Browsing by Issue Date, starting with "2018-10-15"
Now showing 1 - 10 of 11
Results Per Page
Sort Options
- DENTROPublication . Pereira, João Nuno Melo Silva; Carmona, Carlos RuizNa elaboração do presente relatório, pretendo englobar todo o meu envolvimento no projeto de curta-metragem – DENTRO – nas áreas de Operação de Câmara, Edição e Correção de Cor. Projeto ambicioso levado a cabo por um conjunto de alunos empenhados e dedicados, irmanados pelo mesmo sentido de responsabilidade e entreajuda o que permitiu constituir uma verdadeira equipa de trabalho e uma relação de amizade que durará, estou certo, muito para além deste trabalho. Irei agora abordar, sumariamente, cada uma das áreas em que fui diretamente responsável e, mais à frente, desenvolverei detalhadamente, justificando cada tomada de decisão. Assim, relativamente a “Operador de Câmara” a minha tarefa, para além da obtenção das imagens, a chamada gravação, passava também por assegurar os processos mais adequados às necessidades de gravação de imagens, selecionando também o tipo de equipamentos mais indicados para conseguir esse objetivo com sucesso. Depois de uma avaliação cuidada do material necessário, e de o ter conseguido na Universidade, em ligação direta com a Produtora, esta encarregou-se de providenciar o restante material em falta. No que se refere à Edição, sendo esta uma das minhas funções principais, e que consiste, no fundo, na construção da narrativa audiovisual, fiz previamente uma investigação pela literatura publicada sobre esta temática, tentando perceber e comparar as teorias existentes sobre esta matéria com alguma prática de que já dispunha nesta área. Confesso que este trabalho foi para mim muito enriquecedor. Até porque muitas das situações com que tinha lidado anteriormente, com uma elevada dose de intuição, foram confirmadas e na maior parte dos casos melhoradas, e mais bem compreendidas, pelo conhecimento que esta leitura me proporcionou. Mais adiante explicarei melhor e exemplificarei esta experiência. Finalmente, quanto à pós-produção, divido-a em três momentos principais: primeiro, a aplicação de efeitos visuais, tais como, estabilização e movimento de câmara. Segundo, correção de cor e, em terceiro lugar, colorização. Relativamente à colorização, todo o meu trabalho neste campo foi apenas seguir as indicações da Diretora de Fotografia e por isso, abordarei mais abaixo, apenas a parte técnica. Quanto aos efeitos visuais e correção de cor, ficou a meu cargo pelo que explicarei, mais adiante a parte teórica.
- O artº. 501º do CSC : uma análise críticaPublication . Pinto, Fernando Miguel Porto Oneto Pereira; Antunes, José Augusto Quelhas Lima EngráciaNo âmbito das sociedades em relação de grupo, seja ele constituído por domínio total ou constituído através da celebração de um contrato de subordinação, entram em ação mecanismos antagónicos de certos princípios basilares do direito civil e societário. Disso é exemplo o afastamento, ex lege, da limitação da responsabilidade dos sócios, contido no artigo 501.º do Código das Sociedades Comerciais. O presente trabalho tem como objetivo a análise do regime jurídico contido nesse artigo, que estabelece a responsabilidade de uma sociedade-mãe pelas obrigações das suas filiais. Ao longo desta Dissertação, recorrendo ao debate doutrinário e a decisões jurisprudenciais, pretendemos contribuir para a compreensão deste regime de excecionalidade, analisando a sua ratio, o seu âmbito de aplicação, as suas características e as questões em torno da sua aplicação prática. Quanto a este último aspeto, destacamos a problemática relativa à possibilidade de os credores de uma filial poderem intentar uma ação executiva contra a respetiva sociedade-mãe, servindo-se para o efeito, e sob circunstâncias específicas, de um título executivo nos quais figure como devedor apenas a sociedade-filha.
