Browsing by Issue Date, starting with "2018-07-10"
Now showing 1 - 10 of 28
Results Per Page
Sort Options
- Centro de serviços partilhados : processo de implementação : o caso da SEG Automotive PortugalPublication . Sousa, Frederico Santiago Sottomayor e Figueira de; Fonseca, Maria José Martins Lourenço daA presente investigação teve como principal objetivo analisar todo o processo de implementação de um centro de serviços partilhados no caso de uma empresa do setor de componentes para automóvel. O estudo iniciou-se com a revisão de literatura sobre o conceito de centro de serviços partilhados e aspetos subjacentes, tendo como foco principal o seu processo de implementação. Toda esta análise teórica serviu de base para a avaliação da organização em estudo. De forma a responder ao objetivo a que se propõe o estudo, utilizou-se uma metodologia de estudo de caso onde foi analisado todo o percurso de implementação de um centro de serviços partilhados, pertencente a uma empresa dedicada ao setor de componentes para automóvel. Recorreu-se à análise de documentos internos, a uma entrevista semiestruturada e a conversas informais com os diversos colaboradores. Foram identificadas e descritas as respetivas fases do processo de implementação, dando conta dos fatores críticos de sucesso e das dificuldades associadas. Confrontou-se o percurso da empresa com o recomendado na literatura, com o objetivo de identificar o enquadramento e ao mesmo tempo a influência do contexto ao longo do processo. Os resultados evidenciam que, muito embora seja possível enquadrar as fases gerais do processo implementação do centro de serviços partilhados em estudo dentro daquilo que é sugerido pela literatura, há traços muito específicos decorrentes do próprio contexto da organização que influenciaram esse percurso e que levaram a que nem sempre fossem seguidas as linhas de orientação sugeridas na literatura, demonstrando que o processo não se faz “by the book”.
- Gestão do erro terapêutico: uma responsabilidade do enfermeiro especialistaPublication . Serra, Rita Loureiro; Rabiais, Isabel Cristina Mascarenhas; Rego, Olga
- Perceções geracionais sobre a autonomia e desempenho grupal e conflito intergrupalPublication . Casaca, Eliana Filipa Gaspar; Valverde, Camilo José LopesDiariamente, as organizações tentam ultrapassar o desafio de gerir várias gerações existentes no mesmo contexto laboral, e também o facto cada uma destas gerações terem perceções diferentes acerca das várias situações com que se deparam neste contexto. O âmbito desta investigação é identificar as diferentes perceções em relação a três dimensões - a autonomia grupal, o conflito intergrupal e o desempenho grupal - das três gerações existentes no Sheraton Lisboa Hotel & Spa. Estas gerações encontram-se classificadas por Baby Boomers – indivíduos nascidos entre 1946 e 1964; a Geração X em que os indivíduos nasceram entre 1965 e 1977 e a Geração Y, que agrupa aqueles que nasceram entre 1977 e 1995. Pretende-se, assim, desta forma, responder à questão de investigação através dos resultados do estudo empírico realizado no hotel. Face à amplitude etária dos colaboradores do Hotel, que integra colaboradores com faixas etárias muito distintas, é usual verificar-se a existência de novos padrões organizacionais, como por exemplo, serem os colaboradores mais novos a delegar tarefas aos colaboradores mais velhos. Com o intuito de contextualizar o objeto de estudo deste trabalho, foi efetuado um breve enquadramento teórico onde é abordado o conceito de geração, classificando cada uma das gerações e enquadrando também uma revisão teórica acerca das três dimensões estudadas na investigação. Para o estudo de caso foi utilizada uma abordagem quantitativa, com recurso ao inquérito por questionário, direcionado aos colaboradores do Sheraton Lisboa Hotel & Spa. Adicionalmente, foi utilizada também a observação participante e técnicas documentais escritas. Dos resultados obtidos, verificou-se que dentro das perceções das gerações acerca das três dimensões estudadas, não existem diferenças estatisticamente significativas.
