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- Tannic acid-loaded chitosan microparticles for the treatment of diabetic woundsPublication . Guimarães, Inês Gonçalves Valente; Silva, Sara Isabel Macedo Baptista da; Oliveira, Ana Leite de Almeida Monteiro deferida diabética é considerada uma das complicações mais comuns de diabetes mellitus devido a um processo de cicatrização afetado por condições hiperglicémicas. Nos últimos anos, o número de diabéticos com feridas crónicas aumentou globalmente devido tanto à falta de medidas preventivas e de controlo, como ao desenvolvimento de bactérias resistentes a antibióticos. Desta forma, a descoberta de um tratamento eficiente tornou-se um desafio na área da saúde, onde novos curativos que incorporam agentes bioativos têm sido estudados para melhorar o processo de cicatrização. O potencial biológico dos polifenóis, bem como a sua natureza, permite-lhes ser uma alternativa eficiente em comparação aos antibióticos, dando resposta à necessidade de encontrar novas formas de tratamento de feridas crónicas. No entanto, compostos fenólicos como o ácido tânico (TA) podem apresentar algumas limitações quando direcionados para aplicações na ferida, como baixa estabilidade e consequente desempenho biológico limitado no local da ferida. Como forma de colmatar estas falhas e melhorar a libertação e o desempenho dos polifenóis, microssistemas têm sido desenvolvidos como sistemas de entrega. Como transportador de escala micrométrica, o quitosano (CS) tem demonstrado bons resultados na libertação gradual de diversos compostos, como polifenóis, devido às suas características biofuncionais excelentes. Desta forma, acredita-se que a microencapsulação tendo por base CS como material encapsulante permita a entrega e libertação controlada de TA, promovendo a sua biodisponibilidade. O objetivo deste estudo foi desenvolver e caracterizar um curativo inovador em pó, composto por TA, CS e sericina de seda (SS), com propriedades antimicrobianas e antioxidantes para o tratamento de feridas diabéticas. O TA foi encapsulado em micropartículas de CS (CMTA) por secagem por atomização, e a sua capacidade antimicrobiana e antioxidante bem como o perfil de libertação foram estudados. Para atribuir propriedades hidratantes e regenerativas ao pó final, SS foi adicionada posteriormente. Como resultado, obteve-se um rendimento satisfatório de 32% para o processo de secagem, mostrando ainda ótimos resultados para a eficiência de encapsulação (98,50%). O diâmetro obtido foi de 7,4 μm, CMTA exibiram uma morfologia esférica com concavidades na superfície externa, enquanto que micropartículas hidratadas apresentaram uma forma regular de superfície lisa com alguma tendência de aglomeração. A estabilidade térmica de CMTA foi comprovada e não foram encontradas ligações covalente entre TA e CS. Em relação às propriedades biológicas, TA encapsulado apresentou menores valores de atividade antioxidante, em comparação com TA livre em solução, devido ao seu sistema de encapsulação. No entanto, CMTA mostrou um ótimo desempenho na atividade antioxidante, para além de proteger o TA de degradação, proporcionar estabilidade biológica bem como uma libertação controlada (~0,8%). As micropartículas foram ainda bactericidas contra Staphylococcus aureus e Staphylococcus aureus resistente à meticilina. No entanto, apesar do seu potencial cicatrizante, a SS não foi um ganho para melhorar a atividade antioxidante ou antimicrobiana de CMTA. O trabalho permitiu o desenho experimental para o desenvolvimento e produção de CMTA. Acredita-se que as partículas CMTA têm potencial biológico para a entrega de TA em feridas complexas. No entanto, novos estudos devem ser realizados de modo a obter uma melhor caracterização de CMTA, como um sistema de libertação mais controlado e sustável.
