Percorrer por data de Publicação, começado por "2020-01-06"
A mostrar 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de ordenação
- Da proteção acionista : em especial, no contexto de uma oferta pública de aquisiçãoPublication . Reynolds, Madalena Aguiar Buisel; Pereira, Jorge Manuel de Brito
- Traços de autismo numa população não clínica : deteção, identificação e discriminação olfativaPublication . Costa, Adriana Cristina Duarte da; Nunes, Maria Vânia Rocha da Silva; Soares, Sandra Cristina OliveiraIntrodução: A Perturbação do Espectro de Autismo (PEA) é caracterizada por défices na interação social, comunicação e comportamento. Paralelamente, vários estudos têm vindo a sugerir a existência de alterações no processamento sensorial na população com PEA, que revelam ser uma influência no quotidiano desta população. Devido à peculiaridade da PEA, acredita-se que exista um fenótipo amplo de autismo (FAA) que apresenta uma continuidade na população geral e que, uma das características que se mantém, é a atipia sensorial. A literatura tem evidenciado que a variabilidade existente no processamento olfativo pode estar parcialmente associada a diferenças individuais. Tem-se verificado que a ansiedade, como diferença individual, apresenta impacto nas competências olfativas. Neste estudo objetivamos compreender se os traços de autismo e a ansiedade apresentam uma influência na deteção, discriminação e identificação olfativa. Métodos: As três dimensões olfativas, deteção, discriminação e identificação, foram avaliadas através do teste olfativo Sniffin’Sticks. Para a caracterização dos traços de autismo recorreu-se ao Autism-Spectrum Quotient (AQ). Para a avaliação da ansiedade, utilizaram-se as dimensões cognitiva e somática da subescala traço do State-Trait Inventory for Cognitive and Somatic Anxiety (STICSA) Resultados: Verificou-se que o sexo, a ansiedade somática traço, assim como a atenção para detalhes, subescala do AQ, são preditores significativos da discriminação olfativa. Conclusão: Em suma, observando os resultados do presente estudo, podemos concluir que contrariamente às hipóteses postuladas, os traços de autismo (atenção para detalhes) e a ansiedade traço têm um efeito preditivo apenas na discriminação olfativa. Sugere-se estudos futuros para a validação desta hipótese explicativa.
- Critical analysis of a traditional supply chain system in fashion retail at Marques Soares Department StorePublication . Santiago, Ilana de Figueiredo; Correia, Maria Helena Gonçalves da SilvaA indústria da moda tem construído uma rica história na Europa Ocidental durante os últimos séculos, sendo uma das indústrias mais ricas do mundo. O processo da cadeia de abastecimento do setor depende muito dos mercados alvos e das tendências de compra do cliente em cada momento. O que diferencia a indústria da moda de outras indústrias é o seu alto grau de competitividade presente em escala global. Isso se deve ao fato de que o dispêndio de capital necessário para entrar no setor é relativamente baixo e há grande disponibilidade de mão-de-obra barata nos países em desenvolvimento. A grande variedade de produtos oferecidos tendem a apresentar ciclos de vida curtos devido às frequentes mudanças nas preferências do cliente, apesar do ciclo de produção ser muitas vezes longo. Além disso, a indústria conta com ferramentas de consultas frequentes e fortes mecanismos de previsão para manter contacto com a procura do mercado alvo. Nas últimas duas décadas, pode observar- se um grande aumento no uso de vários mecanismos on-line, como as mídias sociais, que não servem apenas de fonte de pesquisa e análise das tendências dos clientes, mas também promovem e anunciam produtos diretamente aos seus públicos-alvo. A disponibilidade de aplicativos de compra on-line causou um grande aumento no comércio eletrônico, a ponto de ameaçar a sobrevivência das lojas tradicionais de “tijolo e argamassa” (“brick and mortar”). Tal é resulta do facto de as lojas on-line reduzirem os custos e aumentarem a eficiência da cadeia de abastecimentos e a satisfação do cliente. Os métodos tradicionais de previsão não são capazes de fornecer resultados satisfatórios neste ambiente. O cliente, hoje é informado instantaneamente e influenciado diariamente por influenciadores e celebridades digitais. Para oferecer o produto certo, na hora certa, pelo preço certo, os retalhistas devem planejar as suas coleções levando em consideração os dados históricos de vendas de coleções anteriores e as informações on-line colhidas nos pontos de vendas. Previsão imprecisa pode causar altos stocks de produtos de baixa venda que levam a baixas margens de lucro. O objetivo desta dissertação é analisar o atual sistema de cadeia de abastecimento dos armazéns Marques Soares (planejamento de coleções, operações de armazém e operações nos pontos de vendas) e propor melhorias desses processos comparando-os com as melhores práticas atuais, implementadas por líderes retalhistas globais como Zara e ASOS.