- Intervenções de enfermagem promotoras da redução infeção na administração de terapêutica endovenosaPublication . Nunes, Diana; Rabiais, Isabel Cristina Mascarenhas; Nunes, João
- Determinantes e motivações de initial public offerings : caso do Grupo Mystic Invest SGPS, S.A.Publication . Teixeira, Miguel Espassandim Catão; Pacheco, Luis Pedro KrugUm passo importante no crescimento das empresas consiste na decisão de entrada em bolsa, conhecido por Initial Public Offering (IPO). Em Portugal tem-se assistido a um aumento da relevância do turismo na economia nacional e o Grupo Mystic Invest SGPS, S.A. tem contribuído com a sua permanente inovação e visão para esta mudança e crescimento. Esta holding, em 2010, através da empresa DouroAzul – Sociedade Marítimo-Turística, S.A., esteve muito perto de realizar uma IPO e, de acordo com o Dr. Mário Ferreira - Presidente e Chief Executive Officer, este passo poderá vir ainda a acontecer no futuro. O objetivo deste trabalho consiste em compreender e transmitir quais as determinantes e motivações que levam as empresas a procurar aceder ao mercado de capitais, e qual será o melhor timing para se realizar uma IPO. Neste contexto, analisou-se posteriormente, a potencial IPO do Grupo Mystic Invest SGPS, S.A que acabou por não acontecer em 2010, sobre a qual, recentemente, o Dr. Mário Ferreira referiu que “fará sentido realizar uma IPO daqui a três ou quatro anos”. Foi efetuada uma análise aos principais temas relacionados com IPOs, tentando, sempre que possível, acompanhar a teoria com casos práticos reais. Finalmente, na sequência de uma entrevista com o Dr. Mário Ferreira foi possível responder a algumas das questões relacionadas com as IPOs da holding. Essencialmente concluiu-se que as condições de mercado em 2010 não eram as mais adequadas para a operação e que no futuro, tal poderá ser novamente equacionado.
- Lápis cor de pele : contributo para a lecionação da unidade letiva 2 : crescer na diversidade : para o 4º ano do 1º ciclo do ensino básicoPublication . Rodrigues, Paula Alexandra Gomes; Varanda, Maria Isabel PereiraSomos assim tão diferentes? Esta é a questão que atravessa este Relatório de Estágio e à qual nos propomos responder. Começamos por abordar os vários tipos de diversidade: diversidade na natureza; diversidade humana; cultural; religiosa; bem como o tema da diversidade na Sagrada Escritura e nas encíclicas Caritas in Veritate e Laudato Si. Compreenderemos que a sociedade deverá ser um lugar de encontro e de respeito mútuo. Deverá ser, por excelência, o lugar de diversidade e de compreensão dos outros. Martin Buber, Emmanuel Levinas e Paul Ricoeur são três dos autores cujas teses nos ajudarão a esclarecer a questão da alteridade. Cada um faz uma abordagem particular, mas convergem para o mesmo sentido – olhar o outro como um igual. Martin Buber privilegia o encontro eu-tu em detrimento do eu-isso, na medida em que, o outro não é um objeto ou uma coisa. Emmanuel Levinas privilegia o relacionamento face-a-face, olhando para o outro já não como um tu, mas sim como um vós, pelo qual somos infinitamente responsáveis. Por fim, Paul Ricoeur direciona-se para uma hermenêutica de compreensão do sujeito numa perspetiva de relação interpessoal. No final, debruçar-nos-emos na Prática de Ensino Supervisionada, partindo da análise da turma na qual as aulas foram lecionadas, que demonstrou alguns conhecimentos do tema. No entanto, há sempre algo de novo a acrescentar e novos conteúdos para serem adquiridos.
- A utilidade das metas relativas do Beyond Budgeting : estudo do caso NORSPublication . Sousa, Diogo Filipe Soares de; Marques, Luís Manuel Dionísio; Soares, Miguel Alberto ReisO orçamento tem-se vindo a mostrar incapaz de providenciar às organizações mecanismos que lhes permitam responder às exigências contemporâneas da envolvente (Østergren & Stensaker, 2011). Face a este fenómeno, diversas empresas optaram por implementar sistemas de controlo de gestão alternativos, entre os quais o Beyond Budgeting, que dinamizem a gestão, que a adaptem à envolvente externa e direcionem o foco estratégico para a performance e criação de valor (Hansen, Otley & Van der Stede, 2003; Hope & Frazer, 2003; Østergren & Stensaker, 2011; Player, 2003). O objetivo do estudo é perceber como é a utilização de metas relativas, ao abrigo do modelo Beyond Budgeting, contribuem para a criação de um alinhamento organizacional indutor da execução da estratégia do Grupo NORS. Tendo por base uma metodologia qualitativa, baseada em entrevistas e na interpretação dos dados recolhidos sugere que a NORS utiliza as metas relativas como instrumento de mensuração da execução estratégica e na avaliação de desempenho dos gestores, face a uma referência. A leitura dos dados sugere que o uso metas relativas, com estes propósitos, tem impactos na gestão corporativa e de negócio e induzem a execução da estratégia, tendo em vista o alcance da visão a longo prazo. Os testemunhos obtidos sugerem a convicção por parte dos gestores que este instrumento, ao incutir competitividade e motivação para superar o contexto, crescer e melhorar continuamente, fomenta uma cultura transversal de performance e orienta as ações de gestão para o cumprimento das diretrizes dos pilares estratégicos.
- A utilização de confirmações externas nas evidências de auditoria : o caso da empresa XPublication . Macedo, Ana Rita Marques; Correia, Maria Luísa C. F. Leite Castro AnacoretaO presente trabalho final de mestrado pretende dar resposta à questão colocada pela entidade X: “Quais os efeitos na opinião dos auditores da não resposta a confirmações externas na empresa X?”. Este trabalho foi desenvolvido no âmbito de um estágio realizado na sociedade de auditoria X, a qual desafiou o estudante a dar resposta a esta questão, dada a sua oportunidade no âmbito da aplicação das normas internacionais de auditoria e à reformulação do sistema de supervisão de auditoria com implicações diretas no controlo de qualidade dos trabalhos dos revisores oficiais de contas. O método utilizado foi a realização de questionários de resposta fechada aos três revisores oficiais de contas da entidade X, análise de investigações anteriores relacionadas com o tema das confirmações externa e, análise de algumas certificações legais de contas de entidades nacionais emitidas recentemente nas quais o auditor refere limitações relacionadas com as confirmações externas. Após todo o trabalho desenvolvido conclui-se que, os efeitos da não resposta a confirmações externas na opinião dos auditores, na empresa X são de três tipos, sendo um deles nulo, a emissão de uma opinião modificada – reserva por limitação de âmbito ou, em casos menos comuns, escusa de opinião.
- Avaliação e gestão do desempenho organizacional : estudo de caso MolditPublication . Rodrigues, Filipa Silva Costa de Oliveira; Marques, Luís Manuel Dionísio; Alonso, Maria Clara Donas BottoA avaliação e gestão do desempenho organizacional, como suporte ao processo de criação de valor nas organizações, tem vindo a despertar, nestas duas últimas décadas, um maior interesse por parte de académicos e práticos, perante a intensificação da concorrência e o maior dinamismo dos mercados. Nesta nova envolvente, torna-se fulcral o alinhamento e a aplicação de ferramentas que possam fornecer informações precisas e oportunas, como é o caso do Balanced Scorecard (BSC). Mais recentemente, o BSC surge como parte integrante de um Sistema Integrado de Execução da Estratégia, o Execution Premium, o qual proporciona uma visão holística e integrada de um ciclo de gestão que liga a estratégia às operações. A maior parte dos estudos sobre o tema tem-se focado apenas no BSC, pelo que pretendo, nesta dissertação, aplicar o modelo Execution Premium, através do método qualitativo com recurso a um estudo de caso, e responder à seguinte questão de investigação: “Poderá o sistema integrado de execução da estratégia melhorar a gestão do desempenho na Moldit?” A análise detalhada das práticas da empresa tornou percetível a utilização de algumas ferramentas incluídas no Execution Premium e possibilitou a sugestão da aplicação desse sistema para consolidar o BSC já utilizado e, de certa forma, colmatar algumas lacunas na sua implementação. Conclui-se, assim, que o sistema integrado de execução da estratégia contribuirá para melhorar a gestão do desempenho na Moldit.
- Netflix Inc. : equity valuationPublication . Alves, José Pedro Fernandes Rito; Martins, José Carlos TudelaThe aim of this dissertation is estimating the fair value of one unit of Netflix’s common stock, at the end of the year 2018. Two valuation methodologies are utilized, the first being the Discounted Cash-Flow (DCF) approach and the second being the relative valuation methodology, being the multiples used the P/E, EV/EBITDA and EV/Sales. The valuation output is then compared to the equity research report of Morgan Stanley on Netflix. The valuation output is that Netflix is overvalued in the market, being the fair value of one unit of common stock estimated to be $239,35 at the end of 2018, while the stock is trading at $328,53 on the 15th of May 2018. Hence, the recommendation produced in this dissertation is a sell recommendation. This recommendation is only a function of the DCF approach, since the relative valuation outputs were not consistent across the different multiples used nor with the value computed through the DCF approach. Morgan Stanley estimates the value of one unit of common stock at the end of 2018 to be $275, which is a higher valuation than the one estimated in this dissertation and also yields an opposite recommendation, as Netflix’s stock was trading at $227,58 at the time of valuation. This difference is mainly explained by different assumptions regarding the evolution of Netflix’s FCFFs, as the WACC in both valuations differs only 12 basis points and the perpetual growth rate differs only 17 basis points.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »