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- Clima de escola e sucesso educativo : a valorização das atitudes e comportamentos dos alunosPublication . Lopes, Rui Miguel dos Santos; Baptista, José Afonso NunesO alargamento da escolaridade obrigatória, o público mais vasto/diversificado, a mudança da sociedade, dos seus hábitos e desempenhos socais alteraram a vida das escolas. Uma das alterações, maior agitação/ “rebuliço”, veio modificar o clima das escolas tornando-o menos propício às aprendizagens. As escolas, com base nos normativos legais e nos seus recursos, põem em prática projetos de mudança com o intuito de desenvolver e tornar prática diária atitudes cívicas salutares, devolvendo-lhes um ambiente propenso às aprendizagens e à melhoria dos resultados escolares. Com base neste princípio, torna-se importante refletir sobre esses projetos, sobre o porquê da sua aplicação e os resultados que dela advieram relativamente à mudança pretendida. A presente dissertação tem como base o projeto “a melhor turma” que, sob a forma de “concurso”, procurou melhorar o clima de escola e os resultados académicos através da mudança de comportamentos e atitudes por parte dos alunos. Ao longo de dois anos letivos, os(as) professores(as) e os (as) assistentes operacionais registaram diariamente as atitudes menos próprias, sendo estas penalizadas, à semelhança dos níveis inferiores a três, na pontuação das turmas. Por outro lado, as boas notas reforçavam positivamente as classificações gerais. A reflexão, a análise dos dados recolhidos e a observação diária no terreno permitiram-nos concluir que, para operacionalizar o projeto é primordial que seja desenvolvido, na escola, um espírito de colaboração e de inovação. O trabalho conjunto de todos e para todos, entre pares e interpares passa a ser uma peça importante do “puzzle”. Todos devem ter como objetivo melhorar e/ou aperfeiçoar o clima de escola e todas as “engrenagens” do processo de ensino/aprendizagem. Por outro lado, o projeto tem de ser visto por todos como uma porta aberta para a mudança e não como uma forma de avaliar o desempenho de cada um ou como um obstáculo ao desempenho diário das suas funções.
- O martírio contemporâneo à luz de Cl 1,24Publication . Rocha, Vítor Miguel Rodrigues Gonçalves; Correia, João Alberto SousaA presente investigação teve como ponto de partida a análise ao versículo 24 da Carta aos Colossenses: «Agora, alegro-me nos sofrimentos que suporto por vós e completo na minha carne o que falta às tribulações de Cristo, pelo seu corpo que é a Igreja». Da mesma foi possível inferir que as traduções portuguesas não exprimem claramente o conteúdo do versículo, nem a exegese compreendeu, ao longo da história, o seu correto significado. Por isso, propomos a tradução: «Agora, alegro-me nos sofrimentos que suporto por vós e completo o que falta das tribulações de Cristo à minha carne pelo seu corpo, que é a Igreja». Assim sendo, a expressão «tribulações» não se refere apenas aos sofrimentos da Paixão, mas a toda a vida de Cristo. Da mesma forma, ao contrário do que postulam as teses exegéticas mais comuns, aquilo que o versículo afirma é a necessidade que cada cristão tem de se configurar mais a Cristo – e não de completar os sofrimentos ou Paixão de Cristo, uma vez que esta é plena e está completa. Neste sentido, podemos alargar a compreensão do termo mártir – aquele que testemunha Cristo – àqueles o que O imitam, o que abrange expressões como caridade, oração e morte. Assim, todo aquele que na sua vida imita Cristo configura-se a Ele, ou seja, completa em si mesmo o que lhe falta das tribulações de Cristo e testemunha-O igualmente. Este testemunho pode ser vislumbrado nos milhares de cristãos que ao longo da história, em especial nos séculos XX e XXI, foram perseguidos por causa da sua fé.
- Conflito e criatividade num contexto organizacionalPublication . Moura, Joana Rita Garcez Palha; Hanenberg, Peter HeinrichO presente trabalho de investigação tem como objectivo refletir e relacionar, criticamente, dois conceitos: conflito e criatividade num contexto organizacional. Num primeiro momento, identificámos um conjunto de fatores necessários para abordar estes dois temas, bem como a relevância do estudo num contexto organizacional. Posteriormente, com o objectivo de explorar as ligações entre conflito e criatividade, tornou-se necessário analisar várias situações-tipo num contexto organizacional. Desta forma, foi elaborada uma investigação no campo interpretativista. Iniciamos com uma abordagem ao conflito que tem como objectivo analisar e compreender o tema. Ao mesmo tempo, explorar o conflito nas situações-tipo de índole organizacional que nos propusemos desenvolver. Relativamente à criatividade, procurámos compreender a sua evolução e focamo-nos na criatividade enquanto processo. Foram, de igual modo, abordadas e comparadas as situações-tipo de índole organizacional ao fenómeno da criatividade. A partir deste quadro conceptual, olhamos para estes dois conceitos como duas realidades existentes nas organizações que exercem influências recíprocas. A fase empírica deste presente trabalho centra-se em conhecer os significados entre os dois conceitos em cada situação-tipo de índole organizacional, alicerçando uma base teórica sustentada na nossa interpretação dos dados, verificando-os através de entrevistas em profundidade a profissionais de quadros organizacionais.
