Browsing by Issue Date, starting with "2016-12-12"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- A gestão do conhecimento nas organizações contemporâneas e o papel das tecnologias da informação : estudo de caso EgorPublication . Bernardino, Gonçalo Filipe Baptista; Soares, Fátima Patrícia Nunes da Encarnação Marques DiasEsta dissertação tem como objetivo compreender de que forma as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) impactam a Gestão do Conhecimento nas organizações contemporâneas, fenómeno enquadrado por uma revisão da literatura sobre a Gestão do Conhecimento no contexto organizacional. Se, outrora, na história das organizações, as “máquinas” e a tecnologia, per si, eram suficientes para gerar lucro e garantir o sucesso às organizações, hoje, questões como o Conhecimento e o Capital Intelectual dos colaboradores da organização são considerados importantíssimos para a constante readaptação ao contexto externo, evolução e obtenção de sucesso. Nesta esteira, a Gestão do Conhecimento, ao facilitar o acesso e ao promover a partilha de informação na organização, constitui uma temática relevante de ser discutida. A revisão da literatura encontra-se estruturada no debate de duas grandes temática, com o objetivo final de compreender a interligação e impacto de ambas. A primeira temática a explorar será a Gestão do Conhecimento, debateremos o tema na ótica organizacional, compreendendo o conceito e suas implicações no quotidiano das organizações contemporâneas. Para este efeito, aprofundaremos subtemas tais como: Capital Intelectual nas Organizações; Motivações para a Partilha de Conhecimento; Relação entre Novas Tecnologias e o Conhecimento; Transferência e Perecibilidade do Conhecimento. O segundo tema tratará a Comunicação Interna nas Organizações, tentando perceber a relevância, vantagens e potencialidades da mesma. Neste sentido, abordaremos temáticas como: Propósitos da Comunicação; Principais Redes e Modelos de Comunicação. Em termos metodológicos a dissertação apresentada sustenta-se na aplicação de duas técnicas de obtenção de dados, para posterior análise. Trata-se da elaboração e aplicação de inquérito por questionário aos elementos da Egor Recursos Humanos, bem como, a elaboração de uma entrevista com um responsável – quadro superior da mesma organização. A construção das questões abordadas, no inquérito por questionário e na entrevista, teve como sustentação teórica os principais modelos e investigações previamente apresentados na revisão de literatura efectuada. Os principais resultados obtidos revelam que a organização estudada considera a Partilha do Conhecimento como fator de diferenciação e evolução da Egor Recursos Humanos, valorizando o papel das TIC e da Comunicação Interna como promotores da mencionada Partilha de Conhecimento. Por outro lado, foram igualmente apurados resultados que demonstram a receptividade dos colaboradores aos incentivos à Partilha de Conhecimento, na organização estudada.
- Estimação do Equity Risk Premium : o caso dos países emergentes e de fronteiraPublication . Nunda, Edna Augusta dos Santos; Pinto, João Filipe MonteiroO presente trabalho enquadra-se na problemática da estimação do Equity risk premium (ERP), tendo como principal objetivo identificar os problemas e analisar os modelos existentes para a estimação do ERP em países com elevado risco, bem como proceder à sua estimação. Para tal, recolheram-se dados de cinco países emergentes (Africa do Sul, Brasil, China, Índia e Rússia) e quatro países de fronteira (Croácia, Marrocos, Nigéria e Quénia) para o período entre 2002 e 2013. Tal permitiu analisar uma amostra de 923 e 178 empresas do setor não financeiro para países emergentes e de fronteira, respetivamente. É utlizado o conceito de Expected Equity Premium tal como definido por Fernandez (2013) e tem-se subjacente modelos de regressão para dados em painel (Pooled OLS e Fixed Effect Models), tal como utilizados por Aggarwal e Goodell (2008). Com base no teste de Hausman, conclui-se que existem caracteristicas individuais que influenciam os regressores do modelo em países de fronteira, o mesmo não acontecendo para países emergentes. Os resultados evidenciam uma relação positiva entre o ERP e os rácios de avaliação. Quanto às variáveis macroeconomicas, foi encontrada uma relação positiva entre o ERP e a taxa de inflação, o term spread, a volatilidade das taxas de câmbio e a taxa de crescimento do consumo, e uma relação negativa face à taxa de crescimento do PIB. No que respeita ao risco país, os resultados mostram uma relação negativa entre o ERP e o risco de default. Finalmente, não foi encontrada evidência quanto a um impacto significativo da variável book to market ratio no ERP para em nenhum dos modelos estimados.
