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- A ação estratégica nas escolas portuguesas : o caso dos planos de ação estratégicaPublication . Carvalho, Marisa Simões; Rocha, Maria Ilídia de Meireles Cabral da; Verdasca, José Lopes CortesAs questões relacionadas com o sucesso escolar, e a correspondente melhoria e eficácia das escolas, continuam a ser finalidades dos sistemas educativos em diferentes países. Neste âmbito, verifica-se um progressivo entendimento das escolas como organizações dotadas de autonomia e, por isso, capazes de gerir o seu próprio processo de melhoria através de soluções estratégicas que, simultaneamente, respondam a exigências e necessidades da organização escolar e contribuam para reforçar a sua capacidade interna de mudança. Deste modo, o planeamento e a ação estratégica apresentam-se como ferramentas valiosas para a melhoria das escolas, configurando-se como relevantes objetos de estudo em educação. Nas últimas décadas, tem havido alguma investigação e debate acerca da temática da ação estratégica. Ainda assim, esta continua a constituir-se como um campo de estudo pouco explorado e a necessitar de aprofundamento. Esta tese inscreve-se nesta linha de investigação, procurando contribuir para a teoria, investigação e prática acerca da ação estratégica. Especificamente, procura compreender os processos de ação estratégica desenvolvidos nas escolas portuguesas e, por esta via, contribuir para a construção de um modelo de ação estratégica orientador das práticas em contexto educativo. Apresentam-se quatro estudos relacionados, centrados na ação estratégica das escolas portuguesas. O estudo 1 consiste numa revisão de literatura, tipo scoping review, acerca da estratégia e da liderança estratégica em educação. Sistematizam-se as principais características e práticas relacionadas com a estratégia. Este estudo dá suporte aos estudos 2, 3 e 4. O estudo 2 consiste na análise de conteúdo dos Planos de Ação Estratégica das escolas portuguesas, tomando como referência indicadores de qualidade. Verifica-se que os planos se apresentam alinhados, sobretudo, com algumas das prioridades nacionais, o que se evidencia nos objetivos e ações propostas (e.g., anos iniciais de ciclo, trabalho colaborativo). Além disso, a globalidade dos planos apresenta as ações a desenvolver e especifica mecanismos de implementação. Contudo, os planos apresentam fragilidades quanto à justificação das opções realizadas, às ações de monitorização e capacitação. Os planos parecem apresentar-se, sobretudo, como uma descrição ou listagem de ações a desenvolver, o que não induz ou traduz a qualidade de implementação das mesmas. O estudo 3 analisa a participação dos professores no processo de planeamento, implementação e monitorização de planos de ação. Os dados parecem indicar que o grau de participação dos profissionais na elaboração e implementação dos planos foi moderado a alto, variando em função do tempo de serviço e do exercício de cargos/funções de liderança. O estudo 4 centra-se nos processos de ação estratégica através da realização de estudos de caso. Este estudo permitiu identificar processos subjacentes à elaboração, implementação e monitorização dos planos, fatores críticos e impactos percecionados relacionados com os planos. Em síntese, globalmente destacam-se três dimensões principais da ação estratégica nas escolas, a saber: (i) a direção/sentido de ação, (ii) a intencionalidade estratégica e; (iii) a participação de professores e de outros atores na ação. Destes resultados retiram-se implicações para a prática e para a investigação futura.
