Browsing by Issue Date, starting with "2019-12-13"
Now showing 1 - 9 of 9
Results Per Page
Sort Options
- Principais desafios de governance nas empresas familiares : a preponderância do planeamento sucessórioPublication . Ferreira, Márcia Regalo; Silva, Isabel Rute Ucha daFamily businesses are unquestionably a pillar of the world economy. Its preponderance is confirmed by the millions of jobs created and by the contribution to GDP of each country. It is estimated that a significant majority of the world's business community is present in this area, encompassing small, medium and large companies, whether regional, national or multinational. They are the heart of capitalism and drivers of global development in the most diverse areas of activity. Family businesses have characteristics that easily demarcate themselves from the others. Especially in the succession process, there are other factors than economic and management that have to be weighed to ensure its success. Succession is a critical success factor, constituting precisely one of the most differentiating chapters between family and non-family businesses. It is where the interests and values of the family intersect (and frequently collide) with the needs of the company. The existing studies are consensual in confirming that there are only a few companies that survive the passage of the second generation, and even more scarce those that surpass the barrier in the third generation. For the foregoing, it is important to understand where and why family businesses fail in succession planning. Once this analysis is done, it is important to reiterate the importance of timely planning as an efficient solution to address the problems identified. It is necessary to respond to a set of complex issues and therefore clarify the steps that must be followed in order to do so. The challenge is to anticipate the future by developing mechanisms for more than securing the company's longevity, ensuring that during that time they remain within the stable and prosperous family.
- A candidatura a cidade criativa da UNESCO : estudo exploratório sobre os casos de Curitiba (Brasil) e Matosinhos (Portugal)Publication . Motta, Patrícia Loise Fernandes; Castro, Laura Lucinda Oliveira; Teixeira, Luís Miguel LopesNos últimos anos, a inovação e criatividade são os agentes propulsores de um novo modelo de economia, que tem impactado vários setores culturais e criado tantos outros. Conceitos de Indústria Cultural, Economia Criativa e Cidades Criativas estão relacionadas através de criatividade, inovação e transformações socio-culturais e econômicas. Esta dissertação tem como objetivo responder a duas questões: a primeira, caracterizar o que é uma cidade criativa; a segunda, compreender quais são os impactos e benefícios que o título “Cidade Criativa” pode trazer à região. Para alcançar este objetivo e traçar o perfil de cidade criativa, é feita uma revisão conceitual de teóricos e conceitos para fundamentar o estudo de caso proposto. Este analisa o processo de duas cidades candidatas à Rede Cidades Criativas da UNESCO, tendo o design como referência. São elas: Curitiba-Brasil (com processo de candidatura concluído) e Matosinhos-Portugal (com processo de candidatura não concluído, mas atividade relevante no domínio do design). Como estudo de caso com caráter exploratório, fez-se uma caracterização de natureza qualitativa dos processos de candidatura, auscultaram-se agentes, deixando uma base de trabalho que pode alicerçar futuras pesquisas.
- Conhecimentos, opiniões e prática clínica de médicos e médicos dentistas relativamente à Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono e à roncopatiaPublication . Martins, Jorge Miguel de Oliveira; Silva, Susana Paula Fernandes Machado daIntrodução: A Medicina Dentária do Sono recorre a dispositivos intraorais para o tratamento da roncopatia e da Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) no âmbito de uma abordagem multidisciplinar. Objetivo: Analisar conhecimentos, opiniões e prática clínica relativas ao diagnóstico e tratamento destes distúrbios segundo uma abordagem multidisciplinar. Métodos e Materiais: Para este estudo descritivo, observacional e transversal, foi realizado um questionário semiaberto em português e traduções para castelhano e inglês. Os questionários foram distribuídos a Médicos e Médicos Dentistas em papel e difundidos através da plataforma online Google Forms®. Os dados foram registados numa base de dados (Microsoft Excel®). Posteriormente, estes foram tratados estatisticamente utilizando o SPSS®, tendo sido considerado um valor de p < 0,05 como estatisticamente significativo. Resultados: Foram validados 415 (98,6%) questionários preenchidos: 56,9% de Médicos Dentistas e 43,1% de Médicos. A maioria destes profissionais possui conhecimentos básicos adequados sobre o tema. Quando os Médicos necessitaram de tratar a roncopatia e a SAOS, 81,3% escolheram pressão aérea positiva e 96,7% dos Médicos Dentistas escolheram dispositivos de avanço mandibular (p < 0,0005). 76,5% dos Médicos e 28,0% dos Médicos Dentistas concordaram ou concordaram totalmente que a formação académica que possuem é suficiente para tratarem estes distúrbios (p < 0,0005). 17,9% dos Médicos e 54,2% dos Médicos Dentistas concordaram ou concordaram totalmente que os Médicos Dentistas podem detetar, diagnosticar e/ou tratar a roncopatia e a SAOS (p < 0,0005). Conclusões: Apesar dos significativos desenvolvimentos nas últimas décadas, verifica-se a necessidade de melhorar a abordagem multidisciplinar, para que a deteção seja mais eficiente e o planeamento do tratamento dos pacientes seja o mais adequado. Estes profissionais demonstraram conhecimentos básicos adequados, mas não evidenciaram confiança suficiente para tratarem estes distúrbios. Assim, o desenvolvimento de formação adicional deve ser considerado a fim de superarem-se as lacunas observadas. XI Verificou-se que as opções de tratamento para estes distúrbios são diferentes entre estes profissionais.
