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- A beleza e o ícone como mistagogia no pensamento de Paul EvdokimovPublication . Coelho, Vicente Sacramento de Sousa; Martins, António Manuel AlvesA beleza e o ícone são brechas que abrem para o mistério, para o infinito e, acima de tudo, para o eterno. É nesta dinâmica que abordamos o tema da beleza e do ícone como mistagogia no pensamento de Paul Evdokimov. Ao longo da obra El arte del Icono: Teología de la beleza, Evdokimov procura reavivar no pensamento dos nossos contemporâneos a ideia de que a beleza da criação, do Homem e da arte têm a sua origem em Deus, que é a fonte de todas as belezas. No primeiro capítulo apresentamos uma curta introdução à teologia da beleza de Paul Evdokimov. No segundo capítulo, analisamos a teologia e a espiritualidade do ícone na visão de Paul Evdokimov e no terceiro capítulo abordamos a iconografia como catequese mistagógica. Assim sendo, a nossa reflexão sobre estas questões conclui que a beleza e o ícone são lugares da epifania, ou seja, lugares onde podemos encontrar Deus. Por meio da matéria veneramos e adoramos o Criador. O mistério da Encarnação confirma qua a matéria é um lugar teofânico. Em suma, evidenciamos ao longo do texto que a beleza e o ícone são autênticas mistagogias que nos aproximam do Mistério que é Belo, Bom e Verdadeiro
- Religious commitment in cancer patients: a cross-sectional studyPublication . Martins, Helga; Domingues, Tiago Dias; Vieira, Margarida; Caldeira, SílviaBackground/aims: Patients who go through the experience of having cancer usually face a difficult and stressful time. Religion and spirituality are coping strategies that these patients often use to overcome this life event. The aim of this study is to assess religious commitment among cancer patients. Methods: Cross-sectional and prospective study, conducted in a hospital in the south of Portugal. Data collection was conducted between February and June, 2019. Patients with 18 years old and over with all types of cancer were considered eligible to participate. A random sampling technique was implemented to recruit the participants. Data collection instrument was a questionnaire that took 10 minutes to fill, and included the Portuguese version of Belief into Action Scale (BIAC) to assess religious commitment. BIAC is composed of nine items and the scores ranged between 9 and 90. The data was analyzed using SPSS 23. The study was approved by the Ethics Committee of the institution where the study was conducted. Results: A total of 278 participants were included (females n=164, 59 %; males n=113 41%); age mean was 60.47 years old (±SD 11.59); amplitude ranged between 27 to 83; 94.4 % had a religious affiliation and the majority were Christian. The BIAC mean total score was 26.63 (±SD 12.56). However, females (Mean= 29.33, SD= ±12.47) scored higher religious commitment than males (Mean= 22.76, SD=±11.76). Cronbach Alpha was 0.85, which showed a good internal reliability. The item with the lowest score was item 3 (Mean=1.51) and the highest item 4 (Mean=6.27). Conclusions: Although the scores of religious commitment were not high, the religious and spiritual dimension of cancer patients is a crucial dimension in dealing with this life-threatening disease, especially in female patients. Healthcare providers should increase awareness of patients’ religious and spiritual practice and belief in order to promote and enhance holistic care.
