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- How media coverage affects cross-sectional stock returns and momentum profits?Publication . Sogalho, Inês Guedes de Pinho; Faias, José Afonso de Carvalho TavaresThis dissertation investigates the influence of the mass media coverage among NASDAQ common stocks on both cross-sectional of stock returns and momentum profits from January 2005 through December 2014. First, we relate the monthly stock return of each stock with the number of articles published about the firm during a given month. The findings suggest no clear relation between the amount of firm-specific news and its expected stock returns. A portfolio of stocks not covered in the media has on average a similar performance as a portfolio of stocks highly covered in the media. Additionally, we study the impact of media coverage on the momentum profits. We find that the momentum effect is stronger among firms highly covered by media. These results are both economically and statistically strong. Our results offer support to an overreaction-based explanation for the momentum effect
- Questões controversas que se colocam em torno da exoneração do passivo restantePublication . Sousa, Daniel Filipe de; Pereira, Maria do Rosário Epifânio
- O último ponto de contacto para uma estratégia Omni-channel na categoria de Running na Sport Zone : rede social Every ZonePublication . Paiva, Tiago Alberto Campos; Machado, Joana Pinto Leite CésarA presente dissertação decorre em contexto empresarial com o desafio de reforçar a posição de liderança da Sport Zone na categoria de Running. Em resposta a esse desafio, foi planeado, desenvolvido e implementado o projeto Every Zone, servindo este como base de implementação de uma estratégia Omnichannel. O Every Zone nasce como um novo ponto de contacto da marca com o cliente: o ponto de contacto que permite à Sport Zone estar com o cliente não só no momento de compra, mas também quando ele pratica desporto. Podemos definir o Every Zone como uma rede social do desporto, que vive essencialmente em duas plataformas, num website e numa aplicação móvel, onde a app é a ligação com o mundo real, pois regista toda a atividade física do desportista, tendo assim a função de gerar conteúdo próprio. E o site é a home base de toda a informação, onde vive todo o conteúdo gerado pelo utilizador, pela comunidade e pela Sport Zone. O planeamento, desenvolvimento e implementação da plataforma Every Zone foi realizado através de uma metodologia pré-estabelecida e apresentada na presente dissertação, onde se destaca a importância da interligação e alinhamento deste novo ponto de contacto com os restantes já existentes da marca. O desenvolvimento de todo o projeto foi assim apoiado pelo conceito da estratégia Omni-channel (Verhoef et al. 2015), e ainda, no facto da Sport Zone querer aumentar a sua força gravitacional à volta da marca (customer gravity), sem recorrer apenas a posicionamento comercial. É com base nesta premissa que é definido o objetivo do presente projeto: desenvolver uma plataforma que seja o novo ponto de contacto com o cliente, um “customer gravity generator” (Mark Bonchek, 2012), promovendo o alinhamento e a interligação de todos os pontos de contacto, ajudando, assim, na construção da estratégia Omni-channel.
- A compra e venda de bens defeituosos e a garantia de bom funcionamentoPublication . Santos, Andreia Fonseca Morgado dos; Tomé, Maria João Romão Carreiro Vaz
- O despedimento da trabalhadora grávida, puérpera ou lactante : regime substantivo e aspectos processuaisPublication . Teixeira, Maria Francisca Ferreira da Costa de Assis; Vasconcelos, Joana Maria de Vallera de Macedo e
- Redes sociais e recrutamentoPublication . Pedroso, Rita Cipriano; Tavares, Marisa Fernanda FigueiredoO estudo seguinte foi desenvolvido no contexto de estágio curricular no escritório da Michael Page Porto, pelo que as conclusões obtidas se reportam à realidade em análise. Procurou-se estudar o impacto das Redes Sociais Online como ferramenta emergente de recrutamento e para tal, utilizaram-se neste trabalho, duas abordagens distintas, uma pela análise de dados obtidos através de uma ferramenta de comunicação e armazenamento de informação – o PRS – e outra tendo por base a aplicação direta de questionários a profissionais da área do recrutamento. A primeira abordagem permitiu compreender quais as áreas em que o PRS oferecia uma resposta menos ajustada às necessidades bem como a taxa global de utilização e sucesso nos diferentes domínios em análise das Redes Sociais Online, particularmente do Linkedin. Na segunda abordagem, ao incluir a ótica do recrutador, foi possível adicionar informação qualitativa às conclusões obtidas na primeira e compreender qual a perspetiva destes face à utilização destas ferramentas na sua dinâmica profissional diária. A análise conjunta destas duas abordagens sugeriu que as Redes Sociais Online surgem como ferramentas adicionais de recrutamento que potenciam e amplificam as fontes de recrutamento tradicionais não sendo ainda assim, ferramentas que funcionam por si só, ou seja, as mais valias que oferecem só existem quando utilizadas em associação com outros métodos. Permitiu ainda compreender que é na área Tecnológica, para perfis júnior ou com muitas especificidades que o PRS possui uma resposta menos ajustada às necessidades e que as Redes Sociais Online tiveram um contributo mais significativo.
- Financial evaluation of the Airbus A380Neo programPublication . Freimuth, David Maximin; Berzins, JanisNum futuro próximo, a fabricante de aviões Airbus terá que tomar a decisão sobre o investimento num A380Neo, um produto sucessor do maior avião de passageiros do mundo, o A380. O custo total do A380 foi de aproximadamente 25 biliões de euros, porém apenas 319 encomendas foram feitas, das quais 193 já foram entregues até Junho de 2016. Na realidade, o mercado de aeronaves de fuselagem larga não se desenvolveu como a Airbus antecipava. Durante a década passada as companhias aéreas estavam especialmente interessadas em aeronaves de fuselagem larga de pequena e media dimensão, que conseguem operar com apenas dois motores mais económicos, têm uma maior flexibilidade operacional e têm menos risco na fase de implementação. O programa A380Neo teria um custo estimado de 3 biliões de euros e o avião poderia estar disponível já em 2021. Devido à sua elevada especialização, esta aeronave tem uma procura limitada e está sujeita a margens reduzidas. Consequentemente, não existindo uma real vantagem competitiva para as companhias áreas estas não estarão dispostas a pagar um valor superior para adquirir este novo modelo. De uma análise baseada no fluxo de caixa descontado, conclui-se que na atual conjetura económica não é financeiramente vantajoso incorrer no investimento do A380Neo. A utilização do modelo de opções reais permite concluir que existe a possibilidade de o investimento ter um VPL positivo caso o adiar do mesmo não signifique incorrer em custos adicionais. No entanto, mesmo com um VPL negativo, os interesses políticos ainda podem resultar numa reconsideração favorável ao investimento. (Translated by Joana Marcelino)
- Hedge funds and the financial crisis : evaluation of risk patternsPublication . Tavares, Filipe Calixto; Faias, José Afonso de Carvalho TavaresThis dissertation aims to explore the impact of the financial crisis of 2007-08 on the equity holdings of U.S. hedge funds in terms of risk, analyzing its evolution from early 2000 until late 2015. I register the expected positive reaction of the equity portfolio risk of the U.S. hedge funds to the crisis. This is in part fueled by both the acquisition of risky stocks and the sale of safer ones. From the Fama-MacBeth regression I obtain several relations with respect to the equity portfolio volatility, in particular, that investing relatively more in growth stocks, diversifying more your portfolio, and having a relatively higher equity portfolio valuation lead, individually, to a reduction on risk, on average. On the other hand, investing relatively more in small cap stocks, most likely, increases volatility, on average. Finally, hedge funds that invest more in stocks with relatively lower capital expenditures are expected to score a higher level of volatility, on average, however, this relation reverses as the crisis hits and remains that way in the post-crisis period.
- Predictability of future stock returns by combination of predictorsPublication . Schmidt, Simon; Faias, José Afonso de Carvalho TavaresThis dissertation evaluates the return predictability of forecasts derived from Fama-MacBeth regressions. I show how investors can combine firm characteristics to estimate the subsequent month’s stock returns in cross section. These forecasts exhibit a high predictive ability as they capture the cross-sectional dispersion of returns consistently and are independent of size, bookto- market ratio and industry. Combining a set of nine firm characteristics, the return estimates exhibit a standard deviation of 1% and yield a predictive slope of 0.85 for large stocks. Portfolio sorts based on these forecasts offer a Sharpe ratio of 1.06 for a simple buy and hold strategy and a Sharpe Ratio of 1.24 for a long-short investment strategy net of transaction costs.