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- Preditores da empatia dirigida a humanos e outros animais em portugueses e anglo-saxónicosPublication . Emauz, Ana; Gaspar, Augusta; Esteves, FranciscoA relação entre empatia dirigida a humanos e empatia dirigida a outros animais tem sido reportada como fraca, sendo pou coconhecidos os fatores que predizem a segunda. Neste estudo, examinaram-se potenciais variáveis preditoras de cada uma destas duas formas de empatia e compararam-se participantes lusófonos e anglo-saxónicos, inspecionando possíveis especificidades culturais. Foi conduzido um inquérito na web que incluiu as versões portuguesa e inglesa de uma escala de empatia para com humanos e de uma escala de empatia para com animais, bem como questões relacionadas com animais de estimação, religião, dieta e participação em ONGs. Atestagem de modelos de regressão múltipla evidenciou o género como preditor da empatia com humanos, mas apenas no grupo lusófono. O sexo feminino e a vivência com animais de estimação foram preditores de empatia para com animais em ambos os grupos; a ligação a ONGs também o foi na população lusófona, enquanto que na anglo-saxónica pesou mais a dieta vegetariana/vegana.
- O princípio da continuidade do serviço público universal de fornecimento de energia eléctrica : responsabilidade civil por danos resultantes da interrupção do fornecimentoPublication . Freitas, Ana de Jesus Martins; Torgal, Lino Miguel de Sousa Fernandes da Silva
- Pactos territoriais para a educação, formação e empregabilidadePublication . Presa, Angelina Cláudia Vaz Alves de Azevedo; Alves, José Joaquim Ferreira MatiasA Agência Nacional para a Qualificação e Ensino Profissional (ANQEP I.P.) considera extremamente importante e necessário para o país a existência de um Sistema de Antecipação de Necessidades de Qualificação (SANQ), que surge como a grande fonte de informação para a caraterização dos territórios, em termos de previsão de necessidades de qualificação, a curto e médio prazo, e para a atualização do Catálogo Nacional de Qualificações (CNQ). Com o presente estudo pretende-se analisar, por um lado, a abordagem metodológica em que se baseou o desenvolvimento do SANQ e, por outro, perceber de que forma se desenvolveu o esperado trabalho de parceria entre a CIM Alto Minho, os municípios e os operadores locais. Este estudo deverá ainda elucidar-nos sobre o papel das diferentes estruturas que intervêm em todo o processo de organização da rede de oferta educativa e formativa desde o nível macro, ANQEP I.P. e Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE), ao nível meso, CIM Alto Minho e Direção de Serviços Regionais do Norte (DSRN) e, finalmente, ao nível micro, onde consideramos os municípios, as escolas e onde está implementado o tecido económico e empresarial da região, abordando o papel decisivo que desempenham em todo este processo de “regateio” e negociação dessa rede, atentos os seus interesses. Este estudo enquadra-se numa metodologia de investigação de natureza qualitativa, apresentando-se como um estudo de caso instrumental, validado pela triangulação das fontes de dados, de sujeitos e pela triangulação metodológica. Os dados recolhidos e analisados neste estudo permitem-nos concluir que a generalidade dos intervenientes no processo de definição da rede de oferta formativa, reconhece que a metodologia que suporta os resultados do SANQ para a CIM Alto Minho, não produziu resultados válidos para a região e, face a esta constatação, consideramos que todo o trabalho subsequente de definição de critérios para a construção da rede e atribuição de relevâncias às qualificações previstas para a região está fragilizado. Por outro lado, a recolha de dados e a análise que foi realizada, permitem-nos concluir que assistimos a um processo de concertação de rede de oferta formativa fictício, marcado pela lógica da encenação e da Hipocrisia Organizada enunciada por Brunsson (2006).
- As Origens : análise da UL 1 do 7º ano do ensino básico e secundárioPublication . Lemos, Isabel Maria Venade de; Carvalho, José Carlos da SilvaEste trabalho trata de analisar a UL1 do 7º ano da disciplina de EMRC “As Origens”. Apresenta uma reflexão sobre a questão das origens, sob o ponto de vista bíblico-teológico e pedagógico-didático tendo presente os aspetos curriculares. Esta parte das questões da linguagem, da existência de diferentes géneros literários, e dos mitos de origem e mostra as suas implicações no modo de dizer e apresentar a mensagem sobre as origens. Ontem como hoje, as origens, abrem um caminho para o sentido da vida que vai de encontro à educação integral que se pretende oferecer a cada aluno, possibilitando o desenvolvimento de todas as dimensões da pessoa.
- O Sinal da Luz : o Olhar que transfigura a visão e a vida : análise bíblico-existencial de Jo 9,1-7Publication . Coutinho, Luís Miguel Lacerda Figueiredo; Almeida, Bernardo Monteito Fernandes Corrêa deVivemos num mundo dominado pela aparência e pela superficialidade, onde o outro vale mais pelo que tem, do que pelo que é. Neste contexto, o “olhar” de Jesus sobre o homem cego de nascença revela-se interpelador para nós, pois desafia-nos a deixarmo-nos “olhar” por Ele e a “ver” como Ele vê. Partindo do seu contexto histórico, o evangelista João abala os nossos paradigmas e certezas, apresentando uma nova conceção de “visão” e de “cegueira”, que se projecta em cada tempo e que se baseia na adesão ou não a Jesus, Luz do mundo. Assim sendo, o presente estudo procura entender quem são os cegos de nascença nos nossos dias, isto é, aqueles que aceitam o convite de Jesus para se lavar nas águas do ‘Enviado’ e para percorrer com Ele um caminho de fidelidade, de conhecimento e de “iluminação”, ou seja, um caminho de fé. Neste sentido, tentaremos perceber se a simples recepção do batismo faz dos cristãos pessoas verdadeiramente “iluminadas”, em quem “o sinal da Luz” se concretizou e transformou em vida, ou se, pelo contrário, não haverá entre os batizados muitos ‘cegos’, que seguros de si, do seu saber e da sua “fé”, pensam que vêem, quando na realidade são os verdadeiros invisuais.