Browsing by Issue Date, starting with "2017-11-28"
Now showing 1 - 10 of 16
Results Per Page
Sort Options
- Violência doméstica : elementos relevantes para uma política de aumento de denúncias através de campanhas de comunicaçãoPublication . Rebelo, Ana Medon Moniz; Mauro, Carlos Eduardo EvangelistaApesar do crescente boom de publicidade de combate à violência doméstica e do aumento da vitimização, as estatísticas não têm espelhado um crescimento adequado das denúncias das vítimas e de terceiros. A publicidade é inquestionavelmente uma arma poderosa no combate à violência doméstica. No entanto, são mais as campanhas mal sucedidas do que aquelas que atingem os seus verdadeiros objetivos. Neste sentido, o principal objetivo do presente trabalho recai no interesse em compreender as razões que estão na base do não aumento das denúncias por parte das vítimas de violência doméstica e por parte de terceiros, aumentando-as. Foram conduzidos dois estudos, com recurso a uma abordagem betweensubject design, cujos resultados mostraram que há uma tendência para denunciar as situações de violência doméstica que se arrastam no tempo, pelo que terceiros culpabilizem a vítima quando esta se encontra exposta à violência doméstica por longos períodos de tempo; são os homens e os indivíduos com habilitações mais baixas que tendem a denunciar mais rapidamente situações de violência doméstica e, são os homens e os indivíduos mais velhos que tendem a atribuir uma maior culpabilidade à vítima. Observou-se, também, que identificar um indivíduo como agressivo por natureza pode potenciar as denúncias por parte de terceiros; as descrições de perpetradores identificados são capazes de produzir valências emocionais mais fortes do que de perpetradores estatísticos; a heurística da vítima identificável não se mostra transversal aos vários tipos de agressores e o sexo influencia a intensidade da valência das emoções.
- Value curve and customer journey map : the case of Uniplaces and ZizabiPublication . Xu, Shuang; Morais, Ricardo AlexandreToday, the nature of service economy has shifted from transactional nature to experience-based relationships. Everyone from different industries and sectors wants to provide experiences. Customer experience has received significant attention, more than ever before. Companies start to realize that delivering a well-designed experience to customers can increase customer satisfaction and eventually affect their business performance. Company employs customer journey map which describes the process where customer flow through a set of touch points during the service encounter to help them improve its service. However, we argue that the value curve where lies value proposition of a company also affects customers’ decision-making during certain phases of customer journey map. In this following study, we explore how value curve of a company can influence its customer journey map by studying two Portuguese platform companies. We find that customer journey map can be influenced directly and strongly by value curve. Furthermore, we discovered from these two cases that a strong partnership and valuable human resources can also affect company’s success in its target market.
- Medidas de criação de valor : abordagens discounted cash flow e residual income na mensuração do valorPublication . Pedro, Roberto; Alves, Paulo Alexandre PimentaO valor e a forma apropriada de o determinar são temas centrais para a gestão, tanto no momento de tomada de decisões de investimentos em ativos, como em operações de fusão e aquisição de outras empresas ou até de avaliação de desempenho da própria gestão de uma empresa. Neste trabalho é desenvolvido um estudo comparativo das diversas abordagens de avaliação de empresas, começando por uma revisão da bibliografia relacionada com as diversas abordagens existentes. Focando a análise nas diferenças, semelhanças e resultados obtidos pelas abordagens Discounted Cash Flow e Residual Income, são aplicados os dois modelos com pressupostos de custo de capital e crescimento comparáveis, a uma amostra de dados financeiros de empresas cotadas do mesmo setor de atividade (empresas europeias do setor automóvel). Os resultados obtidos pelas duas abordagens são posteriormente comparados entre si e com o preço de mercado das ações presentes na amostra. Na parte final do trabalho é desenvolvida alguma discussão relativamente à precisão das estimativas de valor geradas pelas duas abordagens, abrindo ainda algumas possibilidades de investigação relacionada a explorar.
