Browsing by Issue Date, starting with "2018-06-01"
Now showing 1 - 10 of 12
Results Per Page
Sort Options
- Biodentine for furcation perforation repair: an animal study with histological, radiographic and micro-computed tomographic assessmentPublication . Cardoso, Miguel; Pires, Maria dos Anjos; Correlo, Vitor; Reis, Rui; Paulo, Manuel; Viegas, CarlosIntroduction: Biodentine has been scarcely studied as a furcation perforation (FP) repair material, mostly by in vitro methodologies. This animal study aimed to compare the histological responses, radiographic, and micro-computed tomographic (micro-CT) outcomes after FP repair with Biodentine or ProRoot MTA (MTA) in dogs’ teeth. Methods and Materials: Fifty teeth from five dogs were divided into 4 groups: MTA (n=20, FP repaired with ProRoot MTA), BDT (n=20, FP repaired with Biodentine), PC (n=5, positive control, FP without repair) and NC (n=5, negative control, without perforation). The animals were euthanized after 4 months. Histological assessment included inflammatory cell infiltration, hard tissue resorption, hard tissue repair, and cement repair in the furcation area. Immediate postoperative and 4 months follow-up radiographs were compared for radiolucency in the furcation region. The volume of extruded material was quantified using micro-CT images. Results: The tested materials showed equivalent radiographic response, together with similar hard tissue resorption and repair but, BDT group showed significantly less inflammation, lower volume of extruded material and higher cement repair than MTA group. Conclusion: The outcomes of this study, taken together with other favorable results in literature, are highly suggestive that Biodentine is a promising biomaterial to be used for FP repair.
- O papel transformacional da escola : impacto proporcionado pelos apoios da ação social escolar na obtenção de resultados escolares positivos por parte dos alunos socialmente mais desfavorecidosPublication . Lucas, António José de Carvalho; Estêvão, Carlos Alberto VilarOportunidade para pensar criticamente a variedade de funções e tarefas que, ao longo de trinta anos, foi possível desempenhar a partir da formação científica de base: licenciatura em história – variante de arqueologia. Este ponto de partida académico parece agora, e à luz do dito olhar retrospetivo, manifestamente limitado em termos de preparação técnica e cientifica para a diversidade e complexidade de funções que viriam a ocorrer ao longo da carreira. A formação contínua realizada, a formação académica complementar e, sobretudo, as diversificadas vivências ocorridas em contexto profissional, particularmente os diferentes cargos e funções exercidas, permitiram acumular experiências e redimensionar a capacidade de olhar criticamente para a escola e para a função que esta deve deter na sociedade contemporânea. É a partir desta perspetiva que o presente relatório se organiza em torno de três eixos: na primeira parte abordo a escola como organização, procurando analisar os respetivos enquadramentos teóricos; na segunda parte pretendo olhar para a escola colocando o enfoque na função social que esta desempenha e, na terceira parte, realizo uma abordagem crítica aos resultados efetivamente alcançados pela ação social escolar e oportunidades proporcionadas aos alunos que se apresentam face à escola em desigual condição socioeducativa. No final deste relatório espero conseguir deixar um registo de experiência profissional, uma visão crítica face ao papel social da escola e, sobretudo, à sua dimensão igualizadora enquanto espaço de oportunidade para proporcionar a cada aluno o seu trajeto transformacional para a assunção dos papéis de cidadania que a atual sociedade exige.
- Terapêuticas de enfermagem promotoras da adaptação em mulheres com cancro da mamaPublication . Ferreira, Luís Miguel Ribeiro; Santos, Célia Samarina Vilaça de Brito; Pereira, Filipe Miguel SoaresEsta investigação tomou por objeto de estudo a promoção da adaptação da mulher ao cancro da mama, privilegiando a sua monitorização ao longo do percurso assistencial, assim como selecionando as intervenções de enfermagem mais orientadas para a sua promoção. Neste contexto e na procura de um cuidado em enfermagem mais significativo para estas pessoas, desenvolvemos e efectuámos uma validação preliminar do “Instrumento de monitorização da adaptação da mulher ao cancro da mama” e definimos ainda um painel de intervenções de enfermagem promotoras dessa adaptação. Para efeitos da construção do instrumento, recorremos a um percurso de investigação ancorado nos princípios dos estudos de perfil metodológico. Na definição do painel de intervenções, recorremos a procedimentos de geração de consensos, a partir de material disponível na literatura e aquele que constava nos sistemas de informação e documentação de enfermagem de uma instituição especializada na assistência em doenças oncológicas. O instrumento de medida abrange áreas chave no domínio da disciplina de enfermagem e que se demonstram significativas nas situações de doença crónica em geral, e no cancro da mama em particular. As dimensões identificadas foram: i) Otimismo; ii) Esperança; iii) Desempenho de papéis; iv) Comunicação/expressão de sentimentos; v) Cumprimento do plano terapêutico. Os resultados apurados, relativamente à validade e fidelidade do instrumento construído são bastante robustos, demonstrando um enorme potencial para pesquisa futura e de utilização clínica na área em estudo. O painel de intervenções de enfermagem identificado e consensualizado demonstra um enorme potencial para ser utilizado no contexto clínico, com o objetivo de apoiar as mulheres com doença oncológica da mama no processo adaptativo, estando muito direcionado, em termos intencionalidade terapêutica, para a capacitação das mulheres para “prevenirem complicações”, desenvolverem “competências de autocuidado” e para a “gestão do regime terapêutico”. Concluímos que o instrumento de monitorização da adaptação das mulheres e o painel de intervenções desenvolvidos na presente investigação representam um esforço de formalização do conhecimento específico de enfermagem, associado à área de atenção em estudo.