- Relatório de estágioPublication . Dias, Juliana Patrícia Domingues; Barbosa, Constança Maria Silva FestasEste relatório tem como objetivo principal descrever as atividades desenvolvidas no decorrer do estágio, e objetivos planeados para adquirir as competências propostas pelo plano de estudos do curso. Também foi considerada e abordada a experiência desenvolvida na área de Saúde Infantil e Pediatria noutros contexto de estágio, com o inerente desenvolvimento e aquisição de competências. Para a concretização deste trabalho utilizei uma metodologia descritiva e reflexiva, baseada no desenvolvimento da minha atividade. Recorri a entrevistas informais com os Enfermeiros Especialistas em Saúde Infantil e Pediátrica (EESIP), a pesquisa bibliográfica com evidência científica bem como aos registos das atividades executadas. Num exercício autocrítico e reflexivo sistemático, todo o documento revela um processo lógico de evolução profissional e pessoal que considero ter sido atingido. Posso concluir que cabe aos EESIP a prestação de cuidados especializados às crianças e jovens, sem desvirtuar o binómio criança/ jovem e suas famílias. Um EESIP deve reconhecer a criança como ser vulnerável, valorizar dos pais/pessoa significativa como os primeiros prestadores de cuidados, e maximizar o potencial de crescimento e desenvolvimento da criança; promovendo assim um bem-estar da criança/ jovem e sua família.
- Consequências da venda executiva do locado na relação contratual arrendatíciaPublication . Pires, Ana Rita Barbosa; Afonso, Ana Isabel da CostaA venda judicial dos bens penhorados no processo executivo pretende efetivar a responsabilidade patrimonial do devedor executado perante o exequente e os demais credores que venham ao processo reclamar os seus créditos. Pode suceder que um desses bens alvo de penhora seja um imóvel sobre o qual exista, em simultâneo, um contrato de arrendamento e uma garantia real – por hipótese uma hipoteca – constituída para garantir o ressarcimento de um dos credores do executado. Saber qual destes interesses deve preponderar perante a venda em execução, se o do arrendatário, que almeja manter o seu contrato de arrendamento, se o do credor hipotecário do executado, que pretende que a venda do bem que garante a sua dívida seja feita pelo melhor preço, o que, por seu turno, pode originar a caducidade do contrato de arrendamento, é um problema que gera controvérsia, tanto ao nível doutrinal como ao nível jurisprudencial. Segundo a interpretação que fazemos do art. 824.º, n.º 2, do CC, se celebrado depois de a hipoteca ter sido registada, o contrato de arrendamento caducará no momento da venda executiva.
- Relatório de estágioPublication . Fernandes, Ana Margarida Martingo; Ferreira, Maria Amélia DiasO presente relatório realizado no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem com especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica, do Instituto de Ciências da Saúde, da Universidade Católica Portuguesa, ilustra o caminho percorrido durante o período de estágio, realizado em dois serviços de medicina intensiva numa unidade hospitalar da zona centro do país. Este documento, tem assim como objetivo descrever pormenorizadamente as experiências adquiridas, os obstáculos que emergiram e as intervenções prestadas. Integrado na prestação de cuidados, a humanização dos mesmos surge como um constante desafio para enfermeiros pelo facto de projetarem na sua prática profissional a visão holística do doente e portanto comportando nas suas intervenções a totalidade das dimensões do indivíduo: dimensão bio-psico-social-cultural e espiritual. Agregando à prestação de cuidados, tendo por base uma visão holística do doente, devemos agregar o reconhecimento e respeito pelos direitos fundamentais do ser humano como é o caso do imperativo e irrenunciável princípio da dignidade humana transversal a todo e qualquer indivíduo e por isso a todos os doentes. O meu percurso foi dedicado à aquisição de competências técnicas, científicas, humanas e relacionais e onde os momentos dedicados à reflexão tendo por detrás pesquisa bibliográfica constituíram pontos cruciais para aprofundar e aprimorar a temática da prestação de cuidados ao doente em estado crítico. Para a elaboração deste relatório foi adotada uma metodologia descritiva, analítico-reflexiva direcionada para a prática nos diversos ambientes do ensino clínico. Com este relatório pretendo confiar aos leitores um espetro que demonstre e espelhe, um conjunto de competências adquiridas e desenvolvidas pelo enfermeiro especialista na área médico-cirúrgica e que tenham como pilares capacidade de autonomia, do poder de iniciativa, o despoletar do sentido de responsabilidade e, fundamentalmente, um espírito crítico- reflexivo. O enfermeiro especialista em enfermagem médico- cirúrgica deve estar atento e ser audaz às diversas dimensões do cuidado à pessoa em situação crítica e a sua família.