Browsing by Issue Date, starting with "2016-01-29"
Now showing 1 - 10 of 11
Results Per Page
Sort Options
- Proposta de um modelo de gestão de voluntariado empresarial numa empresa industrialPublication . Duarte, João Miguel Custódio Nave; Valverde, Camilo José LopesA questão da responsabilidade social das organizações e a valorização do trabalho voluntário vêm ganhando, atualmente, cada vez mais importância na sociedade. Os media apresentam e premeiam casos de empresas que desenvolvem algum tipo de ação, assim como, estimulam mais pessoas a desenvolver ações comuns na comunidade onde estão inseridas. Empresas consideradas cidadãs e entidades socialmente responsáveis estão a estimular, entre outras ações, o desenvolvimento do trabalho voluntário. O voluntariado empresarial é, nos dias de hoje, uma das mais importantes práticas da responsabilidade social empresarial, cada vez mais determinante na estratégia e na comunicação das empresas. Este estudo procurou refletir sobre a conceção de um programa de voluntariado empresarial que a Schmitt Elevadores, Lda pode implementar, no sentido de potenciar o voluntariado empresarial na organização. Este TFM tem como objetivo principal, apresentar uma proposta de programa de voluntariado empresarial para a Schmitt-Elevadores, Lda procurando salientar-se a importância do alinhamento estratégico entre o voluntariado empresarial e as especificidades da organização, e identificar as potencialidades de desenvolvimento de competências que podem ser adquiridas pelos colaboradores ao participarem em atividades de voluntariado, selecionadas a partir da análise das motivações dos colaboradores que possam estar interessados em protagonizar experiências de voluntariado empresarial. Para a recolha de dados e indicadores foi utilizada uma metodologia quantitativa baseada num questionário. Foram realizadas entrevistas com alguns responsáveis de departamento, com o intuito de conhecer as suas opiniões sobre o voluntariado empresarial que serviram de suporte à realização de um questionário aplicado a 83 colaboradores, destinado a identificar as motivações para o voluntariado, as preferências dos colaboradores para a prática do voluntariado empresarial e o seu sentimento de felicidade e bem-estar geral. A análise de documentos, a observação participante e a revisão da literatura também se revelaram importantes na materialização deste estudo de caso. Apresenta-se, no final da investigação, a proposta de um modelo de gestão de voluntariado empresarial de acordo com os resultados obtidos, salientando a importância da adequação com a atividade da empresa.
- The impact of content marketing on attitudes and purchase intentions of online shoppers : the case of videos & tutorials and user-generated contentPublication . Milhinhos, Patrícia Raquel Vasques; Andrade, Eduardo BittencourtThis thesis was written as part of a Double-Degree Masters program in Management, with focus in Marketing. Aligned with the nature of the degree, this study aims to be a useful tool for managers and marketers, which conduct business online. This thesis is a study of Content Marketing in the content of online commercial product pages. Its aim is to understand how to use content marketing to drive conversion, by understanding consumer attitudes and purchase intention towards content. A in-depth study of existing theories and exploratory primary research was developed in other to attain these objectives. The exploratory research was characterized by a survey experiment with online consumers. Participants were exposed to stimuli of content marketing tested according to their attitudes and purchase intention. The focus was to understand the impact of two different content marketing tactics—User-generated content and Videos & Tutorials—on attitudes and purchase intentions and how they interact with content complexity. The results indicate that content marketing in commercial product pages is relevant in driving consumer attitudes and purchase intentions. Consumers are not motivated by a specific content marketing tactic, unless that content has a certain level of complexity. In that case, User-Generated Content becomes a relevant tactic in product pages, however VT is not.
