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- Características editoriais dos conteúdos noticiosos da secção de lifestyle do Público com maior popularidade no website e nas páginas de facebook do jornalPublication . Alves, Ana Catarina Sales; Silva, Dora SantosAs forças tecnológicas das últimas décadas mudaram o mundo do jornalismo. Com a chegada da Internet, as instituições têm necessidade de “fazer mais com menos” e de descobrir novas formas de financiamento como assinaturas ou estratégias de vendas baseadas em medias sociais. Estes, sobretudo as redes sociais como o Facebook, ofereceram novas plataformas onde se podem publicar notícias e onde o público pode interagir com o conteúdo oferecido em tempo real e de forma direta. Não se deve esquecer que, na era digital, o consequente aparecimento dos media sociais e de todas as plataformas que os acompanham intensificaram uma cultura orientada para o entretenimento e consumo, afetando o jornalismo de lifestyle. Neste sentido, o presente relatório de estágio pretende analisar a eficácia do Facebook como guia de tráfego para o website do jornal Público. Com este objetivo irá tirar-se partido do estágio realizado na mesma organização e serão analisadas as características editoriais dos textos mais populares da secção Culto (secção de lifestyle) no website, na página de Facebook do Público e na página de Facebook do Culto. Para responder às perguntas de investigação utilizou-se uma metodologia mista que integra uma análise do conteúdo de lifestyle do Público durante seis semanas estruturadas e entrevistas a seis profissionais do mesmo jornal. Foram entrevistados o responsável pelas redes sociais, a editora da secção de lifestyle, um dos editores online, um dos gestores de homepage e a data analyst/scientist. Os guiões correspondentes foram desenvolvidos a partir de conhecimentos adquiridos na revisão de literatura que retrata o ii panorama atual do jornalismo e a utilização dos media sociais no jornalismo (em geral) e no jornalismo de lifestyle. Por fim, acrescenta-se que a relevância prática da presente investigação prende-se no facto desta conseguir ajudar os jornalistas na sua rotina dentro da redação. Já a nível académico conseguiu perceber-se que, de facto, o Facebook tem um papel preponderante enquanto intermediário dos leitores até ao website do Público
- Conceptualization of democracy in international law-makingPublication . Abbasi, Salar; Ribeiro, Gonçalo Manoel de Vilhena de Almeida; Saberi, HengamehThe main objective of this thesis is to conceptualize a substantive notion of democracy in order to regulate international law-making mechanisms under a certain set of principles. These principles were developed by Suhrawardi (1155-1191), Rūmī (1207- 1273), and Mulla Sadra (1571-1640) between the twelfth and seventeenth centuries in Persia. This particular reading from the philosophies developed by these thinkers are called in this thesis ‘democratic egalitarian multilateralism’. Chapter (I) aims to reveal what this thesis means by the term ‘democracy in international law-making’ which is different from the ideal of democracy for domestic legal and political structures. Chapter (II) expands on dynamics and complexities of the multilevel international law-making in order to highlight the conceptual flaws of the international law-making system. The existing responses of the international legal scholarship toward the main concern of the thesis are also elaborated in this chapter. These responses are: the Global Administrative Law project, the International Public Authority project, and the Informal International Lawmaking project. Chapter (III) delves into the theoretical groundings of the account of ‘democratic egalitarian multilateralism’ developed by Persian thinkers. Three building blocks of this account are: the idea of ‘egalitarian law’ by Suhrawardi, the account of ‘substantial motion’ by Mulla Sadra, and the ideal of ‘inter-cultural dialectical democracy’ developed by Rūmī. Chapter (IV) aims at bridging the account of ‘democratic egalitarian multilateralism’ to international legal theory developed by Western international legal scholarship. This thesis also compares the account of democratic egalitarian multilateralism’ with ideas developed by Western philosophers and also with international legal theory developed by Western international law scholarship. Chapter (V) expands on the implications of the account of ‘democratic egalitarian multilateralism’ in international law-making apparatuses. After elaborating on conceptual flaws of the chartered and customary sources of international law, Chapter (V) concludes that the account of ‘democratic egalitarian multilateralism’ could be a source for certain set of principles to regulate the procedures through which international treaties are made. It could be a criterion for the customary international lawascertainment as well.
