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- Are IPOs underpriced or overpriced? : testing for bubbles in IPOs : empirical analysisPublication . Marques, Manuel Sousa Magalhães Couto; Santos, Carlos Manuel Ferreira dosEsta dissertação introduz um novo tipo de procedimento que permite detectar o comportamento explosivo no desempenho do preço das acções, no curto prazo, de empresas recém-cotadas na bolsa dos EUA, usando um novo tipo de dados, cotações intradiárias. Em contraste com a maioria da literatura, esta dissertação não se foca em determinar se as OPVs são subvalorizadas ou sobrevalorizadas, mas sim em detectar um possível comportamento exuberante no preço das acções das empresas imediatamente após a sua entrada em bolsa e determinar os momentos em que esse comportamento se evidencia e o possível colapso dessa exuberância. Este trabalho mostra que este novo mecanismo de detecção foi capaz de determinar que algumas OPVs evidenciaram um processo explosivo imediatamente após a Oferta Pública de Venda e foi capaz de assinalar a data do início desse comportamento e o seu colapso. Contudo, este teste detectou um comportamento explosivo em OPVs sobrevalorizadas, ou seja em empresas cujo preço das acções reagiu de forma oposta a um desempenho explosivo, logo é necessário fazer uma análise minuciosa a cada caso. Por fim, esta dissertação apresenta uma análise detalhada da empresa ReWalk Robotics Ltd, empresa essa que teve um comportamento exuberante inicial bastante assinalável, mas cujo preço, cerca de um ano após a sua OPV, era inferior ao seu preço de entrada no mercado.
- Práticas inovadoras no acolhimento residencial de jovens : avaliação do projeto "Assembleia de Jovens"Publication . Lopes, Rafaela Beatriz da Cunha e; Fernandes, Liliana Catarina Rodrigues de MenesesO presente trabalho de investigação tem como objetivo principal avaliar o “Projeto Assembleia de Jovens” desenvolvido numa casa de acolhimento de rapazes, em Guimarães. Pelas suas caraterísticas, é um projeto que se enquadra na literatura relativa à exclusão social nas crianças e jovens, revista brevemente no início deste trabalho. A análise conduzida terá como base a Metodologia de Análise de Implementação desenvolvida por Mendes (2006), através da qual identificaremos e explicaremos possíveis falhas que possam ter condicionado a implementação do projeto. De acordo com esta metodologia, as falhas de implementação podem dever-se à existência de três tipos de restrições: de viabilidade, de racionalidade individual ou de compatibilidade de incentivos. Na condução deste trabalho recorreu-se à recolha documental, à análise de dados estatísticos e à realização de entrevistas aos participantes no projeto. A análise levada a cabo levou-nos a concluir que, embora o projeto tivesse cumprido a maioria dos objetivos definidos nos 18 meses de execução, existem algumas falhas de implementação. Não obstante a estas falhas, a metodologia de participação que o projeto ensaiou poderá revelar-se como uma ferramenta importante nas rotinas das crianças e jovens, que se encontram aos cuidados de uma instituição de acolhimento.
- Os níveis de compreensão em leitura na disciplina de português língua-cultura materna : um estudo de caso didactológico no 3.º ciclo do ensino básico portuguêsPublication . Simões, Sandra Cristina Ferreira; Silva, Jacques Fernandes daEfetuado no âmbito do Mestrado em Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Filosofia do Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa, o presente Relatório de Estágio – enquanto texto que assume um carácter dissertativo – tem por propósito principal proceder à reportação do estudo e da investigação correspondente sobre a abordagem educacional em geral e a abordagem didactológica em particular da problemática dos níveis de compreensão em leitura, no quadro da disciplina de Português Língua-Cultura Materna, no âmbito do 3.º Ciclo do Ensino Básico português. No âmbito educacional português, constata-se que, no quadro da disciplina escolar de Português Língua-Cultura Materna, a conceção da compreensão em leitura se traduz – de modo prioritário, quando não exclusivo – em termos operatórios, na formulação de perguntas por parte do professor, de modo a verificar se o aprendente procedeu à leitura do texto, dando a entender a este último que o propósito dessa atividade é de o aprendente responder a perguntas, cuja relevância não ultrapassa a do exercício escolar correspondente, pese embora o facto de a conceção contemporânea cientificamente fundamentada da compreensão em leitura considerar que a compreensão não consiste na transposição sequencial linear do texto no repertório cognitivo do leitor, mas antes na construção sequencial recursiva do sentido, no quadro do conhecimento, tanto prévio como em devir, quer da língua-cultura, quer do mundo, no decorrer do processo de interação entre o leitor, o texto e o contexto. O estudo recorre a uma abordagem didactológica da problemática respetiva, nomeadamente através da adoção de uma investigação-ação de índole interpretativo-construtivista desenvolvida no quadro da prática de ensino supervisionada da componente disciplinar de Português do Estágio da autora do presente documento dissertativo, na sua qualidade de Professora Estagiária, no decorrer do ano escolar de 2013/2014, investigação-ação essa que executa um procedimento prototípico de ensino-aprendizagem suscetível de proporcionar práticas de níveis de compreensão em leitura em consonância com os referenciais científicos correspondentes, na disciplina de Português Língua-Cultura Materna, no âmbito do 3.º Ciclo do Ensino Básico português. Os resultados globais do estudo em geral e da investigação-ação correspondente em particular, objeto de reportação no presente Relatório de Estágio, evidenciam que o acionamento de procedimentos de ensino-aprendizagem consonantes com os referenciais didactológicos da compreensão em leitura contribuem para a construção sustentada do conhecimento quer da língua-cultura, quer do mundo por parte do aprendente de Português Língua-Cultura Materna, no quadro da disciplina escolar correspondente, no âmbito do 3.º Ciclo do Ensino Básico português.
- Public and private tools to encourage FDI : the case of the Czech Republic and the Visegrad countriesPublication . Rodrigues, Ricardo Daniel Esteves; Oliveira, Francisca Rodrigues Sarmento Guedes deAn important amount of capital inflows has been drawn to Central and Eastern European (CEE) countries. The process initiated in the first half of the nineteen nineties became particularly successful in the Visegrad countries, boosting their catching-up period and increasing these markets prosperity and competition levels. We look at the instruments governments and companies count on to consolidate foreign direct investment dynamics and to strength cooperation among international firms. We particularly consider the contributions of Johanson & Mattsson (1988), Hall & Soskice (2001) and Hadley & Wilson (2003). We find that the accessibility level that a new market represents for an investor shows some dependence on the stability and influence of corporate networks. We additionally conclude that incentive programmes proposed by governments have a limited role when contrasted to the processes described above.
- Identificação de manipulação de resultados segundo o Modelo de Dechow e Dichev (2002)Publication . Monteiro, Ana Luísa Roque; Ribeiro, Ricardo Miguel Martins da CostaEsta dissertação de mestrado tem como objetivo o estudo da identificação da manipulação de resultados a partir das contas de accruals reportadas pelas empresas. Para tal foi utilizado o modelo Dechow & Dichev (2002), com o intuito de avaliar a sua capacidade de identificação de casos reais de manipulação. Esta avaliação seguiu um procedimento com duas etapas. Na primeira etapa, estimou-se com base nas contas reportadas por 12 294 empresas americanas para o período 1987-2014, uma medida dos accruals discricionários efetuados por cada empresa, em cada ano, de acordo com o modelo de Dechow & Dichev (2002). Na segunda etapa, como exemplo, comparou-se a estimativa de accruals discricionários relativos ao ano 2013, com a identificação das empresas listadas pela Securities and Exchange Commission (SEC) como tendo manipulado contas nesse ano. Os resultados sugerem que 76% das empresas identificadas pelo SEC apresentam estimativas de accruals discricionários superiores à média (e mediana) dos accruals discricionários da totalidade das empresas nesse ano. Neste sentido, o modelo Dechow & Dichev (2002) pode ser considerado um bom modelo de identificação de manipulação de resultados.
- "A partilha do pão" como um dar-se : educar para a partilha : um contributo da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica sobre a unidade letiva A partilha do pão do 6º ano do ensino básicoPublication . Magalhães, Ana Paula Dias Campos; Varanda, Maria Isabel Pereira
- A pessoa : dimensão relacional : análise diacrónica ao conceito antropológico de pessoa e a importância de uma pedagogia da relação como contributo para a lecionação da unidade letiva "A pessoa humana" do 6º ano do ensino básico do programa de Educação Moral e Religiosa CatólicaPublication . Ferreira, Pedro Miguel Martins; Varanda, Maria Isabel Pereira
- Morfologia do m-commerce : qualidade percebida pelos utilizadores em PortugalPublication . Andrade, Mário Lapa de; Julião, Jorge Manuel SoaresDe forma acelerada a sociedade da informação instala-se e aproxima-nos da 4.ª revolução industrial que, sendo baseada na inteligência artificial e na robótica, criará novos desafios à humanidade. No advento dessa aproximação os dispositivos móveis permitem-nos estarmos sempre conectados à Internet, ligados às equipas de trabalho, informados sobre o que estrutura a nossa ação e capazes de adquirir bens e/ou serviços de qualquer lugar e em qualquer hora ou dia. Com este enquadramento realizou-se o presente estudo no sentido de conhecer o potencial dos dispositivos móveis como canal comercial. Procura-se conhecer requisitos e limitações das alternativas técnicas entre apps e sites responsivos. Visa perceber o nível de adoção da tecnologia em diferentes planos da vida pelos portugueses e, em particular, junto dos jovens com formação e competências para uso avançado deste recurso. O presente trabalho descritivo e exploratório, inspirado na metodologia de estudo de caso, criou um inquérito por questionário baseado numa análise heurística a outras propostas, com base nos divulgados princípios do M-S-QUAL, de avaliação da perceção da qualidade pelo utilizador do canal mobile. Aplicado o instrumento a uma amostra de 37 sujeitos em ambiente controlado e sem pretensão de generalização, foi possível avaliar três diferentes apps de m-commerce presentes no mercado português, sendo possível verificar a larga experiência dos sujeitos na compra online e a razoável adoção do mobile para o mesmo fim. Globalmente a avaliação é muito idêntica para duas das três apps havendo diferenças de qualidade percebida entre dimensões de forma mais expressiva na “capacidade de resposta”. Os dados obtidos indiciam uma diferença de género na apreciação realizada para as diversas dimensões de avaliação.
- O ciclo de valor e o preço dos medicamentosPublication . Constantino Portela, Maria Da ConceiçãoDesde o acesso ao mercado até o termo da comercialização, os medicamentos percorrem ciclos de valor, que são aferidos pelo desempenho de variáveis endógenas e exógenas ao medicamento. Os ciclos de valor constituem intervalos de tempo durante o qual o valor se mantém constante. A definição do preço dos medicamentos deve ter lugar em função do valor observado em cada ciclo. O contrato como instrumento de regulação das relações jurídicas administrativas com os titulares das autorizações de utilização de medicamentos, dispositivos médicos e outras tecnologias de saúde compromete-os com os objetivos do sistema de saúde em que se inserem, enquadrando as condições de comparticipação ou aquisição mediante avaliação prévia.
- Gestão de risco de crédito : abordagem ao rating interno do banco Santander TottaPublication . Veloso, Gonçalo Maximiano Ferreira; Alves, Paulo Alexandre PimentaA gestão de risco assume-se como uma problemática nuclear para as instituições financeiras, sendo que não nos devemos referir apenas à eliminação pura do risco, mas sim ao seu controlo. De facto, já Wriston (1999) referia que “All of life is the management of risk, not its elimination”. Este relatório tem como objetivo analisar a eficácia do rating interno na antecipação e mitigação dos diferentes riscos, em particular do risco de crédito que tem subjacente a probabilidade de incumprimento dos compromissos financeiros de uma entidade. A temática da análise e avaliação das empresas clientes do Banco Santander Totta é sustentada essencialmente em Relatórios&Contas e informações internas, sendo abordada através de um caso de um cliente que permitirá apresentar as diferentes funções de um gestor de risco na elaboração do rating interno, bem como constatar os parâmetros essenciais para a análise e valoração interna de um cliente. Com base nos mesmos, decorre uma análise crítica à temática sustentada numa base teórica adequada e que justifica as práticas e procedimentos apresentados. Deste estudo é possível concluir que um dos critérios mais importantes na avaliação via rating reside na capacidade demonstrada pela empresa para gerar disponibilidades com a atividade operativa e, com isso, reembolsar os financiamentos obtidos. Para além do fator referido, existem outros indicadores a ter em conta que vão desde a própria experiência do banco com o cliente até à evolução dos indicadores financeiros e económicos mais relevantes do mesmo.
