Browsing by Issue Date, starting with "2018-11-19"
Now showing 1 - 10 of 11
Results Per Page
Sort Options
- Understanding Mexican and Brazilian multilatinas market selectionPublication . Maciel, João Rui Antunes; Silva, Susana Cristina Lima da Costa eMexican and Brazilian Multilatinas have become a phenomenon that has caught the attention of many authors and researchers around the world. This Master’s Final Thesis on Multilatinas was developed to understand Mexican and Brazilian Multilatinas’ market selection and why these companies first expand to geographically close countries. The CAGE framework developed by Ghemawat (2001) measures the distance between two countries according to Cultural, Administrative, Geographic and Economic criteria and was the main indicator for this research. The literature review allowed for the exploration of concepts related to a Multilatina’s expansion, such as internationalization, market selection, emerging market multinational companies, and Multilatinas and the CAGE framework. The Uppsala and network models studied in the literature explained how managers decide on market selection and which factors contribute to it. The development of a conceptual framework related to how Mexican and Brazilian Multilatinas select their markets, in a systematic or opportunistic way, and how CAGE factors influence managers’ decisions. It was possible to verify that countries where Mexican and Brazilian Multilatinas expand are the ones with the lowest CAGE distance, so these factors influence market selection for Mexican and Brazilian Multilatinas.
- Connected cars : o presente e futuro da indústria e o papel das telecomunicaçõesPublication . Monteiro, Tiago Elmano Silva; Andrade, António Manuel Valente deA conetividade nos carros surge como a maior inovação pelo que o setor automóvel já passou, por tudo o que inclui e, em particular, pelo impacto que se antevê na forma como a população se vai mover nas cidades. A introdução da conetividade nos carros a uma escala massificada vai tornar possível o aproveitamento do fenómeno da internet of things, inserindo-se em redes de comunicação entre veículos, infraestruturas e outros aparelhos. No âmbito de um estágio realizado na NOS Comunicações com o objetivo de perceber a situação atual dos carros conectados e o que se avizinha, para o mesmo, nos próximos anos, desenvolvemos um estudo estruturado pela metodologia de investigação ação, em quatro ciclos, permitindo perceber que o aumento de complexidade dos componentes inseridos nos carros vai mudar a forma como o mercado está organizado, reduzindo a importância do lado mecânico e promovendo a ascensão da tecnologia que, consequentemente, atrai empresas de outros setores de atividade. O resultado do estudo indica a emergência dos gigantes das telecomunicações, com mais competências para suportarem uma rede de conectividade tão exigente como a que vai ser necessária para operar todos os carros conectados de forma eficiente. Os dados recolhidos dos carros, surgem como algo a ter em conta no futuro, com projeções de crescimentos de mercado muito elevadas, associadas a oportunidades de negócio para empresas como as de telecomunicações. A mobilidade conectada surge como uma solução para muitos problemas de eficiência em que a autonomia e a partilha surgem como caminhos a seguir, nos quais os carros podem vir a ser vistos como um serviço ao invés de bens.
- O que (des)motiva as chefias intermédias : um estudo exploratório no setor do retalhoPublication . Figueirinha, João Travassos Albuquerque; Rego, José Arménio Belo da SilvaNeste trabalho procuramos compreender dois fenómenos: a motivação ao nível das chefias intermédias e os fatores que levam as chefias intermédias a abandonarem uma empresa do setor do retalho. A motivação dos colaboradores é um fator crucial para o desempenho e para os resultados de uma empresa. É igualmente importante, por forma a manter a empresa competitiva, compreender as razões pelas quais as chefias intermédias abandonam a organização. Um dos principais desafios é reter os seus trabalhadores e mantê-los motivados (Osteraker,1999). Deste modo, responderemos a duas preocupações da empresa: primeiro, compreender o fenómeno da desmotivação das chefias intermédias no setor de retalho, face à escassez de estudos, fazendo uso de dois modelos/abordagens: Nohria, Groysberg e Lee (2008) e de Herzberg (1987); segundo, identificar os fatores de abandono, por forma a contrariá-los e, assim reter estes colaboradores. Para respondermos aos objetivos propostos, realizamos um trabalho empírico com 44 chefias intermédias numa empresa do setor do retalho. Os principais resultados sugerem: a) A função que as chefias intermédias desempenham e a segurança que a empresa oferece são as principais fontes de motivação. A função é considerada por estas interessante e desafiadora. A segurança é um fator preponderante em Portugal. De acordo com com o modelo de Hofstede, a segurança é um dos elementos mais valorizados em Portugal, visto que os cidadãos portugueses tentam diminuir a incerteza através da segurança. b) O que mais desmotiva as chefias intermédias e o que leva estas a abandonarem a organização é a própria função e a componente remuneratória. O excesso de burocracia torna a função muito monótona e pouco motivadora. As chefias intermédias consideram que a carga de trabalho não é proporcional ao nível salarial que auferem.
- A simulação cirúrgica no adestramento da cirurgia laparoscópica : o caso do Hospital CUF PortoPublication . Spratley, Mafalda Araújo Teixeira; Rebelo, Luís Francisco de Gouveia Durão PinaO aparecimento de novas tecnologias e a maior exigência e expectativa por parte dos doentes, tem vindo a provocar alterações na prática cirúrgica. Além de reduzir os custos e o risco para o doente, a simulação possibilita uma aprendizagem mais ativa e a oportunidade de os formandos cometerem erros. A simulação cirúrgica tem vindo a revelar-se como uma ferramenta eficiente capaz de enfrentar os novos desafios educacionais dos tempos atuais. O presente estudo visa analisar e compreender qual o impacto do treino no desempenho dos médicos (especialistas e internos) da especialidade de Ginecologia e Obstetrícia nas sessões de certificação de nível I organizadas pelo CETEC do Hospital CUF Porto, em parceria com a Academia Europeia de Cirurgia Ginecológica.
- Relação entre a performance das empresas e a diversidade de género nos quadros superioresPublication . Barroso, José Miguel Azevedo; Oliveira, Francisca Rodrigues Sarmento Guedes de; Leitão, Alexandra Paula Branco PintoO objetivo deste trabalho final de mestrado consiste numa análise do impacto da diversidade de género nos quadros superiores das empresas na performance das mesmas. O trabalho pode ser dividido em três partes distintas mas interligadas entre si. Na seção 2.2 analisa-se o impacto e principais argumentos, quer a favor quer contra, a necessidade de diversidade de género nos quadros superiores da empresa; Na seção 2.3 e 2.4 olha-se para a realidade estatística, com uma pesquisa macro por geografias, por setores de atividade e indicadores bolsistas, com uma visão mais detalhada do caso Português; Na seção 3 e 4 recorremos a uma análise econométrica com dados painel, do impacto da diversidade de género nos quadros superiores da empresa e performance, procurando-se encontrar um paralelismo com a primeira análise e por fim apresentando-se as conclusões sobre a realidade plasmada na segunda análise, pretendendo-se aferir se esta é justificável ou infundada. A análise econométrica foca-se nas empresas do PSI20 Português, com exceção dos bancos comerciais por constituírem empresas financeiras. As principais conclusões do trabalho final de mestrado apontam para uma presença muito pouco significativa do género feminino nos quadros superiores e consequentemente do seu impacto na performance das empresas um pouco por tudo o mundo (e particularmente em Portugal), o que resultou num modelo econométrico pouco significativo. Por um lado, conclui-se que o género feminino pode oferecer valor único aos quadros superiores das empresas. As suas limitações estão relacionadas com um passado histórico muito pouco representado no mercado de trabalho e nos quadros superiores. Por outro lado, a intervenção do Estado e União Europeia através da imposição de quotas continua a ser uma certeza. Esta imposição pode vir a mudar de forma significativa o cenário de diversidade de género e consequentemente vir a permitir, no futuro, análises mais ricas do ponto de vista econométrico do impacto deste tipo de imposições.
