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- Testemunhar e narrar o martírio : os mártires e confessores da Albânia : 1944-1991Publication . Lekaj, Arta; Lamelas, Isidro PereiraA presente dissertação procura narrar, testemunhar e dar a conhecer quem foram os 38 mártires da Albânia, beatificados em 2016, bispos, sacerdotes diocesanos e religiosos, um sacerdote ortodoxo, um seminarista, uma postulante e três leigos, e a forma do seu martírio tendo como fonte a obra do Padre Zef Pllumi, Vive somente para contar. O estudo não se limita aos 38 mártires, mas evoca tantos outros mártires e confessores, em sentido estrito e alargado, que professaram a sua fé na Albânia sob o regime comunista, entre os anos 40 a 90 do século XX. A partir destes “testemunhos” pretendemos recolher as linhas mestras de uma teologia do martírio para os dias de hoje, em tempos em que se volta a falar de cristianofobia. Partindo do paradoxo entre uma ideologia que quis “calar” a fé e a parresia dos que teimaram confessar a fé, faremos da narração a chave de leitura e de reflexão teológica. Para isso, não podemos deixar de nos situar no contexto histórico em que os factos se desenrolam, para, num segundo momento, melhor entendermos o significado dos fatos narrados.
- O stress ocupacional e o burnout no sector do retalhoPublication . Simões, Ana Patrícia Ferreira; Tavares, Marisa Fernanda FigueiredoEsta investigação teve como objetivo averiguar as fontes de stress e burnout nos operadores de loja, as consequências que advêm destes dois fenómenos e apresentar proposta de melhoria para uma organização do setor do retalho que preferiu permanecer anónima e que, por isso, ao longo do trabalho iremos referenciar como empresa X. O instrumento de avaliação aplicado foi um questionário que tem como base o Maslach Burnout Inventory (MBI) e o questionário sobre Stress Percecionado de Cohen, Kamarck & ermelstein (1983). Neste estudo foram estudadas 3 lojas da empresa X localizadas na zona Norte de Portugal com um total de 160 colaboradores, dos quais 91 colaboradores a full-time e a part-time participaram no estudo. Dado que as lojas estudadas têm dimensões similares e as respostas foram bastante idênticas os resultados apresentados vão ser globais. Deste modo, verificámos em toda a nossa analise que os colaboradores estão em situação de stress ocupacional e níveis baixos de burnout, onde só constatamos valores significativos na dimensão de exaustão emocional. É de frisar de que toda a dissertação é sobre a visão do colaborador e não da organização, por isso, a visão da organização pode ser diferente da perceção do colaborador.
- Natal : celebração cristã e festa social : proposta de abordagem à UL 2 : Advento e Natal, do 5º ano de escolaridadePublication . Ferreira, Nuno Miguel Ribeiro; Lourenço, João Duarte; Carvalho, Cristina Maria Ramos Cavalheiro de SáO presente estudo tem como objetivo abordar o tema do Natal. Pretendo fazê-lo vendo o natal enquanto celebração cristã e também a sua festa social, no âmbito da Unidade Letiva 2, Advento e Natal, do Mestrado em Ciências Religiosas, na sua área de especialização de Educação Moral e Religiosa Católica realizada no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, desenvolvida nos Salesianos de Manique-Escola. Neste sentido, inicia-se com a descrição do caminho percorrido na Prática de Ensino Supervisionada (PES), apresentando uma breve reflexão sobre a mesma, as planificações e as estratégias adotadas para a lecionação da Unidade Letiva 2 – Advento e Natal. O relatório, proporciona ao leitor uma reflexão, baseada na origem do Advento, nas figuras históricas, na importância do Presépio enquanto símbolo cristão. Este percurso, que têm por base respetivamente o tempo do Advento e do Natal, permitiram identificar os “traços relevantes da salvação” que convertem o acontecimento do Natal num acontecimento salvífico. Com estes dados foi possível identificar os elementos essenciais que devem estar presentes nos conteúdos de uma unidade letiva sobre o Advento e Natal cristãos. Este Relatório constitui-se como um instrumento de reflexão e avaliação da prática pedagógica, constituindo-se também como uma ferramenta de aprendizagem, uma vez que apresenta uma proposta de uma chave de leitura para a abordagem do Natal na disciplina de EMRC.