Browsing by Issue Date, starting with "2018-01-10"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Relatório da prática profissional e projeto de intervenção : a otimização da respiração nos instrumentistas de soproPublication . Palma, Valter Osório; Castro, Maria Guilhermina Machado Guimarães Noronha; Santos, Luís FilipeNo âmbito do Estágio Profissional do Mestrado em Ensino da Música, o presente documento estrutura-se em duas partes distintas: o dossier de estágio referente à unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada e o Projeto de Intervenção referente à unidade curricular de Projeto de Intervenção Pedagógica. Estes decorreram no Conservatório Regional de Música de Vila Real ao longo do ano letivo 2016/2017, sob orientação da Professora Doutora Maria Guilhermina Castro (orientadora científica) e do Professor Luís Filipe Santos (orientador pedagógico). Na primeira parte do documento, apresenta-se a prática pedagógica realizada com a turma de instrumento (clarinete), com a turma de classe conjunto (Orquestra de Sopros) e todas as práticas educativas desenvolvidas com a comunidade escolar. Na segunda parte, é descrito o projeto de intervenção pedagógico denominado “A otimização da respiração nos instrumentistas de sopro”, na qual os objetivos principais eram sensibilizar os alunos para a importância dos exercícios respiratórios e otimizar a respiração na performance instrumental. No âmbito do Projeto de Intervenção Pedagógica, as técnicas usadas para a recolha e produção de dados foram: o Inquérito por Questionário (IQ) aos alunos participantes e Observação Direta. As ferramentas de análise, tratamento e interpretação dos dados utilizados nesta investigação foram a análise estatística e de conteúdo das respostas aos IQ. Serve também o presente relatório para possibilitar a expressão de aprendizagens do mestrando ao longo da prática de ensino, a partir de um espírito crítico, permitindo assim, desenvolver e evoluir competências profissionais para as funções profissionais de docente, tais como, o planeamento, a avaliação, a mediação conhecimentos, a diferenciação pedagógica e a promoção de aprendizagens com qualidade e equidade.
- Pai Nosso : a invocação inicial e os três primeiros pedidos : uma leitura de Mt 6, 9-10Publication . Torre, Manuel José Sousa; Correia, João Alberto SousaA presente dissertação tem por objeto de estudo o Pai Nosso, mais concretamente, a invocação inicial e os três primeiros pedidos, apresentando uma possível leitura de Mt 6,9-10. Cremo-la oportuna para o homem dos nossos dias, uma vez que o Pai Nosso é um eficaz meio catequético que permite dar a conhecer o Deus revelado em Jesus Cristo. Assim o entenderam os Padres da Igreja que viram, no Pai Nosso, um «resumo de todo o Evangelho». Com efeito, começamos por elaborar uma abordagem pragmática aos contextos em que se inscreve a obra mateana (geográfico, histórico e político, social e religioso, económico). Posto isto, atentamos no texto que lhe deu origem, no seu enquadramento literário abrangente (Evangelho de Mateus e Sermão da Montanha), próximo (esmola, oração, jejum) e nas suas intertextualidades de maior relevo. Chegados ao cerne da questão - a teologia de Mt 6,9-10 -, identificamos Aquele a quem nos dirigimos na invocação inicial: não um Senhor tirano, mas um Pai (abba). De seguida, oramos pela santificação do seu Nome, que é o mesmo que pedir que sejamos santos como Ele é santo. Posteriormente, desejamos a vinda do seu Reino, o próprio Jesus Cristo, e, por fim, pedimos que a nossa vontade se conforme com a divina.
- O contrato de gestão de carteira e a titularidade fiduciária de instrumentos financeirosPublication . Guseinov, Alexandra; Mendes, Evaristo Ferreira
