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- Exploring gender biases in information and communication technologies : an analysis of women’s experiences in the tech industryPublication . Cawley, Joanna Joyce da Cunha Boavida; Ferreira, Cátia Sofia AfonsoOver recent decades, the use of information and communication technologies (ICTs) has increased dramatically. The potential benefits of ICT use on women’s socio-economic, psychological and political empowerment has been outlined by several authors. However, the growing importance of ICTs is characterised by a substantial gender imbalance in the creation of technological products and services. The technology industry continues to be male-dominated, with women under-represented at all levels in the sector. This study analyses research questions involving the potential empowerment of women via their use of ICTs and their representation in the technology sector. The empirical work examines the experiences of eight women working in the technology industry in Europe and the United States. Data was collected using semi-structured interviews, and via qualitative analysis, significant themes were identified. Eleven themes emerged, and results showed a number of facilitators and barriers to job satisfaction, well-being, career advancement, and empowerment. Although many of the findings support existing literature on gender, technology, ICTs, empowerment, and the workplace, the objective of this research was not to generalise findings, but rather to give voice to women working in the tech sector with the aim of understanding their needs and what they believe is important to create positive, equitable, and sustainable changes to the industry which benefit all employees, regardless of gender identity. Additionally, this thesis identifies important themes for further investigation by researchers, as well as significant implications for companies and managers.
- O impacto dos influenciadores digitais no processo de decisão de compra dos consumidores no setor de belezaPublication . Belo, Joana Barros Cardoso de Salavessa; Brandão, Nuno Manuel Coelho de GoulartNuma Era cada vez mais digital e tecnológica, a comunicação das marcas com os consumidores tem vindo a sofrer algumas alterações. Por um lado, as marcas começam a compreender a necessidade de se aproximarem, cada vez mais, do seu público-alvo, uma vez que existe uma enorme diversidade de opções no mercado e, como tal, devem procurar ao máximo diferenciar-se e destacar-se, na mente dos consumidores. Por outro lado, técnicas de marketing tradicionais, como os anúncios e a publicidade tradicional, deixaram de ser suficientes, por si só, para conquistar e filiar os consumidores. Embora estas técnicas preservem, ainda, um papel relevante nas atuais estratégias delineadas pelas marcas de beleza, a introdução dos influenciadores digitais veio restruturar a relação destas com os consumidores. Neste contexto, os influenciadores digitais prestam um contributo significativo para as marcas comunicarem e, acima de tudo, são um meio de interação com os seus consumidores. Os influencers demonstram ser uma ponte importante entre os consumidores e as marcas, não só, para despertarem o desejo nas mentes dos consumidores, como também, para transmitirem as suas opiniões e considerações relativamente à experiência com as marcas em causa. A presente dissertação visa compreender o impacto dos influencers nos consumidores, no decorrer do processo de compra de produtos de beleza. Mais precisamente, identificar e analisar os fatores que demonstram ter uma maior preponderância nos vários momentos da tomada de decisão dos consumidores, neste setor. Os principais resultados da presente dissertação apontam que, de entre os sete fatores sustentados metodologicamente como potenciais geradores de impacto no processo de decisão de compra dos consumidores de produtos de beleza, a credibilidade, a fiabilidade, a articulação e o conhecimento concedido pelos influencers, foram os que demonstraram ter maior impacto.
- Dinâmicas familiares e a Trissomia 21 : estudos comparativosPublication . Afonso, Adélia Marina Fernandes; Peixoto, Ricardo Jorge de Oliveira PintoO presente estudo, parte de uma perspetiva relacional-simbólica com o propósito de compreender como o nascimento de um filho com Trissomia 21 afeta a dinâmica familiar. Para esse efeito, esta investigação recorre a uma metodologia qualitativa, em que foram utilizados como instrumentos clínicos, a Entrevista Clínica Geracional (Cigoli & Tamanza, 2009; Facchin, Molgora, Gonçalves, 2010), o Genograma e o “Family Life Space” (Gozzoli & Tamanza, 1998), com o objetivo de explorar a dinâmica familiar consciente e inconsciente, procurar os significados atribuídos à relação familiar, compreender a volubilidade geracional e o processo de co-construção de valores e compreender a qualidade do intercâmbio intergeneracional (Cigoli, 2009). Participaram neste estudo duas famílias nucleares intactas, sendo um filho diagnosticado com Trissomia 21. O nascimento do filho representou para os pais, a perda do filho idealizado, o que acarretou um aumento do stress familiar e implicações na dinâmica familiar, contudo, a partir da comparação da perspetiva entre a estrutura familiar foram identificadas semelhanças ao nível dos circuitos de transmissão intergeracional familiar, nos principais valores emergentes e na capacidade de adaptarem-se quando as situações familiares modificam-se, sem perderem no entanto, a continuidade do crescimento e o desenvolvimento do processo vital familiar.
