Browsing by Issue Date, starting with "2020-12-15"
Now showing 1 - 8 of 8
Results Per Page
Sort Options
- Atitudes face à violência no namoro e mecanismo de coping no ensino secundárioPublication . Soares, Fernanda Maria Carvalho Freitas; Azevedo, Ângela Maria Pereira e SáA Violência no Namoro constitui uma problemática de extrema importância nos dias de hoje. Além disso, é sabido que a forma como cada indivíduo lida com determinadas situações varia, o que torna igualmente importante o estudo dos Mecanismos de Coping associados a esta problemática. Considerando também que a adolescência é uma etapa do desenvolvimento humano caracterizada por diversas transformações a vários níveis. Torna- Mecanismos de Coping Neste sentido, procura-se neste estudo perceber se é possível encontrar uma relação entre os mecanismos de coping e as atitudes face à violência no namoro, especificamente, no ensino secundário (adolescentes entre os 15 e os 18 anos), com recurso à Escala de Atitudes acerca da Violência no Namoro (EAVN) (Pryce, Byers & The Dating Violence Research Team, 1999; Tradução e adaptação da versão portuguesa: Saavedra, 2010) e ao questionário Brief COPE (Carver, 1997; Tradução e adaptação da versão portuguesa: Pais Ribeiro & Rodrigues, 2004). Estes instrumentos foram distribuídos em contexto de reunião e antes da sua distribuição procedeu-se de forma apropriada, solicitando as devidas autorizações ao responsável pela instituição e informando os participantes do objetivo da investigação. O tratamento de dados é anónimo e confidencial, e a análise de dados foi feita a partir dos questionários aplicados recorrendo ao programa informático SPSS. Participaram neste estudo 120 alunos do ensino secundário, de uma instituição escolar do distrito de Braga. Os resultados obtidos indicam que, efetivamente, os Mecanismos de Coping utilizados pelos participantes têm influência nas Atitudes face à Violência no Namoro. Quanto às Atitudes face à Violência no Namoro foi também possível verificar resultados significativos em função do género, idade, existência de relação de namoro e rede social. Relativamente aos Mecanismos de Coping, comprovaram-se diferenças significativas em função da escolaridade, rendimento académico e rede social.
- The role of empathy between cognition and aesthetic sense-making : the case of tragedy and the myth of MedeaPublication . Rudari, Federico; Abrantes, Ana Margarida MarcelinoAdopting a phenomenological and cognitive semiotic approach, the dissertation defines and discusses empathy and the empathic process highlighting its role in intersubjective contexts and encounters, as well as a tool for comprehension of the unity between observer and artistic object. This peculiar form of knowledge pertains to the original experience of outer objects’ perception, which is influenced by memory of previous knowledge, reservoir of meaning in the phenomenal unity with the other (Zahavi 2010, 2012), and different cognitive devices (metaphors, narrative and semantic domains) which contribute to the shift from observation to comprehension. The dissertation aims to explain how empathy’s epistemic attitude allows an embodied form of understanding, which occurs in the narratological experience of another subject’s states and the aesthetic contemplation of artistic works. In this context, meaning is profoundly linked with emotional, physical and mental dimensions of sense-making: the dissertation analyses visual, embodied and cognitive reactions evoked by aesthetic stimuli and the way spectators’ patterns of consciousness are able to emotionally respond to the experience of artworks. Furthermore, the theoretical study on empathy is applied to the examination of tragedy, acknowledging its relevance in shaping the evolution of literary and performative representation through time. Addressing the significative particularities of tragedy and its characters, the research will focus on the myth of Medea across history, both in its literary depiction by Euripides (432 BC) and the film adaptation directed by Pier Paolo Pasolini (1969).
