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- Startups vs. empresas estabelecidas : a cultura organizacional e a conciliação vida profissional-vida pessoal dos trabalhadoresPublication . Lisboa, Ana Cristina Brito Silva; Morais, Catarina Tavares de Castro; Sobral, FilipaEste estudo revela ser pertinente pois colmata uma lacuna na literatura, devido à falta de informação sobre as especificidades do contexto startups (diferenças na cultura e como esta influencia a forma como os profissionais conciliam a sua vida profissional-pessoal), comparativamente com contextos de empresas estabelecidas. O presente estudo procura avaliar a relação entre a cultura organizacional e a perceção dos trabalhadores sobre a dimensão conciliação, analisando os diferentes contextos de trabalho (startups e empresas estabelecidas). Um questionário foi aplicado a 602 trabalhadores portugueses (59% em startups e 41% em empresas estabelecidas). Os resultados obtidos mostram que nenhum dos tipos de cultura se relaciona positivamente com a dimensão conciliação. No entanto, quando a cultura hierárquica se apresenta alta, há uma maior perceção dos trabalhadores sobre a dimensão da conciliação. A relação entre os tipos de cultura e a dimensão da conciliação não foi influenciada pelo tipo de contexto. Desta forma, o presente estudo demonstrou que, apesar de nenhum dos tipos de cultura se relacionar com a dimensão conciliação, a cultura hierárquica alta leva a uma maior perceção sobre esta dimensão, mas esta relação não é influenciada pelo contexto. Foram discutidas as limitações e as implicações futuras sobre a temática.
- Horários de trabalho atípicos e satisfação profissional no setor de hotelaria e restauração : uma relação mediada pelo conflito trabalho-vida pessoalPublication . Freire, Maria Teresa Branquinho; Monarca, Maria Adélia de JesusO presente estudo teve como objetivo analisar a relação entre os horários de trabalho atípicos e a satisfação profissional, mediada pelo conflito trabalho vida-pessoal. Os horários de trabalho considerados na investigação foram os horários tradicionais, os horários por turnos regulares, os horários por turnos rotativos e os horários repartidos. Neste estudo quantitativo, os dados foram recolhidos através de um questionário on-line, constituído por uma amostra de 155 profissionais a exercerem funções no setor de hotelaria e restauração. Através da análise e tratamento estatístico dos dados, de modo a testar as hipóteses desenvolvidas, aplicou-se um Teste T, uma regressão simples e uma mediação. Os resultados confirmam que o conflito trabalho-vida pessoal prediz negativamente a satisfação profissional. Contudo, contrariamente ao expetável, não foi possível suportar a hipótese de mediação. Por este motivo, foi realizada uma análise exploratória onde se verificou que os horários por turnos regulares e rotativos implicam um maior nível de conflito trabalho-vida pessoal. Em conclusão, a pertinência deste estudo surge da necessidade em compreender o impacto destes horários na vida dos trabalhadores que tentam, sob as exigências de uma economia 24/7, equilibrar a sua vida profissional e pessoal.
- Unlocking the hype : an analysis on how blockchain technology could affect hospitality culturePublication . Tonellotto, Elia; Pinto, Paulo Miguel Félix de CamposThe aim of my thesis is to find the right “key” to unlock the hype surrounding blockchain technology and to find effective applications in the hospitality industry that could change its cultural framework. To do so, hospitality culture and how technology shapes it will be discussed. Blockchain technology is just one of the various innovations that is determining the “liquid” society we live in. For this reason, a general panoramic of the technological and managerial framework will be further discussed. Furthermore, the specificities of the blockchain will be described, considering both its positive and negative aspects. Through the analysis of qualitative and quantitative secondary source data and a comparison with interviews of experts of these sectors, evidence and opinions will be presented in order to discuss this innovative technology from a culture studies perspective.