- Editorial: microbiological risks in food processingPublication . Teixeira, Paula; Alvarez-Ordóñez, Avelino; Nevárez-Moorillón, Guadalupe Virginia
- Inventariação, tratamento e acondicionamento da coleção de numismática do Museu da Misericórdia do Porto : MMIPOPublication . Cordeiro, Ana Catarina Caeiro Joaquim Lopes; Vieira, Eduarda Maria Martins Moreira da Silva; Mendes, Nuno Filipe CamarneiroO presente trabalho surge no âmbito da dissertação de Mestrado em Conservação e Restauro de Bens Culturais e da bolsa de mérito atribuída pela Santa Casa da Misericórdia do Porto. Tem como objeto de estudo a coleção de numismática do Museu da Misericórdia do Porto (MMIPO) e como principais objetivos a inventariação, o tratamento e o acondicionamento da referida coleção, bem como o desenvolvimento de metodologias de inventariação e limpeza adequadas a coleções de numismática no âmbito da conservação e restauro. A metodologia aplicada para a elaboração deste projeto consistiu na criação de normas de inventário especializadas para numismática, na realização do inventário das 1309 moedas que constituem a coleção, e no levantamento de estado de conservação de todas elas. Posteriormente, definiu-se o método de acondicionamento a aplicar e escolheu-se o grupo de moedas a intervencionar. Optou-se por um grupo de 35 moedas em liga de bronze que apresentavam necessidade de intervenção. A metodologia de limpeza aplicada a este grupo teve como objetivo a preservação da pátina de oxidação. Para a intervenção de conservação e restauro, realizou-se primeiro a análise de Microscopia Eletrónica de Varrimento com Dispersão de Energia (SEM-EDS) para confirmar a constituição da liga. De seguida, efetuaram-se doze testes de limpeza, entre os quais limpezas mecânicas, químicas, por ultrassons e com CO2 supercrítico, por forma a determinar qual a mais eficiente e menos prejudicial para a conservação das moedas. Realizou-se a análise de Espectroscopia de Infravermelhos por Transformada de Fourier (FTIR) para confirmação dos resultados da limpeza com CO2 supercrítico. A limpeza mecânica foi a que apresentou melhores resultados a par com a limpeza química tradicional com ácido acético e ácido etileno diamino tetra-acético (EDTA), ao contrário da limpeza com CO2 supercrítico, que obteve os piores resultados. A limpeza com ultrassons aparenta ser promissora, no entanto necessita de um estudo mais alargado. Foi ainda feito um estudo de forma a comparar se o uso de inibidor de corrosão Benzotriazol (BTA) tem influência na limpeza e no aspeto final das moedas. Optou-se pela aplicação de cera microcristalina como camada protetora. Por fim as moedas foram acondicionadas individualmente em bolsas de polipropileno de baixa densidade.
- Do laivo humanista no Cinema do Pós-Guerra : Ozu, Mizoguchi, Bresson e RohmerPublication . Rodrigues, Paulo André da Silva; Capucho, Carlos Alberto BarrosoNo presente trabalho dissertativo fita-se averiguar da viabilidade da consideração de um cinema denominável “humanista”, por meio do afloramento da doutrina do Humanismo e com recurso às cinematografias nacionais que, conforme patenteado pelas avindas posições da literatura, mais vêm logrando ombrear com a hegemónica Hollywood quer na qualidade quer na quantidade das suas produções: a japonesa e a francesa. De entre a abundância de cineastas e obras de monta de que ambas se enformam, ativemo-nos ao corpo fílmico de um quarteto de renomados e idiossincrásicos realizadores que avultaram no pós-guerra: os nipónicos Yasujirō Ozu (1903–1963) e Kenji Mizoguchi (1898–1956), bem como os gauleses Robert Bresson (1901–1999) e Éric Rohmer (1920–2010), dos quais se elegeu para diagnóstico humanista Primavera Tardia (Banshun, 1949), Os Amantes Crucificados (Chikamatsu Monogatari, 1954), Amor e Morte (Mouchette, 1967) e A Minha Noite em Casa de Maud (Ma Nuit Chez Maud, 1969), respectivamente. Apesar de distintos entre si, títulos que tais fazem-se unir por um incontendível denominador comum: a osmose entre conteúdo e forma, a singularidade e apuro da linguagem cinematográfica – marca autógrafa de cada um dos seus quatro auteurs – e a rara capacidade de estimular uma meditação acerca da relação do Homem com a sua condição e o seu fado, predicados sem os quais perderiam da muito própria identidade e do poder arrebatante que afinal lhes valeram a posteridade.
