Percorrer por data de Publicação, começado por "2017-03-14"
A mostrar 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de ordenação
- A dor da família : a gestão familiar de dor crónica não oncológicaPublication . Pestana, Cristina Bárbara da Costa Freitas; Figueiredo, Maria do Céu BarbieriA reciprocidade entre a experiência de dor crónica e algumas variáveis da família tem sido amplamente evidenciada pela investigação sobre a temática, tendo como unidade de análise a própria pessoa portadora de dor e, frequentemente, o cônjuge ou parceiro. Porém, a natureza da experiência familiar de dor crónica não oncológica, na perspetiva da própria família, continua profundamente desconhecida, podendo constituir um fator condicionante na otimização do envolvimento da família no alívio e controlo da dor. Assim, partindo da questão: qual a natureza da experiência familiar de dor crónica não oncológica?, delineou-se um estudo de natureza qualitativa, com recurso à metodologia da Teoria Fundamentada nos Dados, na perspetiva de Charmaz (2006, 2014). A unidade de análise foi a família enquanto grupo de ação humana autorreferencial. A recolha e análise dos dados realizou-se simultaneamente, respeitando o princípio da comparação constante, mantendo-se uma atitude crítica e reflexiva no decorrer de todo o processo de modo a garantir a integridade da análise e a sua validade interna. Realizaram-se 11 entrevistas intensivas a 28 membros de nove famílias de pessoas adultas, maiores de 18 anos, portadoras de dor crónica não oncológica, seguidas na Consulta de Dor do SESARAM há pelo menos seis meses, e que acederam livre e esclarecidamente a participar. No estudo emerge um processo de natureza familiar A Dor da Família: a gestão familiar de dor crónica não oncológica, alicerçado em quatro categorias. Vivendo / Experimentando a Dor; Sofrendo Com a Dor do Familiar; Desenvolvendo Estratégias Para Lidar Com a Situação; Aceitando a Cronicidade da Dor que parecem suceder-se, por vezes sobrepor-se no tempo e que refletem o “trabalho” multidimensional da família. O processo emergente, reforça a importância do envolvimento familiar na gestão da dor crónica, identifica aspetos de vulnerabilidade e fragilidade da família, permite evidenciar também o apoio familiar como um dos pontos fortes da família a ser reforçado positivamente pelos profissionais de saúde. Estas são áreas sensíveis à intervenção da enfermagem de família, no sentido de otimizar o envolvimento na família na gestão da dor bem como para promover o seu bem-estar, apesar da dor.
- The Lisbon Town-Center retailing : a study of consumers' driversPublication . Santos, Rui Valdemar Silva; Gonçalves, Ana Paula BorgesEsta pesquisa tem por objetivo a procura e descoberta dos drivers que levam os consumidores a optar pelo CBD como o formato de retalho em que fazem as suas compras. Em particular, o estudo foi conduzido no centro da cidade de Lisboa. Este foi direcionado para uma perspetiva de reflexão no âmbito de centros comercias e o centro histórico. A presença dos drivers (accessibility, parking conditions, tenant mix, product range, merchandise value and sales personnel, atmosphere and orientation and infrastructural facilities) apresentados por Teller & Elms (2010) foi estudada. Foi tido em atenção o facto de que diferentes circunstâncias culturais poderem alterar o peso de cada driver. Adicionalmente, com a pesquisa realizada foi possível aceder a outros drivers. Finalmente, foram realizadas uma análise descritiva, uma análise de conteúdo e uma clusterização desses drivers.
- The impact of the Brazilian National Culture on the organizational culture of a French company based in Brazil : a case studyPublication . Quirin, Cécilia Maria; Aggarwal, IshaniThe study The Impact of the Brazilian National Culture on the Organizational Culture of a French company based in Brazil, a Case Study (Quirin, C., 2017), aims at understanding how key concepts learned during an International Master in Management are put in practice in the international organizational environment. Notions such as Cross-cultural management, National and Organizational Culture, Cultural Adaptability and Globalization are analysed in order to understand how they are related to each other. Understanding the latter helped answering the main research question: How does the Brazilian national culture affect the organizational culture of a French company located in Brazil? The case study is based on the Brazilian branch of the French company, Webedia. It analyses Webedia-Brazil’s organizational culture through the GLOBE framework and its Societal and Leadership dimensions. Mentioning differences existing between the two national cultures in question and how Webedia-Brazil’s reality correlates to them. The study also provides the company with a set of suggested recommendations for the members to continue pursuing cultural adaptability and effective cross-cultural management. Finally, it is concluded that both national cultures do have an impact on the company’s organizational culture. However, some aspects remain specific to the company and its industry and therefore, are not related to the national cultures.
- Application of active packaging for increasing mould-free shelf life of breadPublication . Silva, Eliana Raquel Vieira; Poças, Maria FátimaA contaminação microbiana e as consequentes quebras, na indústria da panificação, causam grandes prejuízos a nível económico. As embalagens ativas têm vindo a ser desenvolvidas para proteger os alimentos, inibir ou retardar o crescimento microbiano, aumentando o tempo de vida útil dos alimentos. Paralelamente, o interesse em produtos naturais e substâncias não sintéticas, como potencial alternativa para aumentar o tempo de vida útil, tem aumentado devido à demanda dos consumidores. Neste contexto o objetivo desta dissertação é estudar uma embalagem ativa baseada em etanol, para uma receita tradicional de pão fatiado sem crosta, por forma a melhorar o seu tempo de vida útil. Foi realizada uma revisão do estado-da-arte, definindo os principais fatores que afetam o tempo de vida útil do pão, explorando o uso de etanol como conservante e as potenciais atividades antioxidantes e antimicrobianas do extrato de folha de oliveira. Foi produzido pão sem conservantes e embalado em sistemas de embalagem ativa baseados em etanol. Num caso o etanol foi aplicado diretamente por pulverização, noutro caso foram utilizados emissores ativos de etanol com duas concentrações diferentes. O pão foi embalado nestes sistemas ativos e armazenado a 23 ºC. O desempenho de cada sistema foi comparado através da monitorização de vários parâmetros físicos, químicos, sensoriais e microbiológicos, durante o armazenamento. O etanol foi testado com sucesso, revelando um potencial alternativo aos conservantes convencionais na indústria de panificação. Os emissores de etanol demonstraram ser mais eficazes, sobretudo contra os bolores, comparativamente à aplicação direta de etanol por spray. Concluiu-se que os emissores mantêm uma concentração de etanol no head-space constante e com tendência para aumentar, enquanto que no caso do sistema da aplicação direta, a concentração é elevada inicialmente, mas decresce ao longo do tempo. Comparativamente às amostras de controlo, os emissores Antimold Mild® grau 20 aumentaram ca. de 70 % o tempo de vida útil do pão, enquanto que os Antimold Mild® grau 10 e o sistema de aplicação direta apenas aumentaram cerca de 57 % (10 e 13 dias, respetivamente).
