Browsing by Issue Date, starting with "2018-07-06"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Índice de eficácia representativa dos sistemas eleitorais : uma proposta de classificação e avaliação no espaço OCDEPublication . Amado, Nuno Miguel dos Santos Loureiro Lopes; Alves, André AzevedoO objectivo primeiro deste trabalho é a criação de um indicador que visa avaliar um sistema eleitoral acerca da sua capacidade representativa, tendo em conta variáveis associadas tanto ao comportamento de quem é eleito como de quem elege. É designado de índice de eficácia representativa dos sistemas eleitorais (IERSE). A amostra para a sua construção recaiu nos países membros permanentes da OCDE e a metodologia utilizada foi a análise factorial. Pretende-se ainda perceber qual a relação entre a representatividade e o desenvolvimento no espaço OCDE. Para isso, é analisada a influência do IERSE na taxa de crescimento do produto interno bruto per capita e no índice de desenvolvimento humano através da utilização de dados de painel com modelos estáticos – efeitos fixos e aleatórios - e modelos dinâmicos - GMM (1991) e GMM system (1998). Finalmente, através de uma análise de clusters, é apresentada a dinâmica dos países que compõem o espaço OCDE entre grupos, os quais graduam a eficácia representativa e outras três possíveis dimensões de uma democracia, isto é, a sua capacidade deliberativa, igualitária e liberal. Conclui-se que a eficácia representativa, tal como o IERSE mede, para além de ser uma dimensão que melhora a compreensão de um sistema eleitoral, está relacionada com a qualidade de vida do eleitorado e torna-se mais robusta em democracias com uma maior capacidade deliberativa, igualitária e liberal.
- As vivências dos alunos no ensino secundário : o sentido do ofício de alunoPublication . Freixo, Nuno Miguel Rito; Cabral, Maria Ilídia de MeirelesA presente dissertação tem como objetivo desenvolver a análise das vivências dos alunos no ensino secundário, partindo das suas próprias perceções, nomeadamente no que diz respeito ao sentido que eles dão ao seu ofício de aluno e à própria escola. Assim sendo, a questão de partida foi relativamente simples: como se sentem os alunos na escola? Partindo dessa questão de partida, outras questões surgiram, das quais se destacam as seguintes: Existe coerência entre a teoria (legislação e documentos estruturadores da educação) e a prática, isto é, o que se passa no dia-a-dia das escolas? Os alunos veem sentido na escola? Como vivem os alunos o seu ofício? O estudo fundamenta-se, essencialmente, na leitura e análise das narrativas construídas por alunos de uma escola privada, situada no Porto. O objetivo passou por dar voz aos alunos, procurando superar perceções mais ou menos superficiais e externas do seu trajeto escolar. A técnica de recolha de dados adotada foi a utilização de diários redigidos pelos alunos. As instruções fornecidas foram intencionalmente vagas, de modo a que os sujeitos de investigação se sentissem o mais livres possível na sua elaboração. No final do processo, foram recolhidos quinze diários. A análise feita mostra que ainda há um trabalho muito longo a fazer. A obsessão neo-institucional pela legitimação e certificação, através de instrumentos como testes e exames, condicionam e afastam o aluno do propósito, melhor dizendo, do sentido da escola, nomeadamente o que se encontra representado em documentos mais recentes como O perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória. De relembrar que as leituras realizadas e conclusões apresentadas representam uma proposta, entre várias possíveis, para a problemática em estudo, esperando-se que as mesmas sejam propiciadoras de outras discussões, análises e até refutações.
- A imprensa católica nos Açores : do início do século XX ao Concílio Plenário PortuguêsPublication . Machado, José Paulo Fernandes de Oliveira; Santos, Rogério José de AlmeidaA Igreja foi a única instituição no arquipélago dos Açores que durante três décadas (1900-1926) conseguiu fundar dezassete jornais. A significativa expressão periodista patrocinada pela Diocese de Angra do Heroísmo constituiu um incomparável tempo de efervescência jornalística no arquipélago. Consideramos o início do século um tempo invulgar de participação da Igreja no espaço público, caracterizado por um apaixonado empenho no que diz respeito à causa pastoral da Boa Imprensa. Do início do século XX até ao Concílio Plenário Português (1926), aplicaram-se em Portugal as determinações do Código de Direito Canónico de 1917, gerando uma época de aperfeiçoamento mediático pelas muitas experiências de participação eclesial através dos jornais. O entusiasmo verificado à volta da criação periodista foi de aprendizagem eclesial, geradora de especialização no labor exercido na imprensa católica açoriana, influenciando, decisivamente, o trabalho vindouro. A criação de um órgão oficial na Diocese de Angra – A União – foi a prova que houve um caminho de purificação na forma como a imprensa católica açoriana se reconverteu no espaço público de então, passando de muitos jornais para órgãos especializados.
- Promoção da autoestima : intervenções autónomas e especializadas de enfermagemPublication . Nunes, Inês da Cunha Baetas Robalo; Seabra, Paulo Rosário de CarvalhoA autoestima é a componente emocional do autoconceito: transcende o que pensamos ser e corresponde a uma atribuição de valor a esse julgamento que fazemos de nós próprios. O desenvolvimento da autoestima tem início na infância, mas influencia amplamente as relações estabelecidas ao longo da vida, bem como a capacidade de enfrentar e resolver problemas. A autoestima constitui um foco de atenção relevante no domínio da Enfermagem. Os Enfermeiros Especialistas em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica têm um papel importante no cuidado à pessoa com autoestima diminuída, tendo à sua disposição várias intervenções autónomas e especializadas. A revisão da literatura mais recente informa-nos que estas incluem a relação de ajuda, as intervenções de âmbito cognitivo-comportamental, a psicoeducação, as terapias expressivas, a terapia da reminiscência, entre outras. O presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Enfermagem com especialização em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica da Universidade Católica Portuguesa e reporta-se à unidade curricular Estágio, em articulação com os objetivos da unidade curricular Relatório. A unidade curricular Estágio, tendo como fio condutor um projeto centrado na temática da autoestima, foi realizada em três módulos sequenciais. O Módulo 1, no âmbito da promoção de estilos de vida saudável, diagnóstico e prevenção, foi realizado num hospital de dia de Psiquiatria; o Módulo 2, para o desenvolvimento de competências em unidades de intervenção na crise de adultos, numa unidade de internamento de Psiquiatria; e o Módulo 3, de carácter opcional, foi realizado numa unidade de assistência domiciliária em Cuidados Paliativos. É objetivo desde relatório, através de uma metodologia descritiva e reflexiva, analisar o percurso realizado, fundamentando as intervenções promotoras de autoestima mobilizadas e explorando as competências desenvolvidas. Através do Estágio tive a oportunidade de desenvolver competências complexas mas essenciais ao cuidado de enfermagem autónomo e especializado no domínio da saúde e da doença mental, incluindo o aprofundamento do autoconhecimento, a ampliação da capacidade reflexiva, a aquisição de competências para a intervenção na otimização e recuperação da saúde mental e o desenvolvimento de competências para a mobilização de intervenções de âmbito psicoterapêutico, socioterapeutico, psicossocial e psicoeducacional.
