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- Joint ventures e offshoring da produção : o caso da ARCD África, S.A.Publication . Fonseca, João Pedro Pereira da; Morais, Ricardo AlexandreCom a crescente globalização dos mercados e da concorrência, muitas organizações começaram a transferir as suas operações, ou parte delas, para fora das fronteiras nacionais com o objetivo de superar os novos desafios e gerar vantagem competitiva, através de modos alternativos de entrada e cooperação com outras entidades. Essa necessidade origina a procura por diferentes estratégias criativas como o offshoring da produção, através da formação de joint ventures internacionais. Os motivos que conduzem e influenciam as empresas a movimentar a produção para o exterior, através de investimento direto estrangeiro, são explicados com base no paradigma eclético. O propósito deste estudo, consiste assim em explorar de que forma as joint ventures internacionais influenciam a prática do offshoring da produção e analisar os motivos referentes à criação da nova unidade produtiva: a ARCD África, S.A. Para dar resposta à questão de investigação, utilizou-se a metodologia qualitativa através do estudo de caso único, a fim de se estudar a joint venture realizada pela Auto Ribeiro, Lda., no Senegal - ainda em fase de execução -, com base no enquadramento teórico de referência, tendo sido comparados os resultados de três entrevistas a membros relacionados diretamente com o projeto. Os resultados indicam que fatores como a vantagem de custos, ganhos de produtividade e eficiência permanecem relevantes, contudo, a falta de capacidade produtiva e a ambição de explorar novos mercados predominam. Revelam ainda que, a necessidade de uma solução a longo prazo culminou no offshoring da produção para o Senegal. Face às características e dificuldades de ingressar naquele tipo de mercado, só se tornou possível com a cooperação de um parceiro local, através da formação de uma joint venture estratégica.
- A regulação e supervisão : os desafios do sistema financeiroPublication . Lima, Catarina de Abreu; Tomé, Maria João VazNeste estudo pretendemos demonstrar a importância e o impacto do Sistema Financeiro no crescimento económico e no desenvolvimento da sociedade. Analisamos a evolução do Sistema Financeiro e concluímos que o seu bom funcionamento depende, fundamentalmente, de uma Regulação e Supervisão eficientes das atividades financeiras. O resultado da crise iniciada em 2007, cujo impacto sistémico pôs em risco o sistema financeiro à escala global foi obrigar os Estados afetados a atuar, não só alterando a legislação vigente, mas reconsiderando as politicas económicas e financeiras para recuperar a estabilidade do Sistema Financeiro e evitar crises futuras. A migração desta crise aparentemente de cariz só financeira para a economia real na Zona Euro levou à criação de novas Instituições com o objetivo de Regular e Supervisionar o Sistema Financeiro, em articulação com as autoridades de todos os Estados-Membros. Em Portugal, foi apresentada uma Proposta de Reforma do Modelo de Supervisão Financeira, cujas principais inovações são a criação de Conselho de Supervisão e Estabilidade Financeira, que irá substituir o atual Conselho Nacional de Supervisores Financeiros, e separação dos poderes de Supervisão dos poderes de Resolução Bancária para evitar os conflitos de interesses a que assistimos, nomeadamente, no caso da Resolução do BES. O resultado inequívoco da análise do Sistema Financeiro é que a supervisão dos três setores que o compõem deve ser integrada e articulada. Não duvidamos que face à crescente globalização e interpenetração das atividades bancária, seguradora e dos mercados regulamentados, é necessária uma monitorização simultânea e a permanente troca de informações para evitar os erros do passado.
- Desenvolvimento de uma ferramenta de marketing digital no apoio à estratégia digitalPublication . Cunha, Filipa Alexandra Madureira; Martins, Carla Sofia CarvalhoO mercado atual é constituído por um novo tipo de consumidor, constantemente conectado à internet, e, por isso, é necessário que as empresas adaptem as suas estratégias de marketing. O conceito de marketing tornou-se quase indissociável do conceito de marketing digital e este último está intimamente relacionado com o de marketing inbound, que pode ser definido como um conjunto de estratégias de marketing que visam atrair e converter clientes usando conteúdo relevante. Sendo assim, esta investigação tem como objetivo perceber de que forma a estratégia de marketing inbound pode ser utilizada de forma apropriada no contexto atual. Para além disso, tendo em conta que há uma mudança para esta estratégia, também é necessário perceber que métricas são mais úteis para medir os resultados de uma estratégia deste tipo. Deste modo, os objetivos que guiam este trabalho de investigação são os seguintes: i. Identificar as ferramentas que existem para apoiar as diferentes vertentes do marketing digital, desde o website às redes sociais; ii. Descobrir e compreender as métricas existentes de avaliação de uma estratégia de marketing digital e selecionar as mais adequadas para medir a mesma; iii. Avaliar o sucesso da adoção da estratégia de marketing inbound por parte de uma empresa portuguesa, que serviu de base à elaboração deste estudo. Para a realização desta investigação foi utilizado o método de estudo de caso exploratório. Este inclui a descrição da estratégia de marketing utilizada pela empresa iConsulting Group, a campanha utilizada no mês de Março de 2018 e a análise desta tendo em conta as métricas referidas na framework de Quevedo, Besquin e Read (2015). Concluímos que o marketing inbound é uma estratégia que permite obter vantagens para as empresas, uma vez que está de acordo com o tipo de consumidor presente no mercado atual. Porém, para a marca iVolution, a utilização desta estratégia não permitiu obter resultados positivos. As métricas que devem ser utilizadas são as que constam na framework referida porque têm em conta os canais de divulgação, o funil de vendas e a taxa de conversão.
- A comunicação interna estratégica como reforço da valorização das pessoas e seus níveis de engagement nas organizaçõesPublication . Brandão, Nuno GoulartO presente artigo assume uma atitude reflexiva sobre a importância da comunicação interna dever ser assumida nas organizações através de uma visão estratégica. No sentido de reforçar as suas inter-relações bidirecionais, numa efetiva gestão de relacionamentos, engagement e interesses mútuos, centrados na valorização das suas pessoas e seus comportamentos que permitam o estabelecimento de relações a longo prazo entre elas e as organizações que representam, contribuindo para uma maior humanização das organizações.
