Browsing by Issue Date, starting with "2019-12-11"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Conforto, o cuidar em enfermagemPublication . Relvas, Isabel Godinho; Martins, LurdesO presente relatório descreve, analisa e reflete o percurso realizado no decorrer do Curso de Mestrado em Enfermagem, na área de especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica, ministrado pelo Instituto de Ciências da Saúde – Universidade Católica Portuguesa (ICS-UCP), com base na aquisição e desenvolvimento de competências descritas no Regulamento Geral do Mestrado em Enfermagem de Natureza Profissional. Neste processo de aquisição e desenvolvimento de competências, para além da componente teórica, este também deteve uma componente prática, no âmbito da unidade curricular de Estágio Final e Relatório. Este meu percurso, na componente prática, dividiu-se em dois locais de Estágio distintos, o primeiro, numa Unidade de Cuidados Intensivos Especializada e posteriormente numa Unidade de Cuidados Continuados e Paliativos. Transversalmente aos dois estágios, a minha intervenção visou refletir e analisar a promoção do conforto como máxima no ato de cuidar em enfermagem. Confortar ou promover conforto, esteve desde sempre associado ao ato de cuidar, como nos recordam Nightingale (1946) e Collière (1999). Ligado tradicionalmente à dimensão física da pessoa, confortar parece ser um processo bem mais abrangente, nomeadamente quando definido como um processo de cuidados que visa contribuir para um conforto holístico do doente, abrangendo as dimensões física, psicoespiritual, sociocultural e ambiental como enuncia Kolcaba (2003). Como prática dos cuidados de enfermagem e necessidade inquestionável e incontornável, para preservar a dignidade humana e a qualidade de vida da pessoa cuidada, tornou-se pertinente definir como tema central deste nosso percurso – Conforto, o Cuidar em Enfermagem. Neste relatório é colocado em evidência a responsabilidade do Enfermeiro Especialista perante a sociedade que integra, ou seja, enquanto Enfermeiros Especialistas temos a responsabilidade acrescida de refletir sobre as problemáticas sociais e as nossas práticas profissionais, com outro olhar crítico a fim de melhorar a qualidade dos cuidados e consequentemente os indicadores de qualidade em saúde, tendo como foco principal a pessoa cuidada.
- A prevenção do delirium no doente internado na unidade de cuidados intensivosPublication . Bispo, Bruno Miguel; Martins, LurdesApesar de os termos “delirium” e “confusão aguda” serem utilizados na prática clínica há muitos anos e terem definições diferentes, continuam a ser utilizados de forma indiscriminada para se referirem à mesma síndrome. A ausência de diagnóstico de delirium pode comprometer a segurança do doente e ter implicações diretas nos cuidados de saúde prestados, tendo consequências que podem mesmo manifestar-se após a alta hospitalar. As unidades de cuidados intensivos estão normalmente associadas a um ambiente hostil para doentes e famílias, com muito ruído, pouco convidativas a visitas demoradas e com horários pouco flexíveis. Os doentes estão habitualmente com limitação da mobilidade, medicados e dependentes de equipamentos muitos deles invasivos e dos quais depende a sua vida. A perturbação do sono é uma constante, e a perceção de quando é dia ou noite nem sempre é fácil. A relação entre o ambiente e a saúde é mesmo uma das primeiras reflexões atribuídas a Florence Nightingale, considerada a primeira teórica de enfermagem e cujo objeto de estudo se focou nas implicações que o ambiente tinha na saúde dos doentes. O aparecimento de delirium está relacionado com diversos fatores, sendo importante considerar aqueles que são modificáveis, e sobre quais o enfermeiro especialista pode intervir. Da revisão integrativa da literatura, identificam-se algumas intervenções de enfermagem com impacto positivo na prevenção de delirium, como sejam a orientação dos doentes, a mobilização precoce, a criação de um ambiente mais agradável e a promoção do ciclo do sono. Urge aprofundar e consolidar este conhecimento na linguagem e nas práticas de enfermagem. Considera-se, por isso, que o maior desafio é a formação das equipas, começando pelas unidades de cuidados intensivos, onde a incidência de delirium é mais significativa.
- Estratégias de comunicação no cuidado à pessoa com ventilação mecânica invasivaPublication . Nunes, Joana Filipa Rodrigues da Silva; Veludo, FilipaA realização deste Relatório está no âmbito da Unidade Curricular Estágio Final e Relatório, que se encontra incutida no Curso de Mestrado em Enfermagem, na Área de Especialização em Enfermagem Médico - Cirúrgica, da Universidade Católica Portuguesa, tendo como finalidade descrever, refletir e analisar todo o processo de aprendizagem, desenvolvimento e aquisição de competências especializadas. Para a aquisição dessas mesmas competências, realizei um estágio, numa Unidade de Cuidados Intensivos, pertencente a uma instituição localizada na região centro de Portugal. A comunicação é o tema central deste Relatório, especificamente à pessoa que se encontra com ventilação mecânica invasiva, compreendendo desta forma, quais as estratégias que devem ser implementadas neste cuidado. A comunicação é considerada a base da enfermagem, sendo parte integrante no cuidado holístico à pessoa e o centro de grande parte dos cuidados de saúde (1). Participei no 1.o Seminário do Curso de Mestrado em Enfermagem através da realização de um Poster - “Estratégias de comunicação com a pessoa submetida a ventilação mecânica invasiva: revisão integrativa de literatura”. Realizei outros trabalhos, nomeadamente uma Sessão de Formação acerca das “Estratégias de comunicação com a pessoa adulta submetida a ventilação mecânica invasiva” e uma Norma de Procedimento relacionada com o “Cuidado de enfermagem à pessoa com Hipertermia Maligna”. Nesta última temática também realizei uma Sessão de Formação, criando um Kit Básico e um Algoritmo, contribuindo assim, para uma melhor atuação por parte da equipa de enfermagem perante esta situação tão complexa. Durante este percurso realizei um cuidado centralizado na pessoa e na sua respetiva família, tendo como alicerce e fundamentação a evidência mais atualizada, pois só assim consigo mobilizar para a prática as minhas novas competências. Estas competências foram através de análise crítica e reflexiva, diária, implementando diversas estratégias perante as várias atividades vivenciadas, tendo como fundamentação o processo de tomada de decisão.