- Comparison between semi-intensively and intensively grown beefPublication . Jesus, Diva; Alcalá, Luís; Domingos, Tiago; Gama, Ivo; Komora, Norton; Monteiro, Maria João; Teixeira, Ricardo F. M.; Teixeira, Paula; Pintado, Manuela
- The internationalization process of the Science4You firmPublication . Costa, Manuel Camossa Coelho de Figueiredo; Aranda Gutierrez, Ana MilenaFirms’ international expansion has been viewed as a gradual and incremental process for a long time. According to this stage approach, firms’ international knowledge is acquired through the experience gained in the foreign expansion process and, it has for the long time been considered the main driver of the increasing international commitment of companies. However, with the emergence of phenomena such as globalization or technological changes, the internationalization pattern has changed. The purpose of this study is to explore the internationalization process of Science4you firm. With this objective, a qualitative study was conducted. In particular, the topic was investigated by using a single case study based on three semi-structured interviews and secondary data. The main conclusion of this study is that both theoretical perspectives – born global phenomenon and Uppsala model - could be seen as complementary in explaining the internationalization process of Science4You, showing that the traditional model is still valid to explain internationalization of new ventures that expand abroad early on.
- A família : uma maneira de ser Igreja em Moçambique : o papel da Igreja moçambicana na promoção da paz e da justiçaPublication . Tumbo Júnior, Alfredo; Angélico, José Pedro LopesQue desafios pastorais se colocam hoje à Igreja em Moçambique? Que relação se pode estabelecer entre a(s) cultura(s) moçambicana(s) e a missão da Igreja na luta pela promoção da paz e da justiça? Ao longo dos últimos cinco séculos, época em que situamos a primeira entrada da Igreja Católica em Moçambique, várias foram as transformações que se operaram no seio da Igreja e da sociedade moçambicana, em função das necessidades e desafios concretos de cada período da história. Hoje, a Igreja debate-se com um profundo problema que é a justiça e a paz como caminhos para a promoção e valorização efectiva da dignidade do ser humano. Ou seja, se por um lado, no passado a Igreja esteve empenhada na primeira evangelização, transmissão da fé, mesmo em épocas menos claras da sua acção, na luta pelo fim da guerra civil, na construção e edificação das comunidades cristãs, hoje, a Igreja é chamada, por outro lado, a contribuir, com a sua voz profética, para uma sociedade mais justa, mais igual, onde todos possam ter o necessário para a subsistência e onde todos convivam como verdadeiros filhos de Deus e da mesma Nação. Por isso, tal como a sociedade tem o dever de zelar e prover às necessidades dos seus filhos, a Igreja é, igualmente, chamada, em virtude da sua identidade e missão, a lutar pelo bem-estar de cada membro da sociedade, a educar para o respeito pela vida, pela cultura e pela dignidade do ser humano.
- The influence of content marketing initiatives on professionals’ engagement : the case of self-driving carsPublication . Kasperski, Martin Janus; Aranda Gutierrez, Ana MilenaAutomated driving depicts a disruptive technology in the automotive sector. LinkedIn (LI) constitutes herby the social media platform, which connects experts from all over the globe. Experts are active via the LinkedIn feed and within expert groups, however, engagement with the content can be described as low. This thesis aims to investigate this issue, by analysing factors which lead to engagement with Content Marketing initiatives amongst professionals on LI. Engagement factors are divided into the four categories: motivational factors to engage (1), measured with Baldus’ et al. (2014) scale, characteristics of a post (2), the influence of the topic (3) and the format (4) on engagement. Those factors are examined within three subgroups, users solely reading the headlines (1), users consuming the content (2) and users engaging with the content (3). A survey administered on LinkedIn leads to the findings, that professionals are predominantly interested in pure exchange of high quality information and that the engagement increases with the time the professional is in the field and with proximity to the actual research. Those users are best targeted in LI groups. Societal topics, such as ethics have a subordinate effect on engagement. Previous interactions (likes, comments and shares) with the content do not have an impact on the user’s engagement. Professionals utilize a diverse plethora of knowledge sources, where LI constitutes a supplementary online source, which can easily be exchanged. Therefore, the marketer has the obligation to provide timely and relevant content in order to avoid redundancy and stay competitive.
- EDP and Naturgy : merger in utilitiesPublication . Rocha, Francisco Rodrigues Ferreira da; Assunção, António Luís Traça Borges deWhen I chose the Mergers and Acquisitions (M&A) seminar for my thesis, I did so due to the internship I was attending at the time in a M&A department. There, I was allocated to the Technology, Media and Telecoms (TMT) and the Energy sectors, hence my choice. At the time, rumors started on a possible merger between Naturgy (ex-GNF) and EDP – Energias de Portugal, which didn’t amount to anything. My internship reached its end, but not my interest in the merger possibility and the sector. Throughout this thesis, I intend to learn if the merger would make sense for both sides, and which obstacles would Naturgy face if it had continued with their merger proposition. However, in May, China Three Gorges, a shareholder of EDP, decided to make an acquisition offer for the rest of the shares. This event added questions to my thesis: How did it affect EDP, and how would it influence a merger proposition from Naturgy? After a literature review on valuation and M&A, and an industry and company overview, I reached a valuation for both and a merger proposal, along with the respective analysis. I also give an insight on China Three Gorges’ offer.
