Browsing by Issue Date, starting with "2018-05-11"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Relatório da prática profissional e projeto de intervenção : princípios pedagógicos de Zoltán Kodály : aplicação à prática do violoncelo no ensino básicoPublication . Magalhães, Íris Diana Gonçalves; Silva, Nuno Luís Caçote daO presente trabalho é constituído pelo relatório da prática profissional e pelo projeto de intervenção pedagógica, realizados na Academia de Música da Sociedade Filarmónica Vizelense. No relatório da prática profissional está incluído um enquadramento da instituição onde foi aplicado, bem como uma descrição detalhada do que foi realizado, onde podemos encontrar os registos das aulas dadas e assistidas assim como os resumos, comentários e reflexões das mesmas. No documento estão igualmente incluídas as metodologias utilizadas e a contextualização das áreas no qual foi implementado este projeto. Por fim, é realizada uma reflexão e avaliação dos resultados acerca da prática pedagógica, bem como breves comentários sobre o meu relacionamento com os encarregados de educação e sobre a minha integração no grupo profissional, terminando com uma breve autoavaliação e uma coavaliação realizada pelos discentes e pelos colegas de trabalho. O projeto de intervenção pedagógica aborda os princípios pedagógicos de Zoltán Kodály aplicados à prática do violoncelo. Estes baseiam-se, sobretudo, no canto e na música tradicional húngara de modo a facilitar não só o sistema de ensino como também a aprendizagem dos alunos. Com esta pesquisa, surgiu a ideia de se adaptar aqueles princípios pedagógicos à prática do violoncelo como forma de melhorar dificuldades e problemas de afinação no instrumento no momento da execução do repertório proposto pela disciplina, utilizando o canto como veículo estratégico. Outro meio sugerido para estimular os alunos e criar a possibilidade de desenvolver a perceção de afinação, destreza e concentração na execução do instrumento consistiu na aplicação da música tradicional, mas, neste caso, portuguesa. As músicas foram selecionadas pelos discentes vindo, mais tarde, a serem executadas no instrumento e cantadas em simultâneo. Foram igualmente realizados arranjos das peças selecionadas para que pudessem ser executadas em dueto de violoncelo.
- A synthesis of Portuguese studies regarding infertile patientsPublication . Romeiro, Joana; Caldeira, Sílvia
- Reabilitação total bimaxilar – combinação de prótese fixa com prótese removívelPublication . Azevedo, Luís; Martins, David; Araújo, Filipe; Figueiredo, Cristina; Fonseca, Patrícia; Correia, André