Browsing by Issue Date, starting with "2020-11-11"
Now showing 1 - 10 of 10
Results Per Page
Sort Options
- Currículo, aprendizagens e avaliação externa na disciplina de Geografia : (des)articulaçõesPublication . Cardoso, Berta Salomé de Vilar; Cabral, Maria Ilídia de Meireles; Alves, José MatiasA avaliação externa assume na vida de docentes e discentes um papel central. Para uns e outros é inegável a pressão que exercem, condicionando, como tal, muito do que é a sua ação. Gerir um currículo e promover aprendizagens significativas, tendo a avaliação externa presente pode constituir um desafio, quando as articulações parecem muito débeis. De facto, a sociedade exige instrumentos promotores de justiça e equidade e a avaliação externa parece responder a essa exigência. Contudo, quando currículo, aprendizagens e exames parecem não estar alinhados, essa justiça e equidade podem e devem ser questionadas. Procurando as (des)articulações, desenvolvemos esta investigação analisando exames nacionais de Geografia A e o programa específico da disciplina, à luz da taxonomia de Bloom. Analisamos os exames nacionais de Geografia A aplicados entre 2012 e 2018, que nos pareceu uma amostra representativa e que permitia a aferição de (in)congruências. Identificamos processos cognitivos e domínios do conhecimento avaliados nos exames e confrontamos com os processos cognitivos ativados, a partir das aprendizagens esperadas de acordo com o programa da disciplina. Dos resultados obtidos, percebemos que os verbos recordar, compreender e analisar foram os mais frequentes no que aos processos cognitivos respeita, enquanto que as dimensões de conhecimento se situaram nos domínios factual e concetual.
- A música e as suas repercussões nas ordens sociais e mentaisPublication . Licursi, Beatriz; Silva, Levi Leonido; Cardoso, Mário; Morgado, ElsaFoi objetivo geral desse artigo, compreender como a música repercute nas ordens sociais e mentais dos homens. Foi realizada uma revisão de literatura e os dados foram interpretados pelo método qualitativo. Concluiu-se que a música tem grande repercussão na vida social humana, pois os ajuda a manter a capacidade de se conectar com os sistemas emocionais profundos, gerando sentimentos relacionados à capacidade de inter-relações sociais e atividades em equipe. Ouvir música cria estímulos nas áreas do cérebro que são comumente ativadas para entender os sentimentos subjetivos e os pensamentos de outras pessoas.
- Sucesso escolar dos alunos no ensino secundário dos cursos científico-humanísticosPublication . Silva, Laura Maria Matias Nogueira da; Alves, José Joaquim Ferreira MatiasMuito se tem investigado e publicado sobre sucesso educativo. O sucesso dos alunos é, de facto, uma variável de grande complexidade social e política, na medida em que não se prende apenas com as políticas sociais e educativas vigentes, mas também com o contexto sociocultural das famílias, o quadro institucional da escola, a direção, os professores, os alunos, os currículos, os recursos, o clima da escola, as opções pedagógicas e, ainda, com as disposições, atitudes e comportamentos dos alunos. Neste seguimento, e perante uma sociedade em constante mudança, quais serão, efetivamente, os preditores de sucesso dos alunos? Além disso, será que um aluno com sucesso escolar no final da escolaridade obrigatória se sente uma pessoa autónoma, responsável e preparada para ser um cidadão ativo? Enquanto professora do ensino secundário, na área da Física e da Química e com uma longa carreira docente, quase em exclusivo na mesma escola, tenho tido oportunidade de trabalhar constantemente com alunos do mesmo meio sociocultural que obtêm sucesso escolar no ensino secundário. Assim, tendo por base as questões supracitadas, aliadas ao conhecimento, à experiência in loco com alunos de sucesso e à disponibilidade e seriedade dos mesmos, surgiu a motivação para a realização deste trabalho intitulado “Sucesso Escolar dos Alunos no Ensino Secundário dos Cursos Científico-Humanísticos”. Após definir o conceito de alunos com sucesso e de os identificar com base numa análise documental dos seus resultados escolares, recorreu-se a um estudo predominantemente qualitativo de natureza interpretativa. Desta feita, conseguiu-se perceber de que forma os alunos com sucesso sentem e avaliam, efetivamente, a escola, destacando-se os seguintes fatores promotores do seu sucesso escolar: definição de objetivos claros e realistas, geradores de motivação e autoestima; práticas de estudo regulares e autorregulação da sua aprendizagem; um estilo parental democrático; uma boa relação pedagógica com os professores; um bom e ambicioso grupo turma e um horário escolar adequado. É de salientar que, para a maioria destes alunos, o conceito de sucesso encontra-se, ainda, muito ligado aos resultados dos exames e à média final do curso, sendo esta uma das razões pela qual, apesar de obterem bons resultados escolares, manifestam algum descontentamento com a sua experiência escolar.