- Fatores que condicionam a acessibilidade aos cuidados paliativos dos doentes com demência na perspetiva dos Neurologistas e PaliativistasPublication . Branco, Dina Neidi Simões; Capelas, Manuel LuísIntrodução: A demência (DEM) é uma síndrome irreversível causada pela neurodegeneração progressiva, caracterizada pela perda da memória, da linguagem e da capacidade para realizar AVD. É uma doença desafiante não só pelos problemas que acarreta para o doente/família como também para os profissionais de saúde. Como uma resposta possível a esta surgem os cuidados paliativos (CP) com o intuito de adequar e priorizar cuidados, promovendo a melhor qualidade de vida possível e respeito pela dignidade humana. Objetivo: Identificar fatores que condicionam a acessibilidade aos CP dos doentes com DEM na perspetiva de Neurologistas e Paliativistas. Método: Estudo descritivo, qualitativo com recurso a análise temática. Amostragem por bola de neve, constituída por 6 neurologistas e 6 paliativistas. Utilizado guião de entrevista semiestruturada com recurso a áudio-gravação. Resultados: Ambas os grupos consideram pertinente o encaminhamento do doente com DEM para CP. Existem inúmeros fatores a condicionar o encaminhamento: a sociedade (falta de conhecimento sobre DEM e CP; estigma que associa os CP à doença oncológica e fase final da vida), políticas/sistema de saúde (falta de estruturas e equipas especializadas para receber o doente com DEM e dar apoio a este e à sua família; dificuldade/inacessibilidade do processo de referenciação; pouco investimento na investigação em CP), profissionais de saúde (falta de formação em DEM e CP; pouca sensibilização para as necessidades do doente/família; pouco tempo para educar e capacitar cuidadores; défice na investigação em CP), doente/família (estigma e falta de conhecimento sobre a índole/benefícios dos CP; falta de conhecimento sobre DEM e como cuidar o familiar; dificuldade em aceitar que outros cuidem). Conclusão: Os CP são uma resposta oportuna para as necessidades das pessoas com DEM. Contudo os profissionais de saúde apresentam défice de formação na área da DEM e CP, tendo este aspeto influência nas perceções que constroem em relação a associação de ambas as valências. A introdução destes e uma abordagem interdisciplinar e integrativa, desde o momento do diagnóstico, seria uma mais-valia para os doentes, sua família/cuidadores e para a sociedade em geral, pelo que se deverão desenvolver estratégias de mitigação das dificuldades/barreiras referidas.
