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- A família e o cuidado dos avós : contributo para a unidade letiva do 5º ano : família, comunidade de amor do programa de Educação Moral Religiosa CatólicaPublication . Campos, Ana Teresa Pais Mordomo; Varanda, Maria Isabel PereiraNo presente relatório será abordado a temática em torno da Família e do cuidado dos avós, a família no sentido de cuidar com amor e os avós como um bem precioso que se deve cuidar. Por mais que a sociedade tenha mudado, os avós continuam a desempenhar um papel fundamental no seio familiar, cujo convívio continua a ser indispensável no reforço dos laços familiares. Os avós são elementos fulcrais para o estabelecimento de raízes que fortalecem os elos entre os membros familiares, tão essenciais para a vida adulta. Estes representam a identificação dos valores morais e culturais da família que cada criança imprime na sua personalidade. Isto porque os avós desenvolvem uma cumplicidade muito grande com os netos, desempenhando também a função primordial de educar, incentivam os bons costumes, através dos exemplos que a experiência lhes confere. Partindo destes pressupostos, o presente Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, na área de Educação Moral Religiosa Católica, aborda o tema “A Família e o Cuidado dos Avós”, reforçando que, cada vez mais, os avós “seguram a família pelas pontas”, são um bem precioso, numa sociedade em completa transformação. Procura-se, assim, em Educação Moral e Religiosa Católica refletir sobre a temática “Família, Comunidade de Amor”, acreditando cada vez mais que a escola, como um dos locais mais privilegiados do ser humano em formação, contribui largamente para o seu desenvolvimento integral e harmonioso, proporcionando-lhe espaços de reflexão e ação. Por isso, esta disciplina contribui como componentes basilares do processo de socialização de qualquer criança/jovem, tendo em vista a integração plena no seu ambiente familiar e social.
- Perfis de autocuidado e adesão ao regime medicamentoso em idosos de centros de dia da cidade do PortoPublication . Ferreira, Cláudia Cristina dos Santos; Sá, Luís Octávio de; Almeida, Armando Manuel GonçalvesO envelhecimento demográfico e consequente aumento da procura de respostas sociais de apoio aos idosos foi a premissa de partida para esta pesquisa. Atendendo às vulnerabilidades individuais dos idosos que frequentam Centros de Dia e focando-nos nas respostas humanas potencialmente sensíveis aos cuidados de Enfermagem, mais concretamente o autocuidado e a capacidade funcional para gerir o regime medicamentoso, realizou-se um estudo, observacional, transversal e descritivo, com pessoas com 65 ou mais anos, inscritas em Centros de Dia da Cidade do Porto, tendo por objetivos caraterizar os perfis de autocuidado prevalentes, o fenómeno da adesão ao regime medicamentoso e averiguar a existência de relações entre ambos que potenciassem no futuro, a concretização de prescrições de Enfermagem. Os 60 idosos que participaram revelam uma amostra muito envelhecida, pouco escolarizada, com baixo apoio social e com sinais de declínio cognitivo. Foi possível identificar vários fatores de vulnerabilidade face à gestão do regime medicamentoso, alimentada por fenómenos como a forte prevalência de polimedicação, a complexidade do regime prescrito, a existência de prescrições inadequadas para os idosos, o declínio funcional ao nível da mobilidade e da cognição que exige a presença de cuidadores, e a falta de recursos económicos para adquirir os fármacos. Relativamente aos perfis, para além da maior prevalência do perfil “indefinido”, de certa forma expectável, constata-se que o único a evidenciar-se foi o perfil “formalmente guiado”, caraterístico das pessoas resignadas ao declínio funcional associado ao envelhecimento e que depositam nos outros as decisões sobre o seu autocuidado. Talvez por isso o fenómeno da não adesão ao regime medicamentoso, entendido como um comportamento intencional de não tomar os medicamentos conforme a prescrição médica, raramente tenha sido observado, uma vez que a maioria já delegou nos familiares ou cuidadores dos Centros de Dia a decisão de gerir a medicação. Face ao exposto, considerando os tempos de inúmeras mudanças sociais e reformas político-económicas, torna-se fundamental uma transição da assistência em saúde para a comunidade. Acredita-se que os Enfermeiros terão um papel crucial na promoção do autocuidado, aumentando a independência e responsabilidade individual destas populações de idosos. É necessário, por isso, continuar os estudos para delinear o perfil funcional destas pessoas e definir o potencial terapêutico da Enfermagem em função das transições vivenciadas.
