Browsing by Issue Date, starting with "2016-10-06"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- A preto e branco : aspectos jurídicos da obra fotográfica e do respetivo suportePublication . Ferreira, Maria de Fátima Abreu; Silva, Nuno de Araújo Sousa e
- Avaliação da eficácia de uma intervenção educacional na redução da neofobia alimentar em idososPublication . Canha, Maria Borges; Pinto, Elisabete Cristina BastosA neofobia alimentar, que consiste na resistência a experimentar comida nova e/ou diferente da considerada “normal”, apresenta a evidente desvantagem de diminuir a variedade alimentar e, em consequência, o adequado aporte nutricional. Os estudos visando a compreensão e tentativa de superação da neofobia alimentar têm sido, quase exclusivamente, direcionados à população infantil. No entanto, sabe-se que a população idosa também apresenta atitudes caracteristicamente neofóbicas. Estudos recentes apontam para que um aumento da seletividade na escolha alimentar possa estar associado a um agravamento do estado nutricional desta população, comprometendo a qualidade e quantidade da ingestão alimentar. Acredita-se que uma redução dos comportamentos neofóbicos em idosos pode contribuir significativamente para a melhoria do seu estado nutricional e da sua qualidade de vida. Neste trabalho, propõe-se e avalia-se a eficácia de um protocolo de intervenção de educação alimentar em idosos institucionalizados, que possuam as capacidades psico-motoras necessárias, composta por quatro vertentes: palestras, workshops, jogos e tertúlias. A avaliação da eficácia da intervenção realizada foi medida através da comparação da quantidade de comida ingerida, antes e depois da intervenção, em três pratos que a população idosa em que se aplicou o protocolo demonstrava, tipicamente, relutância em ingerir: Arroz do Mar; Massa de Atum, Ovo e Salsa e Esparguete com Carne de Vaca Picada e Molho de Bolonhesa. Concluiu-se que houve um aumento estatisticamente significativo na quantidade ingerida de Arroz do Mar, bem como do número de idosos que ingeriram, na íntegra, o prato de Arroz do Mar e de Carne de Vaca Picada e Molho de Bolonhesa. Por outro lado, concluiu-se, através da aplicação de dois questionários, que tanto os idosos como os profissionais que trabalhavam com eles, consideraram a intervenção eficaz, sendo que a maioria dos idosos e dos cuidadores notaram diferenças nos comportamentos alimentares.
- Contributo das experiências traumáticas e da perda de recursos sociais no desenvolvimento de sintomatologia de perturbação de stress pós-traumáticoPublication . Martins, Ângela Fernanda Pinto; Costa, Eleonora Cunha VeigaEste estudo analisou as diferenças ao nível da violação na idade adulta, violência física severa por parte do parceiro, perda de recursos sociais e sintomatologia Perturbação de Stress Pós-Traumático (PSPT), entre mulheres abusadas na infância e mulheres não abusadas na infância; a relação das variáveis em estudo e os preditores da sintomatologia de PSPT. Participaram no estudo 718 mulheres portuguesas, utentes do Agrupamento de Centros de Saúde do Alto Ave, através do preenchimento de instrumentos de autorrelato. Os resultados indicaram que mulheres abusadas na infância perdem mais recursos sociais, são mais abusadas sexualmente na idade adulta e desenvolvem mais sintomas de PSPT, comparativamente a mulheres que não sofreram abuso na infância. Constatou-se ainda que o aumento do abuso físico/emocional na infância, do abuso sexual na infância, da perda de recursos sociais e da violação na idade adulta, está associado ao aumento da sintomatologia de PSPT. Os preditores da sintomatologia de PSPT foram a violação na idade adulta, o abuso físico/emocional e sexual na infância, a perda de recursos sociais e o facto de a mulher não estar casada. Assim, é importante criar futuros programas de intervenção nas vítimas de trauma, de modo a ajudar mulheres com esta morbilidade psicológica, diminuir a perda de recursos sociais e evitar experiências traumáticas no futuro.
- Desenvolvimento pessoal e profissional do jovem : relatório do projecto do Workshop para a excelência profissional : A Better You! Mudança, Excelência e MotivaçãoPublication . Pinote, Joana Sines Fernandes Soares; Ilharco, Fernando Albano Maia de MagalhãesEste projecto apresenta a conceptualização, desenvolvimento e proposta do Workshop: A Better You! Mudança, Excelência e Motivação. Cujo objectivo principal assenta em formar pessoal e profissionalmente jovens alunos, para que estes possam desenvolver as suas capacidades pessoais, e se superem até serem trabalhadores excelentes e motivados. Este curso terá a duração de quarenta e cinco horas, extra-curriculares, para um público-alvo entre os 18 e os 25 anos de idade. Jovens que frequentem o ensino superior, jovens com o intuito de candidatarse ao mesmo, bem como extensível a alunos que queiram frequentar este curso apenas com vista ao seu desenvolvimento pessoal, ou para se preparem para ingressar no mundo empresarial com mais capacidades comportamentais. Será um curso de enquadramento teórico, com uma componente prática relevante é determinante para o trabalho pessoal de cada aluno. Foram realizadas dez entrevistas para concretizar o levantamento empírico, onde se apresentam resumidamente as respostas da nossa amostra. Estas respostas são apresentadas de forma a fazer a ligação entre a parte teórica do relatório e a pertinência da aplicação deste curso. Este trabalho assenta numa revisão de literatura, cujas teorias abordam os temas principais do Workshop, nomeadamente mudança, criatividade, excelência, desenvolvimento pessoal, comportamento, motivação e trabalho em equipa. Escolheram-se alguns autores que estivessem mais envolvidos nos temas, em cujas respectivas obras este trabalho assenta. Citando alguns exemplos de autores tais como Amabile, Collins, Gladwell, Goleman e Pink.