- Mens sana in corpore sano : etiologia das perturbações da alimentação e da ingestão nos homens : amostra clínica vs. grupo de controlo psiquiátricoPublication . Domingues, Mariana Vitória de Carvalho Isidoro Esteves; Osório, Bárbara Freire de Brito César Machado LevyAs Perturbações da Alimentação e da Ingestão [PAI] são descritas como quadros clínicos que podem levar à persistência na alimentação e ingestão, alterando o consumo e absorção dos alimentos, provocando um défice significativo na saúde física e no funcionamento psicossocial dos indivíduos, desenvolvem-se, normalmente, na adolescência ou início da idade adulta (APA, 2014). A etiologia destas perturbações é de cariz multifatorial (Fairburn, et al., 1999; Murray, et al., 2017). Diversas investigações sobre estas perturbações incidiram no estudo das mulheres, tornando-se necessário agora direcionar o mesmo tipo de estudos para os homens, de modo a perceberem-se quais os fatores de risco [FR] que potenciam o desenvolvimento de PAI nesta população. Objetivo: Contribuir para a identificação dos FR associados ao desenvolvimento de PAI nos homens Método: Este estudo contou com 10 participantes, sete homens e três mulheres. Cinco dos participantes apresentam diagnóstico de PAI, dois participantes com diagnóstico de Perturbação Obsessiva-Compulsiva [POC] e três participantes com diagnóstico de Perturbação de Ansiedade Generalizada [PAG]. Foram assim constituídos dois grupos, o grupo clínico [GC] constituído pelos cinco participantes com PAI e o grupo de controlo psiquiátrico [GCP] constituído pelos restantes participantes (dois POC e três PAG). Resultados: Os FR identificados no desenvolvimento das PAI, nos homens, foram os associados à puberdade (provocação e/ ou gozo), excesso ou baixo peso na infância, história familiar de psicopatologia, acontecimentos de vida stressantes (morte de um ente querido) e os acontecimentos precipitantes (no ano antecedente ao início dos primeiros sintomas).
- Barriers to the purchase of second hand clothes : the purchase of second hand clothes : barriers and challengesPublication . Santos, Ana Cristina Lança dos; Silva, Susana Cristina Lima da Costa e; Duarte, Paulo Alexandre de OliveiraA compra de roupa em segunda mao e um metodo de consumo de roupa em crescimento. No entanto, devido a todos os beneficios que este metodo apresenta, a adesao nao e tao grande como poderia ser. Varios estudos exploraram as principais motivacoes, mas poucos incidiram sobre os fatores que impedem os consumidores de adotar este comportamento de consumo. Este estudo pretende identificar barreiras, atraves das diferencas na percecao dos consumidores experientes e inexperientes. Da literatura foram selecionadas as motivacoes mais frequentes e algumas das barreiras ja identificadas a compra de SHC e agrupados em 3 constructos: percecoes do consumidor, ambiente de compra e caracteristicas do produto. A recolha de dados primarios foi efetuada atraves de um questionario online e posteriormente analisados atraves do SPSS. A analise as respostas demonstrou que ter uma experiencia previa na compra de SHC influencia a percecao que os consumidores tem das barreiras. Os resultados indicam tambem que o constrangimento social e o fator que influencia mais negativamente a compra de roupa em segunda mao, tal como o desconhecimento dos consumidores relativamente aos canais disponiveis para este tipo de compra. Assim, recomenda-se que as lojas de roupa em segunda mao estabelecam estrategias de marketing com o intuito de publicitar, mas tambem de desmistificar e educar o consumidor sobre este mercado.
- O princípio da concorrência na contratação pública sem concorrênciaPublication . Barroca, Ana Rita Machado Pires Calmeiro; Matias, Gonçalo Nuno da Cruz Saraiva
- How to enhance customer relationships in Auchan : construction and analysis of the customer journeys of Auchan’s clientsPublication . Carvalheira, Beatriz Ribeiro de Sousa; Silva, Susana Cristina Lima da Costa eO presente estudo tem como principal objetivo a potencialização da relação entre a Auchan Gaia e os seus clientes, através da conceptualização e compreensão das jornadas de clientes, assim como de pontos de dor e possíveis sugestões e melhorias e potencialização de envolvimento com os mesmos. Para a conceptualização da jornada de cliente, foi criado um modelo/mapa mais focado nas necessidades de uma empresa de retalho e, na recolha e análise de dados, foram utilizados métodos qualitativos e quantitativos. Por esta investigação estar inserida num contexto empresarial, a participação observante do estudioso (observação direta + informações conseguidas através de operadores e responsáveis de mercado), juntamente com dados cedidos pela empresa influenciaram a construção e foco do inquérito (foco nas áreas críticas = pontos de dor), administrado apenas a clientes da Auchan Gaia. Com as 184 respostas válidas, juntamente com a participação observante e os dados da empresa, estava reunida informação suficiente para conseguir elaborar e completar as cinco jornadas, uma para cada tipo de cliente. No final, os principais pontos de dor foram identificados, grande parte causados pela geral falta de trabalhadores, proveniente de uma mentalidade de retenção de custos, que acaba por comprometer a qualidade do serviço a longo prazo. Soluções foram apresentadas, assim como ideias de potencialização de envolvimento com os clientes, em conjunto com informações relativas à perceção dos consumidores, tudo combinado num intuitivo e informativo mapa da jornada do cliente. A principal limitação desta pesquisa está ligada à diferença do número de respostas obtidas relativas a alguns serviços disponibilizados na Auchan Gaia, como a compra na App, Drive e Quiq Shop e nos serviços pós-venda, o que pode ser explicado com o rácio de utilizadores ou com a tamanho do inquérito.