- Projecto cultural em rede nos Municípios que integram as Aldeias Históricas de Portugal : as indústrias criativas num território de baixa densidade : estudo exploratório e conceptualização estratégicaPublication . Pinheiro, Maria Manuel Baptista; Teixeira, Luís Miguel Lopes; Castro, Laura Lucinda OliveiraOs Territórios de Baixa Densidade têm vindo a ser, à escala mundial, fustigados pelos fenómenos de abandono territorial e envelhecimento populacional, traduzindo-se em políticas de secundarização altamente nocivas para a sua afirmação e desenvolvimento. Direccionado para o enredo oportunizado pela Entidade - marca e destino - Aldeias Históricas de Portugal - Associação de Desenvolvimento Turístico (AHP-ADT), este projecto propõe-se a não só contextualizar a realidade factual deste território, como ainda elencar um conjunto de propostas que, alinhadas com as novas tendências governamentais de desenvolvimento territorials, possam ser capazes de sustentar um Projecto Cultural em Rede coeso e sustentável. Integrado na Região Centro de Portugal, este território contabiliza dez municípios - nos quais se inscrevem as doze aldeias históricas - distribuídos por três distritos distintos. Desta multiplicidade surge uma riqueza cultural, patrimonial e social inimitável, de enorme potencialidade. Este projecto constrói-se, assim, em duas frentes distintas: uma primeira que concerne a reestruturação do produto integrado deste vasto território a partir do qual, e integrado na estratégia da Entidade AHP-ADT, se objectiva, no âmbito das dimensões turísticas cultural e criativa, a promoção de novos formatos e motivos de consumo capazes de animar a economia local, afirmando-a. Numa segunda vertente, atendendo a fenómenos sócio-culturais como o são o da contraurbanização e o da procura por estilos de vida mais autênticos e sustentáveis, elencam-se propostas que, no âmbito das Indústrias Culturais e Criativas, possam viabilizar o empreendedorismo especializado e, consequentemente, a fixação de uma classe criativa que subscreva os ideais e dinâmicas destes territórios, em estreita harmonia com a activação e envolvimento das comunidades locais (residentes, empreendedoras e educativas) e autoridades com poder de decisão (locais, regionais e nacionais).
- Relatório de atividade clínica em ortodontiaPublication . Antunes, Filipa Conde Teixeira Douglas; Silva, Susana Paula Fernandes Machado daDentistry, or dental medicine is a specialty that derives from Medicine and is responsible for the care and health maintenance of the overall stomatognatic system, having its the aesthetics and functionality in consideration. Nowadays, the interest of this area has shifted from the treatment of malocclusions to also its prevention, specially in young individuals. The Clinic Activity Report in Orthodontics summarizes the theoretical and practical competences obtained along the Master Degree in Dental Medicine. Its main goal is to expose quantitatively and critically analyse the clinical activity of all of the students in the Orthodontics department, from the year 2009 until the early present. Addicionally, throughout this report some clinical cases of important scientific/clinical interest will be presented. The analysis and characterization of the accomplished work, promotes the critical spirit, enabling a larger vision that allows the student to design the differential diagnosis and treatment plans. The future clinical practice will be based on in the acquired skills. The consolidation of the acquired knowledge is very important in the future clinical practice and is the starting point for the continuous studies of the future Dentist.
- A prática de instrumentos musicais de sopro e a prevalência de más oclusõesPublication . Freitas, Maria Teresa Borges de Castro de Melo; Silva, Susana Paula Fernandes Machado daIntrodução: A prática de instrumentos de sopro pode provocar forças excessi vas que influenci am a dentição. Os instrumentos de sopro podem ser divididos em quatro classes, de acordo com o tipo de embocadura. Assim, consoante a posição adoptada para a prática, diferentes forç as ser ão exercidas e diferentes más oclusões dentárias poderão ocorrer. O bjetivo: Avalia r se as diferentes classes de sopro influenciam o mau posicionamento dentário e o desenvolvimento da má oclus ã o. Métodos e Materiais: Foi realizado um estudo transversal, descritivo e observacional, comparando parâmetros o clusais de 40 alun os de sopro. Os participantes foram agrupados em quatro grupos consoante o tipo de instrumento que praticavam. Foram realizadas impressões em alginat o, fotografias intra e extraorais. Os parâmetros oclusais foram avaliados nos modelos de estudo. Os dados f oram analisados estatisticamente com recurso ao SPSS ® Em todos os testes foi considerado um valor de p 0,05 como estatisticamente significativo. Resultados: Dos ind ivíduos observados, 22 pertenciam ao género feminino e 18 ao género masculino, apresenta ndo uma média de idades de 13,6 2,3 anos. O estudo incluiu 16 alunos de classe A, 11 de classe B, 4 de classe C e 9 de classe D. Verificou se uma relação estatisticamente significativa entre as diferentes classes de sopro e a classe molar I direita p 0,016) bem como com a classe molar II incompleta direita p 0,036) No que diz respeito a o overject overbite classe canina, mo rdidas cruzadas e mordida aberta, es tes não apresenta m significância estatística entre as diferentes classes. Conclusões: A prática de instrumentos de sopro não aparenta influencia r o overject overbite mordida cruzada e mordida aberta. Relativamente à classe molar, observou se uma maior prevalência de classe molar I direita nas classes de sopro B e D, e uma maior prevalência de classe molar II incompleta direita nos instrumentistas de classe C.
