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- Aprendei de mim : Jesus manso e humilde de coração : uma leitura de Mt 11, 25-30Publication . Alves, Filipe Miguel Pinheiro; Correia, João Alberto SousaAprendei de mim: Jesus manso e humilde de coração. Uma leitura de Mt 11, 25-30. Ao longo dos tempos foi sempre necessário ir compreendendo e atualizando as palavras de Jesus. Contudo, a questão passa pela intelecção e pertinência, da mesma em cada época. Partindo de uma leitura de Mt 11, 25-30, tentámos chegar a uma compreensão da passagem, bem como a respostas concretas para os nossos dias. As Palavras de Jesus continuam a ressoar hoje, não apenas para o crente, que acredita que é Palavra de Deus, mas para toda a humanidade, que continua a dar resposta a problemas concretos da vida de crentes e não crentes. Tal como verificámos no título em epigrafe, é necessário aprender de Jesus manso e humilde de coração e configurar-se com Ele que oferece um jugo suave e uma carga leve, o verdadeiro descanso.
- Construção de um modelo de avaliação de desempenho para os auxiliares de ação médica Grupo Trofa SaúdePublication . Veiga, Nuno Bernardo Meireles; Oliveira, Eva Teresa Valente Dias deEsta dissertação de mestrado tem como objetivo apresentar um modelo de avaliação de desempenho para os auxiliares de ação médica de uma organização do setor da saúde. A abordagem ao estudo teve como ponto de partida a conceptualização teórica da avaliação de desempenho, a análise e descrição de funções e de competências, orientado numa metodologia de estudo de caso e assente em instrumentos de análise qualitativa. Foram recolhidos dados gerais relativos ao contexto da organização e específicos sobre as auxiliares de ação médica, a partir da observação, de documentos e das entrevistas aos enfermeiros coordenadores. Os resultados obtidos permitiram dar resposta à pergunta da investigação “Como avaliar os auxiliares de ação médica?” através da conceção do descritivo de funções e de competências para a função, bem como do modelo de avaliação de desempenho e respetivos instrumentos de avaliação, que poderão ser o ponto de partida para a avaliação dos auxiliares de ação médica.
- Implementação da norma ISO 9001 em IPSS : efeitos e exigências a prazoPublication . Gomes, Luís Diogo Ventura; Franco, Raquel CamposO presente estudo “Implementação da Norma ISO 9001 em IPSS - Efeitos e Exigências a Prazo”, pretende identificar os benefícios e obstáculos mais relevantes nos processos de implementação e certificação de um Sistema de Gestão de Qualidade pela Norma ISO 9001:2008 em IPSS com a resposta social Estabelecimento Residencial para Pessoas Idosas e, simultaneamente, perceber que requisitos as instituições devem cumprir no momento de arranque para o referido processo. A metodologia de investigação utilizada é a qualitativa, tendo sido realizadas entrevistas junto de colaboradores de uma IPSS certificada, administrado um inquérito a uma amostra de 33 instituições certificadas, de forma a reconhecer e confirmar junto dos responsáveis pelos serviços os efeitos que, na realidade, advêm da certificação. Decorrente da investigação, destaca-se um conjunto de efeitos relevantes, sendo os principais benefícios os seguintes: a melhoria da imagem da instituição, a melhoria da comunicação interna, a melhoria organizacional interna, a redução da probabilidade de ocorrência de falhas, a clarificação das responsabilidades dos colaboradores e a maior consciencialização para o conceito de qualidade. Já os obstáculos mais relevantes passam pelo investimento inicial elevado, pelos custos elevados de certificação pela ISO 9001 e pelo elevado custo de manutenção da certificação, pela dificuldade de mudança de mentalidade dos colaboradores e pelo tempo despendido pelos recursos humanos. Deste trabalho resulta a confirmação de vários pressupostos, benefícios e obstáculos, encontrados na revisão bibliográfica, e a identificação de um conjunto de questões relacionadas com a certificação em IPSS, nomeadamente a necessidade de responsáveis pela gestão das instituições serem os primeiros na mobilização de toda a organização para o processo de certificação, devendo profissionalizar tanto quanto possível a gestão da própria organização, da mesma forma que se devem rodear de colaboradores tecnicamente preparados para os requisitos e desempenho das funções, destacando-se neste contexto a relevância da componente humana como fundamental para a prestação de serviços.
- Como otimizar o serviço após venda da Auto Sueco AutomóveisPublication . Gomes, Joana Gouveia Ferreira; Campos, João Luís Andrade Serra Moreira deO âmbito global da presente tese é o da análise dos fatores de influência na capacidade de retenção e captação de clientes nos serviços após venda, do setor automóvel. O trabalho apresentado foi elaborado na sequência de um estágio na empresa Auto Sueco Automóveis. O trabalho foi realizado numa abordagem de cariz quantitativo, em que a principal medida foi a definição de um remodelado modelo de vendas e abordagem ao cliente que permite otimizar o serviço após venda da empresa. Foram, também, analisados inquéritos de satisfação que permitiram tirar conclusões acerca de aspetos a melhorar no serviço e tentar encontrar neles a resposta ao tema do trabalho. Os resultados observados estão globalmente alinhados com a literatura recolhida e entendida como importante para esta temática. Nas conclusões são apresentadas algumas sugestões para fazer face às lacunas identificadas, salientando-se a proposta de alteração do modelo de vendas atualmente implementado.