Browsing by Issue Date, starting with "2019-01-18"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- A marca Ricardo DinizPublication . Leitão, Diana Filipa Gonçalves Pires; Andrade Júnior, José Gabriel de OliveiraO termo “Marca Pessoal” foi mencionado pela primeira vez por Tom Peters num artigo da famosa revista de gestão Fast Company, onde “pessoas” ou “indivíduos” estavam no centro do palco de serem comercializados e marcados. Portugal foi uma grande superpotência naval há cerca de 500 anos com nomes como Vasco da Gama, entre muito poucas pessoas, Ricardo Diniz surgiu como herói náutico de Portugal e Navegador Solitário realizando viagens ousadas e expedições marítimas carregando a bandeira portuguesa ao redor do mundo. Dado o facto de que ele também é um empreendedor, autor, palestrante inspiracional e coach, há boas razões para acreditar que ele oferece a oportunidade perfeita para estudar o tópico de Marca Pessoal. Através de uma revisão completa da literatura focada em duas áreas, a saber, Liderança e Marca Pessoal, foi elaborado um marco conceitual com o objetivo de compreender como a Marca Ricardo Diniz se desenvolveu e se cultivou para compreender os diversos processos e explicações causais da Marca Pessoal Ricardo Diniz. Entre os vários conceitos e teorias discutidos e usados inicialmente, o Modelo Autêntico da Marca Pessoal de Rampersad (2009) foi usado como modelo chave numa abordagem de pesquisa qualitativa baseada em pesquisa narrativa, conduzindo uma entrevista em profundidade juntamente com informações detalhadas que ajudaram a entender a evolução da sua marca pessoal. Vários aspetos-chave da sua marca pessoal foram descobertos, incluindo a sua ambição pessoal de marca e declaração de marca pessoal: “Cultivar o potencial humano”, e as ligações que essa declaração tem com as suas atividades e funções como empreendedor, navegador solitário, autor, coach e palestrante motivacional. Além disso, as preferências ou perceções ideais de como Ricardo Diniz se esforça para posicionar a sua imagem de marca ou posição de marca foram encontradas e discutidas. A participação de Ricardo Diniz na partilha da sua ambição de marca pessoal e da sua declaração de marca, da sua análise SWOT de marca pessoal e os fatores críticos de sucesso da sua marca mostraram como usar uma abordagem ou modelo metódico baseado numa estrutura definida pode ajudar a cultivar uma marca pessoal.
- Behavioural change and public policy design : efficacy of different self-control processes in the promotion of a healthy eating practicePublication . Oliveira, Gastão Nuno de Figueiredo Pais Pinto de; Simão, Cláudia Patrícia CandeiasThe practice of menu labeling is gaining popularity worldwide as a potential public policy that can reduce calorie intake at restaurants and as a means to decrease the prevalence of obesity. The purpose of the present dissertation project was to test the display of several nutritional information on restaurant menus, and their correspondent interactions and response on participants food choices. A 2 (high vs low calorie menu) X 2 (calorie vs no calorie information) X 2 (information vs no information about recommended daily caloric intake for healthy adults) laboratory experiment (n = 214) was conducted and from the experiment analyses we can predict that information displayed on the menus (both caloric and daily recommended calorie intake) helped individuals regulate their food choices. Labelling restaurant menus with nutritional information is a public policy that can influence people food choices, so we suggest that menu labelling should begin to be considered in certain situations. Future research should evaluate the impact of labelling restaurant menus with an heterogeneity sample.
