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- Temperament, executive functioning, and anxiety in school-age children who stutterPublication . Rocha, Mónica Soares; Yaruss, J. Scott; Rato, Joana R.The purpose of this study was to examine temperament dimensions, executive functioning ability, and anxiety levels in school-age children who stutter and their non-stuttering peers. Participants were 100 Portuguese children aged 7 to 12 years (M = 9.13; SD = 1.70), including 50 children who stutter and 50 children who do not stutter. Analyses, which were performed separately for younger and older participants, sought to identify correlations between key variables. Temperament was evaluated through a parent questionnaire, executive functioning was evaluated through children’s responses on a performance test, and anxiety level was assessed through a self-perception scale. On the temperament measure, comparisons between children who stutter and their non-stuttering peers revealed that older children who stutter exhibited significantly higher scores on the Anger/Frustration, Impulsivity, and Sadness subscales, and lower averages on the Attention/Focusing, Perceptual sensitivity, and Soothability/Falling Reactivity subscales. On the executive functioning task, comparisons revealed that the group of younger children who stutter exhibited significantly higher average execution times than their non-stuttering peers. There were no statistically significant differences in anxiety between children who stutter and children who do not stutter, and there were no statistically significant correlations between temperament factors and measures of executive functioning. Children who stutter experienced lower ability to orient attention and greater emotional reactivity compared with their non-stuttering peers. Significant correlations were found between executive functioning and age and among the temperament factors themselves. These results, which support the need for a multidimensional view of stuttering, were interpreted in the context of the Dual Diathesis – Stressor model. Findings indicate that temperament and executive functioning abilities may contribute to the development of stuttering.
- A (in)suficiência da representação na vinculação societária : a propósito do acórdão do Supremo Tribunal de Justiça de 24/02/2015Publication . Silva, Frederico Maria Paulino Vaz Ferreira da; Cunha, Paulo Miguel Olavo de Pitta e
- Os administradores-auditores no modelo de governação anglo-saxónicoPublication . Sikiniotis, Catarina de Sousa Tomada; Cunha, Paulo Miguel Olavo de Pitta e
- Comunicação com a pessoa em situação crítica : uma estratégia confortadoraPublication . Castro, Ivone Cristina Oliveira de; Sousa, Patrícia Pontífice deNo âmbito da 11a Edição do Mestrado em Enfermagem, de Natureza Profissional da Universidade Católica Portuguesa (UCP) com Especialização em Enfermagem Médico- Cirúrgica, foi proposta a realização de um relatório. O mesmo pretende espelhar, o trabalho desenvolvido em contexto de estágio, através da descrição, análise e reflexão das atividades desenvolvidas, para aquisição das várias competências, concretizados em diferentes contextos clínicos e instituições de saúde. Tem também como propósito, ser um instrumento de avaliação para a obtenção do título de Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica (EEEMC), e para a obtenção do grau de Mestre em Enfermagem. Os diversos ensinos clínicos irão ser abordados pela ordem cronológica de concretização, e serão enunciados os objetivos, atividades e competências desenvolvidas ao longo dos mesmos. Encontram-se divididos por Serviço de Urgência Geral de Adultos, Estágio opcional realizado no Bloco Operatório e Unidade de Cuidados Intensivos Cirúrgicos Especiais (UCICRE). A comunicação é o veículo através do qual as relações humanas se desenvolvem e se mantêm. Permite a expressão de pensamentos, sentimentos, inserção social e de convívio. No entanto, durante o percurso vital podem surgir perturbações na comunicação, relacionadas com o processo de saúde, a destacar ao nível do domínio oral, como a laringectomia total. Esta condição, irá condicionar uma reorganização no processo de comunicação, através da utilização de várias estratégias alternativas, de forma a contribuir para a promoção do conforto na pessoa laringectomizada e sua família. Neste sentido, e de forma a contribuir para a melhoria da qualidade dos cuidados prestados, foi desenvolvida uma Revisão Sistemática da Literatura que permitiu a identificação do estado da arte sobre a problemática da comunicação com a pessoa laringectomizada. O percurso desenvolvido, permitiu ampliar domínios como a tomada de decisão, favorecendo a continuidade de cuidados, a aquisição de autonomia no desempenho profissional e fomentar a prática baseada na evidência, contribuindo para o desenvolvimento pessoal e profissional, mas sobretudo para a melhoria dos cuidados de saúde prestados.
- O cuidar confortador à pessoa e sua família em situação críticaPublication . Branco, Maria João Chambel; Ribeiro, Patrícia Cruz Pontífice Sousa ValenteO presente relatório pretende demonstrar, de um modo crítico e reflexivo, as atividades realizadas pela autora ao longo do seu percurso académico, bem como as competências adquiridas como futura enfermeira especialista na área de Enfermagem Médico- Cirúrgica. Num contexto de cuidados em que o desenvolvimento científico e tecnológico impera, o enfermeiro enfrenta situações de grande complexidade, nas quais a pessoa em situação crítica e a respetiva família procuram respostas às suas necessidades, de uma forma global e holística. O relatório começa com uma revisão integrativa da literatura sobre o papel do enfermeiro perante o paciente crítico com sepse. A autora pretende salientar o papel fundamental do enfermeiro na identificação precoce, no controlo e na prevenção dessa afeção, evitando a sua progressão e diminuindo os desconfortos associados à mesma. No âmbito do estágio realizado no serviço de urgência, a autora desenvolveu aptidões relativas à prestação de cuidados de enfermagem especializados à pessoa em situação crítica e à respetiva família. Paralelamente, adquiriu competências conducentes a uma melhoria dos cuidados prestados à pessoa com sépsis e sua família. A autora sensibilizou a equipa, mediante a conceção de um cartaz sobre a «Via Verde Sépsis», que foi posteriormente divulgado. Este contexto foi o ponto de partida para a revisão integrativa da literatura. Durante o estágio que teve lugar no serviço de cuidados intensivos, a autora aprofundou as suas competências referentes à prestação de cuidados de enfermagem especializados à pessoa em situação crítica e à respetiva família, tendo elaborado um cartaz sobre o delirium, que foi apresentado à comunidade científica. Também com vista à melhoria dos cuidados prestados à pessoa em situação crítica com sépsis e respetiva família, a autora divulgou os resultados da revisão da literatura à equipa de enfermagem. No que concerne ao desenvolvimento de aptidões que contribuam para, e/ou promovam, a comunicação com a pessoa sujeita a ventilação mecânica invasiva, para além de ter utilizado diversas técnicas específicas, a autora criou um quadro de imagens e adquiriu material de escrita adaptado, capaz de facilitar o processo de comunicação. Todas as intervenções tiveram como propósito a prestação de cuidados confortadores, que oferecessem bem-estar, alívio do sofrimento e a prevenção de complicações. Como tal, o conforto foi explanado, nos seus diferentes contextos, ao longo do relatório.
- Remuneração dos administradores executivos, em especial nas instituições de créditoPublication . Freitas, Inês Maria Tranquada Gomes de; Cunha, Paulo Miguel Olavo de Pitta e