- Escola e avaliação : uma reflexão em torno da avaliação dos cursos profissionaisPublication . Carvalho, Francisco António da Costa Machado de; Estevão, Carlos Alberto VilarO principal propósito deste relatório é contribuir para uma reflexão no domínio da avaliação pedagógica dos cursos profissionais, nas suas diferentes componentes: avaliação modular, avaliação no âmbito da Formação em Contexto de Trabalho (F.C.T.) e no âmbito da Prova de Avaliação Profissional (P.A.P.). A avaliação é uma das componentes fundamentais da prática pedagógica,funcionando de modo sistemático e interrelacionado com todas as outras componentes (Pacheco, 1994). Os cursos profissionais, constituindo uma modalidade do nível secundário da educação, caracterizam-se por uma forte ligação com o mundo do trabalho, valorizando-se, nas aprendizagens realizadas, o desenvolvimento de competências para o exercício de uma profissão. Neste sentido, deixa de fazer sentido a centralização regular da docência no programa das diferentes disciplinas lecionadas, passando este a ser entendido como uma referência instrumental ao serviço de um conjunto de objetivos estruturantes, em direção a níveis elevados de contextualização ao meio envolvente e ao desempenho concreto da profissão (Gonçalves, 2008). A avaliação assume particularidades únicas, porquanto, atendendo à estrutura disciplinar modular destes cursos, passa a assumir contornos únicos, que acompanham essas particularidades. Torna-se, no entanto, evidente, a necessidade de refletir acerca da avaliação como um todo, os seus conceitos fundamentais e as práticas avaliativas que contribuam para melhores aprendizagens, contextualizando a pretensão atrás enunciada, correndo-se o risco da ausência de um eixo condutor, que torne visível um entendimento tout cour da pretensão discursiva. Por outro lado, o presente documento, enquadrado no âmbito do II ciclo de estudos em Ciências da Educação- Administração e Organização Escolar, assumese como o corolário do trabalho desenvolvido pelo docente Francisco António da Costa Machado de Carvalho, tendo em consideração, para além das linhas orientadoras constantes do Projeto Educativo das Escolas Didáxis de Riba D´Ave e de Vale S. Cosme, do Regulamento Interno dos Cursos Profissionais das duas escolas e demais legislação avulsa atinente à carreira docente e aos modelos curriculares, em que o docente desempenha ou desempenhou as suas funções profissionais, durante o período considerado.
- O papel da comunicação interna em rede para o comprometimento dos colaboradores face à cultura nas organizações : estudo de caso : a intranet da NOSPublication . Carvalho, Catarina Neves de; Brandão, Nuno Manuel Coelho GoulartUma organização é definida e representada pelo seu comportamento organizacional e a sua cultura. Não sendo estas duas realidades opostas evoluem lado a lado segundo as forças internas e externas nas organizações que se traduzem em processos de adaptação a novas realidades em constante mudança. As organizações são feitas de e para pessoas e, como tal, torna-se fundamental que estas se encontrem felizes nas mesmas para que haja um desempenho positivo e que se traduza em sucesso. É deste modo que a comunicação interna ganha novo sentido e urgência, e torna-se, assim, pertinente compreender qual o papel que a comunicação interna desempenha no comprometimento dos colaboradores face à cultura nas organizações. A presente investigação é um estudo de caso realizado à empresa de telecomunicações nacional NOS que se propõe compreender o papel que a comunicação interna em rede desempenha no comprometimento dos colaboradores face à cultura dessa mesma organização, tendo como estudo de caso a Intranet da NOS. Deste modo, apura-se se os colaboradores desta organização aferem e dão relevância às capacidades deste instrumento de comunicação interna relativamente ao seu próprio comprometimento para com a cultura da mesma em que trabalham.
- Avaliação da angulação dos gérmenes dos terceiros molares através da análise de radiografias panorâmicasPublication . Vidal, Maria Beatriz Ferreira; Seabra, Mariana Pinheiro Torres de; Bexiga, Filipa Alexandra dos SantosIntrodução: A avaliação radiográfica da presença, posição e grau de formação do terceiro molar pode ser uma mais-valia na previsão da necessidade de germectomia. Objetivos: Este estudo visa analisar radiograficamente os gérmenes dos terceiros molares, caracterizando a sua presença/ausência e estadio de mineralização (Nolla) e classificá-los de acordo com a sua orientação (classificação de Winter) e angulação. Métodos: Foi realizado um estudo observacional transversal analítico através da análise de 540 radiografias panorâmicas de pacientes da Clínica Dentária Universitária do ICS - Viseu com idades entre os 4 e os 21 anos. Resultados: Em todos os gérmenes dos terceiros molares o estadio 0 de Nolla acontece na faixa etária até 9 anos e vai aumentando até à faixa etária dos 16-21 anos. A evolução dos gérmenes dos terceiros molares superiores inicia-se mais precocemente que a dos gérmenes dos terceiros molares inferiores. A orientação mais comum nos gérmenes dos terceiros molares superiores foi a vertical, seguida da distal. Nos gérmenes dos terceiros molares inferiores, a orientação mais comum foi a mesial e a vertical. A angulação média pelo ângulo formado entre o plano oclusal do gérmen do terceiro molar e o longo eixo do segundo molar, do dente 38 foi de 69º e do dente 48 foi de 66º. A angulação média pelo ângulo formado entre o longo eixo do gérmen do terceiro molar e o longo eixo do segundo molar, do dente 38 foi de 21º e do dente 48 foi de 20º. Conclusão: A avaliação da necessidade de germectomia deve ser ponderada para cada paciente com critérios e metodologias consistentes de angulação e orientação dos gérmenes dos terceiros molares.
- Escola e insucesso : uma reflexão em torno do insucesso escolar na disciplina de matemática e o papel do coordenador de departamentoPublication . Carvalho, Paula Alexandra de Brás Valente de; Estêvão, Carlos Alberto Vilar