- A Inteligência Artificial no marketing : do algoritmo ao consumidorPublication . Pereira, Renata Parreira; Simão, EmíliaA Inteligência Artificial (IA) tem recebido atenção nos últimos anos porque facilita e agiliza processos em diversas áreas. No marketing, a IA é utilizada como uma ferramenta para atrair e fidelizar os consumidores ao enriquecer as suas experiências com as marcas, atuando desde a criação do produto até o processo de compra dos consumidores. Na era digital, o desenvolvimento tecnológico e a evolução das redes sociais têm gerado uma sociedade cada vez mais conectada, fazendo com que a recolha de dados através de procedimentos de IA torne-se mais simples e ampla. As ferramentas de IA conseguem identificar de maneira mais eficiente o perfil do consumidor, facilitando o trabalho das empresas na criação de estratégias de relacionamento mais individualizadas. O cliente atual está geralmente bem informado e, cada vez mais exigente, assim o marketing de massas tem vindo a perder alguma eficácia. Por esta razão, a IA parece ser uma ferramenta crucial, no sentido de direcionar campanhas e produtos em função do perfil específico dos clientes, mas até que ponto o consumidor aceitará ou se sentirá invadido, perante estas ações? Através da realização de entrevistas com especialistas de empresas de áreas distintas – tecnologia, publicidade e telecomunicações – e do envio de questionários sobre hábitos de consumo e noções da utilização da Inteligência Artificial por parte das organizações e empresas, percebemos que muitos consumidores ainda não têm opinião formada acerca da utilização da Inteligência Artificial no marketing e na comunicação estratégica. Alguns apreciam a agilidade e a facilidade no relacionamento com as marcas e subsequentes processos de compra, mas paralelamente, não aprovam que seus dados pessoais sejam recolhidos, analisados e utilizados pela IA.
- A inteligência emocional nas organizações escolares : uma visão inclusivaPublication . Lombardi, Maria Raquel Ramos de Aguiar; Estêvão, Carlos Alberto VilarUma escola verdadeiramente inclusiva não é apenas aquela instituição que se limita em abrir as portas a todos. É sim, uma escola, que abre as portas de entrada e que garante que, à saída, todos alcançaram aquilo a que têm direito e que ambicionam para a sua vida. Uma escola com um perfil de base humanista, cimentado no desenvolvimento de valores e de competências, que torna os alunos aptos ao exercício de uma cidadania ativa exercida em liberdade proporcionadora de bem-estar. Uma escola onde são valorizadas as múltiplas inteligências, onde todos são capazes de desenvolver o seu talento e de serem respeitados pelas suas diferenças e particularidades. É nesta linha de pensamento que organizei todo este meu documento reflexivo. O presente trabalho resulta do exercício de reflexão sobre o meu papel como docente de Educação Especial na Escola B1PE do Covão-Estreito de Câmara de Lobos, numa vertente humanista e organizacional. A exposição do seu conteúdo divide-se em duas partes fundamentais: a primeira incide sobre a fundamentação teórica que suporta a temática da escola como organização e, por outro lado, a importância da inteligência emocional, tanto na liderança, como na dinâmica escolar, num contexto inclusivo. A segunda parte, reflete toda a minha atuação como agente educativo centrada nas potencialidades dos alunos, valorizando os seus talentos e promovendo aprendizagem significativas numa educação democrática. Esta reflexão teórica serviu de suporte à minha ação pedagógica e sustentou as minhas escolhas, metodologias de intervenção promovendo a minha realização pessoal e dos alunos. Esta reflexão, fez-me também, analisar a escola como uma lugar de vários mundos compreendendo melhor a escola e todos os seus autores. “Numa palavra, a escola é, de facto, uma organização ambígua, anárquica, “multidiscursiva” apresentando várias faces e várias vozes” (Estêvão, 2004,p.53).