Browsing by Issue Date, starting with "2016-02-04"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- A variação de audiências do programa Casa dos Segredos 5Publication . Fernandes, Bárbara Alexandra Cunha; Burnay, Catarina do Amaral Dias DuffParalelamente às alterações sofridas pela televisão, os géneros televisivos iniciaram um processo de fusão, que resultou na criação de novos géneros, como é o caso da Reality Television, que combina o género documental e o entretenimento. A “televisão de realidade” veio atender às necessidades do espetador “voyeur”, que deseja observar o outro, pessoas comuns expostas num programa televisivo. Sendo a audimetria representativa da população portuguesa, consideramos ser o melhor meio para obter conclusões acerca dos interesses e atenção dos espetadores. É esta premissa que nos oferece motivo de atenção e de estudo, após uma abordagem a três áreas diferentes, mas interligadas: a história da televisão, internacional e portuguesa, o crescimento do género televisivo Reality Television e a evolução da medição de audiências em Portugal. Deste modo, e depois da consolidação das áreas estudadas, decidimos analisar o programa Casa dos Segredos 5, com o objetivo de verificar, de facto, quais os fatores que proporcionam a variação de audiências, positiva ou negativa, neste exemplo de reality show. A escolha do programa para análise recaiu sobre o facto de ser um reality gameshow que mantém elevados valores de audiências, apesar da variação observada. Entendemos, assim, que as variações positivas entusiasmam o espetador a assistir a mais momentos facultados pelas referidas pessoas comuns. Por outro lado, as variações negativas são sinónimo de mudança de canal e de interesse.
- Relatório de atividade profissionalPublication . Esteves, Patrícia da Rocha; Rodrigues, Eduarda Maria Pimentel Marques
- "Subir à Montanha, Descer à Aldeia" : a literatura de trauma nas memórias da revolução cultural chinesaPublication . Pinheiro, Maria João Machado da Silva Marques; Alves, Jorge Santos; Colla, ElisabettaEsta dissertação analisa os livros Spider Eaters, Red Azalea e Leaf in the Bitter Wind, que são memórias sobre o período da Revolução Cultural Chinesa escritas em inglês por mulheres expatriadas na América do Norte, por autoras que viveram a Revolução Cultural como adolescentes e jovens adultas e que participaram na experiência de envio dos jovens citadinos para as zonas rurais chinesas, conhecido como „Subir à Montanha, Descer à Aldeia‟. A análise é feita da perspetiva do trauma presente nas obras e da literatura de trauma. Apresenta os livros de memórias como uma forma de processar o trauma da Revolução Cultural, concretamente como forma de escritoterapia, segundo o conceito proposto por Suzette Henke. Apresenta o contexto histórico da Revolução Cultural como um ambiente potenciador do trauma, concretamente nas vivências como Guardas Vermelhos, ou alvo dos Guardas Vermelhos, e, depois, como jovens enviadas para as zonas rurais. Inserem-se as memórias sobre a Revolução Cultural, escritas em inglês por mulheres expatriadas no mundo anglo-saxónico, dentro de algumas expressões do trauma da Revolução Cultural ocorridas desde os finais dos anos 1970. Analisam-se, por fim, os traumas relatados nas três obras escolhidas: as perseguições políticas, as autoras como agressoras, o totalitarismo na sua relação com o indivíduo, expresso na vigilância omnipresente ou na repressão da afetividade e da sexualidade das autoras, e a partida da China como sintoma do corte ocorrido com os eventos traumáticos da Revolução Cultural.