- Impacto do sistema de avaliação de desempenho no nível de motivação dos enfermeiros : caso Hospital CUF PortoPublication . Pinto, Ana Maria Carneiro da Frada da Cunha; Ferreira, Mário Pedro Leite de AlmeidaO sistema de avaliação de desempenho, enquanto instrumento fundamental que promove o desenvolvimento e melhoria do desempenho dos colaboradores, é a resposta das práticas de gestão de recursos humanos aos novos desafios e necessidades que as organizações enfrentam e o ambiente competitivo em que operam. Estudar a sua eficácia no cumprimento do seu objetivo torna-se fundamental, na medida em que potencia o conhecimento e aperfeiçoamento do instrumento aplicado. Neste estudo afere-se a eficácia do sistema de avaliação de desempenho do Hospital CUF Porto, unidade que integra a rede de hospitais privados do Grupo José de Mello Saúde, com enfoque na classe dos enfermeiros, por representarem um papel fundamental no cumprimento dos objetivos estratégicos do grupo. O objetivo deste trabalho consiste em perceber o impacto que o sistema de avaliação de desempenho tem no nível de motivação dos enfermeiros no desempenho das suas funções através da validação dos critérios que determinam a eficácia do sistema. Para tal recorre-se a um método de pesquisa quantitativa – inquérito por questionário – elaborado com base no modelo integrado proposto por Iqbal, Akbar, e Budhwar (2015), que foi aplicado a 61 enfermeiros avaliados, tendo-se posteriormente procedido a uma análise de estatística descritiva dos resultados. Conclui-se que o SAD cumpre todos os citérios que determinam a sua eficácia, havendo a possibilidade de potenciar o seu resultado, para que o impacto positivo que o SAD tem na melhoria do desempenho dos enfermeiros, e em última instância do desempenho organizacional, seja ainda mais evidente.
- Digital technology as mediation in European fine art museumsPublication . Reis, Catarina Alexandra Gonçalves dos; Teixeira, Luís Miguel Lopes; Vieira, EduardaIn order to fully understand museums in their current state and the changes that are undergoing, it is crucial to observe their evolution through history. First museums appeared many years ago and nowadays these institutions are present all around the world in different typologies. Museums have been founded to promote civic pride, identity and feelings of belonging, as recreational facilities, educational resources, means to improve quality of life, and to attract tourism. Nowadays, museums are facing some challenges, and the overall trend is to democratize the access. From two decades until now, a change is undergoing, due to social changes that made museums re-evaluate their relationship with the audience. Today, the visitors are seen as individuals, instead of socio-demographic groups. In the last years, museum mediation has been evolving because of the digital technologies. Digital technology was invented in the 20th century, marking what was named as the third technological revolution (Greenwood, 1997). Chappuis et als (2011) report that “Consumer behaviour is shifting rapidly as more people use digital devices and platforms intensively.” (Chappuis, Gaffey and Parvizi, 2011). New technologies started to be seen as solutions to reach visitors in an effective way, independently of their backgrounds. In terms of digital technology as mediation in European fine art museums, the most common are smartphone apps and multimedia guides, but there are also projects using gamming, storytelling, artificial intelligence, augmented/virtual reality and 3D reproductions (Examples of these technologies range from smartphone apps and multimedia guides, to projects using gamming, storytelling, artificial intelligence, augmented/virtual reality and 3D reproductions). To understand the trends, we identified, characterize and studied projects in European Fine Art museums. This information was analysed and allowed to portray the present panorama in European fine art museums towards their visitors through digital means. New policies, strategies and missions are being re-thought. Questions such as how museums must be responsive to the audience needs, open to share knowledge, to create new collaborations and to have an interdisciplinary character, so the cultural experience can be global and diversified are now being discussed. The present work raises questions for the future of museums.