- O estatuto da vítima no Direito Processual PenalPublication . Oliveira, Paula Rafaela da Silva; Silva, Germano Marques da
- Análise de compliance : o caso PTPublication . Alves, Catarina da Costa; Correia, Maria Luisa C. F. Leite Castro AnacoretaAs IAS/IFRS foram criadas com o propósito de fornecer ao mercado informação financeira harmonizada e comparável, possibilitando aos investidores uma tomada de decisão informada. Todavia, conforme Hodgdon et al. (2008), a adoção das IAS/IFRS, quando não acompanhada do cumprimento integral dos requisitos de divulgação, limita a eficácia das normas contabilísticas. Cabe às entidades reguladoras de cada país o enforcement e monitorização da compliance com as disposições contidas nas IAS/IFRS. No caso de Portugal, a entidade reguladora responsável é a CMVM. O escândalo financeiro da PT em 2014 levantou questões acerca do correto funcionamento do mercado de capitais. Como a CMVM é responsável pela supervisão deste, pretende-se com este caso perceber se os mecanismos de enforcement da CMVM se revelaram suficientes para que o utilizador das DF consolidadas da PT SGPS obtivesse informação relevante acerca do investimento em títulos de dívida da ESI e do relacionamento da PT SGPS e do GES. Para tal foram analisadas as Circulares sobre Contas Anuais emitidas pela CMVM, nas quais são destacadas pela entidade reguladora as IAS/IFRS mais relevantes, de modo a avaliar o grau de compliance da PT SPGS com estas. Concluiu-se que, a CMVM é detentora de poderes de enforcement, no entanto estes ainda não se revelam totalmente eficazes no que respeita a monitorização da divulgação de informação contabilística por parte das entidades e na supervisão dos auditores. A presente análise de caso poderá funcionar como alerta para as empresas, no que toca a importância da divulgação de informação contabilística completa e de acordo com o normativo contabilístico.
- The ECB unconventional monetary policies and borrowing costsPublication . Silva, Marta Sofia Ferreira da; Pinto, João Filipe MonteiroThis dissertation aims to theoretically and empirically analyse the impact of unconventional monetary policies adopted by the ECB on the borrowing costs of banks and governments. We analyse the impact of the securities market programme, asset-backed securities purchase programme, covered bond purchase programmes 1, 2 and 3 and public sector purchase programme on the bond yields. Moreover, we also analyse the impact of some ECB exceptional liquidity provision measures. The base sample used on the empirical analysis consists of 23,525 bonds issued between January 1, 2000 and December 31, 2016, of which 1,477 are asset securitization bonds, 12,989 are covered bonds; and 8,959 are sovereign bonds. We conclude that only public sector purchase programme impacted significantly on asset securitization bonds. Contrary to we expected, this programme contributed to an increase of bond yields. Besides that, the covered bond purchase programmes 1 and 3 lead to a significant decrease of covered bond yields. Additionally, the results show that the public-sector purchase programme and the covered bond purchase programmes 1 and 3 have a significant negative impact on sovereign bonds yields.
- Transição para a vida pós-escolar do aluno com transtorno do espetro do autismoPublication . Ribeiro, Francisco José; Ponte, Filomena Ermida Figueiredo Branco daEste trabalho tem como corolário a abordagem de três temáticas distintas, embora interligadas: a educação especial e a transição para a Vida pós-escolar, o nosso percurso profissional e a análise de uma experiência significativa. Assim, começamos por fazer uma breve resenha histórica da educação especial e dos vários movimentos pelos quais passou a educação de crianças e jovens com Necessidades Educativas Especiais (NEE). Abordamos, de seguida, o processo de transição dos alunos com NEE para a vida pósescolar, dando especial atenção aos alunos com Currículo Específico Individual (CEI) por serem aqueles que, face às dificuldades que apresentam, mais necessitam de respostas educativas diferenciadas. Neste âmbito, apresentamos a legislação mais pertinente para o processo de Transição para a Vida Pós-Escolar (TPVE), bem como os documentos estruturantes – Programa Educativo Individual (PEI) e Plano Individual de Transição (PIT) – fulcrais para a planificação e implementação da transição para a vida pós-escolar destes alunos. Com base no nosso Curriculum Vitae, traçamos o nosso percurso profissional e académico no qual são descritos os projetos e atividades desenvolvidas, bem como os cargos desempenhados, colocamos a ênfase nos últimos oito anos por coincidirem com o desempenho de funções docentes na área da Educação Especial. Abordamos o caso de um aluno com Transtorno do Espetro do Autismo (TEA) do agrupamento com quem temos tido o privilégio de trabalhar ao longo de vários anos. Para tal, começamos por fazer um enquadramento teórico da sua problemática. Procedemos, ainda, à identificação e caraterização do perfil de funcionalidade do aluno apresentando o seu currículo funcional, o PEI e o PIT. Por fim, apresentamos a solução encontrada para o futuro do aluno ressalvando a participação no processo de transição de todos os intervenientes, bem como, ainda, da família e do próprio aluno, sem os quais nada seria possível.