- Um estudo comparativo entre os reformismos de Edmund Burke e de Bernardo Pereira de VasconcelosPublication . Sumares, Eduardo Fernandes; Coutinho, José João PereiraEsta dissertação compara o pensamento conservador de Edmund Burke com aquele de Bernardo Pereira de Vasconcelos acerca da questão da mudança em política. No intuito de determinar as convergências mais salientes entre ambos, ela relaciona, analisa e compara algumas das ideias chave a partir das quais o britânico e o brasileiro articularam as suas correspondentes visões reformistas. Conclui que, embora específicas aos diferentes contextos históricos e geográficos em que viveram e atuaram politicamente cada uma das personagens, as suas visões são geralmente convergentes, particularmente na consideração das circunstâncias da ação política; preferência pela experiência concreta relativamente à especulação teórica; estima pela liberdade ordenada; orientação por uma cautela prudencial e preocupação com a conservação das instituições políticas existentes.
- Benignidade em Santo Afonso Maria de Ligório : perspectiva teológico-moral e aplicação pastoralPublication . Satone, Adriano Cassova; Trigo, Jerónimo dos SantosÉ fascinante trabalhar sobre Santo Afonso Maria de Ligório, padroeiro dos moralistas e confessores no âmbito da benignidade, tendo em conta a metodologia «socio-biográfica», isto é, correlação do pensamento afonsiano com os condicionamentos biográfico, sociais e eclesiais. Entusiasmou-me por ser um homem que apesar de ter nascido em 1696 numa família nobre, tornando-se advogado, todavia, devido a corrupção daquela época, tomou uma decisão definitiva de abandonar os tribunais. Percorre novo rumo, abraça a vida sacerdotal. Ao desempenhar paulatinamente o seu ministério apercebe-se: - Da degradação da moral e arregaça as mangas para dar novo rosto diante da situação conturbante. À luz do Concílio de Trento reforça a implementação a renovação da moral, nos seminários, para que o clero tivesse um conhecimento global nesta matéria, sobretudo no campo pastoral e também quando atendiam as confissões. Escreve a Teologia Moral para ajudar a resolução de alguns problemas. - Compreende, na evangelização, os excluídos da sociedade, os mais abandonados e, por isso, funda a Congregação dos Missionários Redentoristas em 1732.
- A influência do Instagram no comportamento do consumidor onlinePublication . Laher, Raissa Salim Ebrahim; Soares, Fátima Patrícia Nunes da Encarnação Marques DiasOs profissionais de marketing têm vindo a aumentar exponencialmente o seu interesse nas potencialidades das redes sociais, no aumento progressivo dos seus utilizadores e no poder dos influencers e do “eletronic word-of-mouth” (eWOM). O Instagram, na atualidade, de acordo com a Social Media Trends (2019), é a rede social que mais cresceu este ano, registando um aumento de 27 %. As empresas, perante este cenário, vêm a oportunidade de estarem presentes na plataforma em estudo e utilizam as suas características específicas, como a presença dos influencers e do conceito “passa-a-palavra” (WOM), a seu favor, de modo a criarem estímulos que motivem os utilizadores a realizar compras online. Neste sentido, o objetivo deste estudo passa por analisar a influência da plataforma social Instagram, e das suas características, no comportamento do consumidor, particularmente quando é persuadido a realizar uma compra online. Desta forma, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre marketing digital, a plataforma Instagram, os digital influencers e o comportamento do consumidor. Seguiu-se um estudo exploratório, realizado através de um questionário online distribuído na rede social em estudo, o Instagram, bem como a análise e discussão dos dados obtidos. O questionário contou com uma amostra de 230 indivíduos, maioritariamente utilizadores portugueses da plataforma Instagram. Em suma, constatamos que há uma alteração e/ou adoção de comportamentos do consumidor online que está presente no Instagram, sobretudo em relação à informação transmitida por indivíduos próximos (família, amigos, colegas) e desconhecidos que tenham experienciado o produto. Os digital influencers moldam as atitudes do consumidor mas, ainda assim, não chegam ao patamar de influência dos indivíduos anteriormente mencionados. Os consumidores são maioritariamente influenciados pelo fator “preço”, pelas opiniões de pessoas próximas, seguida de terceiros, e só depois os digital influencers.