- Controlo de qualidade na indústria de panificação e estudos de integração de novos formatosPublication . Mendes, Bruna Rita Sousa; Rangel, Helena; Vasconcelos, MartaO termo qualidade alimentar é definido legalmente como o "conjunto de propriedades e características de um produto alimentar ou alimento relativas a matérias-primas ou ingredientes utilizados na sua elaboração, natureza, composição, pureza, identificação, origem e rastreabilidade, assim como os processos de elaboração, armazenamento, embalagem e comercialização utilizados na apresentação do produto final, especialmente no rotulado". A qualidade, contudo, é um termo um tanto subjetivo, pois está diretamente relacionado com a perceção individual do consumidor. Contudo os atributos qualitativos do produto são baseados não só nas preferências do consumidor como também na sua composição, processo de produção, controlo de possíveis reações de deterioração, embalagem utilizada e tempo de vida. Existem metodologias standard para analisar e avaliar as caraterísticas objetivas da qualidade alimentar garantindo uma produção de qualidade e ajudando a encontrar e solucionar possíveis problemas qualitativos do produto final. Para controlar a qualidade alimentar dos produtos de panificação é necessário avaliar os fatores responsáveis pela deterioração do produto e procurar formas de minimizar o seu aparecimento. Para tal são analisadas com frequência as caraterísticas físico-químicas do produto como forma de controlo destes fenómenos. São ainda utilizados aditivos que funcionam como coadjuvantes na minimização do stalling e na eliminação do crescimento microbiano. Na Nutporbreads o controlo de qualidade das matérias-primas, do processo de fabrico e do produto final é realizado diariamente de forma a garantir uma produção de qualidade. Contudo é de salientar a necessidade de realizar o estudo apresentado, que consiste num acompanhamento prolongado do processo de fabrico e da qualidade do produto final, de forma a avaliar o impacto das variações do processo de fabrico nas caraterísticas físico-químicas. O estudo realizado para além de pretender estudar a adaptação de novos formatos às linhas de produção, tem ainda o objetivo de avaliar e compreender a forma como as variações do processo se refletem na qualidade físico-química do produto, sendo que os resultados podem ajudar na rentabilização do processo e no combate dos fenómenos de deterioração, uma vez que os mesmos estão diretamente relacionados com as caraterísticas físico-químicas. Os resultados obtidos após a realização do estudo demonstram que algumas condições processuais devem ser alteradas, por exemplo uma diminuição do tempo de permanência do pão no forno garantiria uma melhor qualidade do produto assim como uma maior rentabilidade, pois os tempos do pão no forno estão um pouco afastados dos valores apresentados como ótimos na bibliografia. Dentre as caraterísticas físico-químicas a única que se distancia dos valores limite estabelecidos pela empresa é a dureza, caraterística relacionada com o stalling do pão, sendo assim necessário intervir ao nível da formulação e ao nível processual de forma a diminuir este fator de deterioração. É ainda aconselhável a realização do estudo processual para todos os formatos de pão de forma para obter resultados mais conclusivos e adaptados a todos os formatos.
- As redes sociais na comunicação de cultura : o caso Theatro CircoPublication . Silva, Ana Rita Sá da; Restivo, Francisco José de OliveiraAs mudanças ocorridas nos últimos anos no panorama dos media, associadas aos desenvolvimentos tecnológicos, originaram novos comportamentos no individuo. As redes sociais e a importância que as suas plataformas assumem na nossa vida, e que para alguns autores são uma extensão da vida real, permitem uma interatividade sem precedentes. Com este projeto, pretende-se estudar como uma instituição cultural está a absorver estas mudanças e como as redes sociais estão a modificar a forma como chega aos seus públicos. O estudo incluiu a análise da presença do Theatro Circo no Facebook, e noutras redes sociais, usando ferramentas de aquisição e de visualização de redes, e o desenho e a aplicação de um questionário ao público do Theatro Circo, visando de uma certa forma produzir a sua segmentação em função do tipo de espetáculo.