- Perturbações da Aprendizagem Específica com défice na leitura em alunos dos 1º e 2º ciclos do ensino básico : pais e professores de educação especial em colaboraçãoPublication . Gonçalves, Alexandra Maria Almeida Rodrigues; Ribeiro, Célia dos PrazeresA Perturbação da Aprendizagem Específica com défice na leitura carateriza-se por um padrão de leitura em que se verifica, fundamentalmente, desde as primeiras fases de aprendizagem, uma grande dificuldade na identificação das palavras escritas. Sendo as competências de leitura e escrita essenciais para a aprendizagem e para o sucesso escolar, torna-se imperioso que o diagnóstico seja realizado atempadamente, de forma a proporcionar estratégias educativas adequadas, que aplicadas de forma sistemática e permanente, contribuirão para que os alunos com a perturbação em causa vejam facilitada a aprendizagem e o desenvolvimento do processo de leitura e de escrita. Estamos cientes de que os pais e os professores de educação especial devem agir como uma equipa e encetar um trabalho conjunto e planeado, que permitirá incrementar atividades/estratégias que ajudarão a desenvolver a capacidade de autonomia e o sentido de responsabilidade dos alunos com Perturbação da Aprendizagem Específica com défice na leitura. As dificuldades destes alunos diminuirão com uma intervenção especializada regular, com medidas educativas adequadas e com a colaboração dos pais/encarregados de educação. Tendo como objetivo geral identificar as estratégias adotadas/a adotar pelos pais/encarregados de educação de alunos dos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico com Perturbação da Aprendizagem Específica com défice na leitura, no sentido de dar continuidade ao trabalho dos professores e a potenciar o sucesso escolar, foi realizado um estudo de natureza qualitativa, utilizando como instrumento de recolha de dados a entrevista semiestruturada aplicada a dez professores de educação especial e a dez pais de alunos dos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico com Perturbação da Aprendizagem Específica com défice na leitura. As conclusões retiradas deste estudo, em linhas gerais, apontam os pais de alunos com esta perturbação como elementos cada vez mais ativos/participativos no processo de intervenção, uma vez que, em casa, as atividades de reforço do que o aluno aprende na escola se constituem como um complemento importante para minimizar as suas dificuldades e potenciar o sucesso escolar.
- New approaches for the control of the pine wood nematode : Bursaphelenchus XylophilusPublication . Mergulhão, Francisca de Sá Nogueira Santarém; Vasconcelos, Marta Wilton deO nematode da madeira do pinheiro (NMP) Bursaphelenchus xylophilus é o agente etiológico da doença do nemátode da madeira do pinheiro em Pinus pinaster. Não existe ainda um método eficiente para controlar e/ou eliminar este agente patogénico. O quitosano é um produto extraído da parede celular de alguns fungos ou da desacetilação da quitina, um produto amigo do ambiente e amplamente usado como agente antimicrobiano. O objetivo deste trabalho foi o de testar a influência do quitosano no aumento da defesa da planta contra o NMP e também compreender as bases fisiológicas de ação deste composto a múltiplos níveis: efeito na população de nemátodes na planta, na produção de compostos de defesa e na modulação da carga microbiana no nemátode. Também se testou o quitosano como agente de esterilização da madeira comparando também este composto com outros métodos como o tratamento térmico em estufa e por microondas. Para este trabalho de investigação infetaram-se pinheiros com NMP onde 75 pinheiros foram mantidos em solo sem quitosano e 75 em solo com quitosano. Verificou-se que até aos 28 dias após a infeção o quitosano evitou a morte dos pinheiros e o número total de nemátodes foi inferior ao número de nemátodes dos pinheiros mantidos em solo sem quitosano e idêntico ao longo de todo o tempo experimental. Este composto aumentou a produção de carotenoides, (53.8 ± 4.6 mol/g-1 aos 21 dai para 111.5 ± 11.9 mol/g-1 aos 28 dai) antocianinas (63.4 ± 5.5 mol.g-1 para 142.3 ± 20.4 mol.g-1 aos 28 dai), polifenóis totais (2.70 ± 0.1 μg.g-1 aos 7 dai para 3.2 ± 0.7 μg.g-1 aos 14 dai) e lenhina (0.7 ± 0.1mg.g-1 aos 14 dai para 1.5± 0.1 mg.g-1 aos 28 dai) demonstrando a sua capacidade para aumentar os mecanismos de defesa da planta. Foi estudada também a influência do quitosano nas bactérias associadas ao nemátode na planta e Enterobacter sp. foi o género predominante encontrado ao longo do tempo, o que sugere que as bactérias deste género estejam associadas à doença. De forma a se compreender se as bactérias obtidas no estudo anterior provinham realmente do nemátode ou se teriam sido transmitidas a este pela planta realizou-se um estudo “in vitro” do efeito do quitosano no NMP. Verificou-se que Stenotrophomonas sp., Bacillus sp., Kluyvera sp., Buttiauxella sp., Klebsiella sp. e Paenibacillus sp. não foram encontrados associados com o nematode mantido em cultura no laboratório, o que pode indicar que estas bactérias são transmitidas pela planta. Para a comparação do quitosano com outros métodos de controlo, como o tratamento térmico através de uma estufa e de energia microondas, utilizou-se serrim de madeira de pinheiro infetado com NMP. Este estudo demonstrou que o tratamento térmico com estufa e com micro-ondas tiveram uma maior capacidade nematicida quando comparado com soluções de quitosano a diferentes concentrações. Este estudo permitiu concluir que o quitosano apresenta-se com um potencial método de prevenção da doença do NMP aumentando a defesa da planta contra este agente patogénico e evitando a evolução da doença e consequente morte do pinheiro. O quitosano influencia a carga microbiana do nematode, mas mais testes têm que ser realizados para perceber qual o efeito na evolução da doença. Este composto apresenta um efeito limitado nematicida em serrim quando comparado com outros métodos de tratamento.