- Decidir melhor com uma abordagem customer-centric : retalhistas de papel e designers gráficos a servir melhorPublication . Lourenço, Lara Gil da Costa; Silva, Susana Cristina Lima da Costa e; Pereira, Henrique ManuelOs designers gráficos, considerando os requisitos conceituais para o interesse do seu cliente, influem recorrentemente na decisão de aquisição de papéis de suporte criativo, através de encomenda aos retalhistas de papel e por via indireta aos fornecedores de produção gráfica. Sucede que o comportamento técnico-comercial dos retalhistas está focado no produto e orientado para os fornecedores de produção gráfica, também eles focados no produto e na produção. Dada a importância dos designers gráficos na compra destes papéis, os retalhistas deverão desenvolver uma abordagem centrada neste agente de influência. Contribuirá para a resolução deste problema a caracterização do processo de decisão dos designers gráficos relativo ao aconselhamento de compra de papel e dos seus momentos de contacto com os retalhistas que em conjunto constituem a sua customer journey. A investigação assume o designer gráfico como cliente de papel de suporte criativo gráfico. O objeto de estudo é o processo de tomada de decisão deste cliente relativo ao aconselhamento de compra deste produto. A investigação visou neste processo: (a) identificar o peso dos critérios gerais e específicos de decisão; e (b) identificar interesses para uma boa experiência de cliente. O estudo tem por base os dados de 24 processos de decisão em projetos gráficos recolhidos através de questionário e de entrevista a 10 sujeitos (6 designers gráficos e 4 consultores de produção gráfica). A amostra foi obtida na área do Grande Porto e considerada representativa. Trataram-se os dados com recurso ao MS-Excel e ao MaxQDA. De acordo com a investigação, os critérios preponderantes na decisão relacionam-se com a ‘interação com o produto’, sendo que nestes o que menos influi é o da ‘sustentabilidade’, e, na ‘interação direta com o papel’ o critério ‘temperatura’ é o que pondera menos. Os dados sugerem que a experiência dos designers enquanto clientes na interação com os retalhistas de papel deve ser melhorada, fornecendo pistas para uma abordagem customer-centric. O modelo de análise resultante deste estudo fornece uma base estruturada sobre a ‘viagem decisória’ do designer gráfico enquanto cliente de papel relacionando-a com os momentos de contacto com os retalhistas e com os elementos que influem nesses pontos de contacto, devendo ser a base de construção da experiência do cliente, e contribuindo para que os retalhistas de papel melhorem a sua cadeia de valor nas atividades primárias de: serviço, marketing e vendas e logística de fornecimento de papel. Investigações futuras deverão adotar uma abordagem diversa da deste estudo para discriminar critérios de decisão relacionados com a necessidade de toque.
- Employer branding na atração e retenção de talento : uma revisão da literaturaPublication . Pereira, Isabel Azevedo da Costa; Tavares, Marisa Fernanda FigueiredoO mercado de trabalho está a tornar-se cada vez mais competitivo. Nos últimos anos, a atração e a retenção de talento, bem como, o Employer Branding (EB) têm emergido como prioridades para as organizações, verificando-se um crescente interesse e necessidade de realização de investigação neste âmbito. As questões de investigação deste estudo prendem-se com compreender a importância que o Employer Branding pode ter para potenciar a atração e retenção de talento nas organizações e quais as práticas utilizadas pelas empresas. A metodologia utilizada foi a revisão narrativa da literatura. A partir da investigação anteriormente realizada, de exemplos e de casos práticos pretendeu-se compreender os conhecimentos existentes, interpretar e analisar criticamente os mesmos. A literatura revista indica que o Employer Branding desempenha um papel importante na atração e na permanência dos indivíduos. Além disso, apesar do EB e as suas práticas variarem, devendo ser adaptadas ao contexto das organizações, existem algumas estratégias que se destacam como a promoção do relacionamento entre as empresas e as Universidades, bem como, a oferta de oportunidades de formação e desenvolvimento profissional. O trabalho desenvolvido fornece aos profissionais envolvidos na gestão de pessoas e às empresas uma perspetiva holística e teórica que pode orientar a implementação do EB, assim como, a seleção das práticas de atração e retenção de talento mais adequadas. Por último, são referidas as limitações e sugeridas investigações adicionais relativas às temáticas, práticas e resultados concretos obtidos para as empresas. Este estudo sistematizou a investigação existente e acrescenta para literatura disponível, contribuindo para uma compreensão dos temas. .