- Perspetivas futuras para a sustentabilidade alimentar : novas fontes de proteína na alimentação dos portuguesesPublication . Duarte, Mariana Caiado Roseta; Pinto, Elisabete Cristina Bastos; Vasconcelos, Marta Wilton Pereira Leite deO crescimento da população mundial traz consigo novos desafios uma vez que implica um aumento da produção de alimentos numa quantidade limitada de solo arável. A transição de dietas ricas em produtos de origem animal para dietas ricas em alternativas mais ecológicas será crucial tanto em termos de sustentabilidade ambiental como de saúde humana. Assim, o objetivo deste trabalho foi caraterizar o consumo atual de leguminosas, algas e insetos numa amostra da população adulta portuguesa, avaliar a sua predisposição para a inclusão destas alternativas alimentares e identificar os conhecimentos, as motivações e as barreiras para o consumo de leguminosas em Portugal. Numa abordagem quantitativa, aplicou-se um questionário semiestruturado, divulgado online e obtiveram-se 1741 respostas válidas (residentes em Portugal, ≥ 18 anos). Os participantes eram maioritariamente do sexo feminino (71,4%) com idade média de 27,2 ± 9,9 anos. A maioria (62,0%) frequentava o ensino universitário ou possuía formação superior. As leguminosas mais consumidas (≥1x/semana) foram o feijão (48,3%) e a ervilha (44,4%). Em relação às algas/microalgas, 41,8% referiu nunca as ter experimentado e entre os que experimentaram, as mais consumidas eram a Nori e a Spirulina. Relativamente aos insetos, 94,8% nunca os tinha experimentado e, destes, somente 26,5% colocava a hipótese de os vir a consumir. No que respeita às leguminosas, 15,0% assumiu que não coloca a hipótese de vir a utilizá-las como substitutos da carne e do peixe, enquanto 19,9% já o faziam. Relativamente às algas/microalgas, 41,5% afirmaram que lhes custaria muito fazer esta substituição. Em relação aos insetos, 87,7% referiu que esta substituição lhes custaria muito a realizar ou que nem sequer ponderariam essa hipótese, mesmo num cenário de escassez de alimento. Numa abordagem qualitativa, realizaram-se 10 entrevistas individuais com o objetivo de estudar o comportamento e as experiências pessoais associadas ao consumo de leguminosas. Apurou-se que a falta de reconhecimento do seu valor nutricional, o elevado tempo de confeção e o efeito dos compostos anti-nutricionais presentes neste alimento são comummente apontados para o não consumo. Os portugueses não estão muito recetivos à possibilidade e necessidade atual de substituição de carne e pescado pelas “proteínas do futuro”. Dentre as opções alimentares avaliadas, as leguminosas são o grupo mais popular e a alternativa cuja aceitação parece ser mais consensual. Em oposição, os insetos são a fonte de proteína menos aceite. A identificação das barreiras ao consumo destas “novas” alternativas deverá ser tida em consideração para o desenvolvimento de novas estratégias de promoção do seu consumo alimentar.
- Reorganizar a escola e desenvolver o ensino : ensaiando alterações ao modelo organizativoPublication . Gil, Paulo Duarte Bastos; Araújo, Joaquim Machado deCom a democratização e massificação do acesso ao ensino aumentou a diversidade social, cultural e económica do público escolar e este facto coloca novos desafios ao modelo organizativo das escolas. O tradicional funcionamento interno da escola revela-se incompatível com a diversidade de públicos que ela acolhe e com as novas missões que lhe são atribuídas, originando uma metamorfose do modo de seleção escolar, passando de uma seleção dos melhores para uma exclusão dos piores, isto é, de uma seleção relativa e exclusão massiva para uma exclusão relativa por processos de aparente inclusão. Defende-se hoje que, na gestão do trabalho curricular, a escola se centre nas questões de organização e gestão contextualizada, nomeadamente, através da concretização de projetos próprios, adequados a cada grupo de alunos, com vista à melhoria do nível e da qualidade das aprendizagens curriculares consideradas essenciais e, por isso, são preconizadas para todos. Esta investigação pretende conhecer, compreender e refletir sobre a forma como se organiza para promover o sucesso escolar dos alunos uma escola que integra o programa TEIP3 e estabelece um “contrato de autonomia” com o Ministério da Educação. O estudo realizado é de caráter qualitativo e a metodologia adotada insere-se no paradigma interpretativo estruturando-se num estudo de caso, uma vez que se pretende reconstituir a experiência vivida pelos participantes. Através desta investigação é possível identificar os dispositivos organizacionais desenvolvidos, percecionar o modo como o órgão de gestão e administração e as diferentes estruturas de coordenação promoveram e desenvolveram o currículo, caraterizar as estratégias desencadeadas e o papel dos intervenientes, analisar as mudanças induzidas e reconhecer os constrangimentos e oportunidades sentidas pelos diferentes atores envolvidos. Nesse sentido, o estudo verifica que os diretores de turmas adotaram um modelo híbrido de organização (as turmas contíguas), evidenciando um redesenho da gestão pedagógica e curricular que conduziu a maior eficácia organizacional.
- As necessidades das crianças com Perturbação do Espetro do Autismo e da sua família : desafios à intervenção de enfermagemPublication . Fonseca, Fátima Raquel da Costa Azevedo; Barbosa, Constança Maria Silva FestasINTRODUÇÃO: A Perturbação do Espetro do Autismo é uma perturbação neurodesenvolvimental cuja prevalência tem tido um aumento significativo. É reconhecido que em todo o mundo as pessoas com PEA representam um grupo vulnerável, sendo esta uma área prioritária de investigação. Existem resultados de investigação que demonstram que a Enfermagem poderá ser importante na intervenção junto das crianças com PEA e sua família, nomeadamente no apoio, orientação e inclusão, estratégias de aceitação da doença, estratégias de atuação no quotidiano, informação sobre serviços da comunidade, podendo apoiar a parceria entre pais e profissionais de saúde. O enfermeiro, face às suas competências, deve ser capaz de intervir junto destas pessoas e sua família, nomeadamente na promoção da satisfação das necessidades humanas fundamentais, nos processos de readaptação e maximização da autonomia, assim como a adaptação funcional aos défices. O conhecimento das necessidades específicas das pessoas com PEA e sua família permitirá aos enfermeiros o desenvolvimento ou adequação da atuação de Enfermagem face a estas pessoas. OBJETIVOS: Pretendemos identificar as necessidades das crianças com PEA em idade escolar e sua família, identificar quais destas necessidades poderão ter resposta através da Intervenção da Enfermagem, e compreender a dinâmica existente na articulação entre os sistemas de educação, saúde e família, no contexto das crianças com PEA em idade escolar e a sua família. MATERIAL E MÉTODOS: Realizamos um estudo de natureza Qualitativa, descritivo e exploratório, utilizando-se como método de recolha de dados a entrevista semiestruturada. Numa perspetiva ecológica, procuramos perceções de diferentes intervenientes do contexto das crianças com PEA, realizando entrevistas a seis profissionais de saúde e educação e quatro familiares de crianças com PEA, que frequentam uma Unidade de Ensino Estruturado para Alunos com Perturbação do Espetro do Autismo, de uma Região Norte de Portugal. Para análise e tratamento dos dados recolhidos nas entrevistas utilizamos o Método da Análise de Conteúdo de Bardin e o software informático Nvivo 11®. RESULTADOS: Com a análise dos dados identificamos que estas crianças com PEA e sua família apresentam cinco grandes Necessidades: 1) Necessidade de Intervenção; 2) Necessidade de Orientação; 3) Necessidade de Respostas da Comunidade; 4) Necessidade de Preparação do Futuro da Criança; 5) Necessidade de Apoio. Todas estas Necessidades identificadas podem beneficiar da intervenção de Enfermagem, e tendo-se verificado lacuna na articulação entre a escola, a saúde e a família, o Enfermeiro poderá ser o elemento de referência para que esta ponte aconteça. CONCLUSÃO: Os resultados desta investigação evidenciam as necessidades das crianças com PEA e sua família e a lacuna na articulação entre os sistemas de saúde, educação e familiar. No entanto, não existiu pelos sujeitos entrevistados o reconhecimento da importância do papel do enfermeiro no percurso destas crianças com PEA e sua família, o que mereceu a nossa reflexão. Reconhecendo as competências do enfermeiro para acompanhar a criança e sua família desde o nascimento até ao final da escolaridade, foram identificadas várias áreas de necessidades em que o enfermeiro poderá ser uma resposta, pelo que consideramos que seria importante refletir e investigar por que motivo ainda não detemos um papel importante na intervenção junto destas pessoas, nomeadamente na articulação entre a escola, a saúde e a família.