Browsing by Issue Date, starting with "2017-11-08"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- O canto no ensino básico : proposta de manual de cantoPublication . Lopes, Patrícia da Silva; Dawa, Ana Sofia Almeida Sá SerraO trabalho desenvolvido assenta na necessidade de recolher repertório adequado à nova realidade do Ensino Especializado da Música - a inserção da disciplina de Canto no Ensino Básico. Tendo em conta as diferenças dos sistemas respiratório e fonador das crianças e adolescentes em relação aos dos adultos assim como características importantíssimas como a mudança de voz, foi elaborado um Manual para a Disciplina de Canto que reúne repertório ajustado a este nível de ensino. Os géneros selecionados para a secção das peças foram o Pop e o Rock enveredando numa abordagem mais contemporânea e ao gosto desta geração de alunos por forma a promover maior interesse na disciplina. Por outro lado, para a secção de estudos para voz foi selecionado repertório a partir de métodos antigos, com eficácia reconhecida. Pretende-se, com esta proposta de Manual/repertório, tornar o ensino do Canto acessível a crianças do Ensino Básico abolindo, neste nível, o repertório existente de teor exclusivamente lírico transferindo-o para o Ensino Secundário e Superior. Esta dissertação interessa a professores de canto e pretende ser o início de uma abordagem mais abrangente ao repertório para canto.
- Atelier Criativo : uma abordagem abrangente e criativa na música : relatório da prática profissional e projeto de intervenção pedagógicaPublication . Vieira, Márcia Filipa Fernandes Correia; Dawa, Ana Sofia Almeida Sá SerraO presente documento incide na prática profissional que efetuei enquanto mestranda na Universidade Católica das Artes do Porto na Academia de Música de Castelo de Paiva no ano letivo de 2016/2017. Este relatório consiste na compilação dos aspetos essenciais ao desenvolvimento do percurso pessoal e profissional numa perspetiva reflexiva do professor/mestrando. Na primeira parte que inclui o Relatório de Prática Profissional, caracteriza-se a entidade acolhedora onde se desenvolveu o estágio, os alunos e seu percurso, estratégias pedagógicas utilizadas ao longo do mesmo, com enfoque nos aspetos mais relevantes que contribuiram para o desenvolvimento dos alunos. Explicitam-se os principais objetivos propostos para o estágio na visão do estagiário, contemplando o desenvolvimento do perfil do professor nas diferentes dimensões e refletindo sobre as práticas educativas que abarcam a introdução de estratégias como meio de contribuir para o sucesso do processo ensino/aprendizagem. A segunda parte integra o Projeto de Intervenção Pedagógica, denominado de Atelier Criativo, com sete alunos pertencentes à classe de piano, cujo objetivo passou pela introdução de estratégias e implementação de metodologias variadas com o intuito de ajudar alunos de piano a ultrapassar dificuldades inerentes ao estudo do instrumento e na aquisição de competências inovadoras exploradas. A metodologia consistiu na criação de aulas de grupo, traduzido na incorporação de várias áreas, nomeadamente o Método Dalcroze, Yoga, práticas de Improvisação e Composição, numa visão criativa e interdisciplinar, a fim de proporcionar aos alunos aprendizagens que colmatassem as lacunas musicais previamente identificadas nos alunos de piano abrangidos pela referida investigação. As estratégias da metodologia e atividades planeadas pretenderam desenvolver competências específicas dos domínios da criatividade, motivação, consciência corporal, memória e comportamento, envolvidos no processo de aprendizagem musical. Os resultados observados permitiram demonstrar que um conceito de aula conjunta, na qual se articulam os diversos elementos presentes na música, uniformizando e correlacionando a parte teórica com a parte prática, contribui para o incremento da motivação individual, criatividade, consciência corporal, capacidade de memória e de aspetos concretos do comportamento do aluno em grupo.
- Identidade e arquitetura da marca : um estudo de caso do Grupo RTPPublication . Remechido, Joana Maria Balau; Soares, Fátima Patrícia Nunes da Encarnação Marques DiasEste relatório tem como objetivo fundamental estudar e compreender a arquitetura, a identidade e a imagem de marca do grupo RTP, tema definido no decorrer do estágio de quatro meses realizado nesta empresa. Para tal, orientou-se pela seguinte pergunta de partida: A imagem de marca percecionada pela audiência corresponde ao pretendido pela estratégia do Grupo RTP? Tendo por base o estágio que realizámos no departamento Comercial e Marketing1 na Rádio e Televisão de Portugal, procurámos compreender algumas das práticas e estratégias desenvolvidas, e face à multiplicidade de tarefas e desafios colocados atualmente pela concorrência globalizada, conhecer o seu ambiente interno, as relações institucionais, a relação com o público, e partilhar as experiências vividas durante este período, que apresentamos sob a designação de “Memória Descritiva”. O enquadramento teórico reúne as abordagens de vários autores que investigam sobre o tema que escolhemos para o nosso estudo, destacando as suas principais ideias e conceitos que lhe estão associados, com destaque para os temas da identidade e da arquitetura da marca, posteriormente aplicados à RTP. O relatório contempla a problematização e a metodologia prosseguidas na sequência da pergunta de partida. Para o efeito optamos pelo método do estudo de caso, explorado com técnicas mistas, tendo a recolha de dados sido feita com o recurso aos seguintes instrumentos: o inquérito por questionário com uma amostra de 204 pessoas, duas entrevistas a personalidades ligadas ao universo RTP, a Dra. Susana Matias e o Dr. João Lemos, e métodos complementares (observação participante e análise documental). O estudo inclui a análise das informações recolhidas, e no seu final são apresentadas as conclusões com a descrição de todos os procedimentos concretizados, incluindo algumas considerações de natureza prática. Com este trabalho concluímos que a associação da marca RTP à marca RTP1 é muito forte, nem sempre a primeira é vista como grupo de Media pelo público, que no fundo corresponde ao pretendido pela RTP. Isto pode ser explicado pela comunicação diária e ativa da RTP1, ao contrário do Grupo RTP. Aferimos ainda que personalidade da RTP é vista como sendo histórica, informativa, rigorosa e cultural.
- Relatório da prática profissional e projeto de intervenção pedagógica : sessões de leitura à primeira vista : 4 sessões para 4 alunos do 4º grauPublication . Trocado, Bruno Filipe Pereira; Dawa, Ana Sofia Almeida Sá Serra