- Do crime de uso de informação falsa ou enganosa na captação de investimentoPublication . Anunciação, Tomás Maria de Sousa Cabral da; Moutinho, José Augusto Preto Xavier Lobo
- Satisfação da criança em idade escolar hospitalizada e dos seus pais com os cuidados de enfermagemPublication . Loureiro, Fernanda Manuela; Charepe, Zaida BorgesIntrodução: A satisfação do cliente integra a qualidade dos cuidados de saúde no hospital sendo consensual a influência dos enfermeiros. Neste âmbito, as crianças, são remetidas para segundo plano, sendo a satisfação aferida junto dos pais. Estes não espelham as reais perceções das crianças o que pode ter como resultado cuidados descentrados da criança. O modelo Qualidade-Cuidadoã foi norteador do percurso de investigação e, integra o conceito de satisfação enquanto resultado sensível aos cuidados de enfermagem. Objetivo: Pretendemos identificar estratégias que visem a melhoria da satisfação da criança em idade escolar hospitalizada e seus pais com os cuidados de enfermagem. Metodologia: No percurso de investigação efetivou-se um estudo de tipo exploratóriodescritivo e correlacional, transversal e observacional. Recorreu-se a instrumentos de recolha de dados validados e adaptados, aplicados a uma amostra não probabilística e acidental de 252 crianças e 251 pais, em seis Instituições de saúde. Seguidamente aplicouse, a técnica de Delphi, em duas rondas, numa amostra intencional de 90 enfermeiros das mesmas Instituições. O estudo foi precedido das autorizações formais às comissões de ética e conselhos de administração em cada Instituição e, parecer positivo da comissão nacional de proteção de dados. Resultados: Em relação às crianças, à avaliação global dos cuidados as crianças atribuíram um valor médio 4,51 (1-5). Em relação aos pais, verifica-se satisfação quer na escala “experiências com cuidados de enfermagem” quer na escala “opiniões sobre os cuidados de enfermagem”. Foram identificadas e consensualizadas estratégias nas seguintes áreas de atenção: educação; família; entretenimento; ambiente de cuidados; admissão e características dos enfermeiros. Discussão: Os resultados obtidos revelam que os aspetos identificados por crianças, pais e enfermeiros não são sobreponíveis o que valida a necessidade de abordagens inclusivas. Esta identificação permitiu o delineamento de ações com vista à melhoria da satisfação, suportadas no referencial teórico e nos resultados da investigação. Conclusão: Suportados na revisão, reflexão e achados deste percurso foi possível sugerir uma proposta para a prática de cuidados de enfermagem, constituída por orientações que relacionem a melhoria da qualidade dos cuidados com o nível de satisfação nesta população.
- O papel dos manuais de PLE (Nível de iniciação A1/A2) no ensino de português a alunos do ensino secundário em Macau : considerações para elaboração de futuras publicações para este contexto de ensinoPublication . Leong, Iok Teng; Abrantes, Ana Margarida MarcelinoO presente trabalho surge na sequência do estágio pedagógico na escola Portuguesa de Macau, realizado no âmbito do Mestrado em Português Língua Estrangeira/Língua Segunda e pretende, para além do relato desta experiência, dar conta de uma reflexão por ela suscitada, nomeadamente acerca do uso de manuais no ensino de Português Língua Estrangeira (PLE) de nível básico (níveis A1/A2) no contexto escolar secundário de Macau. Inicia-se com uma observação geral acerca do contexto de ensino e aprendizagem de língua portuguesa em Macau, tendo em conta as diferentes medidas que o governo de Macau realiza para a promoção da língua portuguesa, a motivação dos aprendentes de língua e a metodologia que os docentes normalmente aplicam no ensino de língua estrangeira em contexto escolar. Depois, desenvolve-se um estudo da importância do manual de PLE para o ensino e aprendizagem de língua, especialmente para os aprendentes de nível elementar, tendo em consideração a minha experiência na aprendizagem de língua e a minha observação durante o estágio na escola secundária em Macau. Além disso, propõe uma análise comparativa de três manuais de PLE utilizados nas escolas secundárias de Macau e é acompanhada de um inquérito a docentes de português no ensino secundário em Macau. A análise visa demonstrar como os diferentes conteúdos estão pensados e organizados nos diferentes manuais. É ainda possível observar concordâncias entre as considerações recolhidas na análise dos manuais e os resultados do inquérito, evidenciando assim o papel do manual de PLE no ensino e aprendizagem de português em Macau. Apresentam-se ainda algumas reflexões para a elaboração de outros manuais de PLE para o contexto de Macau.
