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- Produção da SIC Mulher : estudo comparativo dos programas Mais Mulher e Faz SentidoPublication . Pereira, Paula Cristina Pepe; Burnay, Catarina do Amaral Dias DuffA televisão é um dos principais meios de comunicação utilizado pelos portugueses para aceder a programas de entretenimento. Para além de funcionar como um meio de entretenimento e busca de informação, esta difunde hábitos e costumes que contribuem para a definição de identidades, produção e estandardização de estilos de vida. Independentemente da segmentação socio-demográfica, a população tem uma identificação com o aparelho televisivo, o que possibilita uma aproximação entre as pessoas. Assim sendo, os telespectadores criam uma relação íntima com os seus programas preferidos. Mas o que acontece quando esse mesmo programa muda de nome? Quais as razões para tal acontecer? Este relatório pretende analisar os talk shows Mais Mulher e Faz Sentido, tendo por base os seus conteúdos, a instituição que regula e as audiências que, de certa forma, condicionam, conhecendo os motivos da mudança e o que se alterou.
- A relação entre estereótipos de género e decisão vocacional nos alunos do 12º ano de escolaridadePublication . Lima, Diana Filipa Fernandes; Azevedo, Ângela Maria Pereira e SáO presente estudo investiga a associação existente entre os estereótipos de género e a decisão vocacional em alunos do 12.ºano de escolaridade, dos cursos científicohumanísticos. Paralelamente, pretende-se estudar as mudanças, relativamente aos estereótipos de género e à decisão vocacional, em função das seguintes variáveis sociodemográficas: sexo, participação em programas de orientação vocacional, habilitações literárias dos pais e profissão dos pais. Desta forma, para proceder à recolha dos dados, utilizou-se o Bem Sex-Role Inventory- I.O.P.S. (Bem, 1981 adaptado por Saavedra, 1997), para avaliar os estereótipos de género, a escala de decisão vocacional Career Decision Scale (Osipow, Carney, Winer, Yanico & Kochier, 1979 adaptada por Taveira, 1997) e o questionário sociodemográfico construído para o efeito. Deste modo, a amostra do estudo é constituída por 163 participantes, 90 raparigas e 73 rapazes com idades entre os 17 e os 20 anos. Os dados foram recolhidos num agrupamento de escolas pertencente ao concelho de Vila Nova de Famalicão. Neste sentido, analisando os resultados obtidos, foi possível comprovar a existência de uma correlação positiva, estatisticamente significativa entre os estereótipos de género e a decisão vocacional. No que respeita aos estereótipos de género, verifica-se que existem diferenças estatisticamente significativas ao nível da participação em programas de orientação vocacional, como também ao nível das profissões dos pais. No entanto, não foram encontradas diferenças relativamente ao sexo e às habilitações literárias dos pais. Relativamente à decisão vocacional, não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas em relação ao sexo, à participação em programas de orientação vocacional e à profissão dos pais. Por outro lado, observa-se diferenças ao nível das habilitações literárias dos pais. Face aos resultados obtidos, deve-se incluir, ao nível da orientação vocacional atividades que promovam a igualdade de oportunidades entre rapazes e raparigas, principalmente no que concerne às profissões, contribuindo, assim para a diminuição de crenças estereotipadas em relação ao género. Para que no futuro, o preconceito que existe em torno do género possa desaparecer.
- Do "valor-notícia" ao "valor-audiência" : o portal MSN PortugalPublication . Rodrigues, Ana Inês Silva; Figueiras, Rita Maria Brás PedroAs inovações tecnológicas e a explosão de gadgets e plataformas como os média sociais e agregadores de notícias, estão a ter um impacto determinante nos meios de comunicação social tradicionais, de onde se destaca a imprensa. Esta já estava a debater-se com uma crise que, a internet e o modelo gratuito de informação no online, vieram reforçar. Neste sentido, questões económicas e tecnológicas são fatores que estão na base da crise que o jornalismo atravessa. A estas dimensōes estruturais devemos adicionar alteraçōes no conteúdo da informação, cada vez mais voltada para uma abordagem soft – por oposição às hard news, notícias sérias e com maior densidade e substância. Neste contexto, a presente investigação tem como principal objetivo identificar de que modo as tendências assinaladas se refletem nos agregadores de notícias, nomeadamente nos seus critérios de noticiabilidade. Para tal, analisámos o MSN Portugal e utilizámos o método de análise de conteúdo. A investigação utilizou o método complementar da entrevista aos responsáveis pela seleção noticiosa no agregador, para melhor compreender os critérios noticiosos e os objetivos do mesmo. Os resultados indicam uma tendência forte para as notícias mais leves, na tentativa de atrair o maior número de utilizadores e, por conseguinte, garantir a sobrevivência financeira sustentável do agregador. No MSN, mais do que valores-notícia, vigoram valores-audiência. Deste modo, o agregador contribui para reforçar ainda mais essas mesmas tendências já identificadas nos média tradicionais.