Browsing by Issue Date, starting with "2021-03-03"
Now showing 1 - 9 of 9
Results Per Page
Sort Options
- Crescimento moral e religioso do adolescente : reflexão ético-teológica da Unidade Letiva 3 : Riqueza e sentido dos Afetos do 7ºanoPublication . Garfejo, Ana Maria Teixeira; Cunha, Jorge Teixeira daCom base nos estudos didático-científicos de diversas áreas, tais como, Psicologia, Filosofia, Teologia e Didática proponho-me refletir sobre o “Crescimento Moral e Religioso” no âmbito da Unidade Letiva 3 da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica do 7º ano de escolaridade do ensino básico - “Riqueza e sentido dos Afetos”. Sendo a adolescência uma etapa muito importante do crescimento humano, a aula de EMRC constitui, de entre vários interlocutores sociais, um espaço e um tempo fulcrais, no sentido de promover a educação moral, através da consciência moral, que é fundante e transversal à educação integral dos adolescentes e jovens. Utilizando metodologias ativas, a descentração, questionamento, respeito opinativo, justiça, igualdade, solidariedade e diálogo, professor e alunos, indíviduos portadores de riquíssimos backgrounds existenciais; vivendo, absorvidos e repletos por realidades, factos, circunstâncias e situações pessoais e sociais encontram-se (espaço-tempo) na aula de EMRC (formal e informal) para que possam crescer ou continuar a crescer moral e espiritualmente. A disciplina de EMRC, fazendo parte do sistema educativo nacional, é uma disciplina confiada à Igreja Católica. A sua presença na Escola Pública e programa com metas, objetivos e conteúdos, alguns dos quais redutores, herméticos e catequéticos originam fraca adesão e contestação dos alunos e famílias. Torna-se necessário analisar criticamente e reformular o programa da disciplina; nomeadamente esta unidade letiva, para que a disciplina de EMRC passe a incluir todos os alunos num único currículo e não só os alunos que se identificam a nível religioso.
- Implementação do SMED em ambiente LEANPublication . Barros, Francisco; Passos, ClotildeEste artigo aborda a metodologia Single Minute Exchange of Die (SMED), também conhecida por troca rápida de ferramentas (TRF) que visa reduzir o tempo de set-up das máquinas numa unidade fabril, com vista à redução do lead time de produção. A redução do lead time permite uma maior flexibilidade, qualidade e produtividade operacional. Para o efeito utilizou-se a metodologia de estudo de caso numa fábrica de componentes automóvel, em que se monitorizou a evolução dos resultados operacionais, com a implementação desta ferramenta. Assim, o objetivo deste trabalho é analisar se a utilização da metodologia SMED, reduz o tempo de set-up e o lead time de produção. Os resultados permitem concluir que a implementação do SMED contribui para melhorias significativas no setor em análise: reduz o tempo de set-up, o stock de peças, o número de máquinas utilizadas e os operadores necessários, permitindo com estas reduções ganhos de produtividade significativos.
- Sustentabilidade em hotelaria : o caso Hotel The YeatmanPublication . Pereira, João Pedro Carvalho; Cardoso, Carla Isabela de Moura PintoCom o intuito de aplicar os conhecimentos na área de administração e gestão do Turismo, o autor deste estudo optou pela realização do trabalho de investigação em contexto empresarial. Para o efeito, realizou um estágio no Hotel The Yeatman (Vila Nova de Gaia), considerado um dos hotéis mais prestigiados de Portugal. O estágio teve uma duração de 450 horas e realizou-se entre o dia 16 de setembro até ao dia 16 de dezembro do ano de 2019, com horários rotativos. Ao longo do estágio foram desempenhadas várias funções que, para além de permitirem o conhecimento e o funcionamento de um hotel de luxo, possibilitaram-me a experiência em hotelaria e serviram de base para avaliar o modo como a sustentabilidade pode e deve ser um elemento diferenciador no setor hoteleiro. Na realidade, vários estudos têm demostrado a importância da sustentabilidade para a sociedade global, e para o planeamento e gestão do Turismo, em particular. Importa assim conhecer o contributo que a hotelaria pode dar nesse sentido, bem como entender o que no caso do Hotel The Yeatman tem sido feito.
