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- Salt-cured Atlantic cod skin: a sustainable source of acid-soluble type I collagenPublication . Coscueta, Ezequiel R.; Brassesco, María Emilia; Pintado, ManuelaCollagen is the most abundant protein in the animal kingdom. Industrial collagen is mainly bovine and porcine origin. However, due to religious beliefs, allergic issues, and infectious diseases, alternative sources of collagen as marine are gaining increasing interest. In this work, the acid-soluble collagen (ASC) were extracted from salt-cured Atlantic cod (Gadus morhua) skin and characterized. The extraction yield was about 2.0%, equivalent to the extraction yield reported for other fish skins. The electrophoretic pattern showed the typical type I structure (α, β and γ chains). UV-VIS and FTIR absorbance spectra suggested a very pure ASC with an intact triple helical structure. The integrity and the adequate porosity required for different applications were then confirmed by electron micrograph. Our findings allow us to say that, for the first time, we extracted acid-soluble type I collagen from salt-cured Atlantic cod skin, with characteristics suitable for application in various fields, such as biomedical.
- How Chanel adapted its storytelling to the digital era within its masstige segment : a case study of the perfume Chanel number 5Publication . Montandon, Isabelle Gomes de Amaral; Soares, Fátima Patrícia Nunes da Encarnação Marques DiasThe information and communication technologies - which became popular worldwide since the 1990s - have transformed the contemporary world; thus, altering interpersonal, labor and consumption relationships. Thanks to the connectivity and interaction between people, without limits of time and space, the collectivity was empowered. In this globalized world - with an endless supply of possibilities, experiences, information and products - it is crucial to offer users great content to stand out in the crowd. In this context, nothing is more effective than using storytelling to involve and engage consumers. Stories arouse interest and empathy for brands, as well as for the values they transmit; thus, strengthening emotional bonds with customers and consequently increasing the desire of purchasing their products. Luxury brands are aware of the relevance of engaging customers and creating emotional bonds. This research is a case study of the perfume Chanel Number 5, that consists of a one single phase; which is the qualitative content analysis of all advertising films the perfume, released from 1973 to 2020. This study investigated the evolution of the storytelling of Chanel - within its masstige segment - and how it has adapted to the digital age. Another objective was having a broader understanding of the use of storytelling in the advertisement of luxury and masstige brands, specially in the new digital context. The storytelling of Chanel Number 5 evolved over time and accompanied the technological changes that transformed the contemporary society; but, without ever losing its essential attributes, like glamour, luxury, allure and singularity.
- Desenvolvimento de uma nova gama de barras de cereaisPublication . Cardoso, Ana Sofia da Silva; Bacelar, Margarida; Gomes, Ana Maria PereiraPara se adaptar ao novo milénio a indústria alimentar tem de se reinventar constantemente, assumindo assim um papel importante na disponibilização de produtos alimentares que correspondam às expectativas e necessidades dos consumidores. Assim sendo, o Grupo Cerealis aposta na monitorização das tendências e na evolução do mercado, nacional e internacional, através do desenvolvimento de novos produtos e da constante melhoria dos produtos que comercializa. O estilo de vida acelerado dos consumidores e a necessidade de uma alimentação mais nutritiva e saudável impulsionaram a procura de “snacks”, como é o caso das barras de cereais, um produto caraterizado pela sua conveniência e pelas suas caraterísticas nutricionais. Acompanhando estas tendências, o objetivo deste projeto de tese consistiu no desenvolvimento de uma nova gama de barras de cereais, composta por três linhas distintas, uma com incorporação de frutos secos, a segunda com incorporação de cereais ancestrais e uma terceira vertente sem açúcares adicionados. O desenvolvimento das barras obedeceu a um conjunto de etapas que foram desde a formulação das barras a nível laboratorial até ao desenvolvimento de testes industriais dos protótipos mais promissores. Inicialmente, o desenvolvimento laboratorial centrou-se na identificação das matériasprimas a incorporar numa formulação-base. Após sucessivos testes laboratoriais foram realizados os ajustes necessários para a obtenção de formulações com um maior potencial para serem submetidas a um teste à escala industrial. As barras finais, nomeadamente, a barra de cereais com frutos secos e a barra de cereais sem açúcares adicionados, foram caracterizadas quanto à composição nutricional e aos atributos sensoriais. Para tal, foi realizada uma análise sensorial externa com um painel de 44 consumidores, com o intuito de avaliar, através de uma escala hedónica, a preferência dos consumidores relativamente à aparência, textura, odor e sabor das amostras, bem como o seu interesse de compra. Os resultados obtidos permitiram verificar uma boa aceitação por parte dos consumidores, visto que a maioria atribuiu a classificação “Gostei muito” às duas amostras. Em conclusão, ao longo deste trabalho foi possível materializar os conceitos idealizados para as três barras de cereais distintas, resultando em protótipos com potencial, alinhados com as tendências atuais e com as necessidades dos consumidores.
- Jornalismo desportivo na rádio : a linha editorial dos noticiários "Bola Branca" da Rádio RenascençaPublication . Moreira, Juliano José; Ribeiro, Nelson CostaO presente estudo visa analisar a política editorial dos noticiários desportivos da Rádio Renascença. Estes blocos informativos são designados como Bola Branca, programa que está em antena desde 1980. Além de ser tecida a análise ao modo como é noticiada a atualidade desportiva pelos jornalistas de Bola Branca, esta investigação pretende saber os moldes em que o género feminino é representado na cobertura jornalística do fenómeno desportivo na Rádio Renascença. Numa área historicamente associada aos homens, importa descobrir se têm sido feitos progressos nos media ligados ao desporto. A amostra desta investigação é constituída por 815 unidades de informação, referentes a um total de 29871 segundos de emissão relativos aos noticiários Bola Branca do mês de dezembro de 2019. Além da recolha destes dados quantitativos, foram realizadas, numa fase posterior, entrevistas a jornalistas da redação, com o intuito de analisar em maior profundidade os dados obtidos e as justificações editoriais que estão na sua base. Os resultados apontam para a existência de um órgão de comunicação social credível no que diz respeito à informação desportiva, graças a uma taxa de confirmação de 78,33% no tema “mercado”, o tema mais sujeito a conteúdo especulativo. De realçar a dominância inequívoca do futebol e, por conseguinte, de FC Porto, Benfica e Sporting no espaço noticioso de Bola Branca. Por fim, importa destacar que, no que ao género feminino diz respeito, a cobertura noticiosa realizada, além de bastante residual, reduz-se aos acontecimentos em que uma mulher atinge um feito de elevado valor desportivo internacional.