Percorrer por data de Publicação, começado por "2018-03-20"
A mostrar 1 - 6 de 6
Resultados por página
Opções de ordenação
- Millenials e redes sociais : comportamentos da geração nativa digitalPublication . Fernandes, Patrícia Bilimória; Soares, Fátima Patrícia Nunes da Encarnação Marques DiasEsta investigação foca-se no estudo dos Millennials e do seu comportamento nas redes sociais como objeto de estudo das ciências da comunicação, considerando o fenómeno de estarem a abandonar redes sociais migrando para plataformas de iMessaging, alterando a forma como comunicam. Este estudo está assente numa abordagem interpretativista, partindo de pressupostos explorados no enquadramento teórico que vão ajudar a construir as questões a que esta investigação pretende responder. No enquadramento teórico é feita uma revisão de literatura que enquadra a investigação, de forma a permitir uma discussão crítica dos conceitos mais relevantes. Por um lado, temos a conceção de que os Millennials são uma geração egoísta, mas, por outro, estes jovens não se reveem nessas designações, considerando-se com capacidades para assumirem o futuro da sociedade, aliados à sua aptidão para as novas tecnologias, designadamente a Internet e as redes sociais. Estes conceitos estão englobados nas correlações entre comunicação, tecnologia e sociedade, compreendendo a mutação do papel da comunicação, a evolução das novas tecnologias e como ambas vão influenciar a sociedade contemporânea. No que concerne o trabalho empírico, esta investigação vai procurar caracterizar os Millennials baseando-se em depoimentos de jovens que pertençam ao target através de focus groups e entrevistas, percebendo o seu comportamento nas redes sociais. Ao cruzar os dados recolhidos nos três focus groups e nas duas entrevistas realizados, percebe-se que os Millennials sabem que não são bem vistos pelas gerações anteriores, o que contrasta com a sua visão mais positiva, sendo que se consideram jovens empreendedores, inteligentes e cheios de capacidades. Para além disso, reconhecem a sua forte tendência para as redes sociais, mas relativizam o seu abandono por consideram natural migrarem para onde estão os seus familiares e amigos. Assim, entende-se que estão efetivamente a abandonar algumas redes sociais, sendo que a maioria estará a transitar para plataformas de iMessaging como forma de comunicação preferencial.
- As novas marcas à luz do direito da União EuropeiaPublication . Ruivo, Roberta Cristina Félix; Rocha, Maria Victória Ferreira daO presente estudo tem por objetivo retratar a importância que as marcas detêm nos dias de hoje, com especial enfase nas denominadas “novas” marcas, e no seu enquadramento legal, que à luz da Diretiva CE 2015/2436 e do Regulamento CE 2015/2424 sofreu importantes alterações, e cuja transposição para o ordenamento jurídico nacional deverá acontecer até 2019.
- Impressão 3D e a sua crescente relevância na propriedade intelectualPublication . Alves, Diogo Lopes; Rocha, Maria VictóriaA impressão 3D, tratando-se de uma tecnologia disruptiva, ocupará em breve um lugar de destaque em sede de Propriedade Intelectual face à capacidade que confere aos seus utilizadores, sejam individuais ou coletivos, de produzir obras ou produtos protegidos a partir de ficheiros digitais ou da simples digitalização através de um scanner 3D. Analisaremos em particular as implicações que a impressão 3D trará para os setores de Direitos de Autor, das Patentes, dos Desenhos ou Modelos e das Marcas assim como possíveis soluções para lidar com esta revolução tecnológica sem asfixiar a sua inovação e evitando a violação da Propriedade Intelectual.
- Concorrência desleal : o segredo de negócio : o segredo de negócio na atualidade : a diretiva (UE) 2016/943 de 8 de junho de 2016Publication . Matos, Paula Alexandra Pereira de; Rocha, Maria Victória Ferreira daO estudo que elaboramos versa sobre o instituto do segredo de negócio. A opção por este tema resulta, em larga medida, da publicação da Diretiva (UE) 2016/943 do Parlamento Europeu e do Conselho de 8 de junho de 2016. Assim, começaremos por abordar a discussão quanto à importância de tal instituto e à sua atualidade, passando de seguida a uma análise da sua evolução histórica, conceito e regime jurídico, tanto a nível internacional como nacional, fazendo também um estudo de direito comparado. Por fim, faremos uma breve análise da supra indicada Diretiva, enquanto diploma que irá promover alterações de relevo na matéria, sua transposição e eventuais conflitos com o ordenamento jurídico português.
- The exhibition as knowledge productionPublication . Pinheiro, Teresa Sousa Veloso da Costa; Silva, Ana Luísa dos Santos Diniz daA exposição de arte contemporânea, desde o seu aparecimento no contexto museológico e curatorial, tem sofrido diversas alterações de carácter social, político e económico, influenciadas pelo período histórico e artístico onde se inserem. A figura do curador, igualmente em constante transformação, tem vindo a assumir um papel de mediador que estabelece e fortalece as relações entre os artistas, o público, os profissionais dos museus e outras instituições culturais. Recentemente, este conjunto de mudanças contribuiu para um diluir de fronteiras institucionais entre profissões, departamentos e disciplinas, que resultou na elaboração de projectos curatoriais baseados no trabalho colaborativo e em rede. É enquanto efeito destas inovações que a presente dissertação pretende estudar a exposição como produção de conhecimento. A análise dos projectos Academy (2004-2006), The New Model: An Inquiry (2011-2015) e Under the Clouds: From Paranoia to the Digital Sublime (2015), que tiveram lugar no contexto europeu dos últimos quinze anos, é o ponto de partida para uma reflexão sobre a exposição e a dimensão curatorial enquanto instrumentos de comunicação, colaboração e mediação.
- Sexualidade humana, teoria do gender e perspetivas teológicasPublication . Jesus, Miguel Ângelo Cavaca de; Trigo, Jerónimo dos SantosEsta dissertação é o resultado de um estudo aturado sobre a sexualidade humana à luz da teologia moral, da Sagrada Escritura, das ciências humanas e da teoria do gender que procura estabelecer os fundamentos e a identidade do pensamento católico face à questão contemporânea do gender e às suas hermenêuticas sobre a sexualidade humana, as quais, por sua vez, se incompatibilizam com o pensamento judaico-cristão. Face à promoção de uma reconfiguração conceptual dos termos «sexo» e «género» e à defesa proativa da homossexualidade e de outras questões morais igualmente sensíveis, tornou-se imperativo esclarecer as bases em que se funda o pensamento católico. Neste sentido, esta tese tem como fim a defesa da heterossexualidade como protótipo da sexualidade humana à luz destas três perspetivas: antropológica, teológica e sociológica.