- Nudging na redução do consumo doméstico de águaPublication . Parente, Miguel António Pereira da Costa; Mauro, Carlos Eduardo EvangelistaVivemos dias cada vez mais sobressaltados por notícias vindas de toda a parte do Mundo, relatando tragédias e fenómenos naturais incríveis. Na verdade, grande parte das catástrofes que testemunhamos tem um denominador comum na sua génese – o Homem. De forma quase que inconsciente, o Homem põe ao seu serviço diariamente todos os Recursos Naturais quanto precisa para satisfazer as suas vontades, sem que se preocupe se os seus comportamentos põem ou não em causa o Ecossistema e a sua sustentabilidade. A Água, enquanto um dos mais importantes Recursos Naturais (se não o mais importante), não é exceção e o seu consumo é feito, diversas vezes de forma não eficiente, independentemente do motivo. Até ao momento, para enfrentar o consumo não eficiente de água e respetivas externalidades negativas que dele advêm, já têm sido adotadas algumas medidas, nomeadamente no que toca à taxação do consumo, à regulação, á proibição da poluição das redes hídricas, entre outros. Contudo, ainda há muito a fazer-se em torno desta matéria e, a Economia Comportamental apresenta ferramentas fortes para acudir o problema. O trabalho a seguir desenvolvido apresenta, portanto, esta ciência, as suas valências e, também, de que forma é que esta pode colaborar na redução dos consumos domésticos de água, servindo-se do Nudge, desenvolvendo inclusivamente um plano de intervenção.
- Determinants of Mergers and Acquisitions : the influence of executive compensation and risk-taking incentivesPublication . Gonçalves, Paulo Henrique Santos; Cunha, Manuel Ricardo Fontes daEsta dissertação discute a relação entre a compensação de executivos e os incentivos de risco sobre fusões e aquisições, ou seja, a influência que têm a respeito da conclusão de um acordo de fusão e aquisição (F&A). Eu sugiro, com base na minha revisão de literatura, que as componentes individuais da compensação dos executivos, que são à base de dinheiro ou capital próprio, têm um impacto positivo na conclusão de uma F&A. Além disso, eu sugiro que a compensação executiva tem uma influência positiva na diversificação corporativa. A amostra usada na análise econométrica inclui 2,581 fusões e aquisições concluídas entre 1995 e 2007. Os meus resultados suportam a hipótese de que as opções sobre ações induzem tomadas de risco e, portanto, têm uma influência positiva sobre a conclusão de F&A. As compensações através de bónus têm também um impacto positivo. No entanto, o salário está apenas positivamente relacionado quando em conjunto com outros elementos de compensação. Por outro lado, de acordo com os resultados obtidos, os planos de incentivo de longo-prazo são o oposto da respetiva hipótese, visto que o sinal obtido é negativo, e as ações restritas não têm uma relação com fusões e aquisições na maioria dos modelos estudados. Por fim, eu crio uma pequena amostra, cuja análise sugere que as compensações dos executivos das empresas com baixo nível de diversificação têm um crescimento mais elevado após uma F&A do que as empresas com maior nível de diversificação. Por isso, as empresas com baixo nível de diversificação, em comparação com as empresas de maior nível, têm maiores incentivos associados à compensação dos executivos para adotar uma estratégia de diversificação corporativa.
- Organizações sem fins lucrativos e a economia comportamental : o nudge como ferramenta para aumentar a captação de recursosPublication . Ferreira, Gonçalo Guimarães Durães; Mauro, Carlos Eduardo EvangelistaA presente tese investiga de que forma a Economia Comportamental pode contribuir para o aumento da captação de recursos nas Organizações sem Fins Lucrativos e tem como objectivo central a agregação de diferentes estudos e aplicação de ferramentas a causas, associadas à captação de recursos por parte destas Organizações. Para a realização desta tese, definiu-se a seguinte questão de pesquisa: de que forma o nudge, enquanto ferramenta da Economia Comportamental, pode aumentar a captação de recursos nas Organizações sem Fins Lucrativos? Este é um estudo exploratório baseado numa abordagem qualitativa, tendo sido desenvolvido em três fases. Na primeira fase, é elaborado um enquadramento do sector onde se inserem as Organizações sem Fins Lucrativos. Este sector, apelidado de Terceiro Sector, foi posteriormente analisado relativamente ao seu peso na economia numa perspectiva global e numa perspectiva portuguesa. Após esta análise, são contextualizadas e identificadas as diferentes Organizações sem Fins Lucrativos, as suas tipologias e as suas principais fontes de financiamento. Na fase seguinte, é realizado um enquadramento ao conceito de Economia Comportamental, ao comportamento humano e de que forma este último pode ser influenciado em detrimento de uma outra pessoa, uma causa ou uma acção. Ainda nesta fase, é apresentado o Nudge, o seu conceito, aplicação e alguns exemplos de modo a compreender melhor de que forma funciona esta ferramenta da Economia Comportamental e de que forma pode ser usada para a captação de recursos. Neste contexto, foram analisados estudos teóricos de aplicação que identificam os nudges passíveis de serem utilizados na captação de recursos financeiros por parte das Organizações sem Fins Lucrativos. Na última fase do estudo, pretende-se compreender a aplicação dos nudges identificados, através de acções realizadas por diferentes Organizações sem Fins Lucrativos.
