Browsing by Issue Date, starting with "2020-05-06"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- O contributo da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica para a vivência da paz numa perspetiva de escola inclusivaPublication . Garcia, Teresa de Jesus Bento da Silva; Nunes, José Manuel Valente da Silva; Carvalho, Cristina Maria Ramos Cavalheira de SáÉ urgente a educação escolar para a paz por forma a transformar as escolas num local aprazível, de tolerância e respeito. Vivemos atualmente numa sociedade plural, ou seja, marcada por muitas diferenças culturais, crenças religiosas, modos de pensar diferentes; todas estas características influenciam em grande parte os ambientes sociais concretamente em contexto escolar, uma vez que a escola acolhe todos sem distinção. No presente Relatório Final da Prática de Ensino Supervisionada (PES) é apresentada uma reflexão acerca do tema da paz, começando numa visão teológica desde definições e pontos de vista de alguns teólogos acerca da temática. Posteriormente refletimos sobre as mensagens para a Paz dos vários Papas até ao presente ano civil. Numa segunda parte deste relatório é apresentada uma reflexão aprofundada do que foi a minha experiência enquanto aluna da PES no núcleo de estágio dos Salesianos de Manique. Escola, onde se reflete sobre os progressos e dificuldades da prática letiva, nomeadamente da lecionação da Unidade letiva 4: A Paz universal. De seguida é feita a exploração do tema da paz, numa perspetiva da escola inclusiva, salientando a importância do contributo da Educação Moral e Religiosa Católica bem como a influência dos pais e Encarregados de Educação (EE) na vida escolar dos seus educandos. Por fim como atividade pedagógica é sugerida uma atividade para pais /EE em articulação com a escola e tem como principal objetivo estimular o envolvimento na vida escolar dos seus educandos, tendo em vista a vivência da escola inclusiva na prevenção da violência escolar.
- A reportagem de investigação online em PortugalPublication . Monteiro, Andreia Cristina Troncão; Torres, Eduardo Cintra CoimbraA reportagem de investigação é um género jornalístico que surge no âmbito do jornalismo de investigação, e expõe realidades escondidas ao apresentar de forma rigorosa o cruzamento de informações obtidas através de fontes humanas, documentais/oficiais e de marcas de presença no terreno, recorrendo ao uso de técnicas linguísticas da reportagem. Sendo uma ferramenta essencial para a manutenção dos sistemas democráticos, investigações mostram que o espaço mediático disponível para as reportagens está comprometido devido à aceleração da precariedade da profissão de jornalista e a constrangimentos económicos que se revelam na inexistência de um modelo de negócio que se comprove sustentável para os meios de comunicação social, um problema muitas vezes associado à migração para o ambiente digital. Este estudo pretende esclarecer a importância da existência da reportagem de investigação no contexto jornalístico, se há uma crise deste género e quais os seus fatores e refletir sobre estratégias para a sua continuidade no meio online. Desta forma, formulou-se como pergunta de partida quais as formas de combate aos constrangimentos económicos na prática jornalística para a realização de reportagens de investigação escritas online. Com base na revisão de literatura, aplicou-se uma metodologia qualitativa que compreendeu a realização de entrevistas semiestruturadas a jornalistas portugueses e uma análise de conteúdo a dois meios de comunicação mainstream e a dois projetos de jornalismo alternativo em Portugal. A análise dos resultados revelou que os constrangimentos económicos associados à realização deste género jornalístico podem ser atenuados através de três campos de ação: a consciencialização acerca do contexto sociocultural onde assenta o jornalismo português, a aposta em modelos de negócio alternativos ao poder de empresas privadas ou o apoio do Estado e a maximização das potencialidades da Internet para apresentar, difundir e promover a reportagem de investigação online. Tendo isto em consideração, recomenda-se que os órgãos de comunicação social se dissociem dos vícios culturais do país, sejam capazes de refletir sobre uma autocritica e apostem em fórmulas inovadoras quer de financiamento, quer de adaptação dos conteúdos às potencialidades do digital.
- Antropofagia in “Crisis”: Oswald de Andrade’s Third DentitionPublication . Anzini, Patrícia
- Politics of civic education in Austria : an ongoing debatePublication . Adrowitzer, Iris Vera; Coutinho, João PereiraThe present master thesis deals with the Austrian integration politics after the summer of 2015, when approximately 80,000 refugees crossed the country’s borders in order to apply for asylum. In an attempt to foster integration, the federal government introduced so-called Values and Orientation Courses that were supposed to inform newcomers about the host country’s norms and customs as well as historical, political and practical information regarding life in Austria. The courses’ content ranges from the fundamental values of the Austrian constitution such as democracy and the rule of law to the importance of human dignity and basic knowledge regarding education, health and economy. In 2017, the participation in these courses was legally anchored, thereby becoming a mandatory element within the country’s integration politics. This thesis is meant to a) present the courses’ content, b) replicate the public debate around their introduction as well as implementation and c) contribute to the discussion by looking into the liberal, secular and Christian moral as well as philosophical roots of Austria’s civic education politics. While the government and the courses’ supporters argued that the Values and Orientation Courses were an important element in guaranteeing social cohesion and prosperous coexistence, critics questioned their validity, backgrounds, intentions as well as effectiveness with regard to the integration process. The three-angled approach to this topic shall enable an overarching analysis that represents both the complexity as well as controversy of civic education policies in 21st century Europe.