Browsing by Issue Date, starting with "2020-05-12"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Mediação parental e comportamentos de risco online : um estudo com estudantes dos 10 aos 13 anosPublication . Fernandes, Patrícia Raquel Gomes; Dias, Paulo César AzevedoA internet tem tido um avanço significativo ao longo da última década, transformandose num recurso utilizado diariamente pelas pessoas como forma de se relacionarem, encontrar informações, trabalhar e até fugir à realidade. Nos dias de hoje, a idade para a utilização da internet é cada vez mais precoce, conduzindo ao aparecimento de oportunidades mas também de riscos. Verifica-se que os comportamentos de risco online podem ser evitados através de uma supervisão e proteção parental. Assim o principal objetivo do estudo é verificar qual o papel da mediação parental nos comportamentos de risco online em estudantes dos 10 aos 13 anos. De modo mais específico: descrever o uso de aplicações e os comportamentos de risco online; explorar as diferenças existentes na mediação parental e nos comportamentos de riscos online em função das variáveis sociodemográficas; avaliar a relação entre a mediação parental e os comportamentos de risco online. A amostra é constituída por 355 estudantes, com idades entre os 10 e os 13 anos a frequentar duas escolas do distrito de Braga. Para se proceder à recolha de dados, foi criado um questionário adaptado da escala Mediación Parental (Yubero, Larrañaga, Navarro, & Elche, 2018) e da escala Online Risk Behaviours (Rodríguez-de-Dios, van Oosten, & Igartua, 2018). Os resultados indicam não existir uma adequação de fatores da escala da mediação parental, na versão portuguesa comparada com a versão original. Contudo foi possível encontrar uma solução alternativa do ponto de vista teórico e com dados psicométricos. Foram encontradas diferenças significativas em função das variáveis sociodemográficas (a idade, género, escolaridade...). Verificamos também uma relação estatisticamente significativa entre a mediação parental e os comportamentos de risco online
- Telenovela e audiências : o que dizem os números?Publication . Guerreiro, Ana Marta Cordeiro Duarte; Burnay, Catarina do Amaral Dias DuffA telenovela ocupa maior parte do horário nobre na programação generalista sendo, igualmente, o produto televisivo que angaria mais audiências televisivas diariamente. Com as práticas e hábitos de consumo televisivo, decorrentes de uma era dos media, em que o telespectador é mais independente e a audiência mais fragmentada, torna-se interessante perceber a evolução da audiência do formato telenovela. Quem é, atualmente, o público fidelizado a este formato ficcional, bem como perceber e identificar as preferências e os padrões de consumo relacionados com o visionamento da telenovela. Os objetivos deste trabalho são, assim, compreender, através dos dados de audiência, o que dizem os números sobre o público do formato telenovela em Portugal.