindo a sua carteira de clientes, que é amplificada com a utilização da ferramenta de storytelling ao permitir criar uma maior rede de influência.
- O arco : a padronização gestual dos golpes de arco para o ensino-aprendizagem do violinoPublication . Pinto, Ana Catarina Lopes; Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da; Ferreira-Lopes, PauloO principal objetivo desta pesquisa centra-se na compreensão dos movimentos somáticos necessários para a reprodução dos diferentes golpes de arco, com o objetivo final de se alcançarem padronizações gestuais de cada golpe de arco. Investigações anteriores (Pinto, 2016) demonstram que a técnica do arco representa um dos maiores desafios para os violinistas. Através de uma investigação de âmbito metodológico experimental em laboratório que envolveu 30 violinistas, foi possível a gravação - em formato de som, vídeo e Motion Capture, de um total de 1260 interpretações, resultado de uma criteriosa seleção de 42 excertos musicais representativos de cada um dos golpes de arco em estudo. Todas as gravações de som foram sujeitas à apreciação de um júri, que selecionou a melhor interpretação de cada excerto do grupo 1 (participantes com fato), a melhor interpretação do grupo 2 (participantes sem fato), e a pior interpretação de ambos os grupos. Desta seleção foram criadas, através da utilização do vídeo e dos dados recolhidos no Motion Capture, as pretendidas padronizações gestuais – que se traduziram em vídeos didáticos e que permitem a observação dos vários componentes em análise de cada golpe de arco em estudo. Efetuada a análise dos questionários implementados, foi também possível concluir-se que os participantes, de forma geral, desconheciam a Tecnologia de Captura de Movimento (90%), e que todos os participantes (100%) entendem que esta estratégia pode ser muito útil, apontando como principais motivos: a simplificação da aprendizagem dos golpes de arco; a possibilidade de visualização, compreensão, correção e consciencialização do próprio gesto por cada violinista; e a possibilidade de corrigir a postura e de, consequentemente, prevenir lesões. Partindo das conclusões deste trabalho foi ainda possível: 1) perceber quais as diferenças/semelhanças na interpretação dos diferentes golpes de arco em obras de diferentes períodos da história da música: barroco, classicismo, romantismo e música moderna (1900-); 2) compreender quais as diferenças/semelhanças na execução dos golpes de arco de pessoa para pessoa; 3) perceber se alguns dos componentes analisados são decisivos para o sucesso/insucesso da execução de cada golpe de arco; 4) entender se a tecnologia de captura de movimento pode ser ou não utilizada como recurso e estratégia no ensino do violino; 5) perceber quais as dificuldades/facilidades sentidas pelos participantes na execução dos diferentes golpes de arco; 6) compreender a importância da padronização na aprendizagem musical; 7) e auferir o conhecimento da nomenclatura de cada um dos golpes de arco realizados por parte dos participantes. Em suma, este estudo pretende não só servir de reflexão, análise e aprendizagem dos diferentes movimentos necessários para a execução dos diferentes golpes de arco no repertório mainstream de violino, mas também de coadjuvação para violinistas e professores de violino.
- Rethinking United Nations peacekeeping missions : the case of Western SaharaPublication . Ramos, Joana Carolina Saragoça Lameira; Tischler, Mónica Alves DiasThis study aims to address a simple question: is the current strategy of conflict resolution defined and developed by the United Nations sustainable, or should a new model be adopted? To answer this, this work has presented an analysis of the evolution of the concept of conflict, as defined by several crucial authors, such as Lewis Coser, Ralph Dahrendorf, and Raymond Aron. Once a suitable definition was found, several theories on conflict resolution were addressed, particularly the works of Edward Azar, John Galtung, and the development of this notion within the United Nations, mainly focused in former UN Secretary-General Boutros Boutros-Ghali report, An Agenda for Peace. Then, this thesis focuses on presenting the evolution of peacekeeping operations through time. In a critical analysis, it stresses the missions’ lack of communication, resources, preparation, and political will. With unfit and unclear mandates, their main goal of reaching an agreement is insufficient in today’s world. This study shows that an agreement will not take away years of resentment and hate, nor will it lead people to a peaceful coexistence after years of violence and war. In line with these conclusions, this study proposes John Paul Lederach’s theory on Conflict Transformation as an alternative strategy to rethink peacekeeping operations. Highlighting the importance of relationships to achieve reconciliation, it emphasizes the central role individuals must play to achieve peace. Through the example of the conflict in Western Sahara, this work concludes that there is the need to rethink peace operations as a whole. Beginning in 1975, this conflict lasts for 40 years, without a foreseeable end. This research goes further by arguing that this new approach suggested by Lederach can help unlock this stalemate when everything else seems to have failed. If applied, it can improve parties’ communication and understanding of the other, thus providing them with tools to create and envision a new shared future.