Browsing by Issue Date, starting with "2016-01-13"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Rui Moreira e as eleições autárquicas de 2013 : o percurso mediático de um candidato independentePublication . Resende, Filipe Boavida; Figueiras, Rita Maria Brás PedroA vitória do candidato Rui Moreira nas Eleições Autárquicas de 2013 no Porto surpreendeu a sociedade portuguesa. Este inesperado triunfo levou muitos analistas a abordarem este resultado, enquanto uma clara descredibilização partidária nas sociedades democráticas. Apesar deste descrédito, a vitória deste independente deve-se também a uma construção político-mediática. Assim a presente dissertação tem como objetivo analisar a visibilidade de Rui Moreira nas Eleições Autárquicas de 2013. Neste contexto, a componente teórica centra-se nos conceitos de celebridade política e nas campanhas eleitorais. A primeira noção é possível devido à aproximação entre media e política. Esta união fomentou uma popularização do discurso público, com uma mensagem orientada para o espetáculo. Assim várias personalidades com carreira nos meios de comunicação têm-se candidatado a diferentes eleições. O seu sucesso é influenciado pela reputação alcançada nos órgãos de informação através de eficientes campanhas eleitorais. Esta segunda noção teórica é uma forma eficaz junto do eleitor, resultado da profissionalização da comunicação política. Perante este cenário, a investigação foca-se numa abordagem quantitativa, suportada numa análise de conteúdo. Assim os objetivos passam por investigar o mediatismo de Rui Moreira, tendo em conta as suas atividades na comunicação social e a sua cobertura jornalística na campanha eleitoral. Como principal resultado, a investigação sugere que este candidato independente é uma celebridade política, beneficiando de uma popularização. O estatuto alcançado por Rui Moreira teve um efeito benéfico na campanha informativa eleitoral, influenciando a perceção do eleitor.
- Relatório de estágioPublication . Antunes, Nelson Pereira; Gonçalves, Armanda Paula CunhaO estágio que aqui relatámos decorreu na Oficina de S. José (OSJ), em Braga. A OSJ é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) com a valência de Lar de Infância e Juventude (LIJ), uma das modalidades de acolhimento institucional previstas na lei, destinada ao acolhimento prolongado de crianças e jovens em risco, numa faixa etária que vai dos 0 aos 18 anos de idade. De acordo com o Regulamento do Estágio Curricular dos Mestrados em Psicologia da Universidade Católica Portuguesa, são considerados objetivos gerais do estágio: (a) proporcionar aos estagiários a aplicação das diferentes abordagens teóricas aos diversos contextos de prática psicológica e (b) promover o contacto e a aprendizagem de boas práticas, de forma a desenvolver competências profissionais adequadas e autónomas. Neste relatório, procurámos apresentar a instituição que acolheu o estágio, dando a conhecer a sua história, as pessoas que atualmente a constituem e a dinâmica quotidiana de funcionamento, abordando especificamente o serviço de psicologia e o papel do profissional de psicologia nesse contexto. Apresentámos o diagnóstico de necessidades, a partir do qual estabelecemos prioridades para planear a intervenção, e apresentámos as atividades desenvolvidas. Concluímos com uma reflexão sobre os diversos aspetos da experiência de estágio.
- Marketing geracional : as estratégias de relacionamento, captação e comunicação das marcas do setor das telecomunicações móveis segundo geraçõesPublication . Amaral, Catarina Mateus Ferreira; Afonso, Carla Susana Moiteiro GanitoA presente dissertação elaborada no âmbito do mestrado em Comunicação, Publicidade Marketing da Faculdade de Ciências Humanas, da Universidade Católica Portuguesa debruçou-se sobre o seguinte tema: “Marketing Geracional - As estratégias de relacionamento, captação e comunicação das marcas do setor das telecomunicações móveis segundo gerações.” O estudo pretende então analisar uma das ramificações do marketing, a qual começou a ser mais frequentemente falada entre as décadas de 80 e 90: o marketing geracional. Num primeiro momento, o trabalho teve por base uma pesquisa bibliográfica focada em conceitos-chave para a investigação. Posteriormente, na parte empírica do projeto, dado o setor de actividade escolhido - telecomunicações móveis - em território português, foram efectuados dois estudos de caso. Estes estudos de caso beneficiram da realização de entrevistas estruturadas e grelhas de análise das marcas em cada uma das redes sociais. A pesquisa documental de factos e documentos que comprovem qual tem sido a evolução das marcas, o seu percurso e de que forma estes exemplos têm sido representativos da prática do marketing geracional foi também considerada No decorrer do estudo foi perceptível a crescente importância deste tipo de estratégias de marketing para as marcas, em Portugal e a forma como existem até já marcas criadas de raiz com base no tipo de estratégia seguido pelo setor das telecomunicações móveis. Nomeadamente, nos dois casos estudados – Moche e Yorn – a estratégia de autonomização destas sub-marcas face às suas marcas “mãe” fez com que estas adoptassem estratégias com base em princípios do marketing geracional. Embora, em muitas situações, a presença de estratégias deste tipo de marketing possa não ser totalmente consciente, a verdade é que ambas as marcas fazem um constante benchmarking a estrangeiras homólogas e vão beber inspiração, mensagens e formas de comunicar alternativas a estes mesmos exemplos estrangeiros. Dada a escassez de estudos deste âmbito aplicados à realidade portuguesa, esta dissertação pretende constituir um importante contributo para toda a comunidade académica.