- O Sari : da resiliência á compaixão : aspeto histórico–espirituais de uma virtude que configurou uma identidadePublication . Silvino, João Paulo Cunha; Duarte, Alexandre FreireAs pessoas são muitas vezes caracterizadas pela falta de um sentimento, fazível em virtude, a que denominamos de compaixão. A compaixão para com o outro, e com o outro. Este compadecer-se é um “galho” de uma denominada árvore a que podemos chamar amor, árvore essa, que da vida e faz crescer espiritualmente as pessoas. Este trabalho ressalta a pessoa de Madre Teresa de Calcutá que, pela sua vida de missionária, deu sempre tudo com a maior alegria e entrega. Num primeiro momento, apresenta-se uma contextualização histórica do lugar onde viveu quase toda a sua vida, passando-se, depois e num segundo momento, para o retrato da sua vida. Por fim, e depois de um breve esboçar do cenário teológico da “compaixão” e da “misericórdia” a ela tão associada, tenta-se extrair o mais possível, provindo dos seus documentos e em especial do seu “Diário”, acerca do seu mais belo compromisso da entrega aos outros. A sua dedicação é de facto fascinante; é algo a que podemos de chamar grandioso, e até mesmo maravilhoso. Algo a que o ser humano deveria ter sempre em mente, pois dando-se com alegria e sem reticencias, tudo torna mais belo neste mundo dilacerado pela indiferença e individualismo. Através deste “dar-se” exemplarmente testemunhado por Teresa de Calcutá, podemos aproximarmo-nos mais de Deus e construir o Reino ideal que Deus quer para nós.
- Doing the right thing or doing things right: what is better for a successful manufacturing reshoring?Publication . Boffelli, Albachiara; Fratocchi, Luciano; Kalchschmidt, Matteo; Silva, Susana C.The article concerns the revision of earlier decisions to offshore production activities (so called “relocation of second degree”); more specifically it is focused on the “reshoring” (also referred as “relocation to the home country”, “back-reshoring” or “back-shoring”). The research aims are to investigate what types of mistakes occur along the decision-making and implementation process and how they affect the outcome, in terms of success or failure, of a relocation strategy. A multiple case study involving four companies in the fashion industry from Portugal and Italy was conducted. The cross-case analysis allowed to differentiate decision-making mistakes from implementation ones and to assess differences and similarities among the cases in terms of content of the relocation, drivers and outcomes. The research contributes to previous literature on reshoring by bringing evidence of different types of mistakes to be considered, thus requiring further conceptualization of the reshoring process. Managers and entrepreneurs should consider the importance of doing the things right also during the implementation, too often underestimated. The present article is the first one in the reshoring literature bringing evidence of cases of failure in the relocation decisions and discriminating among different kinds of mistakes.
- The white UX community : a reflection on dark patterns and a debate about user experience designerPublication . Rosa, Francisca Isabel Esteves da; Afonso, Carla Susana Moiteiro GanitoThis project aims to raise awareness of the relevance of the User Experience Design (UXD) profession nowadays and foster discussion around the values and techniques in this field. Society is becoming ever more dependent on digital platforms, and therefore computer interactions seem to be the cornerstone of the present technological era. Although Human-Computer Interaction (HCI) has a long history of usability methods, human values and ethical principles are at stake if we keep using traditional design thinking. After connecting the concepts and theories, a reflexive framework will be outlined that incites designers to discuss and share ideas about the impact of technology in society. This intention will be translated into an online platform where designers can exchange arguments with each other and share good practices. Harry Brignull’s study about Dark Pattern – nudges used in the online environment that persuade users into doing something they did not intend – will serve as the motto for discussion. In addition to aiming to build a unified vision of what the role of designers needs to be in order to play along with all the resolutions derived from disruptive technologies, this project also aims at reducing the potential gap between scholars and practitioners and to create a safe place for people to learn and obtain trustworthy knowledge.
- A importância do marketing olfativo nas marcas de moda : o caso Abercombie & FitchPublication . Brito, Teresa Maria do Carmo Vasconcelos de; Duarte, António Alexandre de OliveiraAs marcas tendem a incluir na sua comunicação apelos olfativos com o objetivo de despertar sensações e criar relações emocionais com os consumidores. Através da utilização deste tipo de estratégias, as marcas pretendem posicionar-se no seu subconsciente, de uma forma direta e aprazível. Esta dissertação aborda o tema com especial incidência nas marcas de moda. Procura-se compreender a importância do marketing olfativo para as marcas de moda, tendo como base o Estudo de Caso de uma das marcas de referência nesta área: A Abercrombie & Fitch. Para efetuar o estudo, escolheram-se como métodos de recolha de dados cinco entrevistas exploratórias e um inquérito por questionário com 315 respostas validadas. As entrevistas tiveram como objetivo compreender a visão dos consumidores sobre a marca, a experiência de compra, a utilização do marketing olfativo, bem como as polémicas a que está associada, e de que forma influenciam a sua perceção tanto sobre a marca, como sobre o aroma. Já o inquérito por questionário, pretendia dar resposta ao tema central, bem como aprofundar os temas referidos através de uma amostra mais significativa e variada. Após a recolha de dados recorreu-se a uma análise categorial das entrevistas exploratórias, com o intuito de apurar as principais categorias explicativas do fenómeno em estudo, e também a uma análise descritiva e inferencial aos dados recolhidos através do questionário. Através dos resultados da presente investigação foi possível concluir que mais de 97% dos inquiridos reconhece que o aroma difundido nas lojas físicas influência o seu sentimento de pertença relativamente à marca. Foi também possível concluir que existe uma forte associação aroma-marca, criada pela Abercrombie & Fitch. Desta forma, presume-se que as estratégias de marketing olfativo podem ser uma ferramenta eficaz para as marcas de moda, no que diz respeito a uma comunicação eficiente e memorável sobre os seus valores e personalidade.
