Browsing by Issue Date, starting with "2017-04-05"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- How can augmented reality add value for companies : benefits and challenges of its application in marketingPublication . Kemm, Felicitas Marie; Cyrino, Alvaro BrunoThe present study aims to gain a better understanding of the reasons influencing the use of AR applied in marketing. Besides its promising success in the literature, there is still a risk that Augmented Reality does not add value to the company. Marketers must decide whether and how the technology can be applied in favor of the company. A case study research with three companies using or used Augmented Reality in their business was applied. The data were collected via semi-structured interviews with marketing experts’ from each company. Based on the findings of the interviews, the reasons why companies applied Augmented Reality are: the belief that there is a need for it, a better communication with their customers, the need to appear innovative, and a decrease in the return- and increase in the conversion rate. In fact, this research revealed that after the implementation of Augmented Reality two out of three companies had a better market performance in terms of an increase in the demand, or a better conversion rate, more time spent on the product page with the Augmented Reality tool, and a decrease in their return rate. However, one case also demonstrated that even though an increasing market performance, Augmented Reality can still fail due to reasons such as technical issues.
- A afectividade no itinerário espiritual segundo as homilias sobre o Cântico dos Cânticos de Orígenes : tradução e estudo teológicoPublication . Daniel, Kouobou; Lamelas, Isidro PereiraO presente trabalho procura, a partir das Homilias sobre o Cântico dos Cânticos de Orígenes, fundamentos teológicos para uma espiritualidade integral, de que a afetividade tem de ser necessariamente parte integrante. Devemos a este autor alexandrino esta primeira fundamentação da espiritualidade na Escritura e na antropologia, a partir de uma exegese total e englobante. O presente estudo pretende mostrar isto mesmo, a partir da sua pregação, isto é, aplicação prática do Cântico dos Cânticos, onde nos é oferecido um itinerário espiritual afetivo. A história da Salvação, tal como cada experiência humana de fé, configura-se sempre como um itinerário do homem com Deus e para Deus. Na tradição judaico-cristã este itinerário encontrou no Cântico dos Cânticos a expressão paradigmática. Aí se exprime a dinâmica relacional entre Deus e o Homem numa linguagem nupcial e, portanto, afetiva, que convida ao progresso até à comunhão perfeita dos dois “amantes”. As diversas e sucessivas traduções e interpretações marcam também diferentes etapas neste caminho de “encarnação” de Deus na história e corporeidade humanas. Depois que o Verbo se fez carne, o Esposo anunciado torna-se agora o Senhor da Esposa há muito preparada e cada crente pode entrar na mesma relação esponsal com o divino Esposo, no qual lhe é dada a possibilidade de chegar à semelhança com Deus. Tal caminho requer uma “ascese” que, longe de negar o desejo e o afeto, os supõe e é impulsionada por estes. Há simplesmente que passar dos sentidos da carne para os sentidos ou sensibilidade do espírito. Acreditamos que este continuará a ser o caminho certo da espiritualidade cristã.
- Jovens em sistema de acolhimento : competências de vida diária, autocuidado, habitação e gestão do dinheiroPublication . Azeredo, Ana Raquel Carvalho; Gonçalves, Armanda Paula CunhaO presente estudo, foi desenvolvido com jovens dos 16 aos 21 anos em sistema de acolhimento. A amostra foi recolhida em Lares de Infância e Juventude do distrito de Braga e Viana do Castelo. Considerando as necessidades relativas à falta de instrumentos de competências de vida dos jovens adultos em situação de transição da medida de acolhimento institucional para a autonomia, o estudo incidiu-se na vertente da autonomização e no desenvolvimento de competências de vida do jovem adulto, neste contexto. Os objetivos gerais do estudo prenderam-se com a tradução e adaptação da língua e de constructo do Casey Life Skills (Nolan, Wolf, Ansell, Burns, Barr, Copeland & Paddock, 2000) – Escala de Competências de Vida (Gonçalves, Macedo, Pinto & Azeredo, 2016) através de uma entrevista reflexiva com técnicos da área. Depois da aplicação da Escala de Competências de Vida foi realizada uma primeira caracterização da população em questão, relativamente, às subescalas de competências de vida diária, competências de autocuidado e competências de habitação e gestão do dinheiro. Verificámos que os jovens não apresentam diferenças significativas relativamente ao género, à idade e à duração do acolhimento, nas subescalas em questão.
- O papel do grupo de pares na promoção da resiliência em jovens em acolhimento residencial : uma experiência de investigação-açãoPublication . Maltez, Maria Leonor Rangel da Gama Lobo; Raguso, FabriziaO acolhimento residencial é caracterizado por um período de mudança, no qual são vividas transformações, que acarretam, entre outros, as separações e a redefinição do referencial relacional, bem como do espaço contentor. Este processo, associado à fase da adolescência poderá potenciar vulnerabilidades nos jovens. Neste contexto, a rede de apoio social assume um papel definitivo pelo estabelecimento de relações próximas e afetivas com figuras significativas, como é o caso do grupo de pares. Assim, o presente estudo tem como principal objetivo perceber a experiência do adolescente, enquadrado no contexto institucional, com o intuito de discernir o papel das relações sociais, especificamente, a relação com o grupo de pares enquanto promotor de resiliência. Para tal, recorremos a uma metodologia qualitativa, assente na investigação-ação. Procedeu-se à aplicação da Dupla Lua Greco (2004) e do Genograma Andolfi (1991) e de uma Entrevista Semiestruturada, como métodos de recolha de dados, que funcionaram como como aplicações anteriores e posteriores à intervenção, em grupo levada a cabo para promover a resiliência entre o grupo de pares. Os nossos resultados partem da análise de conteúdo levada a cabo a partir das entrevistas, contrastadas com os resultados obtidos através da Dupla Lua (1999) e Genograma Andolfi (1991). Podemos concluir que a família é o motor latente da vida dos jovens, idealizada como fonte de apoio e contenção, é apresentada sendo detentora de um papel central. O papel da restante rede de apoio é determinantemente desvalorizado pela postura insegura e desconfiada no que SE refere a estas relações, que podem ser caracterizadas com um papel funcional, ou substitutivo. Esta visão é marcada pelos acontecimentos familiares não normativos, que pela falta de adaptação e integração dos mesmos levam a um autoconceito negativo e a uma auto culpabilização de toda a conjuntura vivida. São privilegiados o acting out e mecanismos de defesa como a negação, de forma a assegurar a continuidade e estabilidade do self, que se encontra fragmentado por eventos críticos e traumáticos experienciados, assim como pela falta de suporte, estabilidade e contenção que tanto são procurados.
- A governação do sector rodoviário em Portugal : em especial, o caso da "Infraestruturas de Portugal, S. A"Publication . Caetano, Filipa da Costa Gonçalves; Cabral, Margarida Maria de Olazabal
- A tela na pintura portuguesa : materiais e técnicas, do século XV ao século XIXPublication . Morais, Rita Machado Maltieira de Almeida; Calvo, Ana; Cunha, Joana Lourenço daA presente tese aborda a tela como suporte para pintura em Portugal. Enquadrando-se na área da conservação e restauro, investiga este suporte pictórico do ponto de vista técnico e material, através de um conjunto de cem obras existentes em museus e outras instituições onde a pintura portuguesa se encontra bem representada. Abrangendo tanto a tipologia religiosa como a civil, a investigação foca a evolução do uso da tela, inicialmente com a técnica a têmpera, através de um exemplar de finais do século XV, e posteriormente com a pintura a óleo, através de pinturas de finais do século XVI até finais do século XVIII, quando a revolução industrial suscita uma nova fase da tela na pintura. Do ponto de vista técnico-material, a investigação privilegiou a observação in situ directa e pormenorizada do reverso das pinturas e pressupôs uma análise quantitativa e qualitativa das telas. Estas fizeram-se com o apoio de radiação visível, registo fotográfico digital das frentes e dos reversos das obras e uso de instrumentos de aumento como um conta-fios. Foram examinadas as características formais das telas e recolhidas e analisadas micro-amostras das telas por microscopia óptica, para a identificação dos materiais constituintes. Quanto à pintura a têmpera sobre tela, a oportunidade de analisar alguns dos materiais constituintes através de microscopia óptica, SEM-EDS e μ-FTIR permitiu identificar a matéria-prima da tela, assim como alguns dos pigmentos, cargas e aglutinante presentes. A abordagem confirmou a raridade da obra, cuja técnica pictórica antecedeu a de óleo nesse suporte. Para uma melhor compreensão sobre a tela, abordou-se o processo tradicional de tecelagem da tela em tear manual, relacionando-se as fibras e os padrões tecidos tradicionalmente utilizados na pintura com determinados períodos artísticos internacionais e nacionais. A informação reunida nesta abordagem interdisciplinar foi contextualizada através de tratadística coeva e do costume nacional e europeu sobre o uso da tela na pintura. Procurou-se, com isso, responder a questões sobre a escolha de certas matérias-primas e de estruturas tecidas, sobre medidas dos panos e dimensões das pinturas, sobre a existência de dimensões-padrão e de marcas e carimbos nas telas ao longo do período investigado e, com isso, relaciona-las com preferências de artistas nacionais e também inseri-los na prática pictórica europeia. A apresentação destes resultados permitiu esboçar uma primeira ideia das características distintivas das telas como elementos fundamentais para a pintura nacional, tema que importa aprofundar no futuro, atendendo à sua influência na técnica pictórica.