- Observação como instrumento de produção de conhecimento : estudo de práticasPublication . Ferreira, Maria de Fátima Miranda Marques; Roldão, Maria do CéuCom o presente trabalho procurou-se investigar no âmbito da aplicação de estratégias metodológicas, nomeadamente em atividades com incidência na Observação, utilizadas pelos docentes no decorrer das suas práticas pedagógicas, se as mesmas rentabilizam e promovem capacidades complexas dos alunos. Pretende-se desta forma, validar o efeito da aplicação da observação como metodologia da prática pedagógica, no que concerne ao contributo para o desenvolvimento das capacidades complexas dos alunos e consequente produção de conhecimento. Assim com incidência nas práticas desenvolvidas, por um conjunto de professores do terceiro ciclo do ensino básico e com base nas suas perceções, procurou-se reconhecer nas estratégias e instrumentos por eles utilizados, os contributos que deram origem à reflexão conjunta que a seguir se expõe. Com base na dimensão colaborativa da Supervisão, procedeu-se à recolha dos resultados aferidos, provenientes da aplicação de instrumentos de recolha de dados - entrevista - junto de docentes e da análise de instrumentos pedagógicos utilizados, seguida da elaboração de um referencial contextualizado, que possibilitou a inferência de conclusões no âmbito da investigação desencadeada. Foram realizados estudos teóricos e investigações nas áreas invocadas, que contextualizaram o quadro teórico desta investigação. Metodologicamente trata-se de um estudo qualitativo contextual, com base nas entrevistas a docentes, da análise reflexiva de instrumentos disponibilizados e de relatos ou narrativas desses mesmos professores, no âmbito do trabalho colaborativo e partilhas pontuais de situação da prática pedagógica. Problematizada a questão que deu origem ao presente estudo, no âmbito das práticas docentes, foi possível percecionar que: Os docentes priorizam como estratégias, as atividades que incidam na observação como meio para promover capacidades de análise, reflexão e inferição de saberes apreendidos; Os alunos quando envolvidos e desafiados no âmbito destas atividades vão desenvolvendo, em ritmos diferenciados, capacidades significativas; A aquisição dessas capacidades significativas possibilita-lhes a aferição de novos conceitos (significados) e consequentemente o desenvolvimento de outras competências mais complexas; A produção de conhecimento preconizado pelo atual sistema educativo reflete-se nas aprendizagens dos alunos ao longo da escolaridade, como produto final do sucesso educativo pessoal e global. A observação como instrumento de produção de conhecimento poderá constituir uma estratégia a ser recomendada e incentivada no âmbito do desenvolvimento de capacidades complexas promotoras de conhecimento.
- Ideias sobre tradução durante o Estado Novo em Portugal (1934-1974)Publication . Seruya, TeresaDepois de caracterizar o Estado Novo como ditadura e a instituição da Censura, esclarecese o conceito de “ideias sobre tradução” e explica-se quem são os agentes da tradução nessa época, a partir dos quais podemos sistematizar essas ideias. Os três considerados mais representativos foram o Grémio Nacional de Editores e Livreiros (GNEL), através da sua publicação Livros de Portugal, a Comissão de Censura ao Livro, que funcionou entre 1934 e 1974, produzindo para cima de 10.000 relatórios e, por fim, o próprio Secretariado Nacional da Propaganda (SPN), rebaptizado Secretariado Nacional da Informação (SNI), que promoveu oficialmente, e em estreita ligação com Oliveira Salazar, a tradução de discursos deste para várias línguas europeias. Apresentam-se e comentam-se as ideias que circulavam sobre tradução nessas três instâncias.
- Empatia em crianças do 1º ciclo do ensino básico : um estudo no âmbito do Heroic Imagination ProjectPublication . Torres, Francisca Cardoso; Barbosa, Mariana ReisA empatia é um construto socioemocional, responsável pela promoção de comportamentos prossociais e prevenção e inibição de comportamentos agressivos, contribuindo para o combate à indiferença social face a situações desafiadoras do quotidiano (Eisenberg & Fabes, 1990; Hortensius & de Gelder, 2018; Kohen, Langdon, & Riches, 2019). O presente estudo tem como objetivo caracterizar uma amostra de crianças do quarto ano do 1º ciclo do ensino básico ao nível da sua empatia, assim como a sua relação com o género, com o intuito de contribuir para a adaptação do Heroic Imagination Project a crianças desta faixa etária. Participaram no estudo um total de 148 crianças, de ambos os sexos a frequentar o quarto ano de escolaridade. Para a realização do projeto foi utilizada a Escala de Avaliação da Empatia (Zoll & Enz, 2010) validada e adaptada para a população portuguesa (Veiga & Santos, 2011). Os resultados obtidos demonstram que as crianças reportam níveis superiores de empatia afetiva comparativamente à empatia cognitiva. Não foram encontradas diferenças ao nível da empatia afetiva e cognitiva em função do género.