- A consumer staples behemoth : the acquisition of Kimberly-Clark by Kraft-HeinzPublication . Ricardo, Daniel Jorge Carvalho; Assunção, António Luís Traça Borges deThe main purpose of this dissertation is to study the hypothesis of an acquisition in the consumer staples sector, between Kraft-Heinz (the acquirer) and Kimberly-Clark (the target). Kraft-Heinz is a consumer staples company that recently completed the integration of a past merger, and is rumored to be looking for new targets to acquire. Its owners traditionally seek to acquire companies within the same industry, with strong brands and improvable operating margins. Kimberly-Clark is a company belonging to the consumer staples industry and the owner of several well-known brands. While it is smaller than Kraft-Heinz, it is expected to generate higher revenue growth in the foreseeable future, and its operational profitability possesses room for improvement. The combination of the two companies would allow for small increments in revenues, through combined scale and market power, and lead to operational improvements in Kimberly-Clark, following the Kraft-Heinz’ battle-hardened methods and culture. The combined company would also invest heavily in state-of-the-art facilities, while divesting older plants and reducing work-force. The expected synergies arriving from the deal were valued at $28 906 Million. The transaction assumes an all-cash friendly offer of $49 888 Million for 100% of Kimberly-Clark, representing a premium of 40.8% over Kimberly-Clark’s stock price.
- A conversão de suprimentos em capital : à luz das alterações introduzidas no Código das Sociedades Comerciais pelo decreto-lei nº 79/2017, de 30 de junhoPublication . Vilas Boas, José Luís Pereira; Antunes, José Augusto Quelhas Lima EngráciaSendo amplamente conhecido que as micro, pequenas e médias empresas, que representam a quase totalidade do tecido empresarial português, têm-se mantido, nos últimos anos, excessivamente endividadas e dependentes do financiamento bancário, foi aprovado e publicado – no âmbito do Programa Capitalizar, e como forma de fazer face à relevância do crédito bancário nas sociedades portuguesas – o Decreto-Lei n.º 79/2017, de 30 de junho. Numa tentativa para induzir ao financiamento das sociedades mediante capital próprio, este diploma introduziu no Código das Sociedades Comerciais um procedimento de aumento do capital social por conversão de suprimentos que pretere o processo deliberativo. Uma vez que nos propusemos a estudar o referido diploma de vários ângulos, além da mera análise das regras por ele implementadas, o presente trabalho ocupar-se-á do estudo de várias formas de financiamento da sociedade pelos sócios, em particular o contrato de suprimento, culminando no estudo da motivação e do seu potencial para a capitalização das sociedades comerciais portuguesas.
- Project finance : mecanismos de exercício do step-in dos financiadoresPublication . Silva, João Pedro Teixeira Trindade Moreira da; Antunes, José Augusto Quelhas Lima EngráciaO project finance tem-se afirmado nas últimas décadas como um método preferencial de financiamento de grandes projetos infraestruturais. A repartição e mitigação dos riscos, resultante do isolamento do projeto num ente jurídico especificamente criado e da sua estrutura contratual complexa, é a grande vantagem com que se apresenta este método de engenharia jurídico-financeira. Por conseguinte, aos financiadores interessa não a credibilidade dos promotores do projeto, mas o projeto em si e a sua capacidade de gerar fluxos de caixa e lucros, o que exige um grande envolvimento das entidades financiadoras. Fruto deste envolvimento, os financiadores tenderão a exigir um elevado número de mecanismos de garantia que tutelem o seu crédito, incluindo um mecanismo que lhes permita o resgate do projeto, através da tomada de controlo da gestão da sociedade de projeto, em caso de um incumprimento contratualmente previsto que possa pôr em causa o sucesso da operação financiada. Este mecanismo tem como objetivo a recuperação do projeto e tem o nome de direito de step-in. É sobre este direito que versaremos maioritariamente no presente trabalho, mais concretamente sobre os mecanismos jurídicos mais adequados ao seu exercício.