- A Sunshine Policy na Coreia do Sul : o impacto da política de unificação de Moon Jae In e os Jogos Olímpicos de Pyeongchang : 2017–2018Publication . Marques, Bárbara Margarida Antunes; Alves, Jorge Manuel Ribeiro dos SantosA Sunshine Policy é uma das políticas de unificação sul-coreanas que desde há 22 anos, com o apoio dos instrumentos de soft power no desporto, tenta promover o desejo de unificação nacional com base na identidade étnica da lenda Hongik Ingan. Nesta dissertação analisamos, a partir da presidência de Moon Jae In (2017 – presente), como é que foi expressa a sua política de unificação nacional, ao recorrer à construção de possibilidades de unificação em dois momentos dos Jogos Olímpicos de PyeongChang: 1) a cerimónia de inauguração dos Jogos; 2) a equipa feminina de hóquei no gelo constituída por atletas da Coreia do Norte e da Coreia do Sul. Na Coreia do Sul, a vontade de unificar a Península Coreana tem vindo a alterar-se nos últimos 10 anos, principalmente nas gerações mais jovens. De acordo com os dados quantificados pelo Korea Institute for National Unification em 2017, 57.8% dos inquiridos responderam que apoiava a unificação da Península Coreana (Lee, 2019c). Perante esta realidade, qual o impacto da política de unificação nacional de Moon Jae In junto da sociedade sul-coreana? A presidência de Moon Jae In preocupou-se com a criação de uma imagem reconciliatória com a Coreia do Norte e com a propaganda política no desporto, com a ideia de que a unificação da Península é possível, assim como é possível coexistir pacificamente com a Coreia do Norte. De que forma é que a organização dos Jogos Olímpicos de Inverno em PyeongChang influenciou a posição da sociedade sul-coreana face a uma potencial reunificação entre as duas Coreias? De acordo com o estudo do canal de televisão sul-coreano SBS, 72.2% dos inquiridos rejeitavam a inclusão da Coreia do Norte na equipa feminina de hóquei no gelo (Kim, 2018f). Observar-se-á que a vontade de unificação nacional tem vindo a diminuir na sociedade sul-coreana, principalmente quando esta é associada à identidade étnica.
- Satisfação e fidelização do cliente : Hotéis do Bom JesusPublication . Almeida, Diogo Miguel Rodrigues de; Salazar, Ana Maria Pinto Lima Brites KankuraNo presente relatório pretende-se descrever a experiência de trabalho obtida pelo estágio curricular realizado no grupo Hotéis do Bom Jesus, assim como explorar a temática de Satisfação e Fidelização do Cliente e sua a importância que esta tem para o setor hoteleiro. Em conformidade com a expansão do setor hoteleiro em Portugal, através da enorme oferta hoteleira, provocada pela crescente procura turística pelo país nos últimos anos, surge o desafio para os hotéis de captarem a atenção e escolha dos clientes para o consumo dos seus serviços, assim como descobrir as suas vantagens competitivas e fatores de diferenciação em relação á concorrência. Desta forma, como base, tenciona-se explorar as estratégias e ferramentas de avaliação da satisfação do hóspede existentes neste setor e programas de fidelização dos clientes existentes, que visam não só promover a permanência do cliente e a melhoria no serviço prestado, como também responder às necessidade e desafios provenientes num cenário do mundo cada vez mais globalizado. Nesta nova realidade, os hotéis deparam-se com a necessidade de recolher um maior número de informação sobre os seus hóspedes e potenciais clientes, assim como a sua opinião do serviço prestado de forma a contribuir para o seu sucesso laboral e financeiro. Desta forma torna-se imprescindível a adoção, por parte das unidades hoteleiras, de estratégias que se destinam á valorização do cliente, proporcionando a melhor experiência de estadia, tendo também em vista vantagens para o hotel. Assim, os hotéis deverão, não só ter estratégias vocacionadas para o cliente com também um armazenamento e tratamentos dos seus dados permanentemente. De modo a suportar a implementação de estratégias de avaliação da satisfação do cliente assim como a sua fidelização, pretende-se estudar globalmente os modelos de satisfação e programas de fidelização com o propósito de desenvolver um conjunto de ações eficientes, que melhoram a experiência do cliente no hotel e a adquiriram uma maior satisfação por parte do mesmo. Ao longo deste relatório serão também abordados conceitos de marketing, como ferramenta de comunicação e relação com os clientes, assim como de turismo, de forma a percecionar e a diagnosticar o ambiente externo e interno em que o grupo em estudo está situado. Deseja-se com a elaboração deste estudo contribuir com um conjunto de propostas e estratégias, que visam a melhoria do serviço e fidelização do cliente, assim como aumentar a notoriedade e posicionamento do grupo hoteleiro.