- O papel da publicidade na construção do brand equity de uma marcaPublication . Girão, Maria Mafalda Oliveira; Andrade Júnior, José Gabriel de Oliveira AndradeEste estudo explora algumas questões em torno do processo de criação e aumento do brand equity1 de uma marca através da influência da publicidade nesse mesmo método. A base desta dissertação é o estágio curricular desenvolvido na agência de publicidade Nylon entre os meses de março e julho de 2016. Este estágio permitiu a observação participante e a cooperação em vários projetos da agência com diversos clientes, o que contribuiu com casos reais de como a publicidade influencia o brand equity de uma marca, e por sua vez, de como o brand equity tem efeito na sua performance. De facto, foi essa a pergunta de partida para este estudo – “Como é que o brand equity influencia a performance de uma marca?” - e através da conjugação entre a literatura estudada e o caso de estudo da Nylon, foi possível responder a esta pergunta fundamentadamente e com precisão. Relativamente à literatura, foi feita uma revisão onde são abordados os temas principais que dizem respeito ao brand equity. O começo, passa por um capítulo sobre a comunicação, abordando o tema através das tendências de comunicação. Prossegue-se com um capítulo sobre publicidade, onde o objetivo foi teorizar de forma prática, começando por fazer uma abordagem à comunicação publicitária, servindo de ponte com o capítulo anterior. Segue-se com as etapas do processo criativo e as estratégias de publicidade utilizadas pelas agências para responderem aos pedidos dos seus clientes. Sendo o tema principal deste estudo a criação e o aumento do brand equity, não se podia deixar de teorizar, ainda que de forma breve, sobre um tema tão vasto quanto interessante, o branding2. Neste capítulo esclarecem-se tópicos como o que é uma marca e quais as suas características emergentes, os princípios do branding e as funções de uma marca. Faz-se ainda uma abordagem à estratégia de branding de uma marca e ao tópico da diferenciação. Chegando finalmente ao capítulo fulcral desta teorização – brand equity – é comentada a evolução da definição de brand equity, acreditando que a mais completa e bem estruturada é a de Keller e Kotler de 2009. Neste capítulo expõem-se ainda os princípios do brand equity e, por último, são explicados os dois modelos, de Aaker (1996) e de Keller (1993), onde percebemos a importância da lealdade e consciência da marca, bem como as associações mentais e emocionais que os consumidores têm da marca. Findada a conceptualização, é realizada uma exploração do caso de estudo da Nylon, onde o objeto de estudo são as marcas por esta trabalhada, durante o tempo de estágio acima descrito. São então apresentadas e explicadas as marcas, bem como os seus conceitos, e as estratégias de publicidade adotadas para cada uma. Para uma exploração mais profunda, são escolhidas quatro marcas – Super Bock, Playboy Condoms, Amb3e e Portugal Incoming - cujas estratégias publicitárias adotadas foram diferentes: afetiva, imagem de marca, abordagem à ressonância e reivindicação preemptiva, respetivamente. Por fim, é realizada a junção dos quatro casos num fio condutor, da qual resultam quatro principais conclusões - o constante investimento em brand equity contribui para a marca se tornar num símbolo, a inserção de uma marca já madura num novo setor de mercado leva ao aumento de brand equity, a ativação de marca é uma das melhores táticas para o aumento de consciência de marca e de associações à marca, e por sua vez, ao brand equity, e o copywriting é o elemento mais importante da publicidade para construir uma mensagem que chegue ao consumidor. Depois desta análise conceptual e empírica, e de correlacionar as duas, é possível apresentar uma resposta à pergunta inicial –. Uma boa estratégia de brand equity oferecerá ao consumidor uma relação de intimidade e confiança com a marca, fará com que este se sinta especial, e partilhe os valores e mensagens que acompanham a marca. Em última análise, o constante investimento no brand equity fará com que a marca se torne, não aquilo que vende, mas aquilo que o consumidor vê nela, ou seja, que se torne a preferida na mente do consumidor e por sua vez, no processo de decisão de compra. Podemos então dizer que, o aumento do brand equity de uma marca faz com que esta cresça tanto qualitativamente como quantitativamente.
- Um Deus que se deixa tocar : leitura teológica a partir de a Incredulidade de São Tomé de CaravaggioPublication . Tavares, Pedro Miguel Roquete; Martins, António Manuel AlvesMiguel Ângelo Merisi de Caravaggio foi revolucionário na época em que viveu. A vitalidade e a força que caracterizam a sua obra deram lugar a um novo estilo na arte dos fins do século XVI e inícios do século XVII. Sob o título Um Deus que se deixa tocar – Leitura teológica a partir de «A Incredulidade de São Tomé» de Caravaggio, a presente Dissertação coloca a arte em diálogo com as verdades da fé, mediante a famosa pintura mencionada. O centro deste estudo tem como ponto de partida o encontro visceral representado entre o Cristo ressuscitado e o apóstolo Tomé. Trata-se de um encontro que tem no corpo de Cristo a sua mediação, não só porque a partir d’Ele surge a iniciativa de um encontro, mas também porque n’Ele o apóstolo descobre o sentido último da sua existência. É a partir deste dinamismo dialógico que se situa a antropologia da fé que a Dissertação desenvolve: Deus e homem partilham de um património comum –o corpo –, e à intervenção primeira de Deus, o homem é convidado a uma resposta de adesão profunda que envolva toda a sua vida.