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- Making nice with Machiavelli : academic (mis)perceptions of Machiavelli in the anglosphere since the middle of the 20th centuryPublication . Sanfey, Michael; Ramos, RuiDuring the latter part of the last century, extending into the early part of this one, there was a kind of “turnaround” in academic perceptions of Machiavelli in the Anglosphere. 1 If not at all times, at least for a very long period, up to the middle of the 20th century he had come to be regarded, in a moral context, as a deeply problematic theorist. Yet in the intervening sixty-five years or so, Machiavelli has instead come to be seen by many ‘eminent’ academics and thinkers - both in the field of political theory, and related fields such as constitutional law - in a much more positive light. Intellectuals have largely tended to ignore the fact that, whatever his undoubted brilliance and insightfulness as a diplomat, writer, and political theorist, he remains a tainted - and in some ways even an abhorrent - source. This phenomenon has manifested itself mainly in two ways. Generally, there has been a marked propensity on the part of many intellectuals to read, and then write about, Machiavelli in what amounts to a highly selective and overly positive way. Specifically, there has been a consistent tendency on the part of intellectuals to overlook, ignore, or excuse the unquestionable inspiration that Machiavelli provided to Italian Fascism. These two tendencies seem to have been due to a combination of three factors: 1 I would like to credit Prof Giovanni Girorgini, University of Bologna, for this thought - A self-interested desire on the part of these intellectuals - many of whom lack a sensitivity to Machiavelli’s “mental landscape” - to advance their own intellectual agendas, for example in relation to value pluralism, republicanism, democratic theory, constitutionalism, and ‘realist’ international relations theory. - An inability or reluctance - whether witting or unwitting, and perhaps linked to vanity and fatuity - to understand the unexpurgated nature of the dubious Machiavellian achievement. - A related surge in the growth of western secularism, which has resonated with, and even been intellectually fed by, Machiavelli’s strong contempt for, and hostility towards, Christianity, especially Roman Catholicism, and the transcendent abstract universals associated with it. These tendencies seem to have been centripetal, underpinning a desire to ‘sideline’ and marginalize traditional Christian thinking as having no worthwhile contribution to make in the real-world ‘public square’. Arguably, it was Machiavelli himself, and not Nietzsche - his strong admirer - who, if not in so many words, nonetheless in effect, pronounced “the death of God.”
- Os User Generated Contents como ferramenta promotora de uma aprendizagem efetiva na catequesePublication . Jorge, Margarida Catarina Antónia; Lagarto, José ReisA necessidade premente de mudarmos o estigma da catequese, de alcançarmos soluções viáveis que promovam a motivação dos catequizandos e a sua aprendizagem, associada à generalização da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação são o mote para este estudo. O saber fazer, segundo vários investigadores, deve ser o ponto de partida para a aplicação de métodos e técnicas de ensino que tornem efetiva e motivadora a aprendizagem por parte dos aprendentes. Assim, os User Generated Contents começam a revelar-se de grande importância na sociedade educacional atual. Conduzir os catequizandos na criação dos seus próprios materiais ou conteúdos, com ajuda dos seus mentores, professores ou catequistas, poderá revelar-se mais motivador e desafiador para adolescentes e jovens. Mas até que ponto a utilização deste nova técnica resultará e ajudará na disseminação da palavra de Cristo nas camadas mais jovens, que aparentemente, têm constantes solicitações da sua atenção muito mais atrativas aos seus interesses, como a Internet, os jogos e as redes sociais? Será, ainda possível, a sua implementação face às características dos catequistas que exercem o seu voluntariado? Ou será necessário um investimento na sua própria aprendizagem por parte dos catequistas para conseguir aplicar estas ferramentas? A implementação desta técnica poderá colmatar a falta de catequistas, pois os materiais criados por alguns catequizandos poderão servir de apoio à aprendizagem de outros que, por várias razões, não possam frequentar a catequese.
- Comunicação, crise e liderança : uma investigação sob o prisma da complexidade sobre comunicação e liderança em contexto de crise organizacionalPublication . Sousa, Maria Patrícia Brilhante de; Ilharco, Fernando Albano Maia de MagalhãesA presente investigação sob a perspectiva epistemológica da complexidade tem como objectivo analisar como se podem caracterizar os comportamentos comunicacionais de liderança num contexto de crise. A questão de investigação é a seguinte: num contexto de crise organizacional, e numa perspectiva de liderança, da actuação do líder no seio da organização e com os seus stakeholders, como se podem caracterizar os comportamentos comunicacionais? Para responder a esta pergunta, foi adoptada a óptica do chamado paradigma da complexidade e foi escolhida a TAP, utilizando um método qualitativo. Será feita uma análise de conteúdo referente à performance mediática dos vários líderes no decorrer da greve dos pilotos da empresa entre os dias 1 e 10 de Maio, tendo sido seleccionadas notícias do Diário de Notícias, do Observador e do Público. Os resultados desta investigação interpretativista permitem concluir que os comportamentos comunicacionais dos líderes caracterizam-se, principalmente, por manifestarem uma tendência para a desorganização e para a desordem, podendo ter a ver com a situação problemática com que a TAP se depara.
- Supervisão escolar e lideranças intermédias : um estudo sobre as concepções e práticas dos coordenadores de departamento curricularPublication . Neves, Maria de Lurdes Valbom; Peralta, Maria HelenaEsta dissertação teve como objectivo estudar as dinâmicas de supervisão que ocorrem nos Departamentos Curriculares das escolas públicas, em Portugal. Nesse sentido, procurou conhecer-se e compreender os processos de supervisão dos coordenadores de departamento de dois agrupamentos de escolas, as concepções subjacentes à sua prática, bem como as potencialidades e os constrangimentos que sentem no exercício das suas funções. Sendo um estudo de natureza qualitativa, o principal instrumento na recolha de informação foi a entrevista semiestruturada embora se tenha recorrido igualmente à análise dos principais documentos internos dos dois agrupamentos. A análise dos dados foi realizada segundo a técnica da análise de conteúdo. Procurámos questionar o objecto de estudo analisando-o e confrontando-o com os conhecimentos mais actuais sobre supervisão, liderança e culturas docentes. O quadro conceptual baseou-se essencialmente na contribuição dos mais recentes estudos sobre estas temáticas. A revisão da literatura cobriu as áreas da supervisão, avaliação, liderança e culturas docentes. O objectivo essencial da supervisão é a dinamização e o acompanhamento do desenvolvimento da qualidade da escola e de todos os que nela trabalham. Supervisionar é uma tarefa complexa e de grande responsabilidade e ao supervisor caberá promover o desenvolvimento pessoal, profissional e organizacional. Os resultados obtidos, neste estudo, permitem concluir que a dinâmica de funcionamento dos departamentos curriculares e a forma como os seus coordenadores assumem as funções de supervisores é diversificada, variando entre escolas e dentro da mesma escola. Igualmente se conclui que o conceito e as funções de supervisão não estão completamente apreendidas pelos coordenadores e que as práticas de supervisão encontram-se aquém daquilo que a literatura considera fundamental para atingir os objectivos propostos. A observação mútua de aulas como prática de supervisão, formativa e colaborativa, com vista à melhoria dos desempenhos, não é prática em nenhum departamento curricular apesar da sua relevância para a melhoria do desempenho docente e, por conseguinte, para a melhoria da escola. Em consequência, apresentamos algumas propostas de reformulação das práticas de supervisão mais adequadas ao quadro conceptual proposto pela literatura da especialidade.
- Os sistemas operativos como janelas de mediação : do desktop à computação móvelPublication . Lapa, André Certã Féria Plácido; Ilharco, FernandoDesde a massificação do computador pessoal, no início dos anos 90, que o sistema operativo com uma interface de base gráfica, popularizado pelo sistema Macintosh e massificado através do Microsoft Windows, é uma das componentes mais influentes na formação da imagem que temos do computador. Tomando, como ponto de partida, o pensamento de autores como Marshall McLuhan e Manuel Castells, e estabelecendo um quadro de referência de estudos contemporâneos sobre os media, incorporando a teoria da Remediação de Jay Bolter e Richard Grusin, o conceito de convergência de Henry Jenkins, e as teorizações de Steven Johnson e Lev Manovich, entre outros, este trabalho analisa a evolução do conceito original do computador pessoal como “escritório em casa”, acompanhando a transformação do computador em meio de comunicação, e o surgimento de outros paradigmas de computação; dos quais destaca, pelo seu crescimento e potencial demonstrado, a evolução dos telemóveis e sua transformação em smartphones. Através do recurso a uma metodologia de estudo de conteúdo, analisa a evolução temporal das componentes visuais (Ambientes de Trabalho, Aplicações Nativas e Ícones) do sistema operativo Windows (versões Windows 3.1, Windows 98 e Windows 8) e compara-o com a versão dos smartphones Android (4.3). O trabalho conclui que existe uma evolução na representação de paradigmas e metáforas, que podem ser relacionadas com a ideia de um computador como ferramenta que se transforma num media, num processo de evolução onde podem ser observados fenómenos relativos aos conceitos de remediação e hipermediação, bem como na percepção da interface do computador como um metamedia que, ao pretender-se tornar menos “realista”, se tenta aproximar mais da realidade dos seus utilizadores.
