Percorrer por data de Publicação, começado por "2018-04-17"
A mostrar 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de ordenação
- Prevenção do consumo de cannabis em contexto escolar : a eficácia do programa Pasa la Vida em função do percurso dos estudantesPublication . Pereira, Vanessa Esmeralda Rodrigues; Dias, Paulo César AzevedoEste estudo pretende compreender o papel do percurso escolar no consumo de cannabis e nas atitudes associadas, comparando estudantes dos ensinos vocacional e geral. Este estudo pretende, igualmente, verificar a eficácia do Programa Pasa la Vida em função deste percurso. Participaram 164 adolescentes do 3.º ciclo do ensino básico, geral e vocacional, que preencheram o Questionário sociodemográfico e escolar, o Questionário Cannabis Use Intention Questionnaire e o Questionário Cannabis Abuse Screening Test. Os estudantes de sexo masculino com idade mais avançada e os estudantes do ensino vocacional com maior absentismo e insucesso escolares apresentam maior consumo de cannabis, um consumo mais problemático/de risco e atitudes (atitude, norma subjetiva, autoeficácia percebida e intenção) globalmente mais favoráveis ao mesmo. Quanto mais favoráveis são as atitudes em relação ao consumo de cannabis, maior é o consumo. O Programa teve maior impacto nas atitudes do que no consumo de cannabis, sendo diferente em função do percurso escolar. No ensino vocacional, o impacto foi positivo na atitude e negativo na autoeficácia percebida para a abstinência, com um tamanho de efeito médio. No ensino geral, o impacto foi positivo na norma subjetiva e negativo na autoeficácia percebida para o consumo, com um tamanho de efeito pequeno. Os estudantes do ensino vocacional continuam a apresentar maior prevalência de consumo e intenção e menor autoeficácia percebida para a abstinência. Estes resultados reforçam a necessidade de intervir de forma mais precoce e contínua, implementando programas de promoção de competências pessoais e sociais e programas de prevenção seletiva em contexto escolar.
- Unconscious influence over executive control : conflict adaptation through chromatic flicker fusionPublication . Silva, Fábio Alexandre Gomes da; Soares, SandraO controlo executivo e a sua modulação sobre mecanismos atencionais permitenos detetar e adaptar a informação conflituosa. Recentemente, dado o elevado número de estudos a sugerir um papel menos limitado da informação percecionada inconscientemente, os investigadores têm-se debatido sobre a possibilidade de deteção e adaptação a conflito evocada inconscientemente. Atualmente, contudo, a literatura ainda não chegou a um consenso relativamente a tal possibilidade. Com particular relevância, um estudo por Wu e colegas (2015), substituiu a técnica de supressão mais usual – masked priming – por uma técnica de supressão interocular, resultando numa total ausência de impacto por informação suprimida. Através de uma típica Flanker Task, e usando a Chromatic Flicker Fusion (CFF) como técnica de supressão, uma técnica mais adequada para processos relacionados com controlo executivo, avaliámos o conflito evocado por distratores invisíveis (e visíveis, i.e., sem recurso a CFF). Adicionalmente, proporcionando blocos com diferentes rácios de ensaios congruentes para incongruentes, atendemos a possíveis efeitos de adaptação. A análise aos resultados revelou, na condição visível, os expectáveis padrões de conflito e efeitos de adaptação. No entanto, o mesmo não foi encontrado na condição com distratores suprimidos, onde os distratores não evidenciaram um padrão de conflito sobre o desempenho. Apesar de terem sido observados alguns efeitos sobre a condição com distratores suprimidos, estes foram interpretados como possivelmente refletindo um processamento low-level (i.e., processamento mais básico). Em suma, os resultados deste estudo foram similares aos encontrados por Wu e colegas (2015), suportando teorias mais antigas relativamente às limitações inerentes a informação percecionada inconscientemente.
- Ascensão e queda do culto a Nuno Álvares Pereira no escotismo português (1923-1936)Publication . Graça, Gonçalo BritoO presente artigo explora o culto a Nuno Álvares Pereira nos primeiros anos do escotismo católico português. O debate em torno da sua santidade, enquanto herói nacional e figura de consenso político, torna-se o cerne desta problemática e materializa-se no objeto argumentativo do Corpo Nacional de Scouts, que pretendeu expandir-se de Braga para o sul do país. Uma questão de enquadramento ético-religioso da juventude, permanente até à implementação do Estado Novo, e que competiu com a introdução de novos cultos marianos do século XX.
