Browsing by Issue Date, starting with "2019-11-13"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de estágioPublication . Brito, Sónia de Fátima Carneiro de; Antunes, Isabel Maria Quelhas Lima EngráciaO Relatório de Estágio insere-se no âmbito do 12º Curso de Mestrado em Enfermagem, com especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, da Universidade Católica Portuguesa. A experiência profissional, não podendo ser dissociada do processo formativo, assumiu importância no corpo do documento demonstrando o percurso da prática profissional que possibilitou a aquisição prévia de algumas competências no âmbito da Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica. As competências inerentes à obtenção de Grau de Mestre com Especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica foram agrupadas em quatro domínios de atuação (Prestação de Cuidados, Investigação, Formação e Gestão) que permitiram estruturar o relatório, dando enfase aos objetivos traçados e atividades desenvolvidas em três contextos assistenciais (Cuidados de Saúde Primários dividido entre Unidade de Cuidados na Comunidade e Unidade de Saúde Familiar, Unidade de Neonatologia e Serviço de Urgência Pediátrica). A análise reflexiva traduziu de que forma as competências foram atingidas nas áreas de atuação, nomeadamente na Vigilância em Saúde, na Saúde Escolar, na Parceria de Cuidados, na Parentalidade, na Dor, nas Crianças e Jovens em Risco e na Comunicação. Foi realizada a integração dos conhecimentos adquiridos ao longo do percurso profissional, com reflexão acerca das atividades desenvolvidas e fundamentadas com pesquisa bibliográfica. A aquisição de saberes e competências levou a uma reflexão acerca das implicações que este percurso teve na prática profissional, evidenciando o contributo que o percurso académico tem para a melhoria da qualidade dos cuidados.
- Estudo de detergentes e desinfetantes adequados para a indústria alimentar e avaliação da eficácia microbiológica dos mesmos para mãos e superfícies nas unidades fabrisPublication . Barbosa, Ana Cláudia Pinto; Oliveira, Raquel Dos Santos Freitas Amorim; Tavaria, FreniAs empresas têm a responsabilidade de garantir a segurança e a higiene dos produtos, pois cada vez mais existem exigências e preocupações dos consumidores no momento da compra. Abordar conceitos e procedimentos de limpeza e desinfeção é essencial por forma a minimizar os riscos de contaminação. A prática de higienização incorreta dos colaboradores leva grande parte das vezes à presença de microrganismos, tanto em superfícies como nas suas próprias mãos. Para garantir a segurança dos produtos produzidos, o presente estudo teve como principal objetivo avaliar a eficácia da higienização de diferentes detergentes e desinfetantes em mãos de manipuladores e superfícies ou equipamentos que entrem em contacto com os produtos alimentares. Recolheu-se amostras, com recurso a zaragatoas, antes e após lavagem e desinfeção. Para a contagem de microrganismos mesófilos aeróbios, semeou-se em meio PCA, enquanto que para pesquisa de coliformes (fecais e não fecais) o meio utilizado foi o caldo Verde Bile Brilhante. Para as duas situações foram analisados microbiologicamente os dois desinfetantes e detergentes desinfetantes, com resultados satisfatórios em ambas, com taxas de redução na ordem dos 100 % e 98 % respetivamente, para mãos e superfícies. Após análise microbiológica, para a seleção do desinfetante das mãos foi tido em consideração o facto de um dos desinfetantes apresentar odor floral após aplicação. Não sendo aconselhável para a indústria alimentar, o Desinfetante B foi o selecionado. Na escolha do detergente desinfetante para equipamentos, superfícies e utensílios após a mesma análise microbiológica, foi também considerado o preço por litro necessário em cada utilização bem como o tempo de atuação. Sendo assim, a empresa optou pelo Detergente Desinfetante Clorado 2, uma vez que apresentava vantagens em todos os níveis. Num trabalho futuro, seria interessante desenvolver-se mais estudos utilizando meios de cultura mais específicos para determinados microrganismos, uma vez que estes apresentam um grupo amplo e diversificado e optar-se por técnicas de recolha mais eficientes e de mais rápida obtenção de resultados.