- Mascote desportiva : estudo de caso do Jubas do Sporting Clube de PortugalPublication . Antunes, Duarte Nuno Mourato Reis Moreno; Andrade Júnior, José Gabriel de OliveiraOs mercados cada vez mais complexos que se encontram hoje em dia requerem que, cada vez mais, as organizações trabalhem os seus produtos de uma forma mais árdua, especializada e que vá ao encontro das expetativas dos consumidores. As marcas, representantes das respetivas organizações, são o objeto sobre as quais as organizações devem trabalhar, utilizando ferramentas de marketing, publicidade e de comunicação de marca, para que se tornem cada vez mais eficazes junto do consumidor, permitindo que estes se identifiquem com elas e criem uma perceção positiva sobre a organização. Pode afirmar-se que as marcas representam uma das maiores valias das organizações, é através delas que se cria a diferenciação. No mercado das organizações desportivas encontramos um tipo de consumidor com algumas particularidades que devem ser conhecidas por parte das organizações, para não serem defraudadas as expetativas e para que a experiencia proporcionada seja enriquecedora. Para tal, este tipo de organizações devem criar dinâmicas com os seus produtos com vista alçarem o maior numero de consumidores possível, através de uma presença mais regular e aproximada do consumidor. Neste tipo de organizações, as mascotes podem ter um papel importante. A presente investigação tem como objetivo principal perceber de que forma a gestão comunicativa da mascote do Sporting Clube de Portugal pode contribuir para o reconhecimento da marca. Será aplicada a metodologia de investigação-ação.
- O Papa João Paulo II e as Jornadas Mundiais da Juventude : critérios para um diálogo com as culturas juvenis, a partir das suas mensagensPublication . Lopes, Paulo Jorge Monteiro; Teixeira, Alfredo Manuel Matos Alves RodriguesEste trabalho é um estudo das mensagens do Papa João Paulo II dirigidas aos jovens por ocasião das Jornadas Mundiais da Juventude. O estudo desenvolve-se no domínio da teologia prática, tendo como objeto de estudo as Jornadas mundiais instituídas pelo Papa. Investigando os documentos centrais das Jornadas Mundiais da Juventude e os conteúdos fundamentais, procura descobrir-se a atualidade da mensagem pastoral do Papa aos jovens, confrontando com o perfil da juventude hodierna. A Jornada Mundial nasceu em Roma, no ano pastoral 1984/1985, com a finalidade de contribuir para a evangelização dos jovens. Celebrou-se a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) inicialmente de três em três anos nas grandes cidades escolhidas pelo Papa e articulando-se com a Jornada diocesana em diversas dioceses no Domingo de Ramos. Este evento estimulou milhares de jovens e apresenta-se como uma fonte importante para a pastoral juvenil conforme a temática preferida para o ano. Sendo assim, as Jornadas mundiais podem inspirar formas de evangelização dos jovens. As mensagens das Jornadas refletem uma visão do mundo, da pessoa humana e da graça de Deus. Subjacente às mensagens do Papa João Paulo II nas Jornadas, está a centralidade do tema da promoção da dignidade da pessoa humana. O Papa dirige-se aos jovens pedindo o empenho de todos na promoção da paz diante das divisões sociais, na construção da civilização do amor, na defesa dos valores diante da cultura de morte. Chama a atenção para os valores superiores espirituais, como a liberdade, a justiça, o amor e a responsabilidade.
- A importância estratégica da alta-costura para o branding de marcas de luxo : o caso DiorPublication . Ferraz, José André da Silva Fernandes; Soares, Fátima Patrícia Nunes da Encarnação Marques DiasA moda é algo que constitui o dia-a-dia da vida do homem em sociedade. Este fenómeno complexo com grandes implicações a nível económico, continua a ganhar novos contornos à medida que o mundo se encontra em constante mutação. Esta dissertação pretende identificar os fatores que fazem com que a alta-costura seja relevante para a estratégia do branding de uma marca de moda de luxo. Desta forma, procurou-se responder à questão “Que importância estratégica tem a alta-costura para o branding das marcas de luxo?”. Para responder a esta questão foi escolhida como objeto de análise a maison Dior, constituindo assim um estudo de caso. O enquadramento teórico elabora e caracteriza as temáticas do luxo, da moda, da alta-costura e do branding, destacando-se a perspetiva de evolução histórica adotada. Para o trabalho empírico, foi adotado um posicionamento interpretativista, expresso no método qualitativo usado. A principal técnica de recolha de dados foi a pesquisa documental de um vasto conjunto de vídeos e fotografias, tendo o corpus de análise sido posteriormente trabalhado através de uma análise de conteúdo visual, revelando informação que nunca tinha sido usada em estudos anteriores. A análise dos documentos revelou que há uma correlação entre a alta-costura e os processos de difusão e promoção da marca (nas suas várias gamas, desde a alta costura ao prêt-a- porter), influenciando, portanto, a estratégia e o branding da marca.