- Desenvolvimento de novo produto : queijo fresco de vaca com conservante biológicoPublication . Alves, Ana Catarina Pechilga; Teixeira, Paula; Monteiro, CátiaA Investigação, o Desenvolvimento e Inovação (IDI), converteram-se em elementos prioritários de qualquer país industrializado numa economia global. Não basta ter uma boa ideia, é necessário ser capaz de gerir de modo sistemático e planeado o conhecimento gerado, aproveitando os recursos para o converter em valor e criar riqueza. Dando sequência à estratégia da União Europeia, Portugal tem vindo a criar instrumentos de apoio à Investigação e Inovação, áreas cruciais ao desenvolvimento sustentado. A gestão de inovação, embora complexa, pode ser sistematizada e organizada numa metodologia. O conjunto de normas portuguesas de IDI vieram desmistificar o conceito de IDI como algo intangível. No presente estudo, partindo das referidas normas, pretendeu-se elaborar um conjunto de procedimentos e documentos associados a um projeto IDI, que servisse de base ao departamento de inovação da empresa. De modo a alcançar este objetivo, procedeu-se ao estudo dos referenciais normativos na área da certificação da inovação e dos modelos de desenvolvimento de produto. O queijo fresco foi o produto alvo deste estudo. Este caracteriza-se por ser um alimento com alto valor nutricional e fazer parte da alimentação dos portugueses há várias décadas. No entanto, um dos grandes desafios é a sua conservação, este possui um tempo de vida reduzido. Esta questão tem sido impulsionadora de investigação por parte da indústria e dos seus parceiros, que têm desenvolvido novos adjuvantes e processos tecnológicos para contornar este problema. Nesta dissertação, pretendeu-se estudar o comportamento de dois conservantes de origem biológica (Bioprox® e Biopress®) no tempo de vida útil do queijo fresco de vaca. De modo a atingir este objetivo, desenvolveram-se estudos de vida útil em que foram avaliados parâmetros microbiológicos e sensoriais de amostras com os dois conservantes.Com base nos resultados obtidos nas análises microbiológicas e sensoriais, a melhor formulação foi a que inclui o conservante biológico Bioprox®. Nos dois ensaios realizados, os resultados obtidos foram constantes ao longo do estudo e classificados com sendo “satisfatórios” para todos os parâmetros biológicos analisados. Porém, os resultados não são conclusivos, sendo necessária a realização de novos ensaios. Constatou-se a importância do planeamento e gestão no processo de inovação, se estes forem assumidos pela gestão de topo, no âmbito de cultura de melhoria contínua e orientados por ferramentas adequadas, aumenta-se a probabilidade de sucesso do novo produto.
- Porto’s startup ecosystem : how are tech startups shaping the development & growth of Porto’s ecosystem?Publication . Almeida, João Nuno Barreiros; Corbo, LeonardoThe area of entrepreneurship and innovation has been increasingly debated during the last years. Major cities across the world have been focused on creating ecosystems capable of supporting its startups, aiming to bring innovation and socio-economic improvements to their citizens. The city of Porto is not an exception, and over the last few years has been assuming its position, focused on foster entrepreneurship and innovation. The process is slow and complex, and as suggested by the literature, the creation of an ecosystem is only possible when a set of different factors and elements align together and form interconnections that allow mutual development. The problem is that there are no two equal ecosystems, each one has its own characteristics and limitations that constitute a unique case study that can lead to the ecosystem’s growth, or to its destruction. Therefore, the objective of this investigation was to study the unique case of Porto’s startup ecosystem, resorting to different types of documentary analysis and conducting interviews with experts and professionals inserted in the context of Porto’s entrepreneurial ecosystem, to explore the impact of startups activity in the city, and to understand the connections, relations, and major limitations of the different elements of study. Through the analysis of Porto’s policies, support, human capital, finance and culture, it was possible to understand the efforts being made towards the success of its entrepreneurial activity, as well as the major limitations that are holding entrepreneurs and getting in the way of startups growth. Because the only way to overcome limitations is to become aware of them, although the praiseworthy increasing number of cooperation initiatives and talented people in technological and scientific areas, Porto is an early-stage ecosystem with room for improvements in different areas of knowledge, as talent management, financial supports, entrepreneurial incentives, and startup’s programs, all addressed during this investigation and with great relevance to the ecosystem sustainable growth.