- Ensino superior militar e não militar : bem estar, redes sociais, estilos de vida saudáveis e literacia em saúdePublication . Matos, Beatriz Ferreira de; Francisco, Rita Mafalda CostaOs adultos emergentes caracterizam-se como uma população única de estudo, pois o seu bem-estar é tipicamente influenciado e moldado à medida que entram num período de transição, como a entrada no ensino superior. Por outro lado, atualmente vivemos numa sociedade industrializada em que através da tecnologia temos acesso a toda a informação. Os adultos emergentes vivem em constante ligação com a mundo virtual, tendo este cada vez mais impacto no desenvolvimento destes jovens e no seu estilo de vida. Dado o potencial aumento de comportamentos de risco com a entrada na universidade, é fundamental fomentar a literacia em saúde para diminuir os comportamentos de risco que têm uma grande influência na saúde. Como tal, a presente investigação teve como objetivo principal compreender de que forma a literacia em saúde, a literacia em saúde digital e a utilização das redes sociais se relacionam com os estilos de vida e o bem-estar de estudantes do ensino superior militar e civil. Participaram no estudo 356 estudantes do Ensino Superior, sendo 233 da Academia Militar (65,4%) e 123 estudantes de 25 instituições de ensino superior não militar (34,6%), com idades compreendidas entre 18 e 30 anos (M = 21,13, DP = 1,84), sendo 67,1% do sexo masculino. Os participantes preencheram um conjunto de instrumentos de autorrelato sobre as variáveis em estudo. Os resultados demonstram que 30,7% apresenta níveis problemáticos ou inadequados de literacia em saúde e 66% níveis suficientes e excelentes. A literacia em saúde digital correlacionou-se negativamente com a doença crónica e positivamente com os comportamentos de saúde saudáveis e o menor consumo de tabaco. A literacia em saúde revelou-se um preditor do bem-estar nesta amostra. Os estudantes do ensino militar apresentaram níveis mais elevados na prevenção da doença, na atividade física/associativismo, nutrição e introspeção acerca das suas emoções em comparação com o ensino superior. Estes resultados apresentam-se como pertinentes no âmbito das intervenções com adultos emergentes na promoção da literacia em saúde, estilos de vida saudáveis e bem-estar no contexto do ensino superior.
- Narrar um corpo de deteção a partir da auscultação de Ardente Texto Joshua de Maria Gabriela LlansolPublication . Valente, José Gregório Duarte; Angélico, José Pedro LopesQuisemos com este exercício ensaiar uma nova dicção teológica, dando voz a uma escritora, Maria Gabriela Llansol, cuja escrita, inconformada com a aparência e comprometida com o fulgor da vida, nos transporta para um campo incómodo e, ao mesmo tempo, puro e verdadeiro: o campo do vivo. Nele veremos como a fecundidade da escrita, animada por uma pulsão, pode aliar-se à própria vida, criando nela um maior sentido de compromisso para com a história. Nesta ânsia pelo reverso justo da história encontramos vidas incompreendidas no seu tempo que encontram no texto um lugar de convívio. No resgate das vidas, os corpos são transfigurados e destinados ao novo mundo que sempre lhes esteve reservado. Uma espécie de vocação que começa agora a ser vivida. O texto fala e convida o leitor a uma nova configuração da relação com ele. Uma relação de silêncio que permita uma escuta em “momentos de estima” e desejos intermináveis ao ponto de converter o leitor num legente e de transformar o ato de leitura em ato de amor. Com este pano de fundo, que desperta a necessidade do novo, nasce a quarta história de Teresa de Lisieux, base do Ardente Texto Joshua.
- Impacto do tratamento periodontal num paciente com episódio de enfarte agudo do miocárdio : caso clínicoPublication . Pessoa, Erica Alexandra Macedo; Silva, Vanessa Maria Barroso dos Santos; Tannure, Patrícia NivoloniA correlação entre a doença cardiovascular (DCV) e a doença periodontal (DP) ocorre devido à influência de uma doença na patogénese da outra. As causas e efeitos ainda não estão totalmente estabelecidos. A doença periodontal é causada por bactérias do biofilme que podem agravar as doenças cardiovasculares, como também aumentar a probabilidade de uma futura doença. Está descrito que as trocas hormonais, que acontecem em diferentes estágios da vida, podem influenciar o sistema de condução elétrico do coração, as funções endoteliais e microvasculares, podendo originar o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. O relato do caso clínico exposto descreve a eficácia do tratamento periodontal num paciente que sofreu um enfarte agudo do miocárdio, que após alta hospitalar e novo tratamento periodontal obteve uma redução significativa da profundidade das bolsas periodontais e da contagem bacteriana total.