- O problema da discriminação inversa e das situações puramente internas no direito da uniãoPublication . Duarte, Benedita da Cunha Guimarães Furtado; Pais, Sofia Oliveira
- Relatório de estágio : as dificuldades da tradução técnicaPublication . Pereira, Sara Cristina de Miranda; Abrantes, Ana MargaridaO presente relatório consiste num estudo crítico das traduções efetuadas ao longo do estágio profissional realizado no âmbito do Mestrado de Tradução. O estágio, com duração de quatro meses, teve lugar na empresa de tradução internacional Eurologos, com escritórios em Lisboa e no Porto, em Portugal. O primeiro capítulo apresenta uma introdução à Tradução Técnica enquanto área fundamental, de forma a melhor compreender a sua relevância, quer no mercado de trabalho, quer no âmbito dos estudos de Tradução, visto que a tipologia de textos mais utilizada no estágio incidiu, sobretudo, sobre esta área da tradução. A partir da descrição do exercício de tradução de textos técnicos e da análise, quer do processo, quer do produto da tradução, procurar-se-á extrair uma tipologia de dificuldades e de estratégias com vista à sua solução no contexto específico da tradução técnica. É também analisada a presença da tradução técnica no mercado de trabalho e a sua presença e problematização nos Estudos de Tradução. O mesmo será realizado através do auxílio de bibliografia relevante sobre a disciplina. O segundo capítulo incide mais especificamente sobre o estágio. Após a contextualização desta prática e a análise de uma seleção de textos traduzidos, maioritariamente da área técnica, mas incluindo outros de tipologias distintas, esta parte do relatório dá principal destaque aos problemas e desafios detetados e às soluções encontradas para os resolver.
- A Madeirensidade da marca Madeira : sinergias na gestão estratégica da marcaPublication . Araújo, Sofia Raquel Costa; Soares, Fátima Patrícia Nunes da Encarnação Marques DiasA cultura e identidade do povo madeirense pode-se definir através do termo Madeirensidade, que define tudo aquilo que é relativo ao que pertence à Madeira. São vários os elementos da Madeirensidade que caraterizam este povo e consequentemente a sua Região. Na sociedade atual as marcas são cada vais mais valorizadas e servem para acrescentar valor e distinguir os mais variados tipos de produtos ou serviços. As marcas-lugar têm como intuito fortalecer a capacidade das regiões para se adaptarem à mudança de mercado, aproveitar as oportunidades e suster a sua vitalidade. Assim fornecem ferramentas para que se possa atrair visitantes na categoria de turistas, atrair negócios e indústria e até mercados exportadores, e principalmente fomentar postos de trabalho e acrescentar qualidade de vida aos residentes. A Região Autónoma da Madeira é um destino turístico de excelência para vários marcados internacionais, e sendo que grande parte do seu PIB e empreendedorismo advém do atividade turística, o destino Madeira afirma-se como uma marca-lugar. Traçando um paralelismo entre identidade cultural e identidade da marca, esta dissertação explora a utilização estratégia de elementos da Madeirensidade na marca Madeira. O trabalho empírico realizado inclui um levantamento dos principais elementos da Madeirensidade a partir do estudo da produção cultural da Região e a posterior utilização destes elementos como categorias numa análise de conteúdo de uma campanha da marca Madeira. A investigação é complementada com entrevistas a profissionais envolvidos na campanha. Os resultados mostram que ao incluir os mais diversos elementos da Madeirensidade nas suas campanhas e atividades promocionais, a Marca Madeira beneficia, pois os elementos da Madeirensidade servem para caracterizar a sua autenticidade que leva a despertar interesse a quem não conhece o destino, e reavivar memória das experiências vividas no destino por parte de quem já o visitou.
