Browsing by Issue Date, starting with "2018-03-27"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Perceção sobre adoção no contexto das medidas de promoção e proteçãoPublication . Vieira, Ilda Carolina Castro Rosas Amorim; Gonçalves, Armanda Paula CunhaO presente estudo tem como objetivo compreender a perceção dos técnicos sobre a aplicação das medidas de promoção e proteção e, em particular sobre a medida de adoção. Foi realizado um estudo de natureza qualitativa, seguindo a abordagem fenomenológica. Com recurso à aplicação duma entrevista semiestruturada e um questionário sociodemográfico, a 13 técnicos, do distrito de Braga. Os principais resultados revelam a perceção positiva em relação às diferentes medidas de promoção e proteção. Sendo percecionadas pelos técnicos das instituições como adequadas e essências desde que haja um trabalho efetivo por parte dos profissionais. Em relação à medida de adoção, a maioria dos profissionais revela pouco conhecimento e ausência de experiência profissional. Considerando uma medida importante, principalmente nas situações de ausência de vínculo, abandono ou colocação numa situação de perigo. A intervenção da CPCJ privilegia a família biológica, sendo a medida mais aplicada a medida de apoio junto dos pais, onde a medida de acolhimento residencial é aplicada como último recurso. Os técnicos das instituições consideram que aplicação da medida de acolhimento residencial como último recurso dificulta o sucesso da intervenção, referindo que a medida deveria ser aplicada em primeiro lugar, possibilitando uma intervenção precoce, através do trabalho com as crianças e com as famílias. Os técnicos das instituições consideram que o privilégio das primeiras medidas, em determinadas situações, mantém a criança/jovem na situação de perigo, e por vezes, as intervenções realizadas junto dos seus familiares, não surte o efeito desejado, adiando o acolhimento.
- Práticas de gestão de expatriados : estudo de caso no setor do retalho de modaPublication . Bousbaa, Rita Oliveira; Valverde, Camilo José LopesA globalização e a diminuição de barreiras comerciais internacionais contribuíram para o aumento do número de colaboradores de empresas multinacionais a trabalhar no estrangeiro. Como resultado, torna-se cada vez mais importante que as empresas que enviam os seus funcionários para cargos internacionais priorizem a gestão de expatriados (Rishbha, 2015). Neste sentido, temos por objetivo, com este trabalho, analisar as práticas de gestão de expatriados numa empresa multinacional de retalho de moda, à luz da literatura nesta matéria. Para tal, recorremos aos intervenientes neste processo – expatriados, membros das chefias e profissionais de Recursos Humanos – de forma a caracterizar o processo e obter a sua perceção sobre o assunto. De referir ainda que esta investigação adotou uma metodologia qualitativa sob a forma de estudo de caso, com recurso a entrevistas, observação participante e análise de documentação interna. Com os resultados obtidos, apercebemo-nos de que a organização em estudo está consciente da importância de um processo eficaz de gestão de expatriados. No entanto, esta prática não está devidamente estruturada e não tem sido uma prioridade na ordem de trabalhos. Concluímos, então, ser uma necessidade organizar e estruturar o processo, para que as práticas de gestão de expatriados sejam consistentes em toda a organização. Considerámos, ainda, ser importante a criação da figura de Human Resources Business Partner, focada no acompanhamento de processos de expatriação.
- Organizational climate and its dimensions : a case study of OneVet Group S.A.Publication . Caetano, Laura Mariana Ferreira; Tavares, Marisa Fernanda FigueiredoNowadays organizations deem human capital as a decisive element that has a direct influence on the quality of their provided services/products. One of the sustaining pillars of a healthy, safe and prosperous working environment is linked to employee well-being, considered a major focus within the Human Resources area. From that point of view, it is important that organizations understand the power that employees have on the determination of the organization future success. The following investigation was carried out while performing a curricular internship, and aims to describe, through a study case, the organizational climate subject and its dimensions of corporate strategy, leadership, teamwork, job involvement, motivation and training, within a specific organization of the veterinary sector called OneVet Group S.A. It is also intended to investigate the perception that OneVet Group employees have upon the previously mentioned dimensions, as well as presenting proposals for improvement that optimise the organization growth. “longside the understanding of OneVet Group’s organizational characteristics and management, a questionnaire was administered and several interviews were performed, according to a mixed method research paradigm (qualitative and quantitative). It was verified that, from the employees’ perspective, teamwork dimension is considered positive whilst training dimension is seen as an undervalued element. All obtained results and main conclusions are strictly connected to the observed and reported reality.