- Guerras híbridas : do KGB à CrimeiaPublication . Machado, Felippe Henrique Borges; Ramos, António FontesEssa dissertação investiga em que medida o conceito de guerra híbrida é inovador enquanto mecanismo de coação dominante nos novos conflitos modernos, particularmente o modo de fazer guerra da Rússia. Ou seja, a pesquisa busca perceber se as peculiaridades histórico-sociais russas são um fator importante para o uso sistemático e coordenado de métodos híbridos por parte da Federação Russa nas mais recentes guerras de que participou, a saber: a Segunda Guerra na Chechênia, o conflito na Geórgia e a anexação da Crimeia. Efetuamos, para isso, uma análise das características principais do agir da Rússia que procuramos caracterizar a partir da formação do poder desde Vladimir de Kiev, no século 10, passando mais tarde pela submissão russa ao controle do Império Mongol - que teve uma influência muito significativa no modo russo de enxergar a natureza do estado e do governante e o papel do povo no sistema. Analisamos a autocracia de Ivan, o Terrível e a instauração do czarato, a reforma do Estado por Pedro, o Grande, que buscou controlar toda a sociedade russa, inclusivamente a Igreja Ortodoxa, a partir de uma nova configuração da máquina estatal, da sociedade vigiada da Rússia no século 19 e a criação de um grande serviço de inteligência – a Okhrana, que buscava desmobilizar os diversos movimentos terroristas e revolucionários da época. Por fim, detivemo-nos na análise da Revolução Bolchevique e na ascensão dos comunistas ao poder, em que procuramos também identificar os traços que historicamente enformam o procedimento político estratégico da Rússia. Os fundamentos científicos que alicerçam o trabalho aqui desenvolvido centram-se em teóricos alinhados ao sistema militar, especialmente Frank G. Hoffman, fundamentando o conceito de guerra híbrida; Evgenny Messner, teórico militar russo, cuja contribuição centra-se no estudo da guerra de subversão no contexto da revolução informacional que surgiu no século 20. Ambos os teóricos dão um significativo contributo ao estudo dos conflitos futuros, nos quais o campo de batalha se torna mais abrangente, englobando também toda a sociedade civil e todos os meios disponíveis ao ator. Procuramos, ainda, suporte nos estudos de George Vernadsky, António Fontes Ramos, Zbigniew Bzerzhinsky, Nikolas Gvosdev, Christopher Marsh, Cristopher Andrew e Marcel van Herper. Portanto, é com base nos estudos desses pesquisadores que esta dissertação se baseia para interpretar as três últimas investidas bélicas da Rússia em territórios da antiga União Soviética: a Chechênia, a Geórgia e a Crimeia.
- A problemática dos maus-tratos contra idosos no seio familiarPublication . Horta, Ana Margarida de Oliveira; Ferreira, Maria ElisabeteAo envelhecimento populacional que se assiste em Portugal está associado o fenómeno do crime de maus-tratos praticados contra pessoas idosas. É um fenómeno que, apesar de silencioso e escondido, consubstancia uma violação intolerável dos direitos humanos, traduzindo-se numa abominável violação da dignidade da pessoa humana. Esta forma de violência pode ocorrer no contexto familiar, pelo que acresce aqui a necessidade de se proteger o idoso dependente, uma vez que este pode estar numa posição de maior fragilidade em relação ao indivíduo responsável por zelar pela sua saúde, integridade e bem-estar. Esta é uma situação específica, importando aqui analisar em que termos é que a família, enquanto cuidadora principal e informal, pode ser responsabilizada pela prática de maus-tratos a idosos de acordo com o nosso Código Penal. Será o nosso ordenamento jurídico suficiente no que diz respeito à proteção desta faixa etária cada vez mais crescente na nossa sociedade? E será este eficiente na responsabilização das condutas infratoras?
- Spiritual distress in women with breast cancer: a cross-sectional studyPublication . Martins, Helga; Domingues, Tiago Dias; Vieira, Margarida; Caldeira, SílviaBackground/aims: Breast cancer is the leading cause of cancer in women and the second most common cancer overall (Bray et al., 2018). Cancer affects all dimensions of patients’ life and is a condition for spiritual distress, that is expressed by cancer patients as suffering and related to lack of meaning in life. The aim of this study is to assess spiritual distress in women with breast cancer. Methods: Cross-sectional and prospective study, using a random sample of women with breast cancer undergoing chemotherapy. Participants from a south hospital in Portugal were invited to participate in this study and fulfilled a questionnaire comprising the “Spiritual Distress Scale” (SDS). This scale is composed of 30 items and scores range between 30 and 120. Data collection was performed from February to June, 2019. Statistical analysis was performed using SPSS 23. Ethical approval was obtained from the institution. Results: Participants were 102 women; mean age of 60.29 (sd=± 11.37); 62% were married; with a religious affiliation (96.8%); and with stage III (45.1%) and stage II of breast cancer (33.3%). The mean score of SDS was 56.61 (sd=± 14.24). In this study 39% women with breast cancer experienced moderate spiritual distress and 4% experienced high levels of spiritual distress. Cronbach’s Alpha was 0.90. Conclusions: Women with breast cancer experience spiritual distress at some level. The scores of the SDS are calling for an urgent inclusion of spiritual care, that could include the assessment, diagnosis, intervention and assessing the outcomes. Also, this scale is a reliable instrument to be used in nursing care aiming to assess spiritual distress and to drive nursing intervention. The inclusion of spirituality could be, then, facilitated by nurses using this scale and including in nursing records.
