Browsing by Issue Date, starting with "2020-05-22"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Prevalência, preditores e tratamento da insónia em cuidados paliativos : revisão sistemática da literaturaPublication . Nzwalo, Isa Gomes Matos Viegas; Nzwalo, Hipólito José da SilvaIntrodução: a função primordial dos cuidados paliativos é melhorar a qualidade de vida. O reconhecimento e tratamento dos sintomas que causam sofrimento é central para a concretização desse objetivo. A insónia pode causar desconforto e acarretar um peso acrescido de sofrimento aos doentes e famílias em cuidados paliativos. O conhecimento sobre a prevalência, fatores associados e tratamento da insónia nos cuidados paliativos é escasso. Metodologia: revisão da literatura com o objetivo de sistematizar o conhecimento sobre a prevalência, os preditores, e as opções de tratamento da insónia em doentes em cuidados paliativos. As fontes primárias de investigação foram identificadas e selecionadas através das bases de dados Pubmed e Scopus. A pesquisa foi complementada pela pesquisa de referências nos artigos identificados e em revisões selecionadas. A OpenGrey e o Google Scholar foram usadas para pesquisa de literatura cinzenta. A análise da qualidade dos estudos foi com base na Newcastle-Ottawa Scale. Resultados: foram incluídos 65 estudos na revisão. A maior parte dos estudos teve qualidade aceitável/boa. A prevalência da insónia nos estudos incluídos variou entre 2.1 a 100%, com prevalência mediana global de 49.5%. Fatores sociodemográficos como a idade; características clínicas como o estado funcional, estadio da doença, dor, uso de fármacos específicos, incluído os opióides; fatores psicológicos como a ansiedade/depressão, e espirituais como a sensação de bem-estar foram identificados como preditores. As opções de tratamento identificadas foram biológicas (farmacológicos e não farmacológicos), psicológicas (visualização, relaxamento) e espirituais (oração). Conclusões: a revisão sistemática demonstrou que a prevalência da insónia é alta, com pelo menos um em cada 3 doentes acometidos na maior parte dos estudos. A insónia nos cuidados paliativos está associada, tanto no seu risco como no seu tratamento, a fatores físicos, psicológicos, sociais e espirituais, refletindo a sua verdadeira natureza holística.
- Crescer na diversidade, em contexto escolar : contributo para a lecionação da Unidade Letiva “Crescer na Diversidade”, do programa de Educação Moral e Religiosa Católica do 4º Ano de escolaridadePublication . Gomes, Alice Margarida da Mota; Correia, João Alberto SousaEste relatório apresenta uma reflexão sobre o tema Crescer na Diversidade, em contexto escolar. Sobressai a palavra “diversidade”, marca da sociedade muito presente nas nossas escolas. Face a isso, coloca-se um desafio à escola: adotar estratégias e medidas, no sentido de respeitar, aceitar e valorizar as diferenças de cada um. Pretende-se uma escola que eduque para a igualdade, que possa responder às necessidades de todos, sem exceção, um ensino de qualidade, com os mesmos direitos e oportunidades, para que consigam obter o sucesso escolar, independentemente das suas capacidades e características. Queremos uma escola que seja de todos e para todos. Neste contexto, apresentamos O Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, documento lançado pelo Ministério da Educação, cujo objetivo é gerar uma escola mais humanista, inclusiva, democrática, adaptada ao meio envolvente e onde os alunos participam, de forma mais ativa, no seu processo educativo. Também a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica dá o seu contributo. Através do seu programa, propõe a aceitação da diversidade e o diálogo entre as pessoas. Cria nos seus alunos um sentido de interesse e respeito pelo outro e uma atitude de acolhimento da diferença, levando-os a excluir qualquer forma de discriminação. O professor, como agente educador que se encontra na escola e na sala de aula, tem um papel fundamental. O presente trabalho está inserido na Prática de Ensino Supervisionada, mais concretamente na Unidade Letiva 2, “Crescer na Diversidade”, do Programa de Educação Moral e Religiosa Católica do 4º ano de escolaridade. Neste contexto, procurou-se fazer uma abordagem acerca da importância da diversidade existente no contexto escolar, que, longe de ser causa de conflitos e mal-estar, deve ser respeitada e valorizada.
- A justiça restaurativa e a violência doméstica : uma resposta restaurativa para a violência relacional íntimaPublication . Carvalho, Maria Beatriz Almiro e Castro de; Rebelo, Marta Mendes de Sá