- A influência das perceções de responsabilidade social empresarial : um estudo de caso na INOVA+Publication . Quaresma, Inês Filipa de Sousa; Valverde, Camilo José LopesA aplicação de medidas de Responsabilidade Social Empresarial tem ganho progressivamente maior importância para as empresas ao longo do tempo. Ao multiplicarem-se os desafios a que as empresas são atualmente sujeitas são cada vez mais aquelas que aplicam medidas corporativas com impacto junto de todos os stakeholders. Apesar do crescente interesse no conceito, os estudos existentes concentram-se essencialmente numa perspetiva macro, descurando aquele que é o impacto junto da dimensão interna corporativa, os colaboradores. Assim, ao longo deste estudo é analisada a influência das perceções da responsabilidade social empresarial num contexto em específico, a consultora INOVA+. Para analisar esta influência foi avaliada a relação entre as perceções de responsabilidade social empresarial com as perceções sobre o capital psicológico e a satisfação no trabalho dos colaboradores da consultora. Adicionalmente, foi testado a relação do capital psicológico com a satisfação no trabalho. Neste estudo de caso foi adoptada uma abordagem mista que pretendeu conjugar os dados recolhidas em questionário, com os dados recolhidos em entrevista e sobretudo com o observado no estágio curricular. O estágio assume um papel fundamental nesta análise, pois permitiu uma vivência interna que facilitou a atribuição de sentido e significado prático aos dados. Os resultados deste estudo empírico mostram que, no contexto da empresa já citada, os construtos em estudo apresentam uma relação positiva entre si. Desta forma, foram construídas propostas de melhoria de modo a que as medidas de responsabilidade corporativa tomadas na empresa abranjam todas as suas dimensões e que sejam um meio para incrementar o nível do capital psicológico e da satisfação do talento da consultora.
- Startups, organizational culture and engagementPublication . Costa, Carla Marina Gonçalves da; Sobral, Ana Filipa dos Santos; Oliveira, Eva Teresa Valente Dias deThe purpose of this study was to explore the organizational culture of a startup and investigate whether this culture can contribute to improving employee´s engagement level. This paper is an exploratory study, conduted in an organizational context. The organization is a Portuguese Technological startup in the fashion industry, founded in 2015 by four university students. It was expected that Adhocracy Culture, most commonly found in startups environment, facilitate the internalization and integration of externally regulated motivation, consequently, promoting a work place with higher levels of engagement. Employees were asked to complete an online questionnaire which included the Competing Value Framework Scale, Motivation at Work Scale and UWES Scale. Descriptive and inferential statistics were used to analyse the date using SPSS. The findings of the research concluded that the organizational culture influenced the type and quality of motivation which consequently influenced engagement. Clan and Adhocracy cultures were positively associated with intrinsic and identified motivations. Theses types of motivations lead to higher engagment levels. The main limitation in this paper was thesmall number of participantes and a quantitative data method.
- Do e-commerce ao m-commerce : proposta de aplicação para completar a estratégia de e-commerce de uma empresaPublication . Santos, Maria Inês Carnido dos; Andrade, António Manuel Valente deInserido no âmbito de um estágio realizado na empresa Marques Soares, baseando-se, assim, num contexto real, este trabalho tem como objetivo complementar a estratégia da empresa no seu panorama de comércio online, valorizando este canal de comunicação e vendas da empresa, ao criar algo com valor, e que possa ser aplicado pela empresa num futuro próximo. Um dos canais de venda, o m-commerce, uma segmentação do e-commerce, caraterizado pelo comércio online de artigos via dispositivos móveis, como um smartphone, tem vindo a ganhar uma dimensão muito grande, nos últimos anos. Para suportar este trabalho, a revisão de literatura foi extensa e completa, e foi suportada por documentos, papers e livros cujo tema se insere na temática de canais de comunicação e canais de venda de produtos, comparando as vantagens e benefícios de cada um. Foi desenvolvida uma maqueta para uma possível aplicação, com suportes metodológicos como o Rapid Application Development (RAD) e o Business Model Canvas. Quanto às funcionalidades da aplicação, a maqueta foi construída tendo especial atenção aos princípios enunciados por Zhao e Balagué (2015), que identificam três blocos fundamentais de construção de aplicações - o mobile, a inclusão de ferramentas interligadas a redes sociais e a alusão à marca. Relativamente ao design da aplicação, Brian Fling (2009) defende que os elementos do design mais importantes são o contexto, a mensagem, o aspeto e toque, o layout, a cor, a tipografia e a existência de gráficos. Seguindo estes princípios, a aplicação surge de forma fluida no panorama de e-commerce da empresa. Após o desenvolvimento de um protótipo ou da aplicação, é proposto à empresa a realização de uma avaliação, através de um modelo de avaliação devidamente validado como é o M-S-QUAL, desenvolvido por Huang et. al (2015).