- Assessment of value creation in private equity : the acquisition of Burger King by 3G CapitalPublication . Hoene, Daniel Jobst Elmar; Parente, Ronaldo CoutoThis thesis elaborates the creation of value in private equity and in particular analyzes value creation in 3G Capital’s acquisition of Burger King. In this sense, a specific model is applied that composes value creation into several drivers, in order to answer the question of how value creation can be addressed in private equity investments. Although previous research by Achleitner et al. (2010) introduced a specific model that addresses value creation in private equity, the respective model was neither applied to an individual company, nor linked to indirect drivers that explain the dynamics and rationales for the creation of value. In turn this paper applies the quantitative model to an ongoing private equity investment and thereby provides different extensions to turn the model into a better forecasting model for ongoing investments, instead of only analyzing a deal that has already been divested from an ex post perspective. The chosen research approach is a case study about the Burger King buyout that first includes an extensive review about the current status of academic literature, second a quantitative calculation and qualitative interpretation of different direct value drivers, third a qualitative breakdown of indirect drivers, and lastly a recapitulating discussion about value creation and value drivers. Presenting a very successful private equity investment and elaborately demonstrating the dynamics and mechanisms that drive value creation in this case, provides important implications for other private equity firms as well as public firms in order to develop their proprietary approach towards value creation.
- Analytical analysis of consumption in BrazilPublication . Butvilaité, Greta; Caldieraro, FabioThis thesis is an analytical analysis of consumption in Brazil, based on data from the Consumer Expenditure Survey, years 2008 to 2009, collected by the Brazilian Institute of Geography and Statistics. The main aim of the thesis was to identify differences and similarities in consumption among Brazilian households, and estimate the importance of demographic and geographic characteristics. Initially, households belonging to different social classes and geographical regions were compared based on their consumption. For further insights, two cluster analyses were conducted. Firstly, households were grouped according to the absolute values of expenditures. Five clusters were discovered; cluster membership showed larger spending in all of the expense categories for households having higher income, and a substantial association with particular demographic variables, including as region, neighborhood, race and education. Secondly, cluster analysis was performed on proportionate distribution of total spending by every household. Five groups of households were revealed: Basic Consumers, the largest group that spends only on fundamental goods, Limited Spenders, which additionally purchase alcohol, tobacco, literature and telecommunication technologies, Mainstream Buyers, characterized by spending on clothing, personal care, entertainment and transport, Advanced Consumers, which have high relative expenses on financial and legal services, healthcare and education, and Exclusive Spenders, households distinguished by spending on vehicles, real estate and travelling.
- The role of civil society in the international climate negotiationsPublication . Santos, Giuliana Maria Miranda; Ramos, António Luciano FontesClimate change is no longer a subject restricted to scientific discussions. The dangerous consequences caused by global warming are now a pivotal part of the international political negotiations. In December 2015, almost 200 countries gathered in France to reach an unprecedented multilevel agreement to reduce the emissions of greenhouse gases and to keep the increase of Earth’s temperature below the level considered “safe” by climatologists. This historical document has many limitations, but it was considered by most experts as a landmark. Taking into consideration the historical moment marked by the Paris Agreement, this thesis aims to discuss and analyze the role played by civil society in the climate negotiations. In order to do so, we started by presenting the philosophical and theoretical background of the concept of civil society. We also reviewed the history of multilateral climate negotiations and the rising of the United Nations and the UNFCCC (United Nations Framework Convention on Climate Change) as mediators in this process. The presence of the civil society at COP-21 in Paris is analyzed as a case study, highlighting some new especially relevant situations, like the attempt made by governments and the organization itself to engage younger audiences by having a strong activity in social media.