- Customer journey de um negócio B2B : influência dos canais digitais na escolha de um serviço de consultoriaPublication . Rocha, Maria João Grilo Ribeiro; Silva, Susana Cristina Lima da Costa eA presente investigação decorre de um estágio curricular realizado na empresa INOVA+, uma consultora especializada no suporte ao crescimento das organizações. Tendo em conta a rápida expansão tecnológica e a mudança contínua do comportamento do consumidor, torna-se necessário analisar o percurso dos clientes durante todo o processo de decisão de compra. Neste sentido, o objetivo deste estudo passa por construir o customer journey da empresa em causa e avaliar a influência dos canais digitais na escolha do seu serviço. A motivação para a sua realização prende-se não só pela vontade da INOVA+ em criar estratégias ao nível dos seus canais digitais, como também pela fraca evidência na literatura de estudos aplicados a empresas B2B. Para o efeito, foi utilizada a metodologia de estudo de caso múltiplo, com o recurso a entrevistas semiestruturadas realizadas a uma amostra de 10 empresas clientes. De acordo com os resultados, foi possível concluir que a empresa tem oferecido experiências positivas aos seus clientes, e que os seus canais digitais não são considerados critérios de decisão da compra do serviço. No entanto, existem alguns aspetos menos positivos identificados ao longo do customer journey, nomeadamente na fase da consciência e do serviço. Estes aspetos são sujeitos a recomendações no final do trabalho, estando divididas em três principais focos: Google Adwords, conteúdo de página e avaliação do serviço. Assim, este estudo veio permitir obter informação relevante referente aos clientes de empresas de consultoria e contribuir para a criação de estratégias tendo em conta os objetivos da INOVA+.
- Cultura organizacional e a perceção de autonomia e excesso de trabalho em contexto de startupsPublication . Dala, Manuel Armando dos Santos; Sobral, Ana Filipa dos Santos; Morais, CatarinaExistem poucos estudos na literatura dedicados à compreensão do ambiente das startups, e os que existem, não estudam a cultura mais visível nestas organizações nem como este construto influencia as dinâmicas de trabalho. Neste estudo foi avaliado o tipo de cultura organizacional mais saliente nas startups, bem como as relações que os tipos de culturas (empreendedora, de equipa, burocrática, de mercado) estabelecem com a autonomia e o excesso de trabalho nestes contextos. Foi aplicado um questionário a uma amostra de 292 trabalhadores em quadros técnicos de startups. Foram realizados modelos de regressão múltipla e ANOVA medidas repetidas que permitiram verificar que a cultura empreendedora é a mais saliente nestes contextos, diferenciando-se significativamente dos restantes tipos de cultura. Foi observado também que a cultura empreendedora e de equipa predizem positivamente a autonomia no trabalho, enquanto que a cultura burocrática prediz negativamente a autonomia, mas não prediz positivamente o excesso de trabalho. A cultura de mercado não foi preditora da autonomia nem do excesso de trabalho. Os resultados deste estudo apontam para a importância de promover equipas mais autónomas em startups, dando mais liberdade aos trabalhadores na decisão sobre suas tarefas, bem como fomentar ambientes cada vez mais empreendedores.
- A relação entre cultura empreendedora e a intenção de saída : o papel moderador da insegurança laboralPublication . Neto, Daniela Filipa Couto; Morais, Catarina Tavares de Castro; Sobral, FilipaO presente estudo pretende analisar a relação entre a cultura empreendedora, baseada no modelo dos valores concorrentes de Quinn e Cameron (2006), e a intenção de saída; assim como, o papel moderador da insegurança laboral nesta relação, tendo como perspetiva a perceção dos colaboradores que exercem funções em startups e em empresas estabelecidas. É pertinente comparar os tipos de empresa visto que, as características do ambiente de trabalho afetam a forma como os colaboradores o percecionam e se comportam na empresa (Arshadi& Shahbazi, 2013). Foi aplicado um questionário a 601 participantes, quadros técnicos de startups (n = 353) e de empresas estabelecidas (n = 248). Os resultados demonstraram que (a) quando a organização se preocupa com o desenvolvimento dos colaboradores, estes apresentam menor intenção de saída; (b) a perceção de insegurança laboral não manifesta efeito direto na relação anterior quando as startups e empresas estabelecidas são analisadas em conjunto, no entanto quando analisadas individualmente, os colaboradores de startups tendem a aumentar a sua intenção de saída. Os resultados obtidos foram discutidos, apontando-se que a existência de maior predominância da geração Millenials em startups, pode predizer uma necessidade constante de mudança e como tal, explicar a maior intenção de saída.