- Law as culture : a study of law as a cultural artefact through the study of international heritage lawPublication . Zeidler, Manon; Barba, Maria Luísa Homem Leal de Faria Geraldes“In the past century, we studied the law from within. The jurists of today are studying it from without.” (Pound, 1921:212) The twentieth century saw significant changes in legal thinking, from the philosophy of natural laws and pure theories of law to sociological legal studies, we see now the emergence of cultural legal studies. The interest for a combined field of law and culture is not something new; many academics and philosophers have tackled the question. For Friedrich Karl von Savigny, an eighteenth-century legal philosopher, the law was an expression of the Volksgeist. Since then, different fields emerged, legal humanities, interpretive sociolegal studies, and legal anthropology, which are all part of the cultural legal studies. One can see the importance of cultural legal studies. Law influences everyday life and culture itself, but culture, as well, shapes law. However, defining cultural studies of law is difficult, as it has many subcategories and no clear methodology. (Coombe, 1996:36) If we consider that law is a cultural element of our society, what is the reciprocal influence of law and culture on each other? How can cultural legal studies be put into practice? By studying the protection of cultural heritage from a legal aspect, we are suggesting that laws and jurisprudence are a cultural artefact in which lies the identity and development of society. In this thesis we would like to debate on the relevance of considering law as a cultural artefact, to study legal studies as if there were cultural ones. With this method, and taking international cultural heritage law as a case study we would like to expose that the difficulties of building an international legal framework are linked cultural difficulties and as being cultural products laws are creating positive and negative new behaviours and situations.
- Performance instrumental de elementos musicais e sonoros discretos e não discretos através de uma superfície táctil visualmente configurávelPublication . Dias, Paulo Belchior dos Santos; Martins, Luís GustavoA evolução tecnológica tornou ubíqua a presença de imagem luz em grande parte dos dispositivos electrónicos (nomeadamente tablets e smartphones). Esta imagem, emitida por ecrãs, é eminentemente mutável, tendo a potencialidade de assumir diversas disposições visuais de carácter instrumental. O problema surge das limitações tácteis inerentes a uma interacção instrumental directa nesses dispositivos, nomeadamente ao nível de intensidade de ataque e manipulação contínua do som. A presente investigação propõe a conciliação da imagem luz e do tacto através de duas soluções de hardware: a primeira, denominada por protótipo hectográfico, junta uma superfície táctil transparente com capacidade de aquisição de pressão dos eixos XYZ a um ecrã convencional; a segunda, denominada protótipo tablet, junta uma célula de carga para aquisição da pressão do eixo Z a um ecrã com capacidade de rastreamento dos eixos XY. Em termos visuais, esta investigação centra-se, por delimitação conceptual, no paradigma do teclado, justificado pela sua grande disseminação entre os sistemas discretos e consequente transposição de técnica instrumental. Nesse sentido são apresentadas duas implementações de software: o Instrumento Base, destinado aos dois protótipos; o Continuum Screenboard, destinado ao protótipo tablet. Em termos tácteis, centra-se na aquisição contínua e multidimensional dos eixos XYZ (cmXYZ), onde as soluções de hardware permitem a execução contínua (não-discreta) de altura, intensidade e timbre. A flexibilidade da imagem luz proporciona diversas representações discretas da altura do som, nomeadamente diferentes escalas (tonais e microtonais), transposições (por movimento de grau e por reajuste de grau), temperamentos e referenciações (alfanuméricas, cores e guias). Os resultados sonoros obtidos conciliam diferentes configurações discretas e contínuas de altura, intensidade e timbre que variam entre a discrição e a continuidade total. São apresentados dois tipos de progressão contínua de altura sonora (glissando directo e glissando projectado) e diversas parametrizações de vibrato. Aproveitando o protótipo tablet são apresentados exemplos genéricos de interacção cmXYZ a nível audiovisual, assim como são apontados caminhos para o desenvolvimento de software e hardware. Esta investigação apresenta uma visão particular no universo instrumental, suscitando uma reflexão do próprio conceito de instrumentalidade, discrição e continuidade instrumental, representação do teclado e levantamento do corpus instrumental associado.