- FAICC : formação avançada em interpretação e criação coreográfica na Companhia Instável : relatório de estágioPublication . Ferrão, Jéssica Gil Gaspar; Teixeira, Luís Miguel LopesEste relatório visa evidenciar e retratar o trabalho produzido em contexto de estágio curricular na Companhia Instável, que decorreu entre outubro de 2019 e abril de 2020, e está inserido no plano de estudos do Mestrado em Gestão de Indústrias Criativas da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa (UCP). A arte da dança, até aos dias de hoje, sofreu inúmeras alterações. Por consequência, também a formação daqueles que dançam tem vindo a transformar-se, adaptando-se às constantes mudanças que se presenteiam. No decorrer desta pesquisa, será evocado um contexto histórico da dança e da sua evolução até aos dias de hoje, nomeadamente em Portugal, pontualmente na cidade do Porto, e serão abordados conceitos de formação, formação avançada, e mercado de trabalho. A descrição da entidade de acolhimento e as respetivas atividades que a compõem, e a diversidade de projetos realizados durante os meses de estágio, serão adiante abordados, com ênfase na multiplicidade de tarefas praticadas e no seu valor para a Companhia. Neste relatório, está também presente um especial foco na vertente da formação avançada da Companhia Instável, nomeadamente no programa denominado por FAICC - Formação Avançada em Interpretação e Criação Coreográfica. Pretende-se estudar em que medida este programa possibilita a integração de alunos no mercado profissional, através de uma abordagem ao contexto formativo e às estratégias internas que são desenvolvidas. Por fim, são analisadas se essas estratégias são bem-sucedidas.
- Revealing antibiotic resistance profile of the novel probiotic candidate faecalibacterium prausnitzii DSM17677Publication . Machado, Daniela; Barbosa, Joana; Domingos, Melany; Almeida, Diana; Andrade, José Carlos; Gomes, Ana Maria; Freitas, Ana Cristina
- O projeto educativo Escola Ciência Viva e seu contributo para o sucesso escolar : estudo de casoPublication . Oliveira, Elsa Coimbra Santana de; Palmeirão, Cristina Maria Gomes da CostaEducar é um processo construtivo que possibilita que o indivíduo reconheça e desenvolva as suas potencialidades, adquirindo saberes, competências, atitudes e valores que contribuirão para a sua integração sociocultural e para a sua formação permanente ao longo da vida. A revolução científico-tecnológica e informacional iniciada na segunda metade do século XX transformou significativamente a sociedade que continua sujeita a céleres transformações. Estas modificações constantes e imprevisíveis exigem que o sistema educativo se renove no sentido de promover uma educação de qualidade e inclusiva, que garanta o sucesso académico, profissional e social de cada um. Neste trabalho investigativo analisamos e refletimos sobre as características organizacionais e pedagógicas de um projeto educativo desenvolvido no “Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva” (PC-CCV) denominado “Escola Ciência Viva” (ECV). O principal objetivo deste estudo é compreender se as particularidades deste projeto poderão concorrer para a tão urgente necessidade de mudança do atual modelo escolar, contribuindo para o sucesso educativo dos seus participantes. Esta investigação representa um trabalho de carácter, essencialmente, qualitativo embora se tenham efetuados análises quantitativas, pelo que se segue uma tipologia mista. Optou-se pela realização de um estudo de caso como metodologia de investigação, dada a unicidade deste projeto, pelo que pretendemos conhecer as suas particularidades de forma integrada e ampliada e, sempre que possível, recorrendo ao contexto natural. Foram utilizadas técnicas de recolha de dados diversificadas no sentido de maximizar a informação obtida, proveniente de múltiplas fontes de evidência. A análise e reflexão dos dados recolhida encontra-se alicerçada na revisão de literatura efetuada. Os resultados obtidos evidenciam o carácter inovador deste projeto que, através da integração de ambientes educativos formais e não formais e da implementação de um conjunto de modalidades educativas diversificadas, diferenciadas e articuladas promove um desenvolvimento integral dos alunos através da promoção de um conjunto de competências diversificadas e transversais que contribuirão para a sua participação autónoma e ativa na sociedade. Este projeto educativo configura-se, assim, um parceiro educativo relevante no estabelecimento de sinergias educativas que proporcionam aos seus participantes dinâmicas pedagógicas capazes de promover o seu sucesso educativo.
- A expansão do processo de digitalização durante a pandemia de Covid-19Publication . Ricarte, ÉlmanoApresentam-se e analisam-se quantitativamente dados estatísticos sobre a expansão do processo de digitalização da vida quotidiana nas perspectivas global e portuguesa, entre os meses de março e maio de 2020 em comparação com o trimestre anterior (dezembro de 2019 e janeiro e fevereiro de 2020). Esse recorte temporal corresponde ao período de confinamento no qual a pandemia da COVID-19 (causada pelo SARS-COV-2) encaminhou cerca de 4,5 mil milhões de pessoas para casa, como uma das medidas restritivas