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- The annexation of Crimea : foreign policy and identify politics of RussiaPublication . Vinovska, Dace; Dias, MónicaThe main focus of this research work is on examining and revealing the relation and interaction of Russia’s foreign policy and its identity politics. Most of time, Russia’s foreign policy messages in connection with the annexation of Crimean Peninsula have been revealing its oppositional stands towards the West. Since Russia’s leadership promulgated foreign policy elements have been embedded in its peculiar political culture, historical path as well as certain political context, the analysis of the annexation case of Crimea reveals how Russia’s historical experience and geopolitical inclination towards invasion and expansionism have nowadays also become indispensable elements of Russia’s foreign policy, within its desire to dominate at a regional level, as well as its Great Power's aspirations in the international scene. The case study of Russia’s led intervention in Ukraine, within its justification arguments, helps not only to better understand the scope of Russia's foreign policy towards Ukraine conflict but also reveals the existing controversies between the postulated political goals of Russia’s leadership and its implemented politics. Since Russia’s foreign policy has become a manifesting voice of its identity politics, this research work examines also the formative aspects of Russian identity politics, such as the desire and struggle for recognition, “Social contract” and propaganda instruments. The afore-mentioned formative elements have helped Russia’s leadership to consolidate its power and succeed with its foreign policy’s objectives in the case of Ukraine conflict. Thus, the examination of the afore-mentioned instrumental capacities gives a deeper insight in Russian political identity, which within its various dimensions, becomes the driving force of its foreign policy as well the source of Russia’s cultivated perception that it has a special mission in world affairs. The analysis of this research devoted to Russia's foreign policy messages in connection with the afore-mentioned formative aspects of its identity politics is aimed at: (1) answering the question of whether the Ukraine conflict is a part of Russia’s “political identity building” strategy, as well as (2) deepening prospects in the Kremlin’s enforced identity building strategy, within which international society can view and rethink the potential and perspectives of the relations with Russia.
- O género nas organizações internacionais : o impacto da igualdade de género nas políticas públicasPublication . Silva, Mariana Braga de Miranda Duarte; Mendonça, MartaA maioria dos seres humanos reconhece a premissa de que todos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Como refere a “Declaração Universal dos Direitos do Homem”, a todos foi conferido um conjunto de direitos inalienáveis que devem ser respeitados independentemente da nacionalidade, sexo, raça ou religião. Hoje ainda existem diversas violações de direitos, aqui se inclui a chamada “discriminação de género”. No entanto, a procura pela igualdade entre homens e mulheres pode criar uma nova desigualdade. Será que as diferenças naturais entre homens e mulheres são causa de desigualdade? A diferença significa inferioridade? Tendo esta reflexão como ponto de partida, procurar-se-á analisar e debater a presença e o impacto do género nas políticas públicas e no domínio da comunidade internacional.
- Estratégias e métricas web analytics assentes em contributos da comunicação organizacional e user experience : o caso e-commerce Sonae MCPublication . Oliveira, Jéssica Avelar de; Soares, Fátima Patrícia Nunes da Encarnação Marques DiasNo atual cenário em que vivemos, em que a cada dia surgem novas tecnologias e meios de informação e comunicação, há uma fusão da comunicação interpessoal e da comunicação de massas, que convivem sob uma mestra matriz em rede. O emissor e o receptor confundem-se numa teia de interações e possibilidades. Torna-se essencial a busca por conhencimento desta realidade, tanto para as relações socioculturais, como para o desenvolvimento académico e para as organizações. Segundo Barichello (2013), devido ao atual contexto digital, a metáfora do ecossistema, difundida pela Ecologia dos Media, ganha folego para a análise e desenvolvimento teórico da comunicação nesta década: “Em um cenário de cultura da convergência, borram-se as fronteiras entre comunicação interpessoal e institucional ou massiva. Nem tudo que vem das organizações é massivo; assim como, nem tudo que é produzido pelo público é interpessoal.” (Barrichelo, 2013, p. 70). Cada vez mais o papel da mediação deixa de ser exclusivo das organizações mediáticas, e cada vez mais é necessário para as organizações trabalharem componentes de interatividade e melhoria da experiência dos indivíduos na sua relação com as instituições que compõem a sociedade. Desta forma, torna-se cada vez mais evidente a necessidade de se alinhar conhecimentos, em busca de uma visão holística, que nesta dissertação se pauta em três pilares: a Comunicação Organizacional (fundamentada pela tradição sociocultural, principalmente, nos conceitos de McLuhan e a derivada Ecologia dos Media); a User Experience (‘experiência do utilizador’, baseada principalmente nos contributos teóricos de Norman, Morville e Hassenzahl); e as tecnologias de informação e comunicação (no que toca às ferramentas de Web Analytics e ao tratamento de dados como conhecimento acionável). Para além dos três pilares referênciados, esta dissertação possui um contexto e desenvolvimento voltados para a área de e-commerce, em específico, o E-COMMERCE SONAE MC, que representa as lojas online Continente e Wells, em que foi realizado um projeto - denominado “Ativando Conhecimento” para o desenvolvimento e propagação de dados Web Analytics na organização. O posicionamento científico desta investigação é interpretativista e para a construção metodológica foi utilizado o Modelo Interativo de Maxwell (2012), como também, as práticas de Estudo de Caso de Yin (2001). Foram definidas três questões de investigação, sendo a questão central: Uma abordagem comunicacional à User Experience é relevante do ponto de vista da estratégia organizacional/de negócio? As técnicas adotadas são maioritariamente qualitativas através do alinhamento teórico das áreas referenciadas, da observação participante e uso de entrevistas. Também foram utilizados métodos quantitativos para a análise de maturidade em Web Analytics da organização de forma comparativa (antes e após a implementação do projeto), sendo portanto uma metodologia mista para triangulação de resultados. Há também o uso da lógica de planeamento experimental no que diz respeito à implementação do projeto e às consequências esperadas. Após o desenvolvimento do projeto e análise do resultados, conclui-se que no atual contexto em vivemos, em principal para organizações que atuem no universo digital, torna-se relevante e positiva a perspectiva de uma simbiose entre a Comunicação e a User Experience, pois nas interações humanas, sejam elas quais forem, não existe experiência sem alguma forma de comunicação e o inverso também se aplica. Ao utilizar dos conceitos e estratégias destas áreas de forma holística, alinhadas aos dados Web Analytics, foram obtidos resultados positivos que validam e respondem - dentro do contexto apresentado – a todas as questões de investigação.
- Memorizing equatorial crossing : lusophone postcolonialities in Miguel Gomes : Tabu and Zézé Gamboa's : O Grande KilapyPublication . Völker, Niklas David; Gil, Isabel CapeloaBased on an initial theoretical framing of the late Portuguese colonialism and by identifying general and also specific procedures of cinematographic construction of imperial spaces through montage and movement, the thesis discusses the aesthetic and narrative configurations of two contemporary films, namely O Grande Kilapy by the Angolan director Zézé Gamboa and Tabu by the Portuguese film-maker Miguel Gomes. It identifies the crossing condition realised through movement as a central element, both of cinema as a (post)colonial apparatus of spacial and symbolical (dis)appropriation, as in the particular cases of the two films that, among historical examples, are examined in detail. To classify not only the diverging modes of belonging that are carved out in the films’ analysis, but to account also for their different approaches to screening past colonial movements in the present, it proposes two oppositional models grounded on Gilles Deleuze’s thinking of cinematographic assemblage: The empowering black movement-image drawing on the Blaxploitation genre and the colonial time-image disrupting the sensory-motor schema of classical montage.