- Iguais na diferença : uma análise reflexiva sobre a inclusão escolar dos alunos com necessidades educativas especiaisPublication . Ramos, Ângela Cristina Alves Viegas; Estêvão, Carlos Alberto VilarNo entendimento e reconhecimento da educação como principal impulsionador do desenvolvimento e transformador de vidas, diversas iniciativas se desenvolveram e distintos compromissos se assumiram num pressuposto de “assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade” e na promoção de “oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos” (UNESCO, 2015, p.1). Torna-se, portanto, imperativo perceber como foram consideradas ao longo dos tempos as pessoas com necessidades educativas especiais, e como evoluíram e foram implementadas e concretizadas as diferentes políticas de educação. Perceber de que forma as nossas escolas trilham o caminho da integração à inclusão no sentido de permitirem que os seus alunos experienciem novos espaços de socialização e aprendizagem e novos parceiros de convivência. E mais especificamente o AEDMII, enquanto agrupamento de referência para a educação bilingue de alunos surdos e intervenção precoce, como atua no sentido de reconhecer as diferenças, de atender às necessidades e especificidades de cada um, de promover a aprendizagem e de reconhecer que a escola deverá ser a escola de todos. Será, assim, objetivo deste relatório de reflexão uma análise crítica sobre como o AEDMII concretiza o objetivo de construir uma escola inclusiva, com base nos recursos disponíveis, na predisposição e motivação dos professores e numa gestão eficaz. Constitui-se também uma finalidade deste relatório de reflexão a interpretação sustentada das organizações educativas, nomeadamente, a compreensão do funcionamento da escola enquanto organização educativa, suportado pela fundamentação teórica de modelos organizacionais, numa perspetiva mais global da ação organizacional. Numa escola, enquanto meio mais capaz para “combater atitudes discriminatórias” concebendo desta forma “comunidades abertas e solidárias” (UNESCO, 1994, p.ix), um vasto trabalho deverá ser desenvolvido na valorização da igualdade, na criação de uma cultura de colaboração e envolvimento, e no respeito pela singularidade.
- Criação e avaliação de um programa de intervenção em enfermagem de estomaterapia : contributos na adaptação à ostomia e qualidade de vidaPublication . Sousa, Clementina dos Prazeres Fernandes de; Santos, Célia Samarina Vilaça de BritoA ostomia de eliminação (OdE) confronta a pessoa com mudanças nas suas dinâmicas quotidianas, em que projetos de vida poderão ter de ser reorientados, na procura da melhor adaptação física, emocional, familiar e social. O processo de transição nem sempre é fácil e favoravelmente ultrapassado, pelo que o cuidado de enfermagem em estomaterapia constitui um importante recurso para ajudar as pessoas a gerir os novos desafios, conseguir adaptar-se e experienciar melhor qualidade de vida (QdV). Constituíram-se como objetivos principais, criar um programa de intervenção de enfermagem em estomaterapia (PIEE), implementá-lo em pessoas com OdE e avaliar os seus efeitos na QdV e na adaptação à ostomia, através de quatro estudos. No primeiro estudo, identificaram-se áreas sensíveis à intervenção de enfermagem, que podem estar afetadas nas pessoas com OdE, e discrepâncias entre a necessidade de cuidados e a resposta dos enfermeiros dos Cuidados de Saúde Primários (CSP), influenciando a decisão de construir o PIEE, no estudo seguinte, estruturado em torno de seis focos relevantes da prática clínica em estomaterapia (Autocuidado, Autoconceito, Aceitação, Interação Social, Interação Sexual e Esperança). No terceiro estudo, criámos um instrumento que fosse sensível às intervenções de enfermagem na promoção da adaptação à OdE, que utilizámos no quarto estudo. A análise das suas propriedades métricas revelou critérios de validade e fiabilidade aceitáveis, podendo constituir uma ferramenta útil na prática e na investigação em enfermagem. No último estudo, implementámos e avaliámos os efeitos do PIEE na adaptação e QdV das pessoas com OdE. Para tal desenhámos um estudo quasi-experimental, com uma amostra de 105 pessoas com OdE, distribuídas por um grupo de intervenção (GI), sujeito ao PIEE, e um grupo de controlo (GC), constituídos em hospitais com e sem consulta de enfermagem de estomaterapia, respetivamente. A recolha de dados ocorreu um e seis meses após a alta hospitalar, usando como instrumentos, um questionário construído para o efeito, o Índice de Qualidade de Vida-Ostomia, traduzido e validado para a população portuguesa, e a Escala de Adaptação à Ostomia de Eliminação, criada no terceiro estudo. Os resultados indicaram que, no primeiro mês, a QdV e a adaptação à ostomia percebidas eram idênticas e satisfatórias em ambos os grupos. Ao sexto mês, a perceção de QdV e de adaptação à ostomia no GI era significativamente melhor do que no GC e do que nos dois grupos no primeiro mês. No GC não se constataram mudanças entre o primeiro e o segundo momento. Em síntese, intervenções sistemáticas do enfermeiro em estomaterapia, que se prolonguem no tempo, mostraram ter efeitos no processo de transição, pelo desenvolvimento da proficiência no autocuidado à ostomia, estimulação da autoconfiança e procura de recursos disponíveis, refletindo-se favoravelmente na perceção de QdV.
- ConstituiçãoPublication . Ribeiro, Gonçalo de Almeida
- Walter Scott - sempre presente ou desconhecido e esquecido?Publication . Pires, Maria Laura BettencourtAo reflectirmos sobre Walter Scott surgem-nos inevitavelmente as perguntas se ele continua presente entre nós, se é o "grande desconhecido" ou se já o esquecemos. Neste artigo, além de fazermos algumas referências à biografia e à recepção da sua obra, focando sobretudo o poema The Lady of the Lake, procuraremos responder a essas interrogações conscientes de que as obras permanecem mesmo quando os seus autores há muito desapareceram. O poema narrativo The Lady of the Lake foi publicado em 1810 quando o autor estava no topo da sua carreira como poeta. Contém baladas, cantos e romances, e uma oração, que inspirou a Schubert a sua famosa Ave Maria. Relata ainda cerimónias fúnebres, uma cena de tiro ao arco, a actividade de um profeta e um sonho. Aeste aspecto épico, junta-se ainda o elemento essencial do idílio amoroso. Após a nossa investigação, concluímos que a produção literária de Scott não deve ser vista apenas como um vestígio do passado e que não temos e lamentar o desaparecimento do interesse por este escritor pois constatamos que ele continua a existir, mas de forma diferente, e que temos agora uma visão mais complexa que nos faz compreender que ele estava a reagir às mudanças na sociedade e a demonstrar a sua oposição à cultura dominante, temas afinal tão pós-modernos.
- Um editorial famoso de Thomas PainePublication . Pires, Maria Laura Bettencourt
- Senhora do Cabo: santuário, culto e turismo entre a tradição e a transformaçãoPublication . Roque, Maria Isabel; Forte, Maria JoãoO Círio de Nossa Senhora do Cabo, ou Círio dos Saloios, é uma peregrinação feita anualmente, desde o século XV, entre a região saloia, nos arredores de Lisboa, até ao santuário do Cabo Espichel. Pretende-se analisar a forma como esta prática religiosa, a que se associam actividades profanas, tem evoluído e como é vivida na actualidade, identificando as motivações de quem o procura, entre a devoção e o lazer. Procura-se, ainda, compreender os efeitos do turismo no sentido do lugar, considerando a projectada reconversão das antigas hospedarias de peregrinos em unidade hoteleira. O estudo, de carácter qualitativo e descrito, baseia-se numa revisão da literatura a partir de fontes históricas, complementado com entrevistas não estruturadas e observações participantes. Na sequência da constatação da revitalização do culto, recuperando tradições abandonadas, enquanto outras se perdem ou são modificadas, conclui-se que a transformação do culto pode ser entendida como um factor